Pesquisar
Close this search box.

Viajar para o Peru é seguro? Veja os cuidados que deve ter

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Viajar para o Peru é seguro?
Foto: Jeison Higuita

O Peru é um dos países mais visitados da América do Sul, mesmo assim muitas pessoas se questionam se viajar para o Peru é seguro.

Segundo o Índice Global da Paz (GPI), o Peru está na quarta posição do ranking de países mais seguros do continente, atrás de Chile, Uruguai e Equador. O Brasil aparece na nona posição.

No entanto, existem algumas áreas do país onde você deve ser mais cauteloso.

Viajar para o Peru é seguro?

De acordo com o Travel Safe Abroad, índice que mede e compara os níveis de segurança de mais de cem países, o Peru tem nota 50 na avaliação dos países mais seguros para viajar.

O Brasil tem nota 52, muito abaixo de países sul-americanos como Chile, que tem 79, e Argentina, que alcança 70 pontos.

Para construir este índice comparativo, são analisados dados de fontes públicas, como relatórios policiais e pesquisas internacionais sobre crimes contra o patrimônio e contra a vida, tráfico de drogas, corrupção, tolerância racial, liberdade religiosa e outros indicadores de segurança.

Países com nota de 0 a 33 são mais perigosos, de 33 a 66 são um pouco mais seguros e de 66 a 100 são os mais seguros.

Lugares mais perigosos

Embora muitas áreas do Peru sejam seguras, existem alguns lugares que representam risco para viajantes.

Lima e a Amazônia são duas áreas onde você deve ter mais cuidado.

Esta última, é uma área muito remota com poucos falantes de outras línguas – além do castelhano – por isso é melhor obter informações de alguém que já esteve lá antes.

Foto: Nathalia Segato

Como você pode imaginar, o acesso à internet pode ser prejudicado, então é preciso ter informações certas para evitar vulnerabilidades.

Ir para a Amazônia peruana é mais seguro com uma agência  do que por conta própria.

Em Lima, você deve ter os cuidados básicos de viajar em uma grande cidade: não dar bobeira com seus pertences, evitar ostentar objetos caros e não andar sozinho à noite em algumas áreas, como o Centro Histórico.

TERRORISMO

Nos anos 1970, grupos terroristas iniciam uma série de ataques contra civis que durou 20 anos. O Sendero Luminoso e o MRT assustaram o mundo com suas práticas e afastaram indústrias e muitos moradores dos arredores de Lima.

A taxa de homicídios da cidade foi às alturas e o medo estava instalado. Só para ter uma ideia, em 1991 a cidade teve mais de 900 ataques, com um saldo de 400 mortos.

Nos anos seguintes, enquanto o país vivia forte recessão, os peruanos presenciaram um Golpe de Estado e a tomada do poder pelo Exército. A pobreza aumentou e a economia foi para o ralo – e só voltou a suspirar em 2001, com o fim do regime militar.

Nas últimas décadas, não houve casos de terrorismo e um novo modelo de gestão tem trazido o alívio para peruanos e viajantes. Mesmo assim, Lima exige cuidados como qualquer grande cidade latino-americana.

Viajar para o Peru é seguro?
Foto: Lee Scarratt

Transporte público

Tenha cuidado ao usar o transporte público, pois batedores de carteira aproveitam para agir.

Nos táxis, fique esperto porque alguns motoristas podem tentar cobrar preços além do normal por seus serviços – combine o preço antes para que não haja problemas mais tarde!

Embora o Peru tenha a reputação de ser seguro, ainda é possível que passageiros sejam roubados por taxistas.

Comunicação

Se você estiver viajando pelos destinos mais populares do país, incluindo Machu Picchu, não terá problemas para se comunicar em hotéis e restaurantes, mas sempre é bom aprender algumas frases básicas em castelhano antes de viajar.

Se você não fala nada de espanhol, não se preocupe: a maioria dos peruanos adora viajantes estrangeiros – especialmente brasileiros – e fará de tudo para ajudar caso você fique perdido ou confuso com alguma coisa.

Foto: Juan Manuel

Seguro viagem

O seguro viagem é, de forma bem simples, um plano de saúde que você contrata para usar no exterior em casos de urgência e emergência.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Ele é a garantia de que você terá a assistência médica e hospitalar no caso de acidentes, que podem ser simples, como um pé torcido durante uma caminhada, ou até mesmo mais graves, como um ataque cardíaco, que pode exigir cuidados maiores, como internação e até mesmo intervenção cirúrgica.

Claro que a gente não viaja pensando que algo de ruim vá acontecer, mas, infelizmente, imprevistos acontecem.

Viajar para o Peru é seguro

A segurança no Peru não é algo para se preocupar, desde que você viaje de forma inteligente e use o bom senso. Então. podemos dizer que viajar para o Peru é seguro.

Uma boa ideia é pesquisar a área para onde você está indo antes de viajar. Isso pode ajudá-lo a se preparar melhor e a garantir que seu itinerário seja o mais seguro possível.

Embora explorar novos lugares possa parecer emocionante e aventureiro, também pode ser perigoso porque você estará longe de qualquer contato familiar.

Então, certifique-se de que alguém de confiança saiba onde você está hospedado e sempre se comunique com amigos e parentes. Também guarde seu dinheiro em um lugar seguro para não ser roubado quando estiver andando pela cidade.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo