Pesquisar
Close this search box.

Onde comer em Lima: pratos típicos da cozinha limenha

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde comer em Lima

Quando estou planejando uma viagem, depois de escolher quando ir e como chegar, outra prioridade é descobrir onde encontro comida boa e barata. Por isso, eu fiz questão de listar minhas dicas de onde comer em Lima.

É que a culinária regional é um dos elementos que mais conta a história do povo e dos lugares. Além disso, experimentar os pratos locais é uma atividade muito prazerosa.

→ Onde ficar em Lima

Lima não é apenas a maior e mais importante cidade do Peru. Ela é o símbolo mais significante da harmônica riqueza cultural que o encontro das etnias que formam o país criou. Comer em Lima é uma experiência à parte.

Onde comer em Lima

A boa mesa, que concilia os frutos do mar com a herança dos povos que habitam as montanhas, faz da culinária limenha um patrimônio peruano.

Por isso, eu sugiro que, quando for comer em Lima, você comece o seu tour gastronômico pelo tradicionalíssimo ceviche, prato preparado com peixe marinado em suco de limão.

Para comer um bom ceviche, você pode procurar as tradicionais chevicherías. Eu indico a Mibarrunto, onde um prato individual custa cerca de S/. 49.

Saboreie também o lomo saltado, um filé em tiras, servido com legumes e arroz que você vai comer celebrando cada pedaço e desejando mais. No Tanta, um dos melhores restaurantes da cidade, e no Nanka você paga cerca de PEN 65 pelo prato.

Para acompanhar, peça uma Inka Cola. A bebida não tem a cor, o sabor e nem o gás da concorrente americana, mas aqui, faz tanto – ou mais – sucesso quanto ela.

Onde comer em Lima

No inverno de Lima, um dos pratos mais consumidos é o aji de gallina, feito com frango desfiado e cozido em um molho apimentado feito com leite, queijo parmesão e nozes.

A papa rellena pode ser comparada à coxinha brasileira. Esse aperitivo é feito com uma massa de batatas que é moldada e recheada – na versão clássica – com carne moída apimentada e bem temperada.

O melhor lugar para comer essa delícia é o Wayro, onde você paga PEN 5 por uma bem grande.

Quando for comer em Lima, você também encontrará deliciosas sopas, mas eu quero destacar a sopa criolla.

Esse clássico prato peruano mistura carne e macarrão com um forte tempero e um toque de pimenta. Ele foi trazido para o país por imigrantes italianos.

Se tiver oportunidade, experimente a chicha morada. Essa bebida típica peruana é preparada a partir de um milho roxo conhecido como maiz morado e tem um gosto bem intenso.

Hoje em dia, a chicha pode ser comprada engarrafada em bares e supermercados. Mas, no processo tradicional de preparo o milho roxo é cozido com pedaços de abacaxi, canela e cravo até que tudo vire um líquido roxo e doce.

À noitinha, vá ao Picas, um bar que fica no bairro de Barranco, o mais boêmio da capital peruana. Lá, experimente o pisco sour, um dos mais populares drinques do país.

Para adoçar a boca, não deixe de comer em Lima os tradicionalíssimos picarones, um tipo de rosquinha frita feita com batata doce e servida com uma calda de melado que você encontra facilmente nas esquinas da cidade.

Onde comer em Lima

Já o tres leches se tornou uma sobremesa típica no país há poucos anos. Ele é um pão de ló simples molhado com uma calda feita com leite condensado, creme de leite e leite integral. O tres leches é extremamente doce e um pouco pesado para quem está de dieta.

Onde ficar em Lima

Eu sempre uso o Booking.com para fazer minhas reservas e conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Não é à toa que ele é o site mais procurado por viajantes em todo o mundo.

O serviço é totalmente gratuito – nenhuma taxa é cobrada da gente pela reserva – e, em muitos casos, os quartos podem ser cancelados gratuitamente.

No mapa acima, você pode ver a localização de todas os hotéis, apartamentos e hostels que estão na lista que fiz logo abaixo, e você também pode ver todas as opções de hospedagem de Lima.

Exe Miraflores

Uma das melhores opções para ficar em Lima, o Exe Miraflores  fica bem pertinho do Parque Miraflores Kennedy, uma agradável área verde da cidade. Ele tem ótimos quartos, com colchões confortáveis, travesseiros e roupa de cama de excelente qualidade.

Onde ficar em Lima

O café da manhã é fantástico e atende a todos os gostos.  O hotel oferece um drinque de boas-vindas no bar do restaurante e duas garrafas de água todos os dias sem custo adicional. O shopping Larcomar fica a apenas 800 metros do hotel e a praia de Miraflores a um quilômetro.

Onde ficar em Lima

Ayenda Stefanos

O Ayenda Stefanos é uma das opções mais em conta do Miraflores. Ele fica no coração do bairro, em uma área mais movimentada. Isso significa que você pode fazer muitas coisas a pé e ter acesso fácil ao transporte público. Os quartos são arejados, espaçosos, a cama é muito confortável e o café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Lima

Como já disse, Miraflores é um bairro ótimo e eu indico este hotel para todos os tipos de viajante, mas, especialmente, para quem aprecia bons restaurantes e não quer pagar muito, mas acertar na hora de escolher onde ficar em Lima.

Onde ficar em Lima

Casa Andina Premium Miraflores

O Casa Andina Premium Miraflores também fica no Miraflores, a poucos metros de restaurantes e bares super badalados: a localização deste hotel é um dos seus pontos fortes. Ele faz parte da rede peruana Casa Andina, que eu considero ter um excelente atendimento e uma ótima qualidade nos serviços.

Os quartos são bem equipados e confortáveis. A internet funciona e o estacionamento é gratuito. O café da manhã é excelente, sempre com muitas variedades, e já está incluso no valor da diária. É uma opção prática e muito aconchegante para quem quer aproveitar bem o tempo na cidade.

Onde ficar em Lima

Hotel Nobility

O Hotel Nobility também fica no Miraflores, meu bairro preferido, e tem quartos bem espaçosos. O restaurante tem um cardápio bacana com pratos regionais e da cozinha mediterrânea. Ele fica a a 35 minutos de carro do aeroporto e bem pertinho de Centro Histórico, então, dá para aproveitar muito a cidade.

Onde ficar em Lima

Se é conforto que você está procurando, eu indico reservar este hotel. A diária inclui um saboroso café da manhã com frutas e aqueles pãezinhos caseiros que só o Peru tem, sabe? No fim do dia, você ainda pode relaxar na sauna ou queimar as calorias na sala de ginástica.

Antara Hotel

Também no coração de Miraflores, o Antara Hotel fica entre duas das principais avenidas de Lima. Ele tem quartos bastante aconchegantes: isso inclui banheira de hidromassagem e sauna – além de internet e estacionamento gratuitos, claro. No restaurante do hotel, você pode saborear pratos internacionais e inovadores, além da tradicional cozinha peruana.

Onde ficar em Lima

O hotel tem um estilo minimalista, mais romântico, ideal para casais. O atendimento é bem personalizado e muito elogiado, coisas que a gente encontra em hotéis menores, como é o caso do Antara.

Mercure Ariosto Lima

O Mercure Ariosto Lima tem muitos pontos positivos: conforto, localização excelente, comida incrível – tem café da manhã, almoço e jantar – e atendimento super elogiado. Sobre isso eu quer falar mais um pouco.

Onde ficar em Lima

É que a receptividade dos funcionários é sensacional. Todos são muito gentis e eficientes: do check-in à lavanderia. Sem dúvida, é uma super escolha para ficar em Lima.

Ibis Lima Reducto Miraflores

O Ibis Lima Reducto Miraflores é uma excelente opção para quem não quer ter surpresas desagradáveis, já que o padrão da rede a gente conhece bem: quartos compactos e vem resolvidos, atendimento profissional e localização estratégica.

Onde ficar em Lima

É um hotel para quem procura uma hospedagem prática, com preço interessante, segurança e conforto na medida. O custo-benefício acaba sendo interessante porque é fácil chegar a qualquer parte de Lima a partir do hotel.

AC Hotel By Marriott Lima Miraflores

O AC Hotel by Marriott Lima Miraflores é um dos melhores da capital peruana e, sem dúvida, é uma grande escolha para ficar em Lima. Ele tem uma avaliação super boa, conforto excelente em todos os ambientes e o atendimento deixa tudo melhor – isso faz muita diferença, né?

Onde ficar em Lima

E tem, ainda, café da manhã excelente, com muitas comidinhas gostosas, quartos amplos e arejados e localização excelente, praticamente ao lado do Shopping Larcomar. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Lima

Pariwana Hostel Lima

Se você está vindo para Lima sozinho, um hostel pode ser um bom lugar para se hospedar e, com toda certeza, o Pariwana Hostel Lima é um dos melhores da cidade. Ele fica perto de tudo o que você precisa – lanchonetes, restaurantes, mercados, casas de câmbio. Tudo, exatamente tudo.

Além disso, o fato de poder interagir com pessoas de vários lugares do mundo e fazer novos amigos é outro ponto que joga a seu favor. O atendimento é sensacional e o café da manhã cumpre bem o seu papel. Há armários individuais e a internet funciona.

Faixas de preço em Lima

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Lima.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *