Onde comer em Cusco

0

Atualizado em 27 de Abril de 2018

Na cidade que já foi a capital do Império Inca, os principais pratos lembram a cultura indígena do Peru. Isso significa que comer em Cusco é experimentar uma culinária com traços de diversas culturas e povos que vieram nos Andes antes, durante e depois dos incas.

Claro que, além vivenciar um pouco da herança gastronômica do lugar, você vai encontrar pratos da culinária internacional e até multinacionais de fast food: há uma loja da Starbucks e uma do McDonald’s na mais movimentada praça da cidade.

O ponto positivo disso é que você encontra opções para todos os bolsos e gostos. Mas, independentemente de sua escolha, eu sugiro que você experimente o bife de alpaca a, quinoa e o lomo saltado.

Onde comer em Cusco

Uma típica refeição de quem vive nos Andes: salada, bife de alpaca e quinoa.

Onde comer em Cusco

O principal ingrediente dos incas e dos povos que habitam os Andes peruano é a batata – papa, em espanhol. São mais de 300 variedades que foram se desenvolvendo de acordo com o terreno e com o clima.

O milho – maiz, em espanhol – vem em segundo lugar e também tem vários tipos do cereal. Por isso, você encontra tantos pratos e receitas com milho e batata.

Entre as carnes, além da alpaca, você verá mais facilmente a carne de boi e de frango – carne de res e pollo, em espanhol, respectivamente.

Onde comer em Cusco

Há centenas de variedades de milho e batata.

No Mercado de San Pedro você pode experimentar comidas de rua e pode ver, nas barracas, a variedade dos alimentos. As condições de higiene podem lhe intimidar logo de início, mas vale, pelo menos, chegar mais perto para conhecer. Só tenha cuidado com seus pertences, porque pequenos furtos são comuns envolvendo turistas desatentos.

O Limo Restaurante fica na Plaza de Armas – como a maioria dos restaurantes – e aqui você prova pratos típicos peruanos e também pode aproveitar a parte do bar, que tem um clima mais informal e com cardápio de petiscos. Consulte o cardápiola carta, em espanhol.

No El Meson de Espaderos, uma boa opção para comer em Cusco, você pode desfrutar de uma rica carta de vinhos e da culinária peruana e internacional. Uma boa entrada são as deliciosas papas rellenas, bolinhos de batata recheado com carne.

Onde comer em Cusco

Esse bolinho de batata é delicioso.

Na hora de beber, Cusco vai lhe oferecer um leque de opções. Existem muitos bares ao redor da Plaza de Armas que fazem promoções de dose dupla no happy hour. O Mama Africa é sempre é um dos mais movimentados.

Aqui, a cerveja mais famosa é a cusquenha e o destilado local é o pisco, mas rola de tudo um pouco. Se achar que o preço dos bares está muito pesado, compre a bebida nos mercadinhos que funcionam ao redor da Plaza de Armas. Depois, sente-se em um banco na companhia de gente do mundo todo. Sua noite estará garantida.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário