Pesquisar
Close this search box.

Viagem de Lima a Cusco de carro: relato dos perrengues da estrada

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Viagem de Lima a Cusco de carro

Muitos viajantes me escrevem procurando informações sobre a viagem de Lima a Cusco de carro. Ao longo de anos, todos os relatos que ouvi de pessoas que fizeram o percurso, eram de que a viagem é tensa, cansativa e desgastante.

→ Onde ficar em Lima

De Lima a Cusco de Carro

Quem vai nos contar os detalhes da viagem é o servidor público Marcos Leão. Ele é um viajante experiente e sempre aluga um carro para desbravar a região onde está.

Marcos me contou que chegou a Lima com a esposa e um casal de amigos e, então, decidiu seguir até Cusco de carro, passando por Nazca.

Viagem de Lima a Cusco de carro

A primeira parte da viagem, de Lima a Nazca, foi muito legal. Esse trecho tem paisagens lindas, margeando o Pacífico. Nessa rota, nós encontramos restaurantes simples, mas que serviam comidas típicas muito boas. Nós encontramos, também, vestígios de um poderoso terremoto, seguido de um maremoto, que devastou comunidades inteiras da costa peruana. Hoje, só se vê as bases das casas. Nós fizemos, ainda, um sobrevoo nas Linhas de Nazca, e dormimos na cidade”, conta.

Realmente, a viagem de Lima a Nazca é bastante tranquila e agradável. Afinal, a rodovia está bem conversada e é cheia de longas retas. Isso faz a viagem render e ser menos perigosa.

→ Como sobrevoar as Linhas de Nazca

Detalhe das grandiosas Linhas de Nazca.

Subindo os Andes

Depois dessa parada, Marcos deixa o litoral e segue rumo à Cordilheira dos Andes. De Nazca a Cusco são, aproximadamente, 650 quilômetros. Essa distância, olhando no mapa, parece curta e fácil de ser cumprida em poucas horas. Mas não é bem isso que ele nos conta.

Pela manhã, bem cedo, iniciamos o trecho que vai de Nazca a Cusco. São pouco mais de 650 quilômetros, mas que equivalem a 1.500 aqui no Brasil. As estradas são muito boas, sem buracos. Porém, têm muitas curvas fechadas que um carro não faz a mais de 40 km/h. Todo esse trecho tem precipícios de um lado e pedras gigantescas do outro. Sem falar na quantidade de amimais cruzando a pista: lhamas e alpacas que, aqui, são criadas como gado, estão por todos os lados”, explica.

O mal de altitude

Foram esses obstáculos que fizeram com que a viagem de Marcos durasse mais de 18 horas.

Cansados, tensos e ansiosos para encerrar essa penosa jornada, passageiros e motoristas tiveram ainda que vencer outro grande problema: o mal de altitude.

A sensação pode afetar quem alcança os trechos mais altos dos Andes.

Os desconfortos causados pela falta de oxigenação do sangue aparecem em forma de enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura e sonolência. Em casos mais graves, podem causar a morte.

Marcos conta que estava dividindo a direção do veículo com seu amigo. Seu relato é importante para que você também saiba que há um risco real, principalmente para quem não é acostumado com altitudes acima dos 3.000 metros.

Dirigir sentindo o mal da altitude não é nada fácil. Meu amigo não sofreu muito, mas eu praticamente fiquei sem sentidos e completamente desorientado na última metade da viagem. Para mim, a viagem foi terrível”, alerta Marcos.

Viagem de Lima a Cusco de carro

Quem está planejando uma viagem pelas cidades peruanas que ficam na Cordilheira dos Andes – de carro ou não – deve saber que há medidas preventivas que podem auxiliar no combate aos efeitos do mal de altitude.

Uma delas é fazer a subida de forma gradativa, parando em cidades intermediárias. Mas há também medicamentos que ajudam o nosso organismo nessa tarefa.

Dicas para cuidar de sua saúde no Peru

Felizmente, a viagem de Marcos terminou bem. Depois de 18 horas, ele chegou a Cusco. Ainda assim, quando pergunto se ele repetiria essa aventura, o que ouço é um não bem forte.

Sou acostumado a viajar e, geralmente, aonde chego alugo um carro. Assim, já conheci muita coisa nos meus 63 anos de vida, mas nada foi parecido com a experiência de chegar a Cusco de carro”, revela o viajante.

Viagem de Lima a Cusco de carro

Cusco de carro

Para quem realmente deseja seguir até Cusco de carro, é importante fazer algumas paradas nas cidades do caminho. Assim você consegue se aclimatar e aliviar a tensão da viagem. Outra informação muito importante é que, nesse trecho, é ideal que haja, pelo menos, dois motoristas para revezar a direção.

→ Onde ficar em Cusco

No trecho até Cusco, eu encontrei alguns restaurantes que servem truta fresquinha, que são tiradas do poço na hora. Eles ficam exatamente no meio da viagem e funcionam como um ponto de parada estratégica para a gente se alimentar e descansar”, indica.

Viagem de Lima a Cusco de carro

Se você está planejando uma viagem de carro para Cusco, eu sugiro que leia: Peru de carro: o que você precisa saber e Como é a viagem de carro para o Peru.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

19 respostas

  1. Boa tarde!

    Fui agora em setembro de 2022 de moto com meu esposo e mais 2 casais.

    Foi uma vigem incrível, não foi melhor por que tive muito medo das curvas,meu esposo não tinha experiencia, mas graças a Deus deu tudo certo e ano que vem se deus permitir, iremos ate Arequipa., não sentimos mal de altitude

  2. Edgar boa tarde, a gente mora em Ribeirao e quer fazer esta aventura, que voce me fala?
    Tenho 02 crianças uma de 11 e outra de 2 anos

  3. Oi, Ana.

    Realmente, esta é uma viagem muito longa e cansativa para crianças. Boa escolha!

    Um abraço.

  4. Altier Moulin, que bom que encontrei seu blog. Estava pensando em fazer esse percurso de carro com meu marido e filho de 4 anos, mas agora vou de avião, com certeza! Gostamos de aventuras, mas com criança pequena todo cuidado é pouco. Obrigada e parabéns pela matéria.

  5. Ótimo seu blog, parabéns.

    Peru é realmente incrível, paisagens deslumbrantes, desfiladeiros arrepiantes e cenários repleto de cultura e muita história.

    Tem duas rotas de carro ou ônibus que aconselho pelas belas paisagens que é Lima/Huancayo pela Carretera Central e Lima/Trujilo que passa no belo e muito perigoso Serpentin Pasamayo.

  6. Boa noite.. parabéns pelo excelente trabalho. Gostaria de saber se é fácil alugar um bom carro em Puerto Maldonado. Pq não queria ir de carro de SP. Ou será que posso alugar em Rio Branco? Por conta de não estar no meu nome? Obrigado

  7. Rosemildo, bom dia! Eu e minha esposa visitaremos Peru em março/2017. Nossa intenção é descer em Lima, conhecer os pontos turísticos, e ir até Cusco (carro ou ônibus). Já compramos as passagens aéreas e agora estamos montando o roteiro até Cusco.
    Por ser tudo novo, temos interesse em companhia – principalmente pelo percurso e altitude. Se tiveres interesse de cruzar Peru conosco, segue me contato para alinharmos: silas23@hotmail.com

  8. Estamos planejando nossa viagem ao Peru em camionete frontier, porem desejaríamos ter contato com casal que tope fazer essa viagem conosco, seria apartir do mês de março/2017.
    Moramos no estado da Paraiba, aposentados com idade entre 50 e 60 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20