Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Lima: veja a melhor época para viajar

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

quando ir a Lima

A capital e principal porta de entrada do Peru é uma cidade incrível e cheia de cultura. Mas, para aproveitar melhor a cidade é muito importante escolher bem quando ir a Lima.

Essa cidade peruana é o mais significante símbolo da harmônica riqueza cultural que o encontro das etnias que formam o país criou: as heranças indígenas, negras e europeias formaram uma cidade rica, colorida e vibrante.

→ Onde ficar em Lima

Seus inúmeros espaços culturais, como sítios arqueológicos, museus e galerias de arte, mostram um pouco do esforço que Lima tem feito para se tornar a líder sul-americana em oferta cultural.

Mas, qual a melhor época para conhecer a cidade? Escolher quando ir a Lima não será uma tarefa difícil, e vai depender, basicamente, do que você quer visitar no Peru.

Quando ir a Lima

O clima na cidade é quase sempre agradável, sem calor ou frio extremos. Entretanto, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95% mesmo sem chuva. É isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.

Terremotos são frequentes

O que para nós brasileiros pode ser uma ameaça aparente são os frequentes terremotos que balançam a cidade.

A maioria deles não apresenta riscos para a população, mas é estranho acordar de madrugada sentindo o chão tremer – como aconteceu comigo.

O terremoto mais devastador que abalou o Peru aconteceu no dia 31 de maio de 1970. Considerado, até então, um dos mais longos da história do país, ele durou cerca de 40 segundos e superou os 7 graus na escala Richter.

O tremor atingiu várias cidades na costa norte foram atingidas e estima-se que o terremoto tenha matado cerca de 70 mil pessoas.

Quando ir a Lima

Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.

A melhor época para viajar

Verão

A estação mais quente do ano vai de dezembro a abril. Este é o período mais ensolarado, mas a melhor época para ir a Lima é antes do verão, a partir de outubro.

Nesta época, os dias são mais quentes e você não vê a névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

A cidade, mesmo estando próxima da linha do Equador, não sofre com o calor extremo. A temperatura no verão varia entre 20 e 27 graus.

TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA
quando ir a Lima

Inverno

O período mais frio vai de maio a agosto. Esta é a estação seca, quando a umidade do ar diminui, mas os dias ficam sempre nublados. É assim na maior parte do ano, mas, quase nunca chove.

Aliás,  chuva em Lima é raridade , tanto é que, em algumas áreas, as casas não têm telhado.

O frio também não chega a ser muito, variando entre 15 e 19 graus, mas é do vento quem vem do mar que precisamos nos proteger.

PROBANILIDADE DE CHOVER

Festas de Lima

Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros. Esta procissão reúne o maior número de católicos da América do Sul e acontece desde os tempos coloniais.

A tradição começou quando um escravo desenhou a imagem de um Cristo negro nas paredes de uma cabana perto de Lima. E, mais tarde, mesmo tentando apagá-la a imagem não desapareceu.

Onde ficar em Lima

Eu sempre uso o Booking.com para fazer minhas reservas e conheço várias pessoas que fazem o mesmo. Não é à toa que ele é o site mais procurado por viajantes em todo o mundo.

O serviço é totalmente gratuito – nenhuma taxa é cobrada da gente pela reserva – e, em muitos casos, os quartos podem ser cancelados gratuitamente.

No mapa acima, você pode ver a localização de todas os hotéis, apartamentos e hostels que estão na lista que fiz logo abaixo, e você também pode ver todas as opções de hospedagem de Lima.

Exe Miraflores

Uma das melhores opções para ficar em Lima, o Exe Miraflores  fica bem pertinho do Parque Miraflores Kennedy, uma agradável área verde da cidade. Ele tem ótimos quartos, com colchões confortáveis, travesseiros e roupa de cama de excelente qualidade.

Onde ficar em Lima

O café da manhã é fantástico e atende a todos os gostos.  O hotel oferece um drinque de boas-vindas no bar do restaurante e duas garrafas de água todos os dias sem custo adicional. O shopping Larcomar fica a apenas 800 metros do hotel e a praia de Miraflores a um quilômetro.

Onde ficar em Lima

Ayenda Stefanos

O Ayenda Stefanos é uma das opções mais em conta do Miraflores. Ele fica no coração do bairro, em uma área mais movimentada. Isso significa que você pode fazer muitas coisas a pé e ter acesso fácil ao transporte público. Os quartos são arejados, espaçosos, a cama é muito confortável e o café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Lima

Como já disse, Miraflores é um bairro ótimo e eu indico este hotel para todos os tipos de viajante, mas, especialmente, para quem aprecia bons restaurantes e não quer pagar muito, mas acertar na hora de escolher onde ficar em Lima.

Onde ficar em Lima

Casa Andina Premium Miraflores

O Casa Andina Premium Miraflores também fica no Miraflores, a poucos metros de restaurantes e bares super badalados: a localização deste hotel é um dos seus pontos fortes. Ele faz parte da rede peruana Casa Andina, que eu considero ter um excelente atendimento e uma ótima qualidade nos serviços.

Os quartos são bem equipados e confortáveis. A internet funciona e o estacionamento é gratuito. O café da manhã é excelente, sempre com muitas variedades, e já está incluso no valor da diária. É uma opção prática e muito aconchegante para quem quer aproveitar bem o tempo na cidade.

Onde ficar em Lima

Hotel Nobility

O Hotel Nobility também fica no Miraflores, meu bairro preferido, e tem quartos bem espaçosos. O restaurante tem um cardápio bacana com pratos regionais e da cozinha mediterrânea. Ele fica a a 35 minutos de carro do aeroporto e bem pertinho de Centro Histórico, então, dá para aproveitar muito a cidade.

Onde ficar em Lima

Se é conforto que você está procurando, eu indico reservar este hotel. A diária inclui um saboroso café da manhã com frutas e aqueles pãezinhos caseiros que só o Peru tem, sabe? No fim do dia, você ainda pode relaxar na sauna ou queimar as calorias na sala de ginástica.

Antara Hotel

Também no coração de Miraflores, o Antara Hotel fica entre duas das principais avenidas de Lima. Ele tem quartos bastante aconchegantes: isso inclui banheira de hidromassagem e sauna – além de internet e estacionamento gratuitos, claro. No restaurante do hotel, você pode saborear pratos internacionais e inovadores, além da tradicional cozinha peruana.

Onde ficar em Lima

O hotel tem um estilo minimalista, mais romântico, ideal para casais. O atendimento é bem personalizado e muito elogiado, coisas que a gente encontra em hotéis menores, como é o caso do Antara.

Mercure Ariosto Lima

O Mercure Ariosto Lima tem muitos pontos positivos: conforto, localização excelente, comida incrível – tem café da manhã, almoço e jantar – e atendimento super elogiado. Sobre isso eu quer falar mais um pouco.

Onde ficar em Lima

É que a receptividade dos funcionários é sensacional. Todos são muito gentis e eficientes: do check-in à lavanderia. Sem dúvida, é uma super escolha para ficar em Lima.

Ibis Lima Reducto Miraflores

O Ibis Lima Reducto Miraflores é uma excelente opção para quem não quer ter surpresas desagradáveis, já que o padrão da rede a gente conhece bem: quartos compactos e vem resolvidos, atendimento profissional e localização estratégica.

Onde ficar em Lima

É um hotel para quem procura uma hospedagem prática, com preço interessante, segurança e conforto na medida. O custo-benefício acaba sendo interessante porque é fácil chegar a qualquer parte de Lima a partir do hotel.

AC Hotel By Marriott Lima Miraflores

O AC Hotel by Marriott Lima Miraflores é um dos melhores da capital peruana e, sem dúvida, é uma grande escolha para ficar em Lima. Ele tem uma avaliação super boa, conforto excelente em todos os ambientes e o atendimento deixa tudo melhor – isso faz muita diferença, né?

Onde ficar em Lima

E tem, ainda, café da manhã excelente, com muitas comidinhas gostosas, quartos amplos e arejados e localização excelente, praticamente ao lado do Shopping Larcomar. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Lima

Pariwana Hostel Lima

Se você está vindo para Lima sozinho, um hostel pode ser um bom lugar para se hospedar e, com toda certeza, o Pariwana Hostel Lima é um dos melhores da cidade. Ele fica perto de tudo o que você precisa – lanchonetes, restaurantes, mercados, casas de câmbio. Tudo, exatamente tudo.

Além disso, o fato de poder interagir com pessoas de vários lugares do mundo e fazer novos amigos é outro ponto que joga a seu favor. O atendimento é sensacional e o café da manhã cumpre bem o seu papel. Há armários individuais e a internet funciona.

Faixas de preço em Lima

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Lima.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

16 respostas

  1. Oi, Karina.
    Média de 20 graus em fevereiro à noite.
    Durante o dia faz calor, chegando a 27 graus.
    Um abraço.

  2. Olá, Altier.
    Vou viajar para Lima em fevereiro/2024.
    Gostaria de saber se faz frio em Lima, à noite.

  3. Olá
    Estou pensando em embarcar em uma aventura até Lima: fazer a maior viagem de ônibus do mundo. Saindo do Rio de Janeiro. São 6mil km percorridos em 5 dias.

  4. Quantos dias para conhecer bem Lima e janeiro e fevereiro nao chovem entao ?? estava pensando em ir nesses meses porque pelo jeito em 2020 esta dificil ir para la. Posso ir em Janeiuro para Lima sem receio de chuvas ? E quantos dias vc sugere só Lima e Lima com Machu Pichu em Janeiro? E quanto em media por dia vc acha que gasta por la ? Sou viajante economica e viajo sozinha. Obrigada

  5. Ola altier! Queremos fazer essa trip eu e meu esposo, mas incluir o litoral, lobitos pascamayo etc p surf.. tens dicas?!

  6. Oi Fabio!
    Estou adorando seu blog!!!
    Organizei uma viagem com a família para o Peru durante o Réveillon, mas só depois de tudo comprado descobri que é época de chuva em Cusco.
    O que você recomenda que eu faça? Fique em aluna e arredores? Ou vale a pena arriscar ir à Cusco e tentar Machu Picchu???
    Muito obrigada e sucesso!

  7. É assim mesmo, Leidiane.

    Lima tem seus encantos e a gente tem que saber desvendar cada lado da cidade. Sem falar na culinária rica e saborosa.
    Que bom que gostou de sua viagem.

    Um abraço.

  8. Ótimas informações! Estive no Peru no início de janeiro e visitei Lima, Ica ,Paracas e Nasca. Lima é uma capital muito rica em cultura e história, para entender é preciso visitar seus museus, igrejas, centro histórico. A cidade é muito bonita, limpa e organizada, apenas um trânsito caótico que no meu ver fluente bem. É uma viagem surpreendente!

  9. Muito obrigado, Iago.
    Vá mesmo, porque a capital peruana com seus sítios históricos é super interessante.
    Se precisar de ajuda, só falar. Será um prazer lhe ajudar.

    Um abraço.

  10. Bom artigo, Altier! Sempre tive vontade de ir à Lima. Vamos ver se esse ano consigo, afinal, é um lugar relativamente próximo do Brasil e o investimento não é tão salgado quanto viagens para Europa, por exemplo. Seu texto despertou ainda mais minha vontade. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7