Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Cusco: caminhos para conhecer Machu Picchu

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Henry Jenné

Se você é um dos milhares de viajantes que têm Machu Picchu na lista de destinos, entender como chegar a Cusco é o primeiro passo. É que a cidade é o ponto de partida para explorar as famosas ruínas dos incas.

→ Onde ficar em Cusco

Além disso, Cusco é Patrimônio da Humanidade e já foi a capital do Império Inca. Então, já dá para perceber que caminhar por suas ruas é muito agradável: o lugar é bonito, com muitos prédios e casarões coloniais bem preservados, e tem muita história a ser desvendada.

Como chegar a Cusco

É possível chegar a Cusco de avião, de ônibus, de trem e de carro.  A escolha vai depender do tempo que você tem e de quanto pode gastar com o deslocamento.

Mas é importante saber que nos meses de alta estação – de junho a agosto –, a cidade vira um formigueiro e até nos períodos considerados mais tranquilos, a movimentação de gente de outros cantos é grande.

Isso significa que nunca é cedo para começar a se planejar.

De avião

O Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete (CUZ), em Cusco, é relativamente pequeno, mas tem opções para você matar a fome antes e depois do raio x, além de lojas de souvenires e caixa eletrônico.

Não há vos direto do Brasil para Cusco. A única opção é fazer uma escala em Lima, a capital peruana, e depois seguir viagem.

As principais empresas que saem do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) com destino a Cusco são a Latam e a Sky Airline.

A Latam também tem voos saindo de outras capitais, como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Há voos diários de Lima – e também de outras cidades peruanas, como Arequipa, Trujilho e Juliaca – para Cusco com as companhias Sky Airline e Jet Smart.

O voo de Lima a Cusco dura cerca de 1h20. Antes de comprar sua passagem, eu sugiro que você conheça as companhias aéreas que voam no Peru.

Como comentei, comprar passagens com antecedência é imprescindível para economizar, já que meio mundo viaja para Cusco. Isso fica mais evidente na virada de ano, pois  o réveillon de Cusco é o mais famoso do Peru. 

Como ir do aeroporto ao Centro

O aeroporto de Cusco fica a seis quilômetros do Centro, onde está a Plaza de Armas, o principal ponto de referência da cidade. É ao redor desta praça que estão os hotéis mais recomendados, muitos bons restaurantes e também as agências que fazem passeios pela região.

Para ir até o Centro, você pode pegar um táxi, mas é bom negociar o preço antes da partida, já que os carros não têm taxímetro.

De Uber, o trajeto do aeroporto até o Centro fica em torno de S./ 25 e demora cerca de 25 minutos em dias de trânsito normal.

Como chegar a Cusco

De ônibus

Viajar de ônibus no Peru é muito confortável e seguro, se compararmos com os padrões brasileiros. As principais empresas do país são Oltursa, Ormeño e Cruz del Sur.

→ Viajar de ônibus no Peru

Porém, uma viagem de ônibus de Lima a Cusco pode ser barra pesada já que o trajeto não é feito em menos de 30 horas. Assim, a melhor opção é mesmo chegar à cidade é de avião – ou fazer paradas em outras cidades pelo caminho.

De trem

Outra opção para chegar a Cusco é viajar de trem saindo de Puno, na região do Lago Titicaca, quase na fronteira com a Bolívia.

Há dois tipos de trem, o tradicional e o que faz a viagem em dois dias em cabines com cama. O passagem para uma pessoa no trem mais simples gira em torno de USD 250.

A peruana PeruRail, empresa que também opera o trem até Machu Picchu, aceita pagamentos com cartões de crédito, mas será necessário apresentar o cartão no ato do embarque.

A estrada de ferro corta as montanhas andinas e o vale do rio Huatanay, proporcionando um cenário maravilhoso.

O trem para em La Raya, o ponto mais alto da viagem, por cerca de dez minutos, e os passageiros podem sair para comprar artesanato, água e comida.

De carro

Você também pode chegar a Cusco de carro. Para quem realmente deseja fazer esta viagem, é importante planejar algumas paradas nas cidades do caminho.

Assim, você consegue se aclimatar e aliviar a tensão da viagem.

Outra informação muito importante é que, no trecho, é ideal que haja, pelo menos, dois motoristas para revezar a direção.

Se quiser saber os detalhes dessa incrível road trip, eu sugiro que você leia: viagem de Lima a Cusco de carro.

Viagem de Lima a Cusco de carro

A cidade é pequena o suficiente para que você conheça os principais atrativos do Centro a pé. Embora os táxis sejam muitos e baratos, você só vai precisar deles por mordomia – ou quando quiser ir a um dos sítios mais distantes.

Agora que você já sabe como chegar a Cusco, é hora de encontrar um lugar para ficar. A cidade tem muitas opções de hospedagem, incluindo hotéis caros e luxuosos e até aquele ótimo hostel baratinho.

Onde ficar em Cusco

A melhor área para ficar em Cusco é o Centro Histórico.

É nesta parte da cidade que estão várias atrações e aqueles serviços que a gente sempre precisa: mercados, restaurantes, farmácias, bancos, caixas eletrônicos, agências de turismo e muito mais.

Enfim, é em suas ruas que as coisas acontecem.

Eu realmente acho que ficar nas áreas mais afastadas do Centro é furada. Porque, além de não serem áreas visualmente bonitas, você vai ter que se preocupar com deslocamentos o tempo todo.

Há, pelo menos, três áreas interessantes para ficar no Centro Histórico:

A região da Plaza de Armas;
A área de San Blas;
Perto do Mercado São Pedro.

Algumas pessoas também consideram ficar perto da estação de trem Wanchaq, mas eu realmente acho que não vale a pena.

Melhores opções para ficar em Cusco

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ PLAZA DE ARMAS

→ SAN BLAS

→ MERCADO SÃO PEDRO

5 melhores passeios de Cusco

Há muitas coisas interessantes para conhecer em Cusco e nos arredores da cidade. Você pode – e deve – se programar com antecedência, pois, como já comentei, a região é muito procurada por turistas do mundo inteiro.

Eu listei cinco passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer.

City Tour em Cusco

Uma caminhada pelas ruas da cidade, que já foi a capital da Império Inca, e uma visita aos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuaman, Quenqo e Puka Pukara vai lhe dar uma visão geral do que Cusco representa.

Há passeios que incluem pelo menos quatro dos sítios arqueológicos mais importantes ao redor de Cusco. Entre eles, o impressionante Qoricancha, templo do deus Sol na época Inca, que hoje é o convento de Santo Domingo.

Também há opções de visita guiada pelo Centro e pelos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuamán e muito mais.

É um passeio que vale muito a pena!

Machu Pichu

Uma opção muito prática é se juntar a um grupo e fazer uma excursão de um dia a Machu Picchu saindo de Cusco.

No pacote, estão inclusos o transporte do hotel até a estação ferroviária, a passagem de trem entre Ollantaytambo/Poroy e Aguas Calientes, ônibus de ida e volta de Aguas Calientes a Machu Picchu, guia local, ingressos para Machu Picchu e visita guiada ao Circuito 5, que também é chamado de Llaqta de Machu Picchu, a parte central da cidadela.

Você também pode ver as informações detalhadas de como fazer o passeio de forma independente.

Vale Sagrado

Passar o dia visitando diferentes vilarejos tradicionais entre as cidades de Chinchero, Moray, Ollantaytambo e Pisac, que ficam ao longo do rio Urubamba, é outro passeio clássico que vale muito a pena.

A forma mais prática de fazer isso é comprar uma excursão com transporte, guia e almoço. Assim, você não vai se preocupar com muita coisa aproveitar melhor seu tempo.

Para visitar as cidades do Vale Sagrado dos incas é preciso comprar o Boleto Turístico del Cusco. Ele é o seu passaporte para as atrações localizadas na cidade e nos arredores.

Montanha Arco-Íris

Um dos passeios mais comentados dos arredores de Cusco é a trilha até a Vinicunca, apelidada de Montanha Arco-Íris por causa de suas cores.

O percurso não é fácil, exige fôlego, roupas apropriadas e é muito importante estar acompanhado de bons profissionais. Definitivamente, este é um passeio que não dá para fazer de forma independente.

O passeio de um dia pela Montanha Arco-Íris, que também inclui o Vale Vermelho, é uma das melhores opções, com bom custo-benefício.

O pacote inclui transporte do hotel ao ponto de partida da trilha, guia, café da manhã e almoço, cilindro de oxigênio e kit de primeiros socorros para os casos de emergência.

A taxa de entrada para a Montanha Arco-Íris, que custa S/. 30, é paga à parte.

Lagoa Humantay

Esta belíssima lagoa de tons azuis-esverdeados fica ao norte de Cusco, atrás da mítica montanha nevada de Apu Salkantay, e a melhor forma de conhecê-la é fazendo o passeio um dia à Lagoa Humantay.

É preciso acordar cedo, por volta das 4h, para percorrer as montanhas de Cusco até Soraypampa. O esforço vale a pena porque o visual é incrível, com o Apu Salkantay, a 6.230 metros acima do nível do mar, e a Lagoa Humantay, a 5.250.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *