Quando ir a Lima: qual a melhor época para viajar – terremotos são frequentes

Atualizado em 18 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

quando ir a Lima

A capital e principal porta de entrada do Peru é uma cidade incrível e cheia de cultura. Mas, para aproveitar melhor a cidade é muito importante escolher bem quando ir a Lima.

Essa cidade peruana é o mais significante símbolo da harmônica riqueza cultural que o encontro das etnias que formam o país criou: as heranças indígenas, negras e europeias formaram uma cidade rica, colorida e vibrante.

→ Onde ficar em Lima

Seus inúmeros espaços culturais, como sítios arqueológicos, museus e galerias de arte, mostram um pouco do esforço que Lima tem feito para se tornar a líder sul-americana em oferta cultural.

Mas, qual a melhor época para conhecer a cidade? Escolher quando ir a Lima não será uma tarefa difícil, e vai depender, basicamente, do que você quer visitar no Peru.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Quando ir a Lima

O clima na cidade é quase sempre agradável, sem calor ou frio extremos. Entretanto, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95% mesmo sem chuva. É isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.

Terremotos são frequentes

O que para nós brasileiros pode ser uma ameaça aparente são os frequentes terremotos que balançam a cidade.

A maioria deles não apresenta riscos para a população, mas é estranho acordar de madrugada sentindo o chão tremer – como aconteceu comigo.

O terremoto mais devastador que abalou o Peru aconteceu no dia 31 de maio de 1970. Considerado, até então, um dos mais longos da história do país, ele durou cerca de 40 segundos e superou os 7 graus na escala Richter.

O tremor atingiu várias cidades na costa norte foram atingidas e estima-se que o terremoto tenha matado cerca de 70 mil pessoas.

Quando ir a Lima

Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.

A melhor época para viajar

Verão

A estação mais quente do ano vai de dezembro a abril. Este é o período mais ensolarado, mas a melhor época para ir a Lima é antes do verão, a partir de outubro.

Nesta época, os dias são mais quentes e você não vê a névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

A cidade, mesmo estando próxima da linha do Equador, não sofre com o calor extremo. A temperatura no verão varia entre 20 e 27 graus.

TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA
quando ir a Lima

Inverno

O período mais frio vai de maio a agosto. Esta é a estação seca, quando a umidade do ar diminui, mas os dias ficam sempre nublados. É assim na maior parte do ano, mas, quase nunca chove.

Aliás,  chuva em Lima é raridade , tanto é que, em algumas áreas, as casas não têm telhado.

O frio também não chega a ser muito, variando entre 15 e 19 graus, mas é do vento quem vem do mar que precisamos nos proteger.

PROBANILIDADE DE CHOVER

Festas de Lima

Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros. Esta procissão reúne o maior número de católicos da América do Sul e acontece desde os tempos coloniais.

A tradição começou quando um escravo desenhou a imagem de um Cristo negro nas paredes de uma cabana perto de Lima. E, mais tarde, mesmo tentando apagá-la a imagem não desapareceu.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

13 Comentários

  1. Beatriz

    Quantos dias para conhecer bem Lima e janeiro e fevereiro nao chovem entao ?? estava pensando em ir nesses meses porque pelo jeito em 2020 esta dificil ir para la. Posso ir em Janeiuro para Lima sem receio de chuvas ? E quantos dias vc sugere só Lima e Lima com Machu Pichu em Janeiro? E quanto em media por dia vc acha que gasta por la ? Sou viajante economica e viajo sozinha. Obrigada

    Responder
  2. Karina

    Ola altier! Queremos fazer essa trip eu e meu esposo, mas incluir o litoral, lobitos pascamayo etc p surf.. tens dicas?!

    Responder
  3. Érica

    Oi Fabio!
    Estou adorando seu blog!!!
    Organizei uma viagem com a família para o Peru durante o Réveillon, mas só depois de tudo comprado descobri que é época de chuva em Cusco.
    O que você recomenda que eu faça? Fique em aluna e arredores? Ou vale a pena arriscar ir à Cusco e tentar Machu Picchu???
    Muito obrigada e sucesso!

    Responder
  4. Fabio

    Conheci apenas hoje o site. Muito bom. Parabéns

    Responder
    • Altier Moulin

      Muito obrigado, Fabio.

      Um abraço.

      Responder
  5. Daniela

    Olá, ótimo post, mas gostaria de saber tbem qual meses indicado para ir conhecer Machu Picchu

    Responder
  6. Leidiane Fátima

    Ótimas informações! Estive no Peru no início de janeiro e visitei Lima, Ica ,Paracas e Nasca. Lima é uma capital muito rica em cultura e história, para entender é preciso visitar seus museus, igrejas, centro histórico. A cidade é muito bonita, limpa e organizada, apenas um trânsito caótico que no meu ver fluente bem. É uma viagem surpreendente!

    Responder
    • Altier Moulin

      É assim mesmo, Leidiane.

      Lima tem seus encantos e a gente tem que saber desvendar cada lado da cidade. Sem falar na culinária rica e saborosa.
      Que bom que gostou de sua viagem.

      Um abraço.

      Responder
  7. Iago

    Bom artigo, Altier! Sempre tive vontade de ir à Lima. Vamos ver se esse ano consigo, afinal, é um lugar relativamente próximo do Brasil e o investimento não é tão salgado quanto viagens para Europa, por exemplo. Seu texto despertou ainda mais minha vontade. Um abraço!

    Responder
    • Altier Moulin

      Muito obrigado, Iago.
      Vá mesmo, porque a capital peruana com seus sítios históricos é super interessante.
      Se precisar de ajuda, só falar. Será um prazer lhe ajudar.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7
Share to...