Como chegar a Cusco

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Se você é um dos milhares de viajantes que têm Machu Picchu na lista de destinos, entender como chegar a Cusco é o primeiro passo. É que a cidade é o ponto de partida para explorar essas famosas ruínas dos incas.

Além disso, Cusco é Patrimônio Mundial da Humanidade e já foi a capital do Império Inca. Então, já dá para perceber que caminhar por aqui é muito agradável: o lugar é bonito, com muitos prédios e casarões coloniais bem preservados, e tem muita história a ser desvendada.

Reserve já o seu hotel em Cusco e garanta os melhores preços.

É possível chegar a Cusco de avião, de ônibus, de trem e de carro. Mas, é importante saber que nos meses de alta estação – de junho a agosto –, a cidade vira praticamente um formigueiro, e até nos períodos considerados mais tranquilos, a movimentação de gente de outros cantos é constante.

Como chegar a Cusco

Avião | Há voos diários de Lima e de Arequipa para Cusco. As principais companhias aéreas que operam essa rota são Lan Peru, Peruvian Airlines, Taca, Star Peru e Viva Air Peru, sendo que essa última geralmente tem as melhores tarifas. Antes de comprar, eu sugiro que você leia: Conheça as companhias aéreas do Peru.

Na alta estação, comprar passagens com antecedência é imprescindível, já que meio mundo vem para cá. Isso fica mais evidente na virada de ano, pois o réveillon de Cusco é o mais famoso do Peru.

O Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete (CUZ), em Cusco, é relativamente pequeno, mas tem opções para você matar a fome antes e depois do raio x, além de lojas de souvenires e caixa eletrônico. Uma corrida com o Uber do aeroporto ao Centro custa entre PEN 10 e 12.

Como chegar a Cusco

Fachada do aeroporto de Cusco.

Ônibus | Viajar de ônibus no Peru é muito confortável e seguro, se compararmos com os padrões brasileiros. As principais empresas do país são Oltursa, Ormeño e Cruz del Sur.

Porém, uma viagem de ônibus de Lima a Cusco pode ser barra pesada já que o trajeto não é feito em menos de 30 horas. Assim, a melhor opção é mesmo chegar aqui de avião ou fazer paradas em outras cidades pelo caminho.

Se for encarar essa jornada, eu sugiro que você saiba como é viajar de ônibus no Peru, para se organizar sem surpresas. Um roteiro muito procurado por turistas mais aventureiros é fazer a viagem passando por Rio Branco, por exemplo, no Acre, como eu mostro em: Como é viajar de ônibus para o Peru.

Como chegar a Cusco

A Ormeño é a empresa que liga o Brasil a Cusco. Foto: Divulgação.

Como chegar a Cusco

O serviço de bordo peruano é bem melhor do que o brasileiro. Foto: divulgação.

Trem | Outra opção para chegar a Cusco é viajar de trem. De Puno, as partidas acontecem nas sextas e sábados, sempre às 8h, e a chegada é prevista para as 18h. O preço da passagem para uma pessoa gira em torno de PEN 460.

A peruana PeruRail, empresa que também opera o trem até Machu Picchu, aceita pagamentos com cartões de crédito, mas será necessário apresentar o cartão no ato do embarque. A viagem corta as montanhas andinas e o vale do rio Huatanay, proporcionando um cenário maravilhoso.

O trem para em La Raya, o ponto mais alto da viagem, por cerca de dez minutos. Com isso, os passageiros podem sair para comprar artesanato, água e comida.

Como chegar a Cusco

Dá para chegar Cusco de trem saindo de Puno, na divisa com a Bolívia.

Carro | Você também pode chegar a Cusco de carro. Para quem realmente deseja fazer esta viagem, é importante planejar algumas paradas nas cidades do caminho. Assim, você consegue se aclimatar e aliviar a tensão da viagem.

Outra informação muito importante é que, nesse trecho, é ideal que haja, pelo menos, dois motoristas para revezar a direção. Se quiser saber os detalhes dessa incrível road trip, eu sugiro que você leia: Viagem de Lima a Cusco de carro.

A cidade é pequena o suficiente para que você conheça os principais atrativos do Centro a pé. Embora os táxis sejam muitos e baratos, você só vai precisar deles por mordomia. Ou, quando quiser ir a um dos sítios mais distantes.

Como chegar a Cusco

A rodovia que sobe os Andes de Lima até Cusco.

Agora que você já sabe como chegar aqui, é hora de encontrar um lugar para ficar. Cusco tem muitas opções de hospedagem, incluindo hotéis caros e luxuosos e até aquele ótimo hostel baratinho. Veja mais em: Escolha onde se hospedar em Cusco.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário