Quando ir a Cusco

4

Atualizado em 15 de maio de 2018

Ir a Cusco não é uma viagem qualquer. Este lugar já foi a capital do Império Inca e, hoje, é a cidade que mais atrai turistas no Peru. Além disso, é também um Patrimônio Mundial da Humanidade, reconhecido pela Unesco.

Somado a todos estes títulos, Cusco ainda é a porta de entrada para quem quer conhecer Machu Picchu, a cidade perdida dos incas, que faz parte da lista de quase todos os viajantes aventureiros. Para ter um gostinho de como é conhecer este lugar, eu aconselho você a ler: A inesquecível viagem para Machu Picchu.

São muitas atrações e qualidades na cidade. Por isso, ir a Cusco é um programa que deve entrar nos seus planos de viagem.

Quando ir a Cusco

A antiga capital do império Inca.

Quando ir a Cusco

Devido às suas características geográficas – a cidade fica no altiplano peruano a 3.400 metros acima do nível do mar e está cercada por altas montanhas que chegam aos 6.000 metros – o clima predominante em Cusco é o subtropical de altitude, que é seco e temperado com duas estações bem definidas: a chuvosa e a seca.

As temperaturas oscilam muito pouco durante o ano, mas as diferenças no termômetro podem ser percebidas facilmente entre o dia e a noite. A temperatura máxima varia entre 18 e 20 graus, enquanto as temperaturas mínimas ficam entre seis e zero.

Quando ir a Cusco

Montanhas que cercam Cusco.

Estação seca | O período sem chuvas vai de abril a outubro. A melhor época para ir a Cusco é entre os meses de maio e setembro, principalmente se você quiser ver Machu Picchu sem nuvens. De junho a agosto, a cidade fica bem agitada por causa das férias escolares. Em julho os termômetros podem chegar ao zero grau, mas a neve é um evento raro.

Além disso, no dia 24 de junho, os cusquenhos comemoram o solstício de inverno e o início do novo ano do sol com o festival Inti Raymi. Realizado no sítio arqueológico de Sacsayhuamán, ele atrai cerca de cem mil pessoas. Por isso, é bom fazer a reserva de seu hotel com antecedência.

Quando ir a Cusco

Sacsayhuamán, onde acontece a maior festa da cidade.

Estação chuvosa | O período de chuvas vai de novembro a março. Os meses mais chuvosos são dezembro, janeiro e fevereiro. Nessa época, a média é de 102 dias de chuva. É importante ressaltar que as temperaturas podem variam muito entre o dia e a noite, por isso sempre leve um casaco.

Além disso, nos dias de muita chuva, alguns sítios arqueológicos fecham para visitação. Isso pode estragar um pouco seu roteiro, então fique atento à melhor época para ir a Cusco.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

4 Comentários

Escreva um comentário