Pesquisar
Close this search box.

Viajar de ônibus no Peru: principais empresas e rotas

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Viajar de ônibus no Peru

Viajar de ônibus no Peru é uma ótima pedida. De forma geral, os veículos são novos, confortáveis e o atendimento é agradável. Então, pode aproveitar, pois você se sentirá melhor viajando assim do que em algumas companhias aéreas brasileiras.

Eu fiz uma viagem muito interessante pelo Peru, passando por Paracas, Nazca, Puno e Arequipa, sem deixar de conhecer o básico que inclui Lima, Cusco e Machu Picchu.

Eu expliquei tudo com detalhes no meu roteiro de viagem para o Peru.

Mas, se você quer mesmo saber como é viajar de ônibus no Peru e quais empresas operam as principais rotas por aqui, anote aí as minhas dicas.

Viajar de ônibus no Peru

A principal dica é procurar empresas legalizadas que oferecem serviços turísticos. Isso é importante porque, assim como no Brasil, há inúmeras rotas feitas por veículos ilegais que não oferecem conforto nem segurança aos passageiros.

Eu até viajei em um desses ônibus alternativos e a experiência não foi muito boa. Então, o conselho que deixo é não fazer isso!

Há boas opções de empresas que fazem as principais rotas do país.

EMPRESA SITE
Oltursa oltursa.pe
Cruz del Sur cruzdelsur.com.pe
Tepsa tepsa.com.pe
Movil Tours moviltours.com.pe
Peru Hop peruhop.com

É sobre cada uma delas que vou comentar a partir de agora.

Oltursa

Eu considero a Oltursa a melhor empresa ônibus no Peru. Os veículos são super novos, têm dois andares, serviço de bordo, tomada para carregar aparelhos eletrônicos, internet e outras opções de entretenimento em algumas rotas.

Viajar de ônibus no Peru

Os preços não são mais caros do que nas outras empresas.

Quando for comprar sua passagem, prefira ficar no andar de baixo. Diferentemente do andar de cima, são apenas três poltronas em cada fileira e elas são mais largas, bem confortáveis.

Viajar de ônibus no Peru

Uma viagem de Lima a Cusco, por exemplo, custa a partir de S/. 110 e dura 23 horas. Você pode comprar as passagens com antecedência pelo site da Outursa.

Cruz del Sur

A Cruz del Sur é a empresa mais popular no Peru e também é uma ótima opção.

Os veículos são bem parecidos com os da Oltursa e oferecem praticamente os mesmos serviços: dois andares, sendo que no primeiro piso fica uma área mais restrita. Opções de entretenimento, internet e serviço de bordo também estão disponíveis.

onibus-no-peru-05

Se sua viagem for durante o dia e mais curta, opte por ficar no andar de cima para ver a paisagem pelos imensos janelões do ônibus. Se for à noite, escolha o primeiro andar para dormir melhor, porque as cadeiras são muito mais confortáveis.

Viajar de ônibus no Peru

Uma viagem de Lima a Cusco, por exemplo, custa S/. 137 e dura quase 24 horas. Você pode comprar passagem pelo site da Cruz del Sur.

Tepsa

A Tepsa é outra excelente empresa de transporte de passageiros, mas ainda é bem pouco conhecida por brasileiros.

O atendimento é excepcional e os ônibus também são novos, com internet, entretenimento a bordo e muito mais.

Uma viagem de Lima a Cusco, por exemplo, custa S/. 185 e dura 23 horas. É possível comprar passagem pela internet no site da Tepsa – a empresa está com as operações suspensas temporariamente.

onibus-no-peru-02

Movil Tours

A Movil Tours fez, durante alguns anos, a rota de Rio Branco a Cusco, mas deixou de operar o trecho em 2014. Apesar de ter menos opções, ela é uma boa escolha principalmente no quesito preço.

Uma viagem de Lima a Trujillo, no norte do país, custa S/. 72 e dura quase 11 horas. Os ônibus também são excelentes e é possível comprar passagem pela internet no site da Movil Tours.

Peru Hop

O esquema da Peru Hop é totalmente diferente. Ele é, na prática, um ônibus de excursão – se assim podemos dizer.

A ideia surgiu com irlandeses que moram no Peru há alguns anos e, o modelo de hop on hp off foi inspirado nos ônibus que fazem viagens parecidas pela Europa, mas a proposta do Peru Hop é ir a lugares onde as empresas tradicionais não chegam.

  • Vou tentar explicar melhor como funciona o Peru Hop:
  • Você compra um pacote incluindo várias paradas;
  • O ônibus buscará você no hotel em que estiver hospedado – nos bairros indicados;
  • Você fará o trajeto entre dois destinos principais, com algumas paradas para conhecer lugares “diferentes” pelo caminho;
  • Ao chegar ao destino, você será deixado no hotel e poderá ficar nele quantos dias desejar;
  • Quando quiser seguir viagem, você pode pegar o próximo ônibus e ir para o próximo destino;
  • Com apenas uma passagem você pode viajar por até um ano dentro do Peru e também na Bolívia;

Os ônibus da Peru Hop têm 40 assentos semi-leito, banheiro, ar-condicionado, tevês a bordo, travesseiros, GPS e carregador USB.

Viajar de ônibus no Peru

No momento de comprar a passagem, você terá que decidir se quer viajar apenas um dia, de uma a duas semanas, menos que uma semana ou mais que duas semanas – é assim que eles calculam os pacotes e os preços.

Eu fiz uma simulação no site para uma viagem de uma a duas semanas, saindo de Lima. Um dos pacotes duraria oito dias e teria como destino final da cidade de Cusco.

No caminho, eu teria oito paradas para fazer passeios de um dia. Os passeios são para esses lugares:

  1. Pegar uma lancha até as Ilhas Ballestas, a principal área marinha ambientalmente protegida do país – Paracas
  2. Passear de buggy para conhecer Huacahina e subir as maiores dunas de areia da América do Sul – Huacachina
  3. Chegar perto das Linhas de Nazca e organizar um sobrevoo por um dos grandes mistérios da humanidade – Nazca
  4. Explorar o Vale do Colca, o segundo mais profundo do mundo – Arequipa
  5. Navegar pelo Lago Titicaca, para visitar comunidades nas ilhas flutuantes – Puno
  6. Percorrer as cidades do Vale Sagrado e chegar às ruínas mais famosas de Machu PicchuCusco
  7. Ver de perto as sete cores da incrível Cerro Colorado, descoberto há poucos anos – Cusco

Parece ser uma boa opção para quem deseja conhecer o país e não está disposto a se preocupar em buscar hotel, organizar passeios e tudo mais.

Você pode ver outros detalhes e fazer a reserva no site da Peru Hop.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

51 respostas

  1. Bom dia.

    De Cusco para Machu Picchu, além do trem e da Van que leva até a Hidroelétrica, tem algum ônibus que faz Cusco para Santa Maria ou Santa Tereza próximo da Hidroelétrica?

  2. Parabéns pelo blog, estou indo entre 10 e 15 de outubro para Cusco, vi que vc colocou sobre valores de entrada em MP e do trem, em qual site eu consigo fazer essas reservas ou compras?

  3. OLÁAAAAAAA
    estou PRETENDENDO EM IR EM ABRIL2018/ PARA MACHU PICCHU, SAINDO DE SALVADOR-BAHIA. GOSTARIA DE SABER CUSTO DE VIAGEM DE +/- QUANTO? R$ 5.000,00, 6.000,00, ETC.

  4. Oi, Edison.

    Não sei de qual empresa você está falando, porque cada empresa tem um terminal diferente.
    Também não sei exatamente onde você estará em Miraflores, mas, pelo que me diz, o terminal Javier Prado fica mais perto.

    Um abraço.

  5. ola,
    vamos em fevereiro para lima e resolvemos ficar apenas em lima e ica por termos apenas 8 dias.
    ficaremos hospedados em miraflores e percebi no site da empresa de ônibus, que existem dois terminais para se pegar o ônibus de lima para ica.
    o lima plaza norte e o lima javier prado. alguém podia me informar qual seria a melhor opcao?
    obrigado

  6. Oi, Fabio.

    Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
    Se quiser contar mais detalhes dessa aventura, que certamente vai ajudar a muitos viajantes, me avise.

    Um abraço.

  7. Olá Pessoal,
    Li muito sobre as viagens de ônibus no Peru, pois tinha uma sonho em faze-la. Inclusive nesse site, onde encontrei muitas informações e por isso gostaria de deixar minha contribuição.
    Acabei de fazer a viagem de Lima x Cusco de ônibus. Fui de EXCLUCIVA e retornei de CRUZ DEL SUR.

    Um recomendação não vá de EXCLUCIVA, pois o serviço é pior. Ônibus mais velho (Marcopolo G6) que possui apenas um banheiro, para uma viagem de 22 hs sem parar, é um caos. A propaganda de 180 º de leito não atinge. No máximo 170º. Os motoristas são mal educados e tratam mal os passageiros. A comida é inferior.

    Vá de Cruz del sur, que apesar de também não fazer paradas, te oferece melhor conforto. Mas de forma geral é um absurdo uma viajem de 22 hs sem paradas. No Brasil estamos muito melhor. E olha que eu sou fã de ônibus e adoro viajar de ônibus, mas dá para fazer com muito mais conforto.

  8. Oi, Joanna.

    Você chegou a consultar o site da Oltursa? É uma boa empresa.
    Sobre antecedência, nunca se sabe, né? Julho é um mês bem concorrido no Peru.

    Um abraço.

  9. Olá. Vou ao Peru dia 25 de julho (chegando em Lima) e dia 26 chego em Cusco. Pretendo pegar ônibus overnight de Cusco a Puno já no dia 26 e retornar dia 27 mesmo. Até agora só consegui ver pelo site da Cruz del sur e está bem caro. Tens alguma dica pra mim? onde posso ver? será que posso arriscar e deixar pra comprar lá? Abraços

  10. Isso mesmo, Breno.

    Você pode dirigir com a CNH brasileira, mas é preciso ter a carteira de identidade ou o passaporte, porque só a CNH não vale para entrar nos países.

    Um abraço.

  11. Altier, dizem que em países que fazem parte do mercosul a CNH é valida também para dirigir nesses países, e portanto, não seria preciso tirar uma permissão internacional para dirigir um carro, sabe me dizer se isso realmente é verdade?

    Abraços cara, parabéns pelo blog!

  12. Boa noite, voce teria infromacoes de como chegar no Brasil estando em Cuzco-Peru? Destino final porto velho-RO.

  13. Ola, sou de sao paulo, gostaria muito de saber onde consigo acesso ao ônibus para ir para Cusco e qual seria o valor aproximado da passagem… Irei nessa viajem em Fevereiro gostei muito da reportagem no fantástico pretendo muito ir …abraços

  14. Oi, Altier!!
    Estou indo para Cusco esse final do ano saindo de Rio Branco, mas li que a empresa MOVIL TUR voltou a fazer essa viagem diretão. Você sabe se tá rolando mesmo, ou se tem outra?

    Obrigada! 🙂

  15. Olá ALTIER MOULIN!

    Pretendo ir ao Peru em Abril/2017, você acha uma boa época?
    Vou ficar 8 dias, destino Lima e pretendo conhecer Paracas… Dá pra ir de ônibus né?
    Acha que seria o melhor roteiro pelo tempo?

    Obrigada 😉

  16. Parabéns, Altier, pelo seu blog. Não conhecia ainda.

    Rapaz, já viajei para o Peru “um cem” numero de vezes. Avião sempre. Já estive em Lima, Arequipa, Puerto Maldonado, Cusco, Trujillo, Chimbote, Piura…..
    Minha última vez foi de táxi/ônibus partindo de Rio Branco. Neste trecho fui de táxi até a fronteira, depois de Inapari até Puerto Maldonado fui van! Incrível.
    Depois, fui de “ônibus pirata” bem mais barato até Arequipa (não recomendável); ia viajar pela TEPSA ou CIVA, mas um “amigo” me indicou um tal de “MENDIVIL” que pelo amor de Deus. Blz fiquei em Arequipa (terceira vez) e de lá peguei outro busão até Tacna próximo da fronteira com Chile e do porto de Llo. Essa viagem foi ótima, 7 horas a bordo do “piso duplo” da EL DORADO (super recomendado), após minha estadia em Tacna, entrei no Exclusiva que é um serviço especial da CIVA. Excelente empresa, foram 22 horas até Chincha onde permaneci mais um dia e após peguei o Peru Bus muito ruim até Lima, essa viagem dura 2 horas pelo litoral.
    Após Lima, meu próximo destino era Trujillo. Fui de ITTSA peguei no terminal em frente ao estádio Nacional, bem no centro da cidade. 10 horas do mais alto luxo possível no piso superior! Muito bom. Entre Lima e Trujillo tem outras opções mais baratas: o AMERICA que tem terminal em Los Olivos e no Terminal Plaza Norte, ambos na região norte da cidade.
    Minha próxima viagem será de carro partindo daqui de Minas via Mato Grosso, Bolívia. Estou planejando para 2019!

  17. Boa tarde, tenho vontade de fazer uma viagem dessa pelo Peru, moro em Manaus e pretendo ir em Rio Branco de lá pegar um ônibus pra fazer esse roteiro. As coisas são muito caras, a gasolina, a moeda troca em Rio Branco mesmo? Por favor, se vc poder me ajudar nessas informações, eu te agradeço. Um abraço!

  18. Sérgio de Carvalho, acabei de ler agora o seu comentário que já fez um ano e 9 dias, fiquei interessado e gostaria de saber se vc foi até Lima e se mora em Rio Branco, esses ônibus saem de Rio Branco mesmo? Aguardo e obrigado!l

  19. Oi Jair,

    Existe uma companhia local chamada Moquegua que faz a rota Tacna-Arequipa. Infelizmente, ela não vende passagens pela internet.
    Dê uma olhada no Facebook da empresa.

    Um abraço.

  20. Altier, eu não encontrei nenhuma dessas empresas de ônibus citada no post a que faça o trecho Tacna – Arequipa. Estarei fazendo um mochilão pela América do Sul em janeiro e dependo desse trajeto para chegar até Cusco. Você sabe dizer que mesmo e trecho não sendo informado no site da empresa é vendido no guichê do terminal?

  21. Oi Renata,

    Neste caso você deve seguir as orientações da empresa. Infelizmente não posso lhe ajudar com procedimentos internos deles. 🙁

    Um abraço.

  22. Boa tarde!

    Comprei as passagens no site da Movil Tours, mas não me enviaram nenhum tíquete para que eu possa embarcar. Entrei em contato no chat e eles falaram que no dia, basta procurar o guichê deles, meia hora antes de embarcar para a viagem. É isso mesmo? Tenho que passar antes, no escritório deles, na rua Republica Paseo de La Victoria, 749, ou ir diretamente a rodoviária?

    Outra coisa: talvez eu precise mudar de horário,será possível efetuar a troca de horário, mesmo indo para uma acomodação inferior a que eu comprei?

  23. Oi Carlos,

    Eu entendo seu comentário, mas mesmo assim a expressão está correta. Embora os fabricantes sejam os mesmos, não havia até recentemente ônibus do mesmo modelo dos peruanos aqui no Brasil. Lá, os veículos têm dois andares, telas LCD individuais, poltronas mais largas, wi-fi e carregador para celular, computador, etc. Claro que não me referi à mecânica dos veículos, mas ao conforto e aos serviços que encontrei nos ônibus peruanos.

    Um abraço.

  24. Boa noite, seu blog é bastante interessante. Muito bom. Mas tem um paragrafgo que vc escreve ” Os ônibus da Ormeño também são excelentes e muito melhores que qualquer empresa brasileira que faça transporte de passageiros. ” Na verdade, todos os onibus das empresas peruanas, chilenas, argentinas, uruguaias, e de alguns paises da america do sul são fabricados no Brasil . São Marcopolos, Comil, Buscar, etc. O certo seria: Os Serviços oferecidos da Ormeño também são excelentes e muito melhores que qualquer empresa brasileira que faça transporte de passageiros.

  25. Olá,

    Eu e meu esposo estamos querendo ir ao Peru em dezembro e eu estou muito perdida. Eu moro na Bolívia e vamos sair daqui para o Peru. Queria algumas dicas de hotel ou albergue/hostels. Como faço quando chegar lá?? Quanto ficaria uma viagem dessas? Quais lugares para se conhecer? Me de uma luz, por favor. Obrigada!

  26. A maioria das empresas que indico neste post têm internet nos ônibus, Sérgio. Isso é bem diferente no Brasil.

    Um abraço

  27. Laura, eu acredito que como nós não somo familiarizados com essa rota isso pode parecer perigoso, mas creio que eles não fazem nada além do permitido. O número de acidentes envolvendo ônibus nessa rota é muito pequeno.

    Um abraço.

  28. É desse jeito mesmo, Érica. O clima na Cordilheira é imprevisível e muda num piscar de olhos. 🙂

  29. Fiz de carro Puerto Maldonado, Arequipa, Ilo, Tacna até Arica, no Chile. Voltei por Puno ao Brasil. Recomendo a todos. Na próxima vou de ônibus.

  30. Em 2014 viajei pela Oltursa, foram aproximadamente 9h de viagem de Lima à Huaraz, uma viagem confortável apesar da duração e concordo que é bem melhor e até msm mais barato que viajar de bus para alguns lugares do Brasil.

    Só a volta a Capital que foi “com emoção”.. descendo a montanha de madrugada, com chuva, neblina e o que levamos 9h pra subir descemos em 6h. Mas valeu a pena! E Estrada boa… msm sendo pista simples.

  31. Verdade. Nossa estrada é vergonhosa perto da peruana. De Xapuri até Assis é só buraco, cruzando a fronteira, um tapete.

  32. Acabei de fazer a linha Puerto Maldonado – Cusco. Super recomendo a empresa Tepsa, que tem até wi-fi.

  33. Os motoristas que fazem a linha Cusco-puerto maldonado São irresponsáveis, invadem pista contraria, alta velocidade (quando dá) e olha que é montanha abaixo!

  34. Isso melhorou agora, pois em 2002, quando fui pela primeira vez ao Peru, era horrível! Na Bolívia, os ônibus eram mais velhos mas, por incrível que pareça, eram mais confortáveis. Fora a gritaria que é uma rodoviária peruana!

    E na época, em uma das viagens, aconteceu um fato bem, digamos, insólito: entre Cusco e Arequipa, o motorista colocou o filme “El Hombre-Araña” para passar na TV que tinha no bus, e o mesmo filme estava em cartaz nos cinemas em Cusco (tinha visto na véspera). Quando fez uma parada em Sicuani, fui puxar conversa e perguntar como ele tinha conseguido a fita e tal (até porque ainda não tinha tanta facilidade para piratear), e a resposta foi impagável: “um colega nosso assaltou um cinema em Lima, fez cópias e nos deu de presente”…

    Grande abraço!

  35. Hauhauahau… Tá vendo como os ônibus de lá são bons?! Até filme que ainda está em cartaz tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo
191