Pesquisar
Close this search box.

Vale Sagrado dos incas: cidades históricas nos arredores de Cusco

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Vale Sagrado dos incas

Às margens do rio Urubamba, a região que ganhou o nome de Vale Sagrado dos incas é uma das mais ricas do Peru e um destino imperdível nos arredores de Cusco.

A diversidade cultural, a fertilidade do solo e os vários sítios arqueológicos se estendem por uma área que ultrapassa 100 quilômetros de paisagens de tirar o fôlego.

→ Onde ficar em Cusco

Mas é bom se preparar, pois há cidades que ultrapassam os quatro mil metros de altitude. Então, respire fundo para conhecer três das principais cidades do Vale Sagrado.

Pisaq

A jornada pelo Vale Sagrado dos incas começa pela cidadela de Pisaq.

No vilarejo de fartas ruínas, os incas construíram um inteligente sistema de irrigação para terraços.

Além disso, eles fizeram um fabuloso observatório astronômico onde era possível definir as estações do ano e determinar o melhor dia para o início do plantio e da colheita dos diferentes cultivos.

Vale Sagrado dos incas

Em Pisaq, ao olhar para as montanhas que ladeiam a cidade, a gente percebe uma série de buracos escavados em linhas horizontais.

São túmulos usados pelos incas, mas que foram violados por ladrões em busca de joias e outros artefatos de valor.

Vale Sagrado dos incas

Lembro que fiquei intrigado com o tamanho dos buracos, porque eles parecem pequenos demais para caber uma pessoa: o guia me contou que os mortos eram sepultados em posição fetal, prontos para renascerem para uma nova vida.

Ollantaytambo

Também conhecida como Vale do TamboOllantaytambo é o único povoado inca habitado nos dias atuais, onde as casas foram erguidas sobre as fundações de pedras construídas durante o tempo do Império Inca.

O ponto mais visitado da cidade é a Fortaleza de Ollantaytambo, que se sobressai no vale.

Vale Sagrado dos incas

Ela é um dos grandes mistérios da civilização inca, porque é difícil imaginar como conseguiram levar para o topo da montanha pedras que pesam mais de cem toneladas, e ainda esculpi-las de forma que nem mesmo a água pode penetrar suas fendas.

Vale Sagrado dos incas

É um lugar que nos deixa de queixo caído!

Chinchero

O vilarejo de Chinchero está no topo da montanha, em altiplano formado por pequenos campos onde são plantadas cevada, batata, erva-doce e outras especiarias.

As lhamas e as alpacas também habitam a região, que é famosa pelo artesanato.

Vale Sagrado dos incas

Em um dos centros comunitários, mulheres e crianças nos ensinam o passo a passo da produção de peças de lã tingidas e tecidas manualmente.

Como visitar o Vale Sagrado dos incas

Para visitar as cidades do Vale Sagrado dos incas é preciso comprar o Boleto Turístico del Cusco. Ele é o seu passaporte para as atrações localizadas na cidade e nos arredores. Na maioria dos casos, é a sua única opção para visitar esses lugares, já que muitos não vendem entradas avulsas.

O lugar mais seguro para adquiri-lo é no escritório do Comitê do Boleto Turístico, que pertinho da Plaza de Armas. O boleto custa S/. 130, e estudantes pagam S/. 70. Confirme os valores e veja os lugares que você pode visitar.

Em Cusco, é fácil encontrar agências que fazem o passeio bate-volta pelas cidades do Vale Sagrado dos incas.

Há, também, veículos privados, como táxis, que podem ser interessantes se você estiver com um grupo de amigos ou em família. Desta forma, você poderá coordenar melhor o tempo e aproveitar os lugares com mais calma.

No mapa abaixo, eu marquei os lugares que visitei no Vale Sagrado dos Incas.

Você pode ver valores atualizados e, também, outros lugares para visitar no site do Boleto Turístico de Cusco.

Quando ir

A melhor época para fazer uma viagem a Cusco – especialmente se você quer visitar Machu Picchu e o Vale Sagrado – é  entre os meses de abril e outubro. 

Nesse período quase não chove, mas, em compensação, as temperaturas são bem mais baixas.

Vale Sagrado dos incas

Os melhores meses são, exatamente, junho e julho.

A temporada de chuvas começa no final de outubro, e os meses que mais chovem vão de dezembro a março.

Como chegar

Há voos diários de cidades como Lima e Arequipa para Cusco. Na alta estação, comprar passagens com antecedência é imprescindível, já que meio mundo vem pra cá.

→ Principais companhias aéreas do Peru

O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete (CUZ), em Cusco, é relativamente pequeno, mas tem várias lanchonetes, além de lojas de souvenires e caixa eletrônico.

Vale Sagrado dos incas

Uma viagem de ônibus de Lima a Cusco pode ser barra pesada, já que o trajeto não é feito em menos de 30 horas. Assim, a melhor opção é mesmo chegar aqui de avião ou fazer paradas em outras cidades pelo caminho.

Viajar de ônibus no Peru é muito confortável e seguro, se compararmos com os padrões brasileiros.

→ Principais empresas de ônibus no Peru

Outra opção para chegar a Cusco é viajar de trem. De Puno, as partidas acontecem nas segundas, quintas e sábados, sempre às 7h30, e a chegada é prevista para as 17h50.

A peruana Peru Rail, empresa, que também opera o trem até Machu Picchu, aceita pagamentos com cartões de crédito, mas será necessário apresentar o cartão no ato do embarque.

O percurso corta as montanhas andinas e o vale do Rio Huatanay, proporcionando um cenário maravilhoso. O trem faz uma parada em La Raya, o ponto mais alto da viagem, por cerca de dez minutos, para permitir que os passageiros saiam para comprar artesanato, água e comida.

Cusco é pequena o suficiente para que você conheça os principais atrativos de Centro a pé. Embora os táxis sejam muitos e baratos, você só vai precisar deles por mordomia ou quanto quiser ir a um dos sítios mais distantes.

Onde ficar em Cusco

A melhor área para ficar em Cusco é o Centro Histórico.

É nesta parte da cidade que estão várias atrações e aqueles serviços que a gente sempre precisa: mercados, restaurantes, farmácias, bancos, caixas eletrônicos, agências de turismo e muito mais.

Enfim, é em suas ruas que as coisas acontecem.

Eu realmente acho que ficar nas áreas mais afastadas do Centro é furada. Porque, além de não serem áreas visualmente bonitas, você vai ter que se preocupar com deslocamentos o tempo todo.

Há, pelo menos, três áreas interessantes para ficar no Centro Histórico:

A região da Plaza de Armas;
A área de San Blas;
Perto do Mercado São Pedro.

Algumas pessoas também consideram ficar perto da estação de trem Wanchaq, mas eu realmente acho que não vale a pena.

Melhores opções para ficar em Cusco

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ PLAZA DE ARMAS

→ SAN BLAS

→ MERCADO SÃO PEDRO

5 melhores passeios de Cusco

Há muitas coisas interessantes para conhecer em Cusco e nos arredores da cidade. Você pode – e deve – se programar com antecedência, pois, como já comentei, a região é muito procurada por turistas do mundo inteiro.

Eu listei cinco passeios imperdíveis que você não pode deixar de fazer.

City Tour em Cusco

Uma caminhada pelas ruas da cidade, que já foi a capital da Império Inca, e uma visita aos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuaman, Quenqo e Puka Pukara vai lhe dar uma visão geral do que Cusco representa.

Há passeios que incluem pelo menos quatro dos sítios arqueológicos mais importantes ao redor de Cusco. Entre eles, o impressionante Qoricancha, templo do deus Sol na época Inca, que hoje é o convento de Santo Domingo.

Também há opções de visita guiada pelo Centro e pelos sítios arqueológicos de Qoricancha, Sacsayhuamán e muito mais.

É um passeio que vale muito a pena!

Machu Pichu

Uma opção muito prática é se juntar a um grupo e fazer uma excursão de um dia a Machu Picchu saindo de Cusco.

No pacote, estão inclusos o transporte do hotel até a estação ferroviária, a passagem de trem entre Ollantaytambo/Poroy e Aguas Calientes, ônibus de ida e volta de Aguas Calientes a Machu Picchu, guia local, ingressos para Machu Picchu e visita guiada ao Circuito 5, que também é chamado de Llaqta de Machu Picchu, a parte central da cidadela.

Você também pode ver as informações detalhadas de como fazer o passeio de forma independente.

Vale Sagrado

Passar o dia visitando diferentes vilarejos tradicionais entre as cidades de Chinchero, Moray, Ollantaytambo e Pisac, que ficam ao longo do rio Urubamba, é outro passeio clássico que vale muito a pena.

A forma mais prática de fazer isso é comprar uma excursão com transporte, guia e almoço. Assim, você não vai se preocupar com muita coisa aproveitar melhor seu tempo.

Para visitar as cidades do Vale Sagrado dos incas é preciso comprar o Boleto Turístico del Cusco. Ele é o seu passaporte para as atrações localizadas na cidade e nos arredores.

Montanha Arco-Íris

Um dos passeios mais comentados dos arredores de Cusco é a trilha até a Vinicunca, apelidada de Montanha Arco-Íris por causa de suas cores.

O percurso não é fácil, exige fôlego, roupas apropriadas e é muito importante estar acompanhado de bons profissionais. Definitivamente, este é um passeio que não dá para fazer de forma independente.

O passeio de um dia pela Montanha Arco-Íris, que também inclui o Vale Vermelho, é uma das melhores opções, com bom custo-benefício.

O pacote inclui transporte do hotel ao ponto de partida da trilha, guia, café da manhã e almoço, cilindro de oxigênio e kit de primeiros socorros para os casos de emergência.

A taxa de entrada para a Montanha Arco-Íris, que custa S/. 30, é paga à parte.

Lagoa Humantay

Esta belíssima lagoa de tons azuis-esverdeados fica ao norte de Cusco, atrás da mítica montanha nevada de Apu Salkantay, e a melhor forma de conhecê-la é fazendo o passeio um dia à Lagoa Humantay.

É preciso acordar cedo, por volta das 4h, para percorrer as montanhas de Cusco até Soraypampa. O esforço vale a pena porque o visual é incrível, com o Apu Salkantay, a 6.230 metros acima do nível do mar, e a Lagoa Humantay, a 5.250.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. Oi, Alexsander.

    Sim, eu contratei guia e transporte em Cusco. Ao redor da Plaza de Armas há várias opções. Como os serviços são muito semelhantes, feche com quem lhe fizera melhor proposta.

    Um abraço.

  2. Oi Altier!
    Incluí o Peru na lista de países que conhecer na América Latina, além da Colômbia.
    Acessei o site para saber como funciona o boleto turístico de Cusco e na página diz que não é fornecido guia e nem transporte até as cidades do vale sagrado. Como tu fez para visitá-las? Em Cusco tem algum tipo de serviço com transporte e guia para fazer esse passeio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25