Onde comer em Lima

0

Atualizado em 22 de abril de 2020

Quando estou planejando uma viagem, depois de escolher quando ir e como chegar, outra prioridade é descobrir onde encontro comida boa e barata. Por isso, eu fiz questão de listar minhas dicas de onde comer em Lima.

É que, aqui, a culinária regional é um dos elementos que mais conta a história desse povo. Além disso, experimentar os pratos locais é uma atividade muito prazerosa.

Lima não é apenas a maior e mais importante cidade do Peru. Ela é o mais significante símbolo da harmônica riqueza cultural que o encontro das etnias que formam o país criou. Ou seja, comer em Lima é uma experiência à parte.

Onde comer em Lima

A boa mesa, que concilia os frutos do mar com a herança dos povos que habitam as montanhas, faz da culinária limenha um patrimônio peruano. Por isso, eu sugiro que, quando for comer em Lima, você comece o seu tour gastronômico pelo tradicionalíssimo ceviche. Este é um prato preparado com peixe marinado em suco de limão.

Para comer um bom ceviche, você pode procurar as tradicionais chevicherías. Eu indico a Mibarrunto e a Pedro Solari, onde um prato individual custa cerca de PEN 40.

Onde comer em Lima

Você pode procurar as tradicionais chevicherías

Saboreie também o lomo saltado, um filé em tiras, servido com legumes e arroz que você vai comer celebrando cada pedaço e desejando mais. No Tanta, um dos melhores restaurantes da cidade, e no Nanka você paga cerca de PEN 60 pelo prato.

Para acompanhar, peça uma Inka Cola. A bebida não tem a cor, o sabor e nem o gás da concorrente americana, mas aqui, faz tanto – ou mais – sucesso quanto ela.

Onde comer em Lima

O lomo saltado é um filé em tiras, servido com legumes e arroz.

No inverno de Lima, um dos pratos mais consumidos é o aji de gallina. Esse prato é feito com frango desfiado e cozido em um molho apimentado feito com leite, queijo parmesão e nozes.

A papa rellena pode ser comparada à coxinha brasileira. Esse aperitivo é feito com uma massa de batatas que é moldada e recheada – na versão clássica – com carne moída apimentada e bem temperada. O melhor lugar para comer essa delícia é o Wayro, onde você paga PEN 5 por uma bem grande.

Quando for comer em Lima, você também encontrará deliciosas sopas, mas eu quero destacar a sopa criolla. Esse clássico prato peruano mistura carne e macarrão com um forte tempero e um toque de pimenta. Ele foi trazido para o país por imigrantes italianos.

Se tiver oportunidade, experimente a chicha morada. Essa bebida típica peruana é preparada a partir de um milho roxo conhecido como maiz morado e tem um gosto bem intenso.

Hoje em dia, a chicha pode ser comprada engarrafada em bares e supermercados. Mas, no processo tradicional de preparo o milho roxo é cozido com pedaços de abacaxi, canela e cravo até que tudo vire um líquido roxo e doce.

À noitinha, vá ao Picas, um bar que fica no bairro de Barranco, o mais boêmio da capital peruana. Lá, experimente o pisco sour, um dos mais populares drinques do país.

Para adoçar a boca, não deixe de comer em Lima os tradicionalíssimos picarones, um tipo de rosquinha frita feita com batata doce e servida com uma calda de melado que você encontra facilmente nas esquinas da cidade.

Onde comer em Lima

Não deixe de comer os tradicionalíssimos picarones.

Já o tres leches se tornou uma sobremesa típica no país há poucos anos. Ele é um pão de ló simples molhado com uma calda feita com leite condensado, creme de leite e leite integral. O tres leches é extremamente doce e um pouco pesado para quem está de dieta.

Agora que você já sabe onde comer em Lima, que tal dar uma olhada nos hotéis lendo: Onde se hospedar em Lima.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário