Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Cusco: os melhores hotéis nas áreas mais indicadas

Atualizado em 25 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Cusco

Eu vou te ensinar como escolher onde ficar em Cusco e ainda dar dicas de hotéis nas melhores áreas da cidade. Tudo isso para acabar de vez com as suas dúvidas sobre onde se hospedar.

Mas, antes, você precisa entender que Cusco é o destino turístico mais procurado em todo o Peru e isso significa que você deve e isso significa que você deve fazer a reserva com o máximo de antecedência possível.

→ Como visitar Machu Picchu

Caso contrário, terá que ficar em áreas mais afastadas.

É que Cusco é considerada o Umbigo do Mundo, cidade mais importante do Império Inca, e ponto de partida para quem quer visitar Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e, também, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco.

Então, mesmo que seus dias sejam apenas de passagem – o que é uma pena –,  vai lhe ajudar a aproveitar melhor a cidade.

Onde ficar em Cusco

Antes de decidir onde ficar em Cusco, você precisa entender algumas coisas sobre a cidade.

A mais importante delas é que e, portanto, você deve imaginar que há muitas ladeiras: uma boa comparação é Ouro Preto, em Minas Gerais.

É um sobe e desce o tempo todo. Embora, eu realmente ache que, na parte do Centro Histórico, a gente sente menos isso.

Onde ficar em Cusco

Só que o grande problema é que Cusco está a 3.399 metros acima do nível do mar e isso nos deixa mais cansados que o normal, porque acabamos levando menos oxigênio para os pulmões cada vez que respiramos.

→ Como se prevenir do mal de altitude

Além disso, é importante saber que o Centro Histórico não é grande e que as atrações acabam ficando concentradas nesta parte – levando em consideração o tamanho da cidade.

Melhores áreas para ficar em Cusco

A melhor área para ficar em Cusco é o Centro Histórico.

É nesta parte da cidade que estão várias atrações e aqueles serviços que a gente sempre precisa: mercados, restaurantes, farmácias, bancos, caixas eletrônicos, agências de turismo e muito mais.

Enfim, é em suas ruas que as coisas acontecem.

Eu realmente acho que ficar nas áreas mais afastadas do Centro é furada. Porque, além de não serem áreas visualmente bonitas, você vai ter que se preocupar com deslocamentos o tempo todo.

Há, pelo menos, três áreas interessantes para ficar no Centro Histórico:

A região da Plaza de Armas;
A área de San Blas;
Perto do Mercado São Pedro.

Algumas pessoas também consideram ficar perto da estação de trem Wanchaq, mas eu realmente acho que não vale a pena.

Melhores opções para ficar em Cusco

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ PLAZA DE ARMAS

Novotel Cusco: hotel quatro estrelas bem localizado.

Casa Andina Standard Plaza: hotel a poucos metros da Plaza de Armas.

Maytaq Wasin Boutique Hotel: hotel boutique no coração de Cusco.

Anahuarque Hotel Boutique: pequeno e com atendimento personalizado.

Casa Cristobal: hotel em área menos movimentada.

Hostal Corihuasi: pousada acolhedora com a cara de Cusco.

Kokoa Hotel Cusco: novo e com uma pegada contemporânea.

Costa Del Sol Wyndham: hotel de alto padrão e muito bem avaliado.

Casa Andina Premium: tem tudo que um cinco estrelas precisa.

Casa Matara Boutique: costuma ter diárias mais em conta.

Anqas Apartment Cusco: bem localizado e longe do barulho.

Cusco’s Home: casa típica que fica perto de tudo.

Aitana’s House: apartamentos reformados recentemente.

Nao Victoria Hostel: meu hostel favorito em Cusco.

Viajero Kokopelli Cusco: hostel com ótimos quartos.

Saqray Hostel: um pouco mais afastado da Plaza de Armas.

→ SAN BLAS

Antígua Casona San Blas: hotel com muito estilo e conforto.

Posada San Blas: hotel com instalações novas.

Amaru Inca: pertinho da Plaza de Armas.

Quinta San Blas: lindo em todos os aspectos.

Apartamentos Quewe: é mais afastado do Centro Histórico.

Casona La Recoleta: casarão antigo que foi reformado.

Nishihouse: apartamento para até dez pessoas.

→ MERCADO SÃO PEDRO

Hotel Monasterio San Pedro: a melhor opções da região.

Tierra Viva Cusco Centro: fica na parte plana da cidade.

Union Hotel Cusco: hotel renovado e aconchegante.

Quechua Hotel Cusco: têm vista para parte da cidade.

Terra Andina Mansion Colonial: ótimo lugar para ficar em Cusco.

Plaza de Armas

É a área mais popular da cidade e, sem dúvida, a melhor escolha para ficar em Cusco.

Nos arredores da Plaza de Armas estão os bares mais legais, os serviços essenciais do dia a dia, muitas agências que fazem passeios pela região e ótimos restaurantes.

É, também, a área mais cara, mas tudo na vida tem um preço e às vezes a gente precisa pagar um pouco mais para ter conforto e praticidade.

A maioria das hospedagens da região da Plaza de Armas funciona em prédios históricos que foram adaptados para receber turistas do mundo inteiro. Eu listei os mais reservados pelos leitores.

NOVOTEL CUSCO

Onde ficar em Cusco

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Novotel Cusco está no coração da cidade. Ele funciona em um prédio do século 16 e tem quartos super espaçosos, restaurados e bem decorados, a apenas três quarteirões da Plaza de Armas. Isso é um ponto muito positivo!

CASA ANDINA PLAZA

Onde ficar em Cusco

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,5

O Casa Andina Standard Cusco Plaza fica coladinho na Plaza de Armas, perto de tudo. O prédio colonial tem uma decoração rústica que é a cara da cidade e alguns quartos têm vista para a praça. Isso significa que dá para ir andando até as principais atrações de Cusco.

MAYTAQ WASIN

https://www.booking.com/hotel/pe/maytaq-wasin-boutique.en.html?aid=1651676&no_rooms=1&group_adults=1&label=POST

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0

O Maytaq Wasin Boutique Hotel fica a uns 250 metros da Plaza de Armas, o coração de Cusco. O hotel é super aconchegante e tem uma decoração moderna, mas que preserva traços da cultura inca. É o hotel preferido dos meus leitores, com um custo-benefício bem interessante.

ANAHUARQUE

Onde ficar em Cusco

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,3

O Anahuarque Hotel Boutique é um hotel pequeno, com poucos quartos e, por isso, o atendimento é super personalizado. E, ainda assim, tem um custo-benefício muito interessante. A localização é muito boa, a poucos passos da Plaza de Armas.

CASA CRISTOBAL

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,4

O Casa Cristobal é um hotel super bem avaliado, com uma localização excelente, bem perto da Plaza de Armas, mas em uma área menos movimentada. É uma opção prática, com vários tipos de quartos, todos bem cuidados, arejados e com uma decoração cusquenha que nos traz conforto. É um ótimo lugar para ficar em Cusco!

HOSTAL CORIHUASI

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,3

O Hostal Corihuasi é acolhedor e tem a cara de Cusco. Os ambientes misturam um pouco do clássico colonial com a herança inca. É, também muito bem avaliado por hóspedes do mundo todo, que comentam positivamente sobre a localização – tem um pouco de ladeira –, o atendimento e sobre o café da manhã.

KOKOA HOTEL CUSCO

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

O Kokoa Hotel Cusco tem uma pegada contemporânea, perfeito para quem prefere ambientes leves, práticos e minimalistas – é tudo muito lindo e de bom gosto. Não é por acaso que é um dos melhores lugares para ficar em Cusco.

COSTA DEL SOL WYNDHAM

Onde ficar em Cusco

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Costa Del Sol Wyndham Cusco funciona em um casarão do século 17 e tem um ambiente ótimo, com funcionários muito atenciosos e que fazem de tudo para nos agradar. Ele também fica bem perto da Plaza de Armas e tem acesso fácil a todas as áreas da cidade. É demais!

CASA ANDINA PREMIUM

Onde ficar em Cusco

★★★★★ | Nota de Avaliação: 8,8

O Casa Andina Premium Cusco tem tudo que um cinco estrelas precisa. Ambientes super bem decorados, profissionais qualificados e super atenciosos, limpeza criteriosa e tudo mais. Os quartos são muito espaçosos, com diversas categorias, e o pátio interno é magnífico, revelando a preciosa arquitetura do prédio.

CASA MATARA BOUTIQUE

Onde ficar em Cusco

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,4

O Casa Matara Boutique tem um estilo muito acolhedor, com tudo sempre muito limpo e organizado. O café da manhã é servido na medida, com boa variedade de pães, chás e tudo mais. Os quartos são ótimos, espaçosos e as camas são muito confortáveis. Como fica um pouco mais afastado da Plaza de Armas, costuma ter diárias mais em conta.

San Blas

O San Blas é um bairro que faz parte do Centro Histórico, mas ele tem destaque por ser uma região muito cultural, com bares e restaurantes muito interessantes.

É importante saber que à medida que a gente se afasta da Plaza de Armas, as ladeiras ficam mais íngremes. Então, é bom prestar atenção nisso antes de fazer a reserva.

ANTÍGUA CASONA

Onde ficar em Cusco

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,7

O Antígua Casona San Blas é um hotel muito charmoso. Como a maioria dos hotéis de Cusco, ele funciona em um casarão antigo, mas os ambientes foram reformados para ter quartos espaçosos, com muito estilo e conforto. É uma excelente opção para ficar no bairro mais boêmio da cidade.

POSADA SAN BLAS

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6

O Posada San Blas é um hotel com instalações novas, já que tudo foi reformado recentemente. Ele fica numa região mais alta de Cusco, mas é possível conhecer muitos lugares caminhando. É uma boa opção para quem quer um lugar para ficar em Cusco sem gastar muito.

AMARU INCA

Onde ficar em Cusco

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Amaru Inca fica no San Blas, pertinho da Plaza de Armas. Os quartos são muito bons, compactos, bem resolvidos e práticos. Sem luxo, mas com conforto e acolhimento que a gente precisa. O café da manhã é delicioso, com produtos regionais, e, se precisar sair muito cedo, eles preparam para você levar.

QUINTA SAN BLAS

Onde ficar em Cusco

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,1

O hotel Quinta San Blas é lindo em todos os aspectos. A localização é muito boa, no bairro mais pulsante de Cusco, o prédio tem uma pegada histórica bem interessante e, como tudo foi reformado, os ambientes são super agradáveis.

Mercado São Pedro

A região do Mercado São Pedro é uma boa escolha, especialmente para quem não faz questão de ficar no centrão da cidade.

Ficam nesta área, além do tradicional Mercado Central de São Pedro, a Igreja e Convento Santa Clara, que é uma construção gigantesca, e a Estação de Trem São Pedro, um das estações de onde partem os trens para Machu Picchu.

A estação fica a apenas 700 metros da Plaza de Armas. Então, eu não vejo muita necessidade de se hospedar nesta área se ficar perto da estação for a sua única preocupação.

MONASTERIO SAN PEDRO

Onde ficar em Cusco

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,4

Uma das melhores opções da região do Mercado São Pedro é o Hotel Monasterio San Pedro. Ele ocupa uma área enorme, com mais de 4.000 metros quadrados, e isso traz uma calmaria surpreendente, mesmo estando em uma da áreas bem movimentadas – por causa do Mercado e da Estação.

TIERRA VIVA CENTRO

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,3

O Tierra Viva Cusco Centro tem avaliações excelentes, sempre destacando que ele é confortável, tranquilo e que o café da manhã é saudável e bastante variado. Ele fica na parte plana da cidade, perto do comercio popular, do Mercado São Pedro, da Plaza de Armas e de vários bons os restaurantes. Uma ótima opção para você ficar em Cusco!

UNION HOTEL CUSCO

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,7

O Union Hotel Cusco também tem uma localização excelente, a 200 metros do Mercado São Pedro e a pouco mais de 600 metros da Plaza de Armas, a área mais central da cidade. O hotel tem quartos muito aconchegantes, todas as áreas comuns estão sempre limpas e o café da manhã é excepcional.

QUECHUA HOTEL CUSCO

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Quechua Hotel Cusco é outra excelente opção para ficar nos arredores do Mercado São Pedro. Ele é um hotel grande, com vários quartos, todos arejados e bem práticos, com camas grandes e super confortáveis. Os andares mais altos têm vista para parte da cidade e isso é realmente um privilégio.

TERRA ANDINA MANSION

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Terra Andina Mansion Colonial tem uma ótima localização, bem perto do Mercado de São Pedro, a apenas três quadras da Plaza de Armas. A equipe do hotel é super disponível para nos ajudar com dicas de passeios, de segurança e tudo mais. O restaurante serve um café da manhã magnífico no pátio central do hotel, o que deixa a experiência ainda mais completa.

Apartamentos e casas

Se você pretende ficar um tempo maior na cidade ou se simplesmente prefere o conforto e a privacidade de um espaço só para você, alugar uma casa ou um apartamento de temporada vale muito a pena.

→ Melhores casas de temporada

Mas eu vou dar uma dica muito importante: tente, o máximo que puder, ficar na região do Centro Histórico, especialmente perto da Plaza de Armas.

APARTAMENTOS QUEWE

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,4

O Apartamentos Quewe é o mais afastado do Centro Histórico, já em uma parte mais “moderna” de Cusco. O ponto positivo é que tudo é mais tranquilo, sem tanta agitação de turistas para todos os lados. E, hoje em dia, é tão fácil chamar um carro de aplicativo que, no fim das contas, o custo-benefício fica vantajoso.

CASONA LA RECOLETA

Onde ficar em Cusco

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5

A Casona La Recoleta fica no San Blas e tem uma das melhores notas de avaliação da cidade. O casarão foi reformado e tem espaços arejados, bem decorados e super acolhedores. A única observação é que ele fica em uma rua bem estreita, com difícil acesso para carros.

NISHIHOUSE

★★☆☆☆ | Nota de Avaliação: 8,5

O Nishihouse é um apartamento grande, com quatro quartos que acomodam até dez pessoas. Ele fica no San Blas e para quem vai ficar mais tempo na cidade, pode ser uma boa escolha. Apesar de ficar em um prédio mais antigo, o apartamento foi reformado e está super aconchegantes. Vale o que cobram!

ANQAS APARTMENT CUSCO

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1

A localização do Anqas Apartment Cusco é ótima: central, mas longe de qualquer barulho. Os ambientes são super acolhedores e as camas são sensacionais. A água quente do chuveiro, a cozinha completa com fogão e micro-ondas e a leveza dos ambientes fazem os dias serem mais aconchegantes e tranquilos.

CUSCO’S HOME

★★☆☆☆ | Nota de Avaliação: 9,8

O Cusco’s Home é um lugar muito bem recomendado pelos viajantes. O apartamento fica muito perto de tudo e outro ponto positivo é que ele é bem quentinho. Dá para ver a arquitetura colonial e a inca dividindo o mesmo ambiente. Por isso tudo, é um excelente lugar para ficar em Cusco.

CASONA MURU

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1

Os apartamentos do Casona Muru têm uma localização incrível, a meia quadra da praça principal, a Plaza de Armas. Todos são muito bem decorados, limpos e com um estilo mais moderno. As unidades com varanda têm uma vista linda da cidade. O único ponto de observação é que o prédio não tem elevador.

AITANA’S HOUSE

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,7

Os apartamentos do Aitana’s House foram reformados recentemente para receber hóspedes do mundo todo – eles ficaram uma graça, muito aconchegantes e práticos.  A localização é excelente, no comecinho do San Blas, a poucos metro da Plaza de Armas, ainda na parte baixa da cidade.

Melhores hostels de Cusco

Cusco é a Meca dos Mochileiros na América do Sul.

→ Melhores hostels de Cusco

Há muitas formas de economizar: muitos hostels – alguns bem baratos e bem simples – restaurantes com preços baixos, passeios gratuitos, descontos para estudantes.

NAO VICTORIA HOSTEL

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

O Nao Victoria Hostel é o meu favorito em Cusco. Ele é super bem organizado, com ambientes arejados e sempre limpos. Isso é muito importante para mim e acredito que para você também. O hostel fica a 500 metros da Plaza de Armas e tem quartos compartilhados, que acomodam até oito pessoas, e suítes privativas.

VIAJERO KOKOPELLI

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

A energia do Viajero Kokopelli Cusco Hostel é super legal e tudo começa pelos espaços bem decorados e amplos, que trazem muito aconchego. O hostel tem quartos compartilhados e suítes privativas, todos sempre muito limpos – assim como os banheiros.

SAQRAY HOSTEL

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1

O Saqray Hostel fica um pouco mais afastado da Plaza de Armas e tem preços mais em conta: é preciso subir uma ladeira para chegar a ele. Por outro lado, conforto e limpeza são garantias, já que esses dois itens são muito bem avaliados pelos hóspedes. Ele também tem quartos compartilhados, que acomodam até seis pessoas, e suítes privativas.

Vale a pena ficar em Machu Picchu?

Quem quiser aproveitar mais de Machu Picchu, pode ficar hospedado pertinho da Cidade Sagrada dos incas.

Você já deve saber que ela é  especial para os peruanos e para o mundo  por seu valor histórico, mas há também uma questão espiritual ligada a Machu Picchu.

Muitas pessoas dizem sentir uma energia diferente, algo que toca a alma. Até a atriz Fernanda Montenegro disse que “existe um antes e um depois de Machu Picchu“. Eu tive a minha própria experiência e foi, realmente, magnífica.

Há opções excepcionais para ficar hospedado bem pertinho das montanhas sagradas. É só escolher uma!

SUMAQ MACHU PICCHU

Onde ficar em Cusco

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,1

O Sumaq Machu Picchu Hotel fica na margem do rio Urubamba, em Águas Calientes, a apenas 20 minutos da Cidade Sagrada. Com cinco estrelas, ele tem design andino e oferece conforto e comodidade. O atendimento é excelente e tem um SPA que funciona no hotel.

SANCTUARY LODGE

Onde ficar em Cusco

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,1

Quem quiser um hotel com vista para as ruínas de Machu Picchu deve escolher o Sanctuary Lodge. Ele é o único que tem este privilégio e oferece, realmente, o máximo em conforto. Os quartos são maravilhosos, divididos em categorias e até mesmo a mais simples é super aconchegante.

Decidiu onde ficar em Cusco?

Estas são as minhas dicas de onde ficar em Cusco.

Você entendeu que o Centro Histórico é a melhor escolha, que a cidade tem muitas ladeiras e que é preciso fazer sua reserva com antecedência.

Mas eu ainda quero deixar algumas dicas rápidas para você aproveitar melhor a cidade.

  • Conheça os sítios arqueológicos ao redor de Cusco;
  • O Ano Novo na cidade é espetacular;
  • Respeite as ruínas incas porque elas são sagradas;
  • Junho, julho e agosto são os melhores meses;
  • Coma carne de lhama e beba chicha morada;
  • Compre o bilhete do trem para Machu Picchu com antecedência.

Espero que sua viagem seja realmente inesquecível, porque o Peru é um dos países que eu mais gostei de conhecer.

5 melhores passeios de Cusco

Há muitas coisas interessantes para conhecer em Cusco e nos arredores da cidade. Você pode – e deve – se programar com antecedência, pois, como já comentei, a região é muito procurada por turistas do mundo inteiro.

Eu listei cinco passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer.

City Tour em Cusco

Uma caminhada pelas ruas da cidade, que já foi a capital da Império Inca, e uma visita aos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuaman, Quenqo e Puka Pukara vai lhe dar uma visão geral do que Cusco representa.

Há passeios que incluem pelo menos quatro dos sítios arqueológicos mais importantes ao redor de Cusco. Entre eles, o impressionante Qoricancha, templo do deus Sol na época Inca, que hoje é o convento de Santo Domingo.

Também há opções de visita guiada pelo Centro e pelos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuamán e muito mais.

É um passeio que vale muito a pena!

Machu Pichu

Uma opção muito prática é se juntar a um grupo e fazer uma excursão de um dia a Machu Picchu saindo de Cusco.

No pacote, estão inclusos o transporte do hotel até a estação ferroviária, a passagem de trem entre Ollantaytambo/Poroy e Aguas Calientes, ônibus de ida e volta de Aguas Calientes a Machu Picchu, guia local, ingressos para Machu Picchu e visita guiada ao Circuito 5, que também é chamado de Llaqta de Machu Picchu, a parte central da cidadela.

