Pesquisar
Close this search box.

Roteiro para o Peru: 15 dias de viagem pelas principais cidades

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Roteiro para o Peru

Quem planeja sua primeira viagem pela terra dos incas sempre tem dúvidas de como montar um roteiro para o Peru: quais cidades visitar, quanto tempo fica e o que conhecer em cada lugar. Eu posso te ajudar com isso e muito mais.

Eu imagino que você já saiba que o Peru é um dos países que mais me surpreendeu. Ele está tão pertinho de nós, brasileiros, que não dá para perder a oportunidade de conhecê-lo.

Além disso, o país tem uma cultura fascinante, uma das maiores biodiversidades do planeta e uma geografia que vai da Floresta Amazônica ao deserto do Atacama – que só ganha este nome no Chile –, passando pelas belíssimas paisagens da Cordilheira dos Andes.

Roteiro para o Peru: 15 dias de viagem

Neste roteiro para o Peru, que é muito semelhante ao que fiz quando visitei o país, eu tive o cuidado de incluir as cidades e os lugares  mais incríveis para que você possa vivenciar um pouco do que vi e vivi – na verdade, eu torço para que sua experiência seja ainda melhor que a minha.

O roteiro foi programado para 15 dias de viagem, incluindo dois dias de deslocamento – um para a ida e outro para a volta. Como sempre falo, não acho bacana programar algo nesses dias contatando que tudo vai dar certo. Então, se você chegar bem, e se der tempo para fazer algo, vai ser lucro.

Dia 1 – Lima

Faça um passeio pelo Centro Histórico e visite o Convento de São Francisco e suas catacumbas, a Catedral, o Palacio Arzobispal e almoce nos restaurantes da região.

Eu sugiro comer um Lomo Saltado, no Tanta.

Depois do almoço, comece o segundo tempo do seu passeio com uma visita ao Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera para conhecer sua coleção de 45 mil peças, composta principalmente pelas cerâmicas da milenar cultura mochica.

Roteiro para o Peru

O museu é um casarão do século 18 e tem um café muito bacana rodeado por jardins. Então, aproveite para conhecer um pouco mais da arquitetura colonial limenha.

À noite, aproveite para desfrutar do clima gostoso de Barranco, uma das áreas mais boêmias da cidade.

foto: Dachalan

Cruze a Ponte dos Suspiros que une as ruas Ayacucho e Hermita. A uma altura de oito metros, essa passarela tem 44 metros de extensão e dizem que quem a atravessa num só fôlego tem um desejo realizado. Tente se lembrar disso, prenda a respiração e vá em frente.

Veja as dicas detalhadas do que fazer na cidade e onde ficar em Lima.

Dia 2 – Lima

No seu último dia em Lima, siga para um passeio pelos bairros de San Isidro e Miraflores.

Em Lima, há diversos sítios arqueológicos de civilizações antigas e o Huaca Pucllana, que fica bem no centro de Miraflores, é uma boa opção para conhecer um pouco desse lado da história peruana.

Aproveite para fazer um passeio guiado e ficar por dentro dos detalhes dessa imensa construção que contrasta com a modernidade dos prédios da região.

Roteiro para o Peru

No Shopping Larcormar, pare para almoçar enquanto desfruta da paisagem das praias do Oceano Pacífico. Depois de satisfeito, aproveite para fazer aquelas compras que todo turista merece.

Roteiro para o Peru

Um dos programas noturnos mais escolhidos pelos turistas é  o passeio pelo Parque de La Reserva, onde há o Circuito das Águas que conta com 13 fontes iluminadas com jatos de até 80 metros de altura.

As fontes formam diversos arcos cheios de luzes e os visitantes passeiam por dentro deles.

Dia 3 – Cusco

Para seguir com o nosso roteiro para o Peru, tente pegar um voo logo cedo para Cusco. Chegando à cidade, se acomode e evite fazer esforços, já que o mal de altitude pode lhe deixar mal.

→ Como se prevenir do mal de altitude

Há duas opções para combater os sintomas: usar a folha de coca – mastigando e bebendo o chá – ou tomando o gravol, um remédio vendido nas farmácias.

Se achar que deve, faça uma caminhada leve pelo centro e visite as igrejas e museus da cidade. Veja as opções de onde ficar em Cusco.

Dia 4 – Cusco

Caminhe pela Plaza de Armas e aproveite para visitar a Catedral del Cusco, esse imponente templo que é cheio de obras de arte. Explore um pouco mais esta região conhecendo os comércios que funcionam nesta área e onde, provavelmente, você vai terminar seu dia.

Depois, desça a Avenina del Sol até o Complexo Arqueologico Qoricanca, onde hoje está o Convento e a Igreja Santo Domingo.

Nesta área ficava o principal centro religioso dos incas, e ainda hoje é possível ver as ruínas do antigo templo. Aproveite para visitar o museu que tem um acervo bastante interessante com múmias e crânios deformados.

Roteiro para o Peru

Depois, contrate um passeio guiado para os sítios arqueológicos do entorno de Cusco: Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay. Eles ficam um pouco mais afastados da cidade, e contratando um passeio guiado você terá  transporte e o guia que lhe explicará tudo.

Veja mais detalhes sobre os sítios arqueológicos ao redor de Cusco.

Roteiro para o Peru

De volta ao seu hotel, depois de descansar, prepare-se para a sua primeira noite em Cusco. É hora de voltar à Plaza de Armas, mas dessa vez para encontrar gente do mundo todo que faz da praça um ponto de encontro para lá de democrático.

Dia 5 – Cusco

No seu terceiro dia em Cusco, vá conhecer as cidades do Vale Sagrado.

O passeio começa às 8h e percorre três vilarejos do vale do Rio Willcamayu: Pisaq, Ollantaytambo e Chinchero. Durante toda a viagem você será acompanhado por um guia que explica os detalhes de tudo o que você vai ver.

Em Pisaq, observe os túmulos cavados nas encostas e suba até o relógio de sol.

Em Ollantaytambo, aproveite para ver como as casas foram construídas sobre as ruínas de antigas moradias inca e tente descobrir como eles puderam transportar essas enormes pedras até o topo do morro.

Em Chinchero acompanhe de perto as explicações feitas por uma menina sobre todo o processo de produção artesanal dos tecidos locais.

Veja como é o passeio pelo Vale Sagrado.

Por volta das 17h você estará de volta a Cusco, jante e aproveite para descansar pois amanhã você sairá cedo para conhecer Machu Picchu.

Dia 6 – Machu Picchu

Sem dúvida, a ida a Machu Picchu é o passeio mais esperando em um roteiro para o Peru e o mais procurado por quem chega a Cusco. A forma mais fácil é ir de trem até Águas Calientes em uma viagem que dura três horas.

Roteiro para o Peru

De lá, tome um ônibus para Machu Picchu. Esse último trajeto será feito em cerca de 30 minutos. Nas ruínas, os passeios guiados costumam durar cerca de três horas.

→ Como visitar Machu Picchu

À noite, siga de ônibus para Puno. A viagem dura cerca de oito horas.

Dia 7 – Puno

Puno não é uma cidade bonita. O que a faz entrar no roteiro para o Peru são ilhas flutuantes, únicas em todo o planeta.

Como de costume comece conhecendo a região onde você está, procure saber um pouco da história e cultura locais.

Para isso, faça um passeio tranquilo pelos principais pontos turísticos do pequeno e simples centro de Puno. Lembre-se que o primeiro dia em Puno exige cuidados, já que o mal de altitude pode causar desconfortos.

Comece na Plaza de Armas, um dos principais pontos de encontro da cidade, onde também está a Catedral de Puno. Ao lado da Plaza de Armas está o Museu Dreyer, no qual estão expostos vários artefatos indígenas e coloniais característicos da região.

→ Onde ficar em Puno

Aqui, pertinho da Plaza de Armas, começa a Calle Lima, você vai encontrar muitos turistas e boas opções de lojinhas de artesanato. Se a fome pintar, fique à vontade para escolher um dos restaurantes para almoçar.

Mais tarde, se achar que deve encarar uma atividade física, suba os mais de 600 degraus do Mirador de Kuntur Wasi para ver a bela paisagem de Puno e o imenso Titicaca a mais de 4.000 metros de altitude.

Dia 8 – Puno

Logo cedo, vá até o píer do Lago Titicaca de onde saem as embarcações com destino às ilhas flutuantes dos uros.

Para chegar às ilhas, é preciso viajar de barco por cerca de 30 minutos. Ao chegar, você será convidado a conhecer um pouco da cultura e da história desse povo.

Em seguida, faça um passeio para conhecer os habitantes e sua forma de vida: você poderá entrar na casa de uma família e até mesmo experimentar a totóra, mas espere que eles tomem a iniciativa.

Roteiro para o Peru

Durante a visita, aproveite para conhecer também escolas, mercados e para passear em uma das embarcações conhecidas como cavalos de totóra.

→ Como visitar as Ilhas flutuantes dos Uros

Depois do almoço, já de volta à cidade, faça o passeio pelas ruínas do Complexo Arqueológico de Sillustani. Esse grande cemitério a céu aberto foi, durante séculos, o lugar onde civilizações pré-incas sepultavam seus mortos, sempre em posição fetal.

Repare que as pequenas aberturas dessas torres sempre estavam viradas para a direção do sol nascente. Isso se deve ao fato de que eles acreditavam que os mortos seriam ressuscitados pelo deus sol.

Outra característica importante é a diferença estética entre as torres construídas antes e depois do Império Inca: maiores e com melhor acabamento, é fácil perceber a influência da arquitetura inca nas torres.

→ Como visitar Sillustani e o cemitério pré-inca

Os detalhes desse passeio estão no post que fiz sobre o povoado de Sillustani.

No fim do dia, embarque em uma viagem de ônibus para Arequipa. Se preferir, compre um voo que parte de Juliaca, cidade a 43 quilômetros de Puno.

Dia 9 – Arequipa

Comece a conhecer a cidade visitando os pontos turísticos mais importantes.

Seu ponto de partida será a Plaza de Armas, uma bela praça rodeada de arcos coloniais e que foi eleita a mais bela do país. Aproveite para visitar a Catedral de Arequipa, seu museu e conheça as suas lindas obras de arte.

Destine um tempo para visitar alguns museus do entorno da Plaza de Armas, como o Museo Arqueologico da Universidade de San Augustin; o Museo Arqueologico Chiribaya; e o Museo Santuarios Andinos, onde está a Dama de Ampato, múmia inca de uma menina com idade entre 12 e 14 anos, encontrado no topo do vulcão Ampato.

→ Onde ficar em Arequipa

Depois do almoço, caminhe até o Mosteiro de Santa Catalina, um dos monumentos arquitetônicos mais impressionantes da cidade. Nesse mosteiro, que tem a estrutura de uma cidade em miniatura, viveram freiras arequipenhas por mais de 400 anos.

Depois do almoço, vá conhecer o Mirador de Yanahuara, que está localizado fora da cidade de Arequipa, e de onde você pode observar os vulcões Misti Chachani e Pichu Pichu.

No final da tarde, dê uma passadinha no Patio del Ekeko, tradicional mercado que vende produtos de lã de Alpaca e produtos artesanais.

Dia 10 – Arequipa

Acorde cedo, pois ainda há muita coisa para ver neste roteiro para o Peru, e saboreie um tradicional café da manhã com suco de quinoa e pão caseiro, em seguida parta para apreciar as belezas naturais e culturais do Cânion do Colca.

Em Chivai, relaxe tomando um banho nas águas termais que descem do vulcão Mismi.

Siga viagem pela estrada que margeia o cânion até o ponto mais alto para apreciar o voo do condor.

Roteiro para o Peru

O ideal é chegar em dias de sol, já que as aves aproveitam o ar quente que sobe dos paredões para plainar.

Aproveite para conversar com as mulheres locais que sempre estão por perto vendendo artesanato.

Mais tarde, faça uma parada em Maca para conhecer o povoado que enfrentou as cinzas do vulcão por quase dois anos e só recentemente foi reconstruído.

Antes de voltar, você ainda vai passar por uma estrada linda que corta o Parque Nacional de Aguada Blanca.

Você pode comprar esse passeio em uma das agências que fica no centro, ao redor da praça.

→ Como visitar o Cânion do Colca

À noite, siga de ônibus para Paracas. A viagem dura 12 horas, mas os ônibus são melhores que muitas aeronaves brasileiras. Consulte a passagem aqui.

Dia 11 – Paracas

Nosso roteiro para o Peru continua em Paracas, um pequeno vilarejo de pescadores e a atração aqui é a Reserva Nacional de Paracas. Essa gigantesca área de proteção ambiental tem 335 mil hectares e, portanto, você vai conhecer uma pequena amostra do que ela tem, mas não é por isso que seu passeio não será interessante.

Depois do café da manhã, aproveite para caminhar pelo píer El Chaco, onde pescadores descarregam os barcos que chegam cheios de peixes e aproveite para garantir seu lugar nas lanchas que partem para as Ilhas Ballestas, um dos cenários naturais mais lindos que já visitei.

Roteiro para o Peru

Os passeios começam cedo, mas você pode embarcar tranquilamente por volta das 10h. Despois de aproximadamente duas horas, você estará de volta ao píer.

No centrinho de Paracas, há vários bares e restaurantes. Então, aproveite para experimentar o delicioso arroz com lagostins.

→ Como visitar as Ilhas Ballestas

Já descansado após o almoço, siga para uma visita ao Centro de Interpretación de Paracas, um interessante museu onde você poderá aprender sobre a flora e fauna da Reserva.

Roteiro para o Peru

Neste centro estão em exposição alguns esqueletos de baleias, lobos-marinho e pinguins, além de crânios deformados da antiga civilização paracas.

Aproveite para ver de perto uma das maravilhas turísticas do Peru: la catedral. A Playa Roja, a única praia de areia vermelha do país, também fica nesta região.

→ Como visitar o deserto de Paracas

Antes do anoitecer, retorne para a vila de Paracas e assista à revoada das gaivotas no pôr do sol.

Dia 12 – Paracas

Que tal começar o dia praticando esporte? Paracas tem condições ideais para a prática do kite surfing. Bem pertinho do El Chaco funciona a PeruKite, uma escola de Kite Surfing que vai te ajudar a dar os primeiros passos – ou primeiros voos – no mar.

Mas se o seu negócio é terra firme e menos adrenalina, que tal ver de perto a figura do Candelabro? De carro, siga até El Cequión, de onde já é possível ver dezenas de aves, inclusive flamingos. É uma visão incrível.

Roteiro para o Peru

Durante a trilha, você vai apreciar o belo azul do Oceano e o misterioso Candelabro. Antes de voltar, pare para apreciar lobos marinhos a partir do mirante.

Depois dessas aventuras, vá conhecer a belíssima praia de Lagunillas com suas águas claras. Desfrute de um delicioso almoço em frente ao mar e aproveite para tomar um banho nas águas do Oceano Pacífico e relaxar.

Roteiro para o Peru

Para fechar esses dias com tranquilidade, aproveite o entardecer no hotel. Na manhã seguinte, tome um ônibus para Lima. A viagem dura certa de quatro horas.

Dia 13 – Lima

De volta a Lima, reserve a tarde para visitar o santuário de Pachacámac, que fica a cerca de 50 minutos do Centro.

Esse sítio arqueológico é composto por um conjunto de pirâmides de barro, palácios, templos, praças e ruas que eram centros de peregrinação e devoção, uma vez que Pachacamac era considerado um oráculo capaz de prever o futuro.

Roteiro para o Peru

Hoje, Pachacámac é uma das principais atrações turísticas dos arredores de Lima e tem um museu com cerâmicas, tecidos, madeira, metais, entre outros artefatos de diferentes épocas.

É recomendável levar roupa confortável, sapatos para caminhada, óculos de sol e protetor solar.

Na volta, aproveite para almoçar na região de Miraflores ou do Centro Histórico e se der tempo, siga para o complexo arqueológico Mateo Salado que está localizado em frente à Plaza de la Bandera.

Este sítio arqueológico é considerado um dos centros cerimoniais e políticos mais importantes do vale do rio Rimac.

Roteiro para o Peru

Acho importante dizer que este roteiro para o Peru deve servir para que você se inspire a montar um roteiro que seja a sua cara. Portanto, fique a vontade para alterá-lo.

Se tiver mais dias, considere incluir uma parada para ver as Linhas de Nazca.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

46 respostas

  1. Adorei o seu roteiro! É exatamente o que eu estava procurando. Estou indo para o Peru dia 20/07 e pretendo ficar uns 15 dias, esse roteiro encaixou perfeitamente com os lugares que tinha pensado em conhecer. Tenho uma dúvida, quanto devo levar aproximadamente em dinheiro?

  2. Uauu!!!!…para começar este blog perfeito, muito obrigado. Estamos preparando para comemorar 25 anos de casado e este vai ser o roteiro, tenho algumas duvidas quanto a cambio, documentação utilizada para viagem tendo em vista o tratado do mercosul. vou ler os links de hospedagem que vc postou qual foi o periodo da viagem qual o melhor periodo.

  3. Altier
    Parabéns pelo relato da sua viagem.
    Você indicaria alguma cidade que não tenha descrito no seu roteiro?
    E Você recomenda a Rainbown Mountain a 100 Km de Cuzco, não sei se ela vale todo esforço em subi la.

  4. Olá, qual foi em média o gasto da sua viagem? Pensando nos hostels e as passagens de ônibus de uma cidade para outra.
    Eu irei fazer um intercambio em Lima, passando um mês e meio la. Ao final do intercambio pretendo ficar uma semana e pouco a mais para um turismo, pretendo fazer mais ou menos o mesmo roteiro que o seu.

  5. Huum, ótimo! Obrigada pela ajuda!
    Como estamos nos organizando por nossa conta, sem agência de turismo, são muitas dúvidas que aparecem…

    Obrigada novamente!
    Abçs!!

  6. Oi, Larissa.

    O passeio em Pisac, geralmente, é casado com outras cidades do Vale Sagrado e dura o dia inteiro. Eu acho isso sensacional, porque a gente consegue ter uma dimensão melhor de como as cidades do Império Inca eram organizadas, cada uma com sua função. No tempo que vocês terão livre, eu aproveitaria para explorar Cusco caminhando, sozinhos. A Plaza de Armas, a Catedral, os mercados, os museus… vixe, tem muita coisa boa para fazer nesse tempo. Depois, vocês pegariam o city tour que vai, também, a alguns lugares nos arredores de Cusco.

    É minha sugestão.

    Um abraço.

  7. Boa noite, Altier! Parabéns pelo blog, suas dicas são ótimas e altamente esclarecedoras!!!
    Eu e meu esposo vamos para o Peru em setembro, vamos seguir de Puno para Cusco à noite de ônibus e chegamos por volta de 5:00 a.m em Cusco, a dúvida é a seguinte: você acha que seria viável fazer um passeio por conta própria até Pisac pela manhã e voltar para Cusco para fazer o city tour que começa às 13:00h? Outra coisa, é fácil encontrar guia que faça esse passeio de Pisac, ou então, existem guias disponíveis lá que possamos contratar na hora?

    Obrigada desde já,

    Larissa

  8. Olá! Obrigada pelas dicas! Ajudou muito!
    dúvidas: você ficou hospedado em águas calientes ou em Machu pichou ? Da para levar toda a bagagem no trem ?
    Da para fazer o passeio para Titicaca sem agência de turismo?
    Desde já,
    Agradeço.
    Nathalia.

  9. Olá!!
    Adorei as dicas! Gostaria de saber em que época do ano tu foi, pois estou planejando ir em dezembro, e já li que chove demais nessa época…
    Obrigada!

  10. Olá,
    Você poderia me dizer quanto gastou (mais ou menos) para fazer a viagem completa (menos passagem)? Estou pensando em adquirir o guia que você indicou, nele é descrito o gasto com cada visita?

  11. Altier, muito obrigada pelo roteiro!
    Você não quis passar em Ica?
    Também vou em fevereiro, alguma dica em especial? Obrigada!

  12. Olá, Altier!! Bem legal mesmo seu blog, super detalhado e vai me ajudar muito – se é que não farei exatamente o mesmo roteiro…rsrs! Minha viagem será em fevereiro/17 – do dia 19 ao dia 03/03/17 – é uma boa época?
    Altier, vamos eu e uma amiga e minha ideia inicial era comprar a passagem aérea já com Cuzco no caminho (SP/LIMA/CUZCO/SP) e ao ler seu blog, fiquei na dúvida… Dá para fazer tudo isso sem alugar carro? Preocupa-me o valor do aluguel e estradas/sinalização. Pode me aconselhar?
    Desde já agradeço sua atenção.

    Ana C.

  13. olá Cecilia, boa tarde!
    Você fez a viagem que estava planejando? gostaria de entrar em contato com vc se for possível.
    Me chamo Teófilo leal e meu e-mail le.alt@hotmail.com
    É que estou planejando fazer a mesma viagem.

  14. Oi Rachel,

    Que bom que gostou do guia.:)
    Eu gostei muito da Oltursa. É uma das melhores empresas de ônibus do Peru.

    Um abraço!

  15. Legal, obrigada pelas dicas! Você indica alguma linha de ônibus boa para os trajetos?

    Comprei seu guia sobre o Peru, estou gostando muito! 😉

  16. Oi Rachel,

    Novembro ainda é um chuvoso em Machu Picchu e em Cusco, mas nas demais cidades não chove. Dá pra curtir sim.
    Eu comprei as passagens de ônibus poucos dias antes de viajar, mas é sempre bom monitorar isso.

    Espero ter ajudar. Um abraço.

  17. Ola Altier!

    Estou indo para o Peru em novembro e estou completamente apaixonada pelo seu roteiro. Decidi fazer exatamente isso! Vou comprar o vôo Rio x Lima.
    Gostaria de saber se o clima em novembro é tranquilo para fazer todos esses trajetos, e como você comprou os ônibus internos para mudar de uma cidade pra outra: é fácil ou tem que comprar com antecedência?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog! Bjs

  18. Oi Viviam,

    Sim, é possível. O meio do ano é bem frio, portanto vá preparada.

    Um abraço.

  19. Altier, excelente descrição, vamos fazê-la! Fico sempre na dúvida sobre o período de viagem. COmo no perú a variação de clima é grande, esses locais que você indica é possivel fazer em julho/agosto?

  20. Boa tarde,

    Gostaria de saber se é um país seguro, pois estou pretendendo fazê-lo sozinha. Qual foi a media de gasto e período?

    Michelle

  21. Adorei as dicas!
    Uma dúvida: é possível ir até o Santuário Pachacámac de carro alugado?
    Não vejo muitos relatos de viajantes que fizeram isso.
    Obrigada!

  22. Parabéns, lindo, pela sensibilidade e dicas tão importantes.
    Sucesso na sua caminhada.
    Maria Cristina

  23. Oi Cecilia,

    É difícil lhe sugerir algo pois não conheço bem o seu perfil de viajante. Os hostels sempre são mais econômicos, mas eu os indico para quem não se importa tanto com barulho e para quem está a fim de interagir com pessoas de outros lugares (hostel e albergue são as mesma coisa). Uma boa cama e a privacidade de um hotel – por mais simples que ele seja – pode ser revigorante para que no outro dia você esteja com todo o pique. Eu sempre faço as minhas reservas usando o Booking.com. Veja aqui: http://goo.gl/YkLaa2

    Um abraço.

  24. Olá!
    Tô planejando ir sozinha para o Peru, mas estou em dúvida se fico em algum hostel, albergue ou hotel mesmo. O que você me indicaria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11