Quando ir a Lima

8

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Quem está pensando em ir a Lima, não vai apenas conhecer a maior e mais importante cidade do Peru. A capital nacional é o mais significante símbolo da harmônica riqueza cultural que o encontro das etnias que formam o país criou. Ou seja, as heranças indígena, negra e europeia formaram uma cidade rica, colorida e vibrante.

Na capital peruana, eu descobri inúmeros espaços culturais, como sítios arqueológicos, museus e galerias de arte, e vi de perto o esforço que ela tem feito para se tornar a líder sul-americana em oferta cultural.

Mas, qual a melhor época para conhecer a cidade? Decidir quando ir a Lima não será uma tarefa difícil, e isso vai depender, basicamente, do que você quer visitar no Peru. Também é importante escolher bem o seu hotel por aqui, então, dê uma olhada em: Onde se hospedar em Lima.

Quando ir a Lima

Líma, a capital do Peru, é a cidade mais importante do país.

Quando ir a Lima

O clima na cidade é quase sempre agradável, sem calor ou frio extremos. Entretanto, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95% mesmo sem chuva. É isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.

O que para nós brasileiros pode ser uma ameaça aparente são os frequentes terremotos que balançam a cidade. A maioria deles não apresenta riscos para a população, mas é estranho acordar de madrugada sentindo o chão tremer, como aconteceu comigo.

Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.

Quando ir a Lima

Há terremotos quase todos os dias no país e Lima não fica de fora dos abalos.

Verão | A estação mais quente do ano vai de dezembro a abril. Este é o período mais ensolarado, mas a melhor época para ir a Lima é antes do verão, a partir de outubro. Nesta época, os dias são mais quentes e você não vê a névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

A cidade, mesmo estando próxima da linha do Equador, não sofre com o calor extremo. Por aqui, a temperatura no verão varia entre 20 e 27 graus.

Quando ir a Lima

Fora do verão, por causa da umidade, a paisagem é coberta por uma névoa. Foto: Raul Pisko.

Inverno | O período mais frio vai de maio a agosto. Esta é a estação seca, quando a umidade do ar diminui e os dias ficam sempre nublados. É assim na maior parte do ano, mas, quase nunca chove. Aliás, chuva em Lima é raridade, tanto é que, em algumas áreas, as casas não têm telhado.

O frio também não chega a ser muito, variando entre 15 e 19 graus, mas é do vento quem vem do mar que precisamos nos proteger.

Quando ir a Lima

Os dias em Lima são, quase sempre, nublados, mas chuva é raridade.

Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros. Esta procissão reúne o maior número de católicos da América do Sul e acontece desde os tempos coloniais.

A tradição começou quando um escravo desenhou a imagem de um Cristo negro nas paredes de uma cabana perto de Lima. E, mais tarde, mesmo tentando apagá-la a imagem não desapareceu.

QUANDO IR A LIMA
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação Dias de chuva
Janeiro 19 26 0  0
Fevereiro 19 26 0  0
Março 19 26 0  0
Abril 17 24 0  0
Maio 16 22 0  1
Junho 15 20 0  2
Julho 15 19 1  3
Agosto 14 18 1  4
Setembro 14 19 0  3
Outubro 15 20, 0  1
Novembro 16 22 0  0
Dezembro 18 24 0  0

Veja todos os posts sobre Lima

Foto de capa: Mckay Savage

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Avatar

    Bom artigo, Altier! Sempre tive vontade de ir à Lima. Vamos ver se esse ano consigo, afinal, é um lugar relativamente próximo do Brasil e o investimento não é tão salgado quanto viagens para Europa, por exemplo. Seu texto despertou ainda mais minha vontade. Um abraço!

  2. Avatar
    Leidiane Fátima on

    Ótimas informações! Estive no Peru no início de janeiro e visitei Lima, Ica ,Paracas e Nasca. Lima é uma capital muito rica em cultura e história, para entender é preciso visitar seus museus, igrejas, centro histórico. A cidade é muito bonita, limpa e organizada, apenas um trânsito caótico que no meu ver fluente bem. É uma viagem surpreendente!

Escreva um comentário