Você também pode ver as informações detalhadas de como fazer o passeio de forma independente.

Vale Sagrado

Passar o dia visitando diferentes vilarejos tradicionais entre as cidades de Chinchero, Moray, Ollantaytambo e Pisac, que ficam ao longo do rio Urubamba, é outro passeio clássico que vale muito a pena.

A forma mais prática de fazer isso é comprar uma excursão com transporte, guia e almoço. Assim, você não vai se preocupar com muita coisa aproveitar melhor seu tempo.

Para visitar as cidades do Vale Sagrado dos incas é preciso comprar o Boleto Turístico del Cusco. Ele é o seu passaporte para as atrações localizadas na cidade e nos arredores.

Montanha Arco-Íris

Um dos passeios mais comentados dos arredores de Cusco é a trilha até a Vinicunca, apelidada de Montanha Arco-Íris por causa de suas cores.

O percurso não é fácil, exige fôlego, roupas apropriadas e é muito importante estar acompanhado de bons profissionais. Definitivamente, este é um passeio que não dá para fazer de forma independente.

O passeio de um dia pela Montanha Arco-Íris, que também inclui o Vale Vermelho, é uma das melhores opções, com bom custo-benefício.

O pacote inclui transporte do hotel ao ponto de partida da trilha, guia, café da manhã e almoço, cilindro de oxigênio e kit de primeiros socorros para os casos de emergência.

A taxa de entrada para a Montanha Arco-Íris, que custa S/. 30, é paga à parte.

Lagoa Humantay

Esta belíssima lagoa de tons azuis-esverdeados fica ao norte de Cusco, atrás da mítica montanha nevada de Apu Salkantay, e a melhor forma de conhecê-la é fazendo o passeio um dia à Lagoa Humantay.

É preciso acordar cedo, por volta das 4h, para percorrer as montanhas de Cusco até Soraypampa. O esforço vale a pena porque o visual é incrível, com o Apu Salkantay, a 6.230 metros acima do nível do mar, e a Lagoa Humantay, a 5.250.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi, Fernando.
    É uma excelente escolha.
    Ficar perto de tudo e fora do barulho. Vale a pena mesmo.
    Um abraço!

  2. Altier,
    Você acha que o Casa Andina Plaza de Armas é uma boa escolha? Não faço questão de hotel caro, mas quero conforto e boa localização.
    Obrigado!

  3. Oi, Anita.
    Os USD 100 são um valor bom, mas tudo depende do estilo de viajantes de vocês. Por isso, fica difícil dizer um valor ideal.
    Um abraço!

  4. Olá!
    Você tem ideia de qual a média de gastos diários em Cusco (sem considerar o deslocamento e ingresso para Machu Picchu e hotéis em Cusco)? Seriam os gastos corriqueiros com alimentação, ingressos e transporte. Claro, para uma viagem econômica.. Pensei em US$ 100 por dia, para um casal.

  5. Olá, td bem? adorei seu conteúdo, bastante completo.
    Tenho umda duvida: como esta sendo a exigência de documentos neste ano de 2022 por conta da covid? sabes me dizer algo?? obrigada desde ja.

  6. Oi, Igor.

    Não sei se consigo te responder com as informações que me passou, mas vou tentar.
    A estação tem guarda-volumes, mas é preciso saber o horário que você vai embarcar, pois ele pode não estar aberto.
    Veja as regras aqui: https://incarail.com/pt/politicas-de-bagagem
    O trânsito, geralmente é tranquilo, você deve gastar uma hora para atravessar a cidade.
    Novamente, não sei em que época e horário chegará e isso pode interferir um pouco.
    No Ano Novo, Cusco fica lotada. Mais que o normal.

    Um abraço.

  7. Oi Altier, estou indo para o Peru em dezembro, e gostaria de saber se a estação de Poroy (em Cusco) possui guarda-volumes para as malas. Vou levar uma malinha de 10kg e dizem que é muito complicado levar no trem. No mais, o transito em Cusco é muito complicado? Pois terei que atravessar a cidade do aeroporto até Poroy e tenho 2h30 para fazer esse trajeto (então pensei em deixar a mala no hotel no centro de Cusco e seguir para Poroy)

    Muito obrigado
    Igor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *