Companhias aéreas do Peru: as empresas mais confiáveis e baratas

36

Atualizado em 28 de junho de 2022

Companhias aéreas do Peru

Eu já expliquei como é viajar de ônibus pelo Peru e como é chegar ao país de carro, passando pelo Acre. Agora, eu fiz esta lista com as principais companhias aéreas do Peru.

É verdade que os ônibus são ótimas opções para quem quer economizar enquanto viaja pelo país. Porém, algumas vezes as distâncias parecem pequenas olhando no mapa, e acabamos não levando em conta que estamos na Cordilheira dos Andes. É, por isso, que tudo aqui fica mais longe e mais difícil.

Nessas circunstâncias, voar pode ser uma boa opção, principalmente se você comprar a passagem com antecedência.

Como é voar no Peru

O Peru é servido por três principais aeroportos internacionais. Entre eles, o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, que está a aproximadamente 30 minutos do centro da cidade.

Também, o aeroporto de Cusco, que fica a cinco quilômetros do Centro, e o aeroporto internacional de Iquitos, que está localizado na região amazônica, no nordeste do país.

O aeroporto de Lima é a principal porta de entrada do país e, também, de onde partem as principais conexões domésticas. Há, ainda, bons terminais domésticos em cidades como Arequipa, a segunda mais importante do país; Puerto Maldonado e Juliaca.

Companhias aéreas do Peru

Se você tiver apenas um curto período de tempo para visitar o Peru, a melhor opção é viajar por via aérea. E, em alguns casos você precisará de um voo doméstico.

Por exemplo: a distância de Lima a Cusco é de 1.165 quilômetros e, devido à geografia do país, você precisará de, pelo menos, 20 horas para fazer essa viagem de ônibus. Já de avião, você gastará apenas uma hora.

Outro atrativo para voar com uma das companhias aéreas do Peru é o preço que é bastante razoável. Principalmente quando os bilhetes são comprados com antecedência.

Os lugares turísticos mais importantes do país são atendidos por voos regulares de companhias que operam com aeronaves modernas.

Deve-se ter em mente, no entanto, que a pontualidade não é uma característica predominante nas partidas domésticas. Principalmente no período da tarde e da noite.

Para todos os efeitos, você deve chegar pelo menos uma hora antes de todos os voos domésticos. Para voos internacionais, você deve fazer o check-in, no máximo, duas horas antes de sua partida.

Todos os passageiros são obrigados a pagar uma taxa aeroportuária que já aparece no bilhete.

Companhias aéreas do Peru

Essas são as principais companhias aéreas do Peru. Algumas delas operam exclusivamente voos internacionais, enquanto outras fazem apenas voos domésticos.

Para voar de uma cidade para a outra dentro do país, as empresas mais indicadas são a Avianca, que tem o maior número de voos, a Peruvian e a Star Peru. Essas duas últimas geralmente têm as melhores tarifas.

Eu voei nas três, e os voos foram seguros, tranquilos e o atendimento bem amigável.

COMPANHIAS AÉREAS SITE
Aerolíneas Argentinas aerolineas.com.ar
Latam latam.com
Peruvian Airlines peruvianairlines.com
Avianca avianca.com
Star Perú starperu.com
Viva Air vivaair.com
BOA – Boliviana de Aviación boa.bo

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos | Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro| A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | A vacina contra covid-19 não é obrigatória, mas é necessário apresentar um teste RT-PCR. A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica.

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

Desde que reabriu suas fronteiras, o Peru adotou várias regras de prevenção e controle dos casos de covid-19. Isso significa que é preciso cumprir alguns requisitos sanitários e legais para entrar no país.

De forma geral, os documentos exigidos para a entrada de brasileiros – além dos já citados acima – são os seguintes:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19 com esquema vacinal completo – a terceira dose é exigida para maiores de 40 anos –, esta regra vale para viajantes maiores de 12 anos;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR feito há, no máximo, 48 horas antes do embarque, exigido apenas de viajantes não vacinados;
  3. Formulário Declaração de Autorização de Saúde e Geolocalização preenchido e enviado eletronicamente até 72 horas antes da partida, exigido de todos os viajante.
  4. Comprovante de hospedagem, que pode ser solicitado para que as autoridades peruanas monitorem seu estado de saúde.

É importante saber que, para viajantes vacinados, a dose final deve ter sido administrada pelo menos 14 dias antes da viagem.

Todos os viajantes – vacinados ou não – podem ser submetidos a verificação de temperatura e a testes aleatórios para detecção de covid-19 na chegada ao Peru. Se o resultado der positivo, será necessário seguir as instruções das autoridades de saúde e pode ser necessário cumprir quarentena de até 14 dias.

No caso de crianças menores de 12 anos, basta que estejam assintomáticas para embarcar, não sendo exigido comprovante de vacinação ou teste RT-PCR.

É obrigatório o uso de máscara dupla – uma máscara cirúrgica e uma máscara de pano ou apenas uma do modelo KN95 – durante os voos e nos aeroportos peruanos.

Em todo o Peru, o estado de emergência continua em vigor. Por isso, o comprovante de vacinação contra covid-19 pode ser exigido para entrar em museus, sítios arqueológicos, shoppings, supermercados, restaurantes e em outros ambientes fechados.

Você pode acompanhar os números oficiais da covid-19 no site do Governo do Peru.

SEGURO VIAGEM

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem durante a pandemia não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com o esquema vacinal completo, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.