Pesquisar
Close this search box.

Como visitar Machu Picchu: destino mais famoso do Peru

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como visitar Machu Picchu

Tenho certeza de que você já ouviu muitas coisas boas sobre Machu Picchu, o destino mais famoso do Peru. Os mistérios da Cidade Perdida dos incas atraem viajantes do mundo todo e, provavelmente você é um deles, mas você sabe como visitar Machu Picchu?

Se a sua resposta é não, eu posso ajudar com  muitas informações práticas e essenciais  para você planejar uma viagem sem riscos de dar errado.

Para começar, este é o check list que você precisa para visitar Machu Picchu:

  • Reservar o transporte de Cusco para Machu Picchu;
  • Escolher qual roteiro fazer antes de comprar os ingressos;
  • Comprar os ingressos com antecedência;
  • Contratar um guia credenciado – não é permitido entrar sem guia;
  • Ter em mãos o ingresso e seu documento de identificação;
  • Obedecer às regras e restrições legais.

Antes de prosseguir com as dicas, eu acho essencial que você entenda um pouco sobre o que foi o Império Inca.

Entenda o Império Inca

Os domínios do Império Inca se estendiam à região que hoje conhecemos como Peru, Equador, Bolívia e norte da Argentina e do Chile.

Esse estado-nação era governado por um imperador que era considerado divino e reconhecido como o Filho do Sol.

Foi durante o reinado do imperador Pachacuti que os incas expandiram os seus domínios, tornando-se uma das maiores e mais importantes civilizações das Américas.

De acordo com o que contam os historiadores, o Império Inca teve início no século 7. Na época, sua capital era a cidade de Cusco –  que na língua quéchua significa Umbigo do Mundo  – a cidade mais importante do Império.

A civilização inca não desenvolveu uma escrita, e para o registro de cálculos matemáticos eles usavam um feixe de cordas com nós chamado quipi.

A arquitetura inca era voltada, principalmente, para a construção de templos religiosos. A maioria dessas edificações foi feita sem o uso de argamassa, por isso os blocos de pedras eram encaixados perfeitamente.

A agricultura inca era extremamente desenvolvida. Os degraus formados nas encostas das montanhas, chamados de terraços, eram utilizados para ampliar a área de cultivo. Além disso, canais de irrigação foram construídos para desviar os cursos dos rios.

Como visitar Machu Picchu

As pesquisas agrícolas desenvolvidas por eles chegaram a criar centenas de tipos de batata, tornando-as mais resistentes às diferentes condições climáticas da Cordilheira dos Andes.

Além disso, eles plantavam feijão e milho, esse último considerado um alimento sagrado.

A sucessão do império não raramente gerava disputas entre os próprios membros da família imperial, mas quando os espanhóis invadiram a região inca, os irmãos Atahualpa e Huascár brigavam pelo trono.

Enfraquecidos pela luta interna, eles foram surpreendidos e derrotados pela expedição militar comandada por Francisco Pizarro.

História de Machu Picchu

O povoado de Machu Picchu – Llaqta de Machu Picchu, na língua quéchua – é um dos maiores tesouros da arquitetura inca. Ele foi descoberto em 1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana dessa sociedade.

Entretanto, segundo historiadores, a cidade sagrada de  Machu Picchu não chegou a ser totalmente construída. 

A principal tese defendida é que ela teria sido alcançada e invadida pelos espanhóis antes que todos os prédios fossem erguidos. Especula-se, ainda, que nela funcionava um importante centro de treinamento dos incas, uma espécie de universidade, nos dias atuais.

Machu Picchu fica no vale do Rio Urubamba e esconde muitos mistérios ainda não revelados. Alguns deles são as ferramentas utilizadas para esculpir as pedras e como elas eram transportadas até o alto dos montes.

Muitas pessoas afirmam que a cidade inca tem uma energia especial.

A aclamada atriz Fernanda Montenegro, fazendo uma alusão a essa energia transformadora que emana das ruínas perdidas, certa vez disse que “existe um antes e um depois na vida de qualquer pessoa que visita Machu Picchu”.

Por essas características que a fazem tão especial, pelas obras e pela localização geográfica, Machu Picchu foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987 e eleita umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.

Como visitar Machu Picchu

Quando estive em Machu Picchu, percebi o tanto que este é um lugar especial. Além do fato de estar rodeada por uma imensa floresta preservada e encravada nas montanhas da Cordilheira dos Andes, a cidade inca tem algo misterioso, e para isso não existe uma explicação lógica.

É algo que a gente sente e cada pessoa sente de sua maneira diferente.

Depois que voltei da viagem – que foi incrível –, eu percebi que poderia ter feito algumas coisas diferentes para aproveitar melhor. Uma dessas coisas foi escolher a época certa para visitar Machu Picchu.

Eu viajei no mês de janeiro porque este era o meu período de férias e eu sabia que contaria com a sorte para não pegar chuva nas ruínas – e não peguei –, mas não posso dizer que o dia estava ensolarado.

Outra coisa que me fez refletir sobre a viagem a Machu Picchu é que a gente sempre vê fotos lindas e sem ninguém. Isso dá a falsa impressão de que todo o antigo povoado inca fica vazio a maior parte do tempo, mas a coisa não é bem assim.

Sempre terá gente andando pelas ruínas, especialmente na alta temporada.  Claro que este é um fato que não podemos evitar – para minimizar isso, uma boa alternativa é ir nos primeiros horários.

→ Onde ficar em Cusco

Eu estou contando isso para você entender que pequenos detalhes mudam completamente a percepção que temos de um lugar. Esses mesmos detalhes podem fazer nossa viagem ser um sucesso ou um fracasso.

Por isso, é muito importante que você entenda como visitar Machu Picchu antes de começar a viagem.

Como chegar

O ponto de partida para visitar Machu Picchu, depois que você já estiver em solo peruano, é Cusco, cidade histórica considerada a capital do Império Inca.

A partir de Cusco, as únicas formas seguras de chegar às ruínas são de trem ou a pé. Isso porque, não há estradas em boas condições que nos levem a Machu Picchu de carro ou de ônibus.

Você pode até ter lido algo sobre ir a Machu Picchu de carro ou com vans. Só que essas opções são ilegais e não dá para viajar correndo risco, concorda?

De trem

Diferente do que acontecia anos atrás, chegar à Cidade Perdida está muito mais fácil: basta tomar um trem na estação São Pedro, a poucos quarteirões da Plaza de Armar, a principal dede Cusco, e descer em Águas Calientes, a estação de Machu Picchu.

As partidas são pela manhã, começando às 6h40, com a Peru Rail – única empresa que opera a roda atualmente – e as passagens custam entre USD 62 e 486. A viagem dura cerca de 3h30.

Como visitar Machu Picchu

A um quarteirão da estação de Águas Calientes fica o terminal de onde partem os ônibus para Machu Picchu. Eles saem a cada 15 minutos e você pode comprar o bilhete no mesmo lugar.

A passagem custa USD 24, ida e volta. São 30 minutos de ônibus até a entrada de Machu Picchu.

Trekking

Para os mais aventureiros, é possível chegar à cidade inca em uma caminhada de quatro dias. Nessa modalidade, a entrada em Machu Picchu é feita pela porta do Sol, no topo da montanha.

O Caminho Inca tem 45 quilômetros e os pernoites são feitos em acampamentos.

Você também pode fazer a trilha curta de duas maneiras: em dois dias, com pernoite no alojamento próximo às ruínas de Winay Wayna, chegando à porta do sol pela manhã; ou caminhar doze quilômetros em um único dia, chegando a Machu Picchu no final da tarde.

Quando ir

A melhor época para visitar Machu Picchu é entre os meses de abril a outubro, quando quase não chove, mas, em compensação, as temperaturas são bem mais baixas.

Os melhores meses são, exatamente, junho e julho.

A temporada de chuva começa em outubro e os meses que mais chovem vão de dezembro a março.

Você deve separa, no mínimo, um dia inteiro para visitar Machu Picchu.

A maioria dos turistas faz um bate-volta saindo de Cusco. Isso é totalmente possível dependendo de quais os seu planos.

Para não ter problemas, é muito importante planejar os detalhes com atenção: horário de ida, de volta, horários dos passeios e tudo mais.

Documentos necessários

Para entrar no sítio arqueológico de Machu Picchu é preciso ter em mãos o ingresso e um documento de identificação, que pode ser o passaporte ou a carteira de identidade – isso vale para viajantes de todas as idades.

Se estiver com seu passaporte, não se esqueça de pegar o carimbo com o símbolo de visita a Machu Picchu.

Guia é obrigatório

Não é mais permitido entrar em Machu Picchu sem estar acompanhado de um guia de turismo credenciado.

A visita guiada é indispensável – além de ser obrigatório – por que ouvir as explicações de profissionais experientes faz toda a diferença.

Em média, a visita dura entre duas e três horas, dependendo do circuito e do grupo.

Como visitar Machu Picchu

É possível contratar o serviço com antecedência, em uma das agências de Cusco ou em Águas Calientes, ou na entrada de Machu Picchu.

Vale ressaltar que o guia é obrigatório apenas para a Llaqta de Machu Picchu.

Preços e tipo de ingressos disponíveis

Diariamente, apenas 2.500 visitantes podem subir até a Llaqta de Machu Picchu. Para o Caminho Inca são permitidos apenas 500 viajantes.

Para subir a Huayna Picchu e Huchuy Picchu, e ter aquela visão espetacular de cima de Machu Picchu, somente 200 autorizações são concedidas a cada dia. Para a Montanha de Machu Picchu o número é bem menor: apenas 50 autorizações por dia.

O horário de entrada é pré-estabelecido e aparece impresso no ingresso. Você tem até 60 minutos para entrar em Machu Picchu a partir dele. Por exemplo: se o seu ingresso é de 1h às 14h, você pode entrar em qualquer horário entre 13h e 14h.

Como visitar Machu Picchu

 Os ingressos são válidos apenas para o dia e horário selecionados  no momento da compra. Então, não é possível entrar antes nem depois.

Cada tipo de ingresso permite que você fique um tempo diferente dentro do complexo de Machu Picchu, mas raramente você será solicitado a sair se exceder este horário.

Antes de comprar o seu ingresso, você precisa escolher qual ou quais partes de Machu Picchu deseja conhecer.

Pedidos de reembolso podem ser feitos pelo e-mail callcenter@culturacusco.gob.pe.

Tipos de ingressos e preços

Atualmente, quatro tipos de ingressos estão disponíveis:

TIPO DE INGRESSO PREÇO
Llaqta de Machu Picchu S/. 152
Machu Picchu (Circuito 4) e Huayna Picchu S/. 200
Machu Picchu (Circuito 3) e Montanha Machu Picchu S/. 200
Machu Picchu (Circuito 4) e Huchuy Picchu S/. 152

Cada um dos ingresso permite conhecer áreas diferences do complexo arqueológico e natural de Machu Picchu. Veja com atenção o que você poderá experimentar em cada um deles.

Onde comprar os ingressos

A maneira mais prática de comprar os ingressos com antecedência é pelo site do Ministério da Cultura.

Se já estiver em Cusco, você pode ir pessoalmente a um dos escritórios do Ministério, que ficam na Rua Maruri, 340 e na Rua Garcilaso, s/n, ou em uma agência de turismo da cidade – elas podem ajudar no caso dos ingressos terem acabado no site.

Mas, lembre-se de que comprar com antecedência é importantíssimo para conseguir o dia e horário que deseja.

1. Llaqta de Machu Picchu

Com este ingresso você poderá visitar apenas o povoado de Machu Picchu – llaqta significa povoado em quéchua.

Somente com este ingresso você poderá escolher um dos quatro circuitos dentro da Llaqta de Machu Picchu.

Você pode ver o mapa dos circuitos antes de decidir:

Lembrando que o ingresso dá direito a escolher apenas um dos circuitos por horário. Se quiser conhecer mais de um circuito, será preciso comprar outros ingressos.

Os circuitos incluem as principais partes do antigo povoado: você verá templos, terraços, casa, canais de água e muitas outras estruturas que não foram concluídas e, por isso, permanecem como mistérios.

Nos circuito 1 e 2, é possível caminhar até a Ponte Inca e até a Porta do Sol.

Horários de entrada

Os ingressos são vendidos com horário pré-determinado e há um limite de visitantes por horário. Veja os horários disponíveis:

  • 6h-7h;
  • 8h-9h;
  • 8h-9h;
  • 9h-10h;
  • 10h-11h;
  • 11h -12h;
  • 12h-13h;
  • 13h-14h;
  • 14h-15h.

Depois de entrar no povoado, onde estão as principais ruínas, você pode permanecer por até quatro horas.

Apenas 300 viajantes podem entrar em cada horário. Por isso, eu sugiro comprar o ingresso o quanto antes e nunca deixar para fazer isso na última hora.

O ingresso Llaqta de Machu Picchu não tem restrição de idade, sendo perfeito para quem viaja com crianças.

2. Machu Picchu (Circuito 4) e Huayna Picchu

Este ingresso permite subir a mágica montanha Huayna Picchu – também conhecida como Wayna Picchu – e fazer o circuito 4 da Llaqta de Machu Picchu.

O pico de Huayna Picchu está a 2.693 metros acima do nível do mar e subir até ele é um das aventuras mais incríveis que você pode fazer dentro do sítio de Machu Picchu.

É importante saber que, para subir Huayna Picchu e ter aquela visão espetacular de cima de Machu Picchu, somente 200 autorizações são concedidas a cada dia – e elas esgotam muito rápido.

Como visitar Machu Picchu

Por isso, e extremamente aconselhável comprar o ingresso com dois meses de antecedência. Na alta temporada, de abril a outubro, será preciso fazer esse processo pelo menos três meses antes da vigem.

Então, nada de deixar para comprar o ingresso quando chegar a Cusco.

Também é bom que você saiba que só é permitido a entrada de maiores de 12 anos em Huayna Picchu.

Foto: James Evans

Este ingresso, além de permitir conhecer muitos lugares interessantes dentro do antigo povoado inca, dá direito a conhecer o Templo da Lua, o único que fica dentro de uma caverna.

Ele é uma das construções mais rica em detalhes e uma das mais bem preservadas de Machu Picchu.

Só que, para chegar ao Templo da Lua,  você deve caminhar por mais cerca de duas a partir do topo de Huayna Picchu. 

Apesar de não ser obrigatório estar com um guia para entrar em Huayna Picchu, eu não aconselho fazer o percurso sem um profissional. É possível contratar um guia nas agências de Cusco ou na entrada de Machu Picchu.

Horários de entrada

A visita com este ingresso é feita exclusivamente em grupos. Geralmente, ela começa com o Circuito 4 do povoado de Machu Picchu e, depois, a subida a Huayna Picchu.

Neste esquema, cada visita tem duração média de uma hora – duas horas no total.

Os horários são bem reduzidos e, atualmente, somente estes estão disponíveis:

  • Machu Picchu, 6h-7h, e Huayna Picchu, 7h-8h;
  • Machu Picchu, 7h-8h, e Huayna Picchu, 8h-9h;
  • Machu Picchu, 8h-9h, e Huayna Picchu, 9h-10h;
  • Machu Picchu, 9h-10h, e Huayna Picchu, 10h-11h.

Depois da entrada, é permitido ficar no sítio por até seis horas.

3. Machu Picchu (Circuito 3) e montanha Machu Picchu

Este ingresso permite conhecer o Circuito 3 da Llaqta de Machu Picchu e subir a Montanha de Machu Picchu – um atrativo que foi aberto ao público não faz muito tempo.

A montanha tem seu topo a 3.082 metros acima do nível do mar e a caminhada até lá  é bastante íngreme, mais longa e mais cansativa do que a trilha de Huayna Picchu. 

Diferentemente de Huayna Picchu, não há construções incas na Montanha de Machu Picchu. O espetáculo é mesmo a paisagem que temos de toda a área de Machu Picchu.

Como visitar Machu Picchu

São apenas 50 autorizações para subir a Montanha de Machu Picchu por dia.

Isso significa, que se quiser conhecer este lugarzinho tão privilegiado, você precisará compra o ingresso com antecedência.

Horários disponíveis

A visita com este ingresso também é feita exclusivamente em grupos e há apenas duas opções de horário.

  • Machu Picchu (Circuito 3), 6h-7h, e Montanha Machu Picchu, 7h-8h.
  • Machu Picchu (Circuito 3), 7h-8h, e Montanha Machu Picchu, 8h-9h.

Depois de entrar na trilha, você pode permanecer por até sete horas.

Não há limite mínimo de idade para acessar a trilha e não é obrigatório estar acompanhado de guia.

4. Machu Picchu (Circuito 4) e Huchuy Picchu

Este ingresso dá acesso ao Circuito 4 da Llaqta de Machu Picchu e à montanha Huchuy Picchu – este roteiro é bem novo.

Huchuy Picchu é a menor montanha dos arredores de Machu Picchu e seu topo alcança 2.497 metros acima do nível do mar.

A trilha que leva até seu ponto mais alto é curta – tem um quilômetro – e dura cerca de uma hora, porque  é intensa e exige um certo preparo físico  – como todas as outras.

Como visitar Machu Picchu

Horários disponíveis

A visita com este ingresso é feita exclusivamente em grupos. Geralmente, ela começa com o Circuito 4 do povoado de Machu Picchu e, depois, vem a subida a Huchuy Picchu.

  • Machu Picchu (Circuito 4), 6h-7h, Huchuy Picchu, 7h-8h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 7h-8h, Huchuy Picchu, 8h-9h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 8h-9h, Huchuy Picchu, 9h-10h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 9h-10h, Huchuy Picchu, 10h-11h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 10h-11h, Huchuy Picchu, 11h-12h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 11h-12h, Huchuy Picchu, 12h-13h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 12h-13h, Huchuy Picchu, 13h-14h;
  • Machu Picchu (Circuito 4), 13h-14h, Huchuy Picchu, 14h-15h.

Depois da entrada, é permitido ficar na trilha por até seis horas.

Apenas 200 autorizações são emitidas por dia para subir a montanha Huchuy Picchu, sendo no máximo 25 pessoas em cada grupo.

É proibido em Machu Picchu

É muito importante seguir as regras de visitação ao sítio arqueológico de Machu Picchu. Como já falei, o lugar é considerado Patrimônio da Humanidade, umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e o principal destino turístico do Peru.

Além disso,  Machu Picchu é sagrado para os povos tradicionais peruanos  e, por isso, merece todo o nosso respeito.

Como visitar Machu Picchu

Como você pode imaginar, as ruínas do povoado e as montanhas ao redor são vigiadas dia e noite, inclusive por funcionário à paisana – sem uniforme. Os guardas do Ministério da Cultura e os agentes da Polícia Nacional são as autoridades que atuam dentro do monumento.

Se descumprir as regras, poderá ser impedido de entrar ou se expulso imediatamente sem direito a ressarcimento. Casos mais graves podem render multas e problemas sérios com as autoridades peruanas.

Então, veja o que é proibido em Machu Picchu:

  1. Mochilas, bolsas ou bolsas maiores que 40x35x20 cm;
  2. Comida e utensílios de cozinha;
  3. Qualquer substância ilegal ou estar sob seus efeitos;
  4. Qualquer tipo de bebida alcoólica ou estar embriaga;
  5. Bengalas, guarda-chuvas, assentos portáteis, tripés, suportes ou extensões para câmeras e celulares ou qualquer outro elemento de estabilização ou extensão para filmagem e fotografia;
  6. Animais, exceto cães-guia;
  7. Alimentar animais selvagens;
  8. Qualquer tipo de aerossol;
  9. Qualquer tipo de grafite;
  10. Qualquer tipo de instrumento musical, megafone ou alto-falantes;
  11. Barulhos altos ou irritantes como palmas, gritos, assobios ou cantos, entre outros;
  12. Sapatos de salto alto;
  13. Carrinho de bebê;
  14. Objetos cortantes e armas de qualquer tipo;
  15. Faixas, cartazes, estandartes, roupas destinadas a fins publicitários, fantasias, entre outros objetos desse tipo;
  16. Produção de filmes ou fotografias para fins publicitários;
  17. Causar tumulto, pular, deitar, correr, despir ou criar desordem;
  18. Subir ou apoiar em paredes eu estruturas;
  19. Perturbar, coletar ou extrair flora ou fauna;
  20. Distorcer o caráter sagrado da Llaqta de Machu Picchu, como desfiles de moda, bailes, compromissos sociais, atos obscenos contrários à moral e aos bons costumes ou qualquer tipo de atividade que implique a deterioração ou deterioração do monumento, seu ambiente natural e instalações;
  21. Fumar, vaporizar ou realizar qualquer tipo de incêndio;
  22. Jogar lixo de qualquer tipo;
  23. Não respeitar os circuitos e percursos estabelecidos;
  24. Comércio ambulante no monumento e espaços envolventes até a Puente Ruinas;
  25. Sobrevoos com parapentes, drones ou qualquer tipo de equipamento menor.

Onde ficar em Cusco e Machu Picchu

Como já expliquei, Cusco é a cidade base para quem quer visitar Machu Picchu.

Por isso, a maioria dos viajantes escolhe ficar hospedado na cidade, que  tem uma excelente estrutura hoteleira,  ótimos restaurante, bares e vida noturna animada, sem falar de toda a História que é pulsante por onde quer que a gente caminhe.

Onde ficar em Cusco

A melhor área para ficar em Cusco é o Centro Histórico.

É nesta parte da cidade que estão várias atrações e aqueles serviços que a gente sempre precisa: mercados, restaurantes, farmácias, bancos, caixas eletrônicos, agências de turismo e muito mais.

Enfim, é em suas ruas que as coisas acontecem.

Eu realmente acho que ficar nas áreas mais afastadas do Centro é furada. Porque, além de não serem áreas visualmente bonitas, você vai ter que se preocupar com deslocamentos o tempo todo.

Há, pelo menos, três áreas interessantes para ficar no Centro Histórico:

A região da Plaza de Armas;
A área de San Blas;
Perto do Mercado São Pedro.

Algumas pessoas também consideram ficar perto da estação de trem Wanchaq, mas eu realmente acho que não vale a pena.

Melhores opções para ficar em Cusco

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ PLAZA DE ARMAS

→ SAN BLAS

→ MERCADO SÃO PEDRO

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Oi, Magna.
    As trilhar são controladas e organizadas da forma que explico no texto.
    Não é permitido fazer de forma livre ou cortando caminho.
    Um abraço.

  2. Oi, Fabiana.
    Muitos leitores relatam ter dificuldades de alugar carro no Brasil para cruzar a fronteira. Então, sugiro fazer contato com as locadoras de lá e explicar o seu caso.
    Aproveite!
    Um abraço.

  3. Que blog top! Muito obrigado pelas dicas! Irei fazer esta viagem ano que vem! Uma dúvida: consigo alugar um carro em porto velho e ir até Cusco ou só consigo ir através de ônibus em expedição? Abraços!

  4. Oi, Levi.
    De dezembro a março, a chance de templo nublado é grande, sempre na faixa dos 90%, mas dezembro geralmente é mais chuvoso que março.
    Os melhores meses são junho, julho e agosto, quando há mais chance de ter céu claro e com poucas nuvens.
    Eu tentaria ir em março.
    Um abraço.

  5. Olá Alteir! Obrigada por tantas informações preciosas sobre esse roteiro. Uma pergunta: tenho duas datas para ir à Machu picchu, meados de dezembro ou última semana de março. Sei que é a época chuvosa, mas qual das duas datas você acha que seria melhor: por volta de 16/12 ou na última semana de março?

  6. Olá! Parabéns pelo blog.
    Quero ir a Cusco e Machu Picchu em outubro, meu desejo é ficar 2 dias inteiros em Águas Calientes, pois queremos fazer de 3 a 4 trilhas. Mas não estamos encontrando explicações claras. Sabe dizer se podemos fazer mais de 1 trilha no mesmo dia? Todas as trilhas/percursos começam por Llaqta de Machu Picchu? Para adiantar o trajeto tem como não fazer Llaqta de Machu Picchu e começar direto nas montanhas?

  7. Olá tudo bem?
    Comprei o ingresso para Machu Picchu mais no site não consegui escolher o circuito está escrito apenas que é para o 1, 2, 3 ou 4.
    Será que escolho na hora de entrar?
    Obrigada

  8. Oi, Priscila.

    A chance de chuva é maior, mas é possível ir sim.
    Eu fui nesta época e dei sorte.

    Um abraço.

  9. Olá, infelizmente só tenho como ir a Lima e Cuzco em dezembro – 23 a 28. Tem alguma festa típica lá? Achas que chove mto a ponto de nao ir no vale sagrado?

  10. Oi, Mariana.

    No texto eu falo da empresa, a Peru Rail e há um link para o site dela. 😉

    Um abraço.

  11. Olá! Você lembra dos horarios que vc pegou o trem? e as empresas? Vou pra cusco em junho e estou organizando os passeios!

  12. Oi Elano,

    O ônibus nos leva até o estacionamento das ruínas, cerca de cinquenta metros da entrada. Esse trajeto é tranquilo e o terreno é regular, só um pouco inclinado.
    Eu não sei o grau de sua deficiência, mas o terreno de MaPi é bastaste irregular e tem muitas escadas de pedra. Isso. talvez, possa ser um complicador.
    Não é preciso pagar nada além do tíquete que eu explico no texto.

    Um abraço!

  13. Olá Altier,
    Tenho uma deficiência física, então só pra entender melhor: posso sair de trem e depois ônibus para a entrada de Machu Picchu, a subida é difícil acesso? Tem que pagar algum valor ou só para quem vai na trilha? Obrigado e parabéns pelo trabalho!!!

  14. Oi Altair,

    O ônibus para na entrada das ruínas de Machu Picchu. A caminhada mais longa é feita lá dentro, com descidas e subidas de escadas. Mas com calma dá pra fazer tudo tranquilamente.

    Um abraço.

  15. Depois do trem pega-se o ônibus até Machu Picchu. Depois do ônibus tem que andar quanto tempo? Pretendo levar meus pais de 72 e70 anos.

  16. Oi Aline,

    Primeiro, obrigado por acompanhar o blog. Sim, você pode aproveitar para ir às Salineras de Maras, visitar Moray e fazer todo o Vale Sagrado. Claro, destine um tempo para conhecer melhor Cusco e os sítios arqueológico ao redor, como Sacsayhuamán.

    Veja esse app: http://penaestrada.blog.br/guia-peru/

    Um abraço.

  17. Olá!!! Primeiramente Parabéns pelo blog! Adoro suas dicas!
    Viajo ao Peru nos entre os dias 3 e 8 de julho…vou direto pra Cuzco. Gostaria de ir no dia 4 a Aguas Calientes, dia 5 Machu Picchu e depois ainda tenho 3 dias. Alguma dica pra fazer nesses dias que me sobram? Obrigada.

  18. Oi Rebecca,

    Consegue sim. O roteiro pode ser Rio Branco – Puerto Maldonado – Cusco – Machu Picchu. É corrido, mas possível.

    Um abraço.

  19. Oi. Estou programando uma viagem ao Peru. Escolhi Cusco e Machu Picchu, porém só tenho uma semana para sair de Manaus. Você acha que consigo fazer essa viagem saindo de Rio Branco – Cusco – Machu Picchu em 1 semana? Qual o melhor roteiro?

  20. Janine, tenho duas sugestões. A primeira é pegar um ônibus para Arequipa, para visitar o Cânino do Rio Colca. A segunda, ir até Puno – que é no Lago Titicaca e ir parando pelas cidades do caminho. Acho que você vai gostar.

    Um abraço!

  21. Olá Altier, tenho minha viagem ao Peru programada desde o dia 28 de Janeiro ate o dia 15 de Fevereiro. Estarei em Cusco entre os dias 4 e 9 de Fevereiro e estou programando ir desde Lima a Cusco de avião e na volta pegar um ônibus que pare em algumas cidades interessantes, você tem alguma recomendação?

  22. Fabricio,

    Acho uma boa programação. Águas Calientes é uma cidade pequena com pouca programação a noite, mas durante o dia você poderá visitar alguns mercados de artesanato por lá, caso decida voltar mais cedo. Ah, você não pode entrar em Machu Picchu com água ou qualquer tipo de alimento. Portanto, não deixe que os oficiais do parque percebam isso. Leve uma mochila e guarde-os lá dentro. Em alguns casos eles pedem para abrir sacola e mochilas para verificação. 🙁

    Sucesso na viagem.

  23. Quero subir sim! Comprei o tkt para subir as 7 da manhã. Vou dormir em aguas calientes. Pensei em acordar cedo e pegar o primeiro onibus. Passar o dia todo no parque.
    O que acha?

  24. Fabrício,

    Eu recomendaria dois dias em Machu Picchu apenas se você for escalar a montanha de Wayna Picchu, que fica em frente à montanha de Mapi. Para isso, você precisará comprar um ingresso que garanta a sua entrada nos dois sítios. Lembre-se que ambos tem limitação diária de visitantes.

    Um abraço!

  25. Adorei as dicas!

    Você acha que vale a pena passar 2 dias em machu picchu? Existe um ingresso válido para 2 dias?

  26. Juliane,

    Algumas pessoas podem, sim, sentir mal-estar, dor de cabeça e tontura devido a altitude. Para evitar esse problema, eu sugiro que você reserve um dia em Cusco para descansar e para que seu corpo se acostume com a altitude. Só depois siga em direção a Machu Pichu. Tome, também, o chá de coca, que além de ser muito gostoso vai te ajudar a superar esse desconforto. Há, ainda, pílulas que ajudam a vencer o mal de altitute. Elas são facilmente encontradas em farmácias. No meu caso, não tive nenhum problema. Nem mesmo dor de cabeça, que é mais comum. Portanto, não tenha medo. Boa viagem!

    Um abraço,

  27. Leonardo,

    Vale muito a pena visitar Machu Picchu. Escolha a estação menos chuvosa para aproveitar mais.

    A melhor época para ir a Machu Picchu é entre os meses de maio a setembro. As temperaturas são bem mais baixas, mas não chove tanto como nos outros meses. Os melhores meses são junho e julho. A temporada de chuvas começa em outubro. Os meses que mais chovem são de dezembro a março.

    Boa viagem!

  28. Excelente texto. Ótimas dicas. Penso em ir em outubro, mas tenho dúvida se, nessa época, chove muito lá. Abração e boas futuras viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *