Onde ficar em Puno: melhores áreas, hotéis e pousadas – com preços

2

Atualizado em 16 de novembro de 2021

Onde ficar em Puno

Erguida sobre uma encosta e famosa por causa do Lago Titicaca e seu mundo flutuante, esta cidade é um caldeirão efervescente de cultura. Só que para ver seus encantos, é essencial escolher bem onde ficar em Puno, no Peru.

Para decidir onde ficar é preciso levar em consideração que a cidade está sobre um morro bem íngreme. Então, se a sua preocupação for apenas financeira, pode ser que você encontre ótimos preços em hotéis e hostels que ficam bem no topo da encosta, onde não há nada muito interessante.

Em sua busca por um lugar para ficar em Puno, você vai ver que muitos anúncios citam uma bela vista para a cidade e para o Lago como um atrativo extra, porém isso é óbvio: a cidade inteira está voltada para o Titicaca.

A minha sugestão, então, é escolher um lugar que fique o mais próximo possível da Plaza de Armas, na parte baixa, pois é nos arredores dela que está a melhor área da cidade. Lembrando que, justamente por isso, os preços acabam sendo mais altos.

Outro item muito importante, para quem vai viajar no inverno, é saber se o quarto tem aquecedor, porque o frio pode incomodar bastante.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO
Sillustani é um sítio arqueológico pré-inca que fica a 45 minutos do centro da cidade. Os povos que habitavam Sillustani, antes da invasão inca, não enterravam os seus mortos. Eles os colocavam, sempre em posição fetal, dentro de torres de pedras edificadas no alto das montanhas. É que eles acreditavam que, chamados pelo deus sol, os mortos  renasceriam para uma nova vida.

Durante a invasão inca, para evitar a guerra, os povos de Sillustani foram escravizados. Em seguida, perderam os laços com a sua cultura original. Como resultado de um esforço comunitário para a manutenção do pequeno povoado, a história tem sido recuperada lentamente nas últimas décadas.

A arquitetura inca se destaca no cenário de Sillustani. A maior e mais imponente torre se diferencia das demais por seu estilo mais elaborado. É fácil perceber que os invasores tinham técnicas mais avançadas e arrojadas de construção.

Mesmo ameaçada no passado, Sillustani ainda pode ser visitada. Do alto do monte, a visão que alcanço com o Lago Umayo no horizonte é espetacular.

Onde ficar em Puno

A área mais interessante é os arredores da Plaza de Armas. É nesta região que estão os hotéis mais legais, os  hostels mais bacanas e todos os serviços, como bares e restaurantes.

Se quiser ficar coladinho com o Lago Titicaca, há excelente opções de hotéis nesta parte da cidade.

Você pode consultar  mapa abaixo para conferir a localização de cada um das opções de hospedagem que escolhi e, claro, ver as distâncias dos principais atrativos turísticos de Puno.

CASONA PLAZA HOTEL PUNO

O grande ponto positivo do Casona Plaza Hotel Puno é a localização, perto de ótimos bares e restaurantes e de várias lojas. O café da manhã é muito bom, com muitas comidinhas deliciosas.

Onde ficar em Puno

Os quartos são sempre limpos com critérios rígidos, as camas são ótimas e o espaço dos quartos também. No fim das contas, a gente percebe que o custo-benefício fica bastante interessante.

Onde ficar em Puno

HOTEL HACIENDA PLAZA DE ARMAS

O Hotel Hacienda Plaza de Armas também tem uma localização ótima, nos arredores da Plaza de Armas. Os quartos são acolhedores e muito confortáveis. O banheiro é bastante espaçoso e perfeito para aquele banho relaxante de hidromassagem depois de um dia cansativo.

Onde ficar em Puno

afé da manhã é excelente, com horário bom para quem fará passeios, e tem várias opções de frutas, mudando todos os dias. Pães frescos, ovos, panquecas e tufo mais. É um dos melhores hotéis para ficar em Puno.

Onde ficar em Puno

COLONIAL PLAZA HOTEL

O Colonial Plaza Hotel tem um bom custo-benefício. O café da manhã é o melhor da cidade, os quartos têm camas confortáveis, chuveiro bom e aquecedor para os dias mais frios. A localização é perfeita, de frente para a Catedral.

Onde ficar em Puno

O atendimento do pessoal da recepção é sempre muito elogiado e elas ajudam em tudo: dão dicas do que fazer na cidade, guardam nossa bagagem antes ou depois do check-in e estão sempre com um sorriso no rosto. Isso faz muito diferença.

HOTEL TERRA MISTICA CIUDAD DEL LAGO

O Hotel Terra Mistica Ciudad del Lago tem sido o queridinho graças a três fatores: café da manhã ótimo, localização muito boa, perto de tudo, e ótimo custo beneficio. Então, você já pode imaginar que é um dos melhores hotéis para ficar em Puno.

Onde ficar em Puno

Ele está novinho, lindíssimo e com instalações muito amplas. Os quartos são excelente, bem arejados e com tudo funcionando perfeitamente. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

TIERRA VIVA PUNO PLAZA

O Tierra Viva Puno Plaza tem quartos muito bem equipados e aconchegantes. Camas muito confortáveis, roupas de cama sempre limpas e cheirosas e o sistema de aquecimento funciona de verdade. O café da manhã é som, sempre com muitas variedades e produtos de qualidade.

Onde ficar em Puno

O serviço da recepção impressiona e eles ajudam a organizar tudo o que precisamos para conhecer o melhor de Puno. É uma excelente opção para ficar em Puno.

Onde ficar em Puno

CONDE DE LEMOS HOTEL

O Conde de Lemos Hotel é muito bem localizado, no Centro, e dá para fazer tudo a pé. Além do ambiente para tomar café, que é excelente, muito bonito mesmo, há muitos restaurantes ao lado do hotel.

Onde ficar em Puno

Os quartos são amplo, confortáveis e têm varanda enormes com vista linda para a cidade. O equipe da recepção é muito atenciosa e isso deixa tudo muito mais garadável. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Puno

HOTEL HACIENDA PUNO

O Hotel Hacienda Puno é uma ótima opção para ficar na cidade. Todos os quartos têm televisão, internet sem fio, mesa de trabalho e banheiro com produtos de banho. O café da manhã lhe dará energias para aproveitar o melhor da cidade. No balcão de turismo você pode organizar passeios para as ilhas flutuantes e se informar sobre outros passeios.

Quando a fome bater, conheça o restaurante na cobertura do hotel, onde você encontra opções à la carte de pratos regionais e internacionais, além de uma vista panorâmica para o famoso lago. O bar local é um ótimo lugar para se divertir e conhecer novas pessoas.

SONESTA POSADAS DEL INCA PUNO

O Sonesta Posadas del Inca Puno é para quem quer ficar mais próximo do Lago Titicaca e ele é espetacular, com vários pontos positivos: quartos muito limpos e confortáveis, vista maravilhosa do lago, banheira perfeita depois de um dia de trilha na altitude e café da manhã muito variado e delicioso.

Onde ficar em Puno

Par completar, a lista o atendimento dos funcionários é sempre muito elogiado. É um hotel indicado para quem quer viver a experiência do Lago Titicaca, ficando mais perto das Ilhas de Uros.

Onde ficar em Puno

GHL HOTEL LAGO TITICACA PUNO

O GHL Hotel Lago Titicaca Puno fica em uma olhota dentro do Lago Titicaca, a poucos metros da margem. É por isso que ele tem uma vista maravilhosa do Lago Titicaca, especialmente ao nascer do sol, e, também, uma vista da cidade que é lindíssima.

Onde ficar em Puno

Além da localização, ele coleciona outros pontos positivos: funcionários atenciosos e educados, conforto dos quartos, excelentes duchas quente, camas super confortáveis, café da manhã formidável, restaurante com excelente cardápio e pratos muito saborosos e, ainda, jacuzzi e sauna que ajudam a relaxar depois de tanto caminhar pela cidade. Tá bom para você?

Onde ficar em Puno

MARLON’S HOUSE

O Marlon’s House é um hotelzinho bom, bonitinho e barato, desses que sempre nos salvam na hora de economizar. Mas, o melhor mesmo é a localizaçãodo hotel: a apenas cem metros da Avenida Flora, uma das principais da cidade.

Em todos os ambientes do hotel você percebe traços da cultura peruana, que eles fazem questão de destacar. Os quartos têm televisão e internet sem fio, além do banheiro privativo. Você pode se divertir no salão de jogos, relaxar no terraço e também trazer seu animalzinho de estimação.

Onde ficar em Puno

INKA’S REST B&B

O Inka’s Rest B&B fica a dez minutos a pé do famoso Lago Titicaca, enquanto a Plaza das Armas está a 400 metros, sendo esta uma boa opção para ficar em Puno. Você encontra ambientes descolados e com decoração colorida, fazendo você se sentir em casa e mantando o astral lá no alto.

Onde ficar em Puno

O café da manhã lhe fornece energias para explorar a região e, para as outras refeições, fique a vontade na cozinha compartilhada. No balcão de turismo você se inscreve para passeios na área e recebe dicas do que fazer pela cidade.

Onde ficar em Puno

Faixas de preço em Puno

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Puno.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.
Documentos | Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro| A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.
Vacinas | Nenhuma vacina é obrigatória. A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. 

SEGURO VIAGEM

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Você está de parabéns, excelente seu blog, me foi muito útil quando viajei para a colômbia.
    Desta vez irei com meus irmãos ao Peru e nosso roteiro será: lima,arequipa e cusco.
    Minha dúvida é: de arequipa tenho como ir ao lago titicaca e retornar a arequipa, tipo um bate e volta? pois vamos comprar a passagens para cusco saindo de arequipa de avião.
    No caso passariamos um dia em arequipa, no outro bate volta ao vale del colca e no terceiro pensei ir bate e volta ao lago titicaca, tem essa possibilidade? ou qual seria sua sugestão?
    Obrigada!

    • Oi, Naara.

      Obrigado por ler o blog. 🙂
      Não conheço uma forma interessante de fazer o bate-volta de Arequipa ao Titicaca.
      A melhor ideia é pernoitar em Puno, fazer o passeio nas Ilhas do Titicaca e seguir viagem.
      O aeroporto que atende a Puno fica Juliaca.

      Um abraço.

Escreva um comentário