Viagem para a Colômbia: tudo sobre visto, documentos, vacinas e câmbio

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 4 min de leitura

Viagem para a Colômbia

Não é de hoje que o brasileiro descobriu que uma viagem para a Colômbia é possível, mas sempre aparecem algumas dúvidas na hora de planejar tudo.

Saber quais os documentos são permitidos para a entrada, se há necessidade de solicitar o visto com antecedência e quais as vacinas são obrigatórias são informações essenciais para não ter problema para embarcar.

Por isso, você precisa ler tudo com muita atenção antes de realizar aquela tão esperada viagem para a Colômbia.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Viagem para a Colômbia

A Colômbia tem 32 departamentos e é o segundo país com o maior número de falantes da língua espanhola no mundo, perdendo apenas para o México.

O país tem 3.200 quilômetros de litoral e é o único da América do Sul com duas costas: uma no Oceano Atlântico e outra no Oceano Pacífico.

A Cordilheira dos Andes, a maior cadeia montanhosa do mundo, atravessa o território colombiano e é a responsável por tantas diferenças climáticas.

A Colômbia se orgulha por ter as pessoas mais amáveis do continente e por ser um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. Esse também é um dos países mais festivos do globo, com celebrações quase que o ano inteiro.

Visto

A primeira dúvida que muitas pessoas têm a respeito de uma viagem para a Colômbia é sobre o visto.

Então, vou logo explicar que brasileiros que viajam a turismo não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias.

Este prazo pode ser estendido para mais 90 dias, mas você precisará fazer uma solicitação às autoridades colombianas. De forma geral, o prazo total não ultrapassa os 180 dias.

Se a sua viagem for para estudo ou trabalho, você deve solicitar o visto no Consulado da Colômbia, ainda no Brasil.

Documentos

A entrada pode ser feita com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos e que esteja em bom estado de conservação.

Esta regra vale para todos os viajantes, incluindo crianças e adolescentes.

A certidão de nascimento não é aceita para entrar na Colômbia, assim como a carteira de habilitação e qualquer outro documento de identidade, como carteira de trabalho e identidades emitidas por órgão de classe, como OAB e CREA.

Muita gente tem dúvida se a carteira de identidade será aprovada ou não. Grande parte das pessoas tem uma foto mais antiga e isso pode deixar dúvidas nos profissionais da imigração. Por isso, a dica que dou é: tenha um passaporte atualizado.

O passaporte é o documento do viajante e, com ele, você vai para qualquer lugar do mundo. Além disso, você coleciona carimbos, o que ajuda muito para obter vistos como o americano, o canadense e o australiano, por exemplo.

Brasileiros podem usar a carteira de habilitação (CNH) para dirigir na Colômbia.

Comprovantes para ter em mãos

É fundamental ter em mãos os comprovantes de hospedagem, as passagens de ida e volta e outras informações que podem ser solicitadas pelos agentes da imigração.

Se você der uma informação errada ou insegura, o seu processo pode demorar e, sim, você corre o risco de ser barrado na entrada.

Entre todos os países que visitei, a Colômbia foi onde tive mais questionamentos sobre meus planos de viagem, onde iria me hospedar, qual era o motivo da minha viagem.

Como eu estava com tudo bem claro, não tive problemas. Então, é bom estar preparado – esta dica vale para todos os países.

Vacina obrigatória

As doenças que mais frequentemente afetam turistas na Colômbia são o mal de altitude e problemas estomacais e intestinais. A malária e a febre amarela têm ocorrência restrita às zonas da floresta amazônica.

Apesar disso, a vacina contra febre amarela é obrigatória para entrar no país. Sem o Comprovante Internacional de Vacinação (CIVP), você será impedido de embarcar – veja como solicitar o CIVP pela internet.

Também é recomendado pelo governo colombiano tomar outras vacinas, como a antitetânica e a que previne as hepatites A e B, mas isso é uma atitude de prevenção, não uma obrigação.

Para saber quais as exigências a respeito da covid-19, é só ler esta parte.

Câmbio

O peso colombiano é a moeda do país, identificada pela sigla COP.

Há notas de 1.000, 2.000, 5.000, 10.000, 20.000 e 50.000, e moedas de 50, 100, 200, 500 e 1.000.

É altamente aconselhável levar dólares e trocar pela moeda local nas casas de câmbio localizadas em aeroportos e hotéis, ou no banco de sua preferência. Evite trocar moeda na rua.

Na chegada ao país, você deverá informar se estiver transportando um montante igual ou superior a USD 10.000 ou o equivalente em outras moedas. Se você não declarar a entrada da moeda estrangeira ou fizer declarações falsas, incompletas, desfiguradas ou equivocadas, as autoridades poderão reter os valores e impor sanções cambiais.

As principais cidades têm caixas eletrônicos nas ruas e nos comércios. Em sua maioria, esses equipamentos funcionam 24 horas e têm opção para o idioma inglês – além do espanhol.

Não custa lembrar que você não deve entregar seu cartão a estranhos nem revelar sua senha.

A maior parte dos hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais aceita cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard. Alguns lugares recebem, também, American Express e Diners Club.

Embora o uso de cartões de crédito seja comum, em cidades menores eles podem ser recusados.

A maioria das grandes lojas, supermercados, hotéis e restaurantes oferece a modalidade de pagamento com cartão de débito.

Lembre-se que para usar o seu cartão de crédito ou débito na Colômbia ele precisa ser internacional e estar desbloqueado para uso no exterior. Você pode fazer a solicitação diretamente no seu banco ou pelo aplicativo do celular.

Vamos ver um resumo do que expliquei até agora?

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde que reabriu suas fronteiras, o Colômbia adotou várias medidas de prevenção e controle dos casos de covid-19. Isso significa que é preciso cumprir alguns requisitos sanitários e legais para entrar no país.

De forma geral, os documentos exigidos para a entrada de brasileiros – além dos já citados acima – são os seguintes:

  1. Comprovante de vacinação contra covid-19 com esquema vacinal completo, com a última vacina aplicada há, pelo menos, quatorze dias – exigido apenas de viajantes vacinados maiores de 18 anos – veja como emitir o comprovante nacional e internacional;
  2. Resultado negativo de teste RT-PCR feito há, no máximo, 72 horas antes do embarque, ou de antígeno (teste rápido) feito, no máximo, 48 horas antes do embarque – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de 18 anos;
  3. Formulário Check-Mig preenchido e enviado eletronicamente entre 72h e 1h antes da chegada à Colômbia – exigido de todos os viajantes – veja como preencher o Check-Mig;
  4. Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP) – veja como solicitar o CIVP pela internet.
FORMULÁRIO CHECK-MIG

O Check-Mig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário funciona como uma medida de segurança durante a pandemia covid-19, tornando mais fácil para as autoridades colombianas rastrear possíveis casos e entrar em contato com viajantes infectados.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia e pelo aplicativo disponível na Play Store e na App Store.

→ Como preencher o Check-Mig

Você pode acompanhar atualizações no site do Governo da Colômbia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem durante a pandemia não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com o esquema vacinal completo, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

Viajantes de países que fazem parte do Mercosul ou que são associados ao bloco podem viajar usando apenas a carteira de identidade.

Isso foi possível por causa de um acordo, assinado em 2008, que reconhece a validade dos documentos de identificação pessoal de cada país como documento de viagem válido para Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela (suspenso temporariamente), Bolívia (em processo de adesão), Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Embora a carteira de identidade não tenha prazo de validade por lei, as companhias aéreas podem negar identidades emitidas há mais de dez anos, por medida de segurança contra fraudes.

Havendo dúvida quanto ao estado de conservação, quanto à fotografia ou quanto à data de emissão da identidade, a empresa aérea deve ser consultada com antecedência, evitando transtornos no dia embarque.

É muito importante saber que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras de identificação emitidas por órgãos de classe, como OAB e CRM, por exemplo, não são aceitas.

A certidão de nascimento também não é válida como documento de identificação. Portanto, crianças e adolescentes devem apresentar a carteira de identidade ou o passaporte para viajar.

Nos casos em que o motivo da viagem é diferente de turismo – trabalho, estudo, residência, etc. –, a carteira de identidade não será suficiente, sendo obrigatório apresentar o passaporte válido e visto específico, se for o caso.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

136 Comentários

  1. CELINA SILVA E SILVA GONCALVES

    Eu pretendo viajar para Colômbia eu preciso comprar as passagens de ida é volta de avião.

    Posso comprar a passagem quando tiver voltando?

    Responder
    • Altier Moulin

      Não.
      Para entrar no país, você precisa ter passagem de ida e volta.
      Um abraço.

      Responder
    • Leandra

      Olá, cheguei na Colômbia no dia 21 de agosto. Fiz agora a renovação para mais 90 dias eles colocaram até o dia 16 de fevereiro. Só que os 180 dias é até 17 de fevereiro, e já tenho a passagem de volta comprada. O que devo fazer?

      Responder
      • Altier Moulin

        Oi, Leandra.
        Sugiro conversar com o pessoal que fez a renovação do seu visto e explicar a situação. 😉
        Um abraço.

        Responder
  2. Maycon Tanoue

    Uma dúvida ! Estando com o passaporte válido até a data de saída da Colômbia é o suficiente , ou preciso ter o passaporte válido 6 meses após esta minha data de saída? Lí vários blogs e fica meio perdido esta informação. Saberia me dizer ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Maycon.

      A informação oficial, disponível no site do órgão de turismo da Colômbia, é esta: “Para visitar a Colômbia, a validade do seu passaporte não deve ser inferior a seis meses ou 180 dias. Caso você não seja um cidadão de um dos Estados do MERCOSUL, é necessário renovar seu passaporte, que geralmente é emitido com uma validade de 10 anos.”

      Lembrando que, além do passaporte, a carteira de identidade é aceita para entrar na Colômbia (porque estamos no Mercosul). Mas, ela deve estar em bom estado de conservação e ter sido emitida gá menos de dez anos.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço.

      Responder
  3. JULYANNE

    Obrigado pela pagina e instruções Altier !
    Eu pretendo viajar para a colombia para a cidade de cundinamarca , na qual vou ficar uns 3 meses (90 dias) eu nao sabia desse “imposto de saída” após 20 dias no país. tambem tenho duvidas sobre o dinheiro em real para trocar em casa de câmbio. Vou viajar como turista .ABRAÇOS!!!

    Responder
  4. vinicius

    Obrigado pelas dicas.
    Compramos direto pela Latam, agora estamos tentando definir o local da hospedagem.

    Abraço

    Responder
  5. ANA RODRIGUEZ

    Como eu solicito a de isenção do pagamento de imposto? Nos balcões da Aerocivil?
    Eu irei fazer uma viagem para o panamá que faz escala em bogotá por 10h preciso pedir mesmo assim essas isenção? E é rapido ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ana.

      Provavelmente, Sim, no balcão da Aerocivil, como eu explico no texto.
      Se precisar, você pode se informar com um atendente de sua companhia na hora do check in/embarque.
      É bem rápido sim, mas não sei dizer quanto tempo demorará no dia que estiver lá.

      Um abraço.

      Responder
  6. vinicius

    Altier, muito bom, varias dicas.

    Hotel San Luis Place parece ser bom e barato, booking uma boa opção para reserva?
    Conhece esse hotel?
    E passagens, melhor opção comprar direto pelo site das companhias?

    Obrigado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Vinícius.

      Eu sempre uso o Booking para fazer minhas reservas.
      Infelizmente, não conheço este hotel.
      Sim, prefira comprar as passagens diretamente com a companhia.

      Um abraço.

      Responder
  7. vandamar6@Hotmail. Com

    Olá!
    Estou conhecendo agora os comentários e vejo que são de grande valia para quem pretende viajar, pois há muitas dicas.

    Obrigada!
    À partir de agora vou acompanhar sempre.
    Pretendo ir à Itália em breve.

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Vanda.

      Fique a vontade para participar e comentar os posts. Isso ajuda muito a outros viajantes.

      Um abraço.

      Responder
      • Larissa Gonçalves Melo

        Gostaria de saber que visto é necessario para utilizar canabidiol medicinal legalmente na Colombia. Há muita desinformação na internet sobre isso e tenho certeza que a minha dúvida é a dúvida de muitos que lutam ou que tem parentes que lutam contra doenças debilitantes. Agradeço muitíssimo se puder ajudar de alguma forma sobre essa questão. Pois no Brasil não é fácil conseguir legalmente o canabidiol medicinal.

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Larissa.

          Neste caso eu aconselho você a entrar em contato com a Embaixada da Colômbia e explicar direitinho o motivo da viagem. Eles podem dar um visto específico para quem vai fazer algum tratamento médico, mas é preciso ter paciência, porque não será fácil encontrar respostas.

          Espero que tenha ajudada.

          Um abraço!

          Responder
  8. Andrey aquino

    Estou indo para Cartagena em junho e meu passaporte vence em
    Agosto. Tem
    Algum problema de eu não renova-li para esta viagem?
    Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Andrey.

      Você pode usar sua carteira de identidade, desde que ela seja atual, com menos de dez anos de emissão.
      Também tem que prestar atenção se seu voo faz escala em algum país que exija o passaporte, como o Panamá.

      Um abraço.

      Responder
  9. beto nass

    então não preciso de seguro viagem para Colombia, é isso,

    Responder
    • Altier Moulin

      Não é obrigatório, Beto, mas eu sempre indico viajar com o seguro, pois em caso de algum incidente você não terá problemas maiores.

      Um abraço.

      Responder
  10. Leila

    Ola Altier,

    Gostei do post e é bem claro.

    Mas tenho uma duvida, irei comprar meu voo domestico pela Wingo, embarca normal pela Cia aerea somente com o RG?

    Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, Leila.

      A nossa carteira de identidade é válida no país como documento de identificação.

      Um abraço.

      Responder
  11. Luciano

    Olá tudo bem ?
    Li seu post e gostei muito.
    Aliás eu farei 2 conexões em Bogotá sendo uma na ida e outra na volta de Los Angeles.
    Eu nem sabia que tinha essa tal de taxa de saída.
    Na ida são 2 horas e conexão e acho que é a mesma aeronave. Quando e assim acho que não precisa nem sair do avião né? Na volta são 7 horas de espera com troca, então imagino que precisa fazer todo checkout e checkin de novo. Desta forma preciso pegar esse carimbo de isenção que falou correto ?
    É fácil localizar o posto de carimbo que citou?
    Grato e parabéns.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Luciano.

      Não sei se entendi sua pergunta, mas parece que você vai a Bogotá apenas para fazer conexão, certo?
      Em voos de conexão, geralmente há troca de aeronave. Em voos de escala, não. A escala dura minutos, é uma parada estratégica para abastecer, por exemmplo.
      Então, provavelmente, você vai trocar de aeronave na ida e na volta.

      Em nenhum momento você precisará fazer checkin, já que sua bagagem seguirá direto para o destino final.
      Na volta, se quiser sair do aeroporto, você precisará fazer o processo de imigração: carimbar o passaporte e tal.

      Todas essas informações você consegue com a empresa com quem comprou a passagem aérea. Inclusive sobre o imposto de saída.
      Não se esqueça do certificado de vacinação contra febre amarela. Ela é obrigatória e você pode ser impedido de embarcar.
      Veja aqui: https://www.penaestrada.blog.br/colombia-passa-exigir-vacina-contra-febre-amarela/

      Um abraço.

      Responder
  12. Edilene

    Oi Altier, vou fazer uma coneccao de 2 horas em Bogota (los angeles / bogota / brasil) e no site da Decolar diz que posso ser impedida de embarcar se nao tomar a vacina. Sera que essa vacina agora e obrigatoria?

    Responder
  13. Janice Maria

    Bom dia , gostaria que me passasse recomendacoes porque estou indo para Colombia para San Andrés Ilhas e estou preocupada . Grata, Janice

    Responder
  14. Tamara da Rosa Machado

    Boa noite! Estou indo para Bogotá em um festival de folclore! Gostaria de saber se preciso somente da carteira de identidade? Ouvi falar que teria que ser atualizada de 5 anos! E 5 ou 10? E a vacina da febre amarela vc sugere que tome?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Tamara.

      Não sei se você leu o texto, porque isso está explicado nele.

      “Brasileiros que viajam a turismo não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias. A entrada pode ser feita com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos e esteja em bom estado de conservação”.

      A questão da vacina também está lá. Dê uma olhadinha. 😉

      Um abraço.

      Responder
  15. Divaldo Borges

    Boa noite! E parabéns pelo seu site e informações.

    Nobre amigo preciso ir para Cúcuta Colômbia. Sabes me informar se consigo vôo do Brasil para lá ou tenho que ir a Medellín e somente aí tomar um vôo para Cúcuta?

    Obrigado!

    Responder
  16. Valdecira

    Boa tarde! Estou com passagens compradas para Cartagena-Colombia saindo do Brasil dia 11/09/2017, somente hoje tomei conhecimento que meu RG precisaria estar com menos de 10 anos de emissão, não ficará pronto a tempo para eu levá-lo atualizado. Será que consigo passar com o RG em bom estado de conservação e sem muita diferença de aparecia na foto?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Valdecira.

      Bom, a regra é esta, mas pode ser que você consiga entrar sim.
      Outra opção é fazer o passaporte de urgência, que fica pronto em poucos dias, mas é mais caro.

      Um abraço e boa sorte.

      Responder
  17. Cesar

    Boa noite! Muito bom o seu blog, sempre leio ele antes de alguma viagem. Sempre muito esclarecedor. Somente gostaria de tirar uma dúvida, estou indo para Cartagena e depois vou para San Andres, porém o meu voo de Cartagena a San Andres é pela VivaColombia, você saberia me dizer se preciso de passaporte para esse voo ou somente o RG com menos de 10 anos vale?

    Muito Obrigado!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Cesar.

      Se for fazer escalas em países que não são do Mercosul, você precisará de Passaporte, mas como você pretende ficar na Colômbia (San Andrés e Cartagena), a carteira de identidade vale sim.

      Um abraço.

      Responder
  18. Liliane Mano

    Olá, Altier. Venho lendo seu blog há tanto tempo que já sinto que te conheço… Estou embarcando para a Colômbia com meu marido e minha filha depois de amanhã seguindo muitas das suas dicas. Bogotá, Cartagena, Medellin (afinal, íamos estar lá no fim de semana da Festa das Flores, como não dar uma esticadinha?kkk) e San Andrés. Na volta conto como foi. Obrigada pela ajuda!

    Responder
    • Altier Moulin

      Que legal, Liliane.

      Você vai gostar muito da Colômbia. Lhe desejo uma viagem tranquila, segura e muito divertida.
      Depois nos conte como foi.

      Um abraço.

      Responder
  19. Sidmar Oliveira

    Bom dia! Vou participar de uma conferencia em Manizales – Colombia. Preciso de autorizaçao previa?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Sidmar.

      Se você for entrar como turista, não. Mas se for algo relacionado a trabalho, sugiro que você faça contato com a Embaixada da Colômbia no Brasil.

      Embaixada Colômbia em Brasilia
      Avenida das Nacoes quadra 803 lote 10 PO Box 70.443 70.444-900 o Brasilia – DF Brazil
      Telefone: (+55) 61 3214 8900
      E-mail ebrasili@cancilleria.gov.co
      Website: mre.cancilleria.gov.co/wps/portal/embajada_brasil

      Um abraço.

      Responder
  20. Quezia

    Boa noite! Com sua experiência, acha que posso confiar em pacotes com aéreo vendidos pelo peixe urbano?
    Sabe me dizer se essas taxas cobradas são altas ou se alguma delas podem ser isentas. Apenas 5 dias de viagem….
    Não tenho ideia do que vou encontrar e tenho muito receio de ser enganada quanto ao hotel, passagem…. Poderia me ajudar?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Quezia.

      Realmente eu nunca usei os serviços do Peixe Urbano e não saberia lhe dizer.

      Um abraço.

      Responder
  21. Andik Correia

    Olá Altier, dei uma olhada nas suas postagens e não achei nada relativo ao passeio de trem em Bogotá que leva até Zipaquirá, cidade da Catedral de Sal. Vi esse passeio no Trip Advisor e me apaixonei. Você chegou a fazer?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Andik.

      Eu não fiz esse passeio por questão de tempo, mas acho que é bem interessante. Você pode reservar por aqui: https://goo.gl/2RUonX

      Um abraço.

      Responder
  22. Andrea Melo

    Boa Tarde Altier
    No início de seu texto sobre viagem a Colombia você informa que não é necessário passaporte para quem viaja, e sim RG com até 10 anos de emissão e em bom estado. Estou indo a trabalho em Junho, mas ficarei no maximo por 4 dias. Neste caso:

    Não é mesmo necessário ter o passaporte?
    Tenho que comprar um seguro viagem?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Andrea.

      As informações do site são para quem viaja a turismo. Se você vai a trabalho, sugiro que consulte a embaixada colombiana.

      Um abraço.

      Responder
  23. Micaella

    “O valor cobrado varia entre USD 38 e USD 68.000,” é isso msm q vc escreveu U$ 68.000??

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, quanto mais tempo você ficar no país ilegalmente, mais imposto você está sujeita a pagar. 🙁

      Um abraço.

      Responder
  24. Talita

    Muito esclarecedor suas postagens, vou viajar em Junho, ficarei 10 dias você acha que consigo conhecer Cartagena, Medelim e Bogotá nesse tempo?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Talita.

      Acho que dá sim, mas será um pouco corrido. Tente explorar Cartagena e suas praias em quanto dias, depois, vá a Bogotá por uns três dias e Medellín por, no mínimo, dois.

      Um abraço.

      Responder
  25. Isabela

    Puxa, bom dia!! Caro amigo viajante!! Estava escrevendo aqui e sumiu tudo!! Beleza, então novamente, estamos eu e meu marido pretendendo ir a Colômbia em 10 dias, pois praticamente 2 dias são dos vôos ida e volta de Guarulhos e nós moramos em Curitiba. Achei ótimas as suas dicas! Gostaríamos de conhecer Bogotá, talvez Medellin, e Cartagena, acho 10 dias, ou melhor 08 dias muito pouco tempo!! E San Andres. O que você sugere?? Vi que vc postou que é melhor a gte levar real para gastar em Bogotá e Cartagena ( Medelllin tb ) e dólares em San Andres, é isso??? Sabe qto a gente tem que levar para passar este tempo lá? Vamos pagar o hotel aqui através do booking, vi alguns hotéis boutiques muito bons e com preços melhores, e como estávamos antes querendo ir para a Argentina e Uruguai, vendo os preços, achamos mais interessante a Colômbia!! Valeu!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Isabela.

      Vocês vão adorar a Colômbia. 😉 Eu sugiro Bogotá e Cartagena ou San Andrés, já que só têm oito dias.
      Acho que você leu errado, pois não sugeri levar reais para gastar em Bogotá/Medellin.
      Sobre valores, eu não faço orçamento individualizado, porque o que eu gasto pode ser muito diferente do que outra pessoa gasta. Você pode ler todas as dicas aqui: https://www.penaestrada.blog.br/, ver os preços e fazer o seu orçamento. 😉

      Um abraço.

      Responder
  26. Lu COuto

    Na hora de passar na imigração em Bogotá que documentos preciso mostrar?

    Responder
    • Altier Moulin

      Lu, acho que você não leu o texto, pois eu explico isso.

      Um abraço.

      Responder
      • FRANKLIN BARBOSA

        Boa tarde! Quero fazer um cruzeiro e ele vai passar pelo Panamá, saindo de cólon e Caribe, passando pelo Panamá, vou precisar do passaporte tb?

        Responder
        • Altier Moulin

          Sim, Franklin. Não importa a forma que você vai chegar, o passaporte é obrigatório.

          Um abraço.

          Responder
  27. Priscilla

    Boa tarde, gostaria de confirmar se para ir a Cartagena é necessário passaporte ou pode ser apenas o RG, estou indo agora em Fevereiro ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Se o seu voo for direto do Brasil para Cartgena, não precisa de passaporte. Priscilla. Mas se for passar no Panamá, sim, precisa.

      Um abraço.

      Responder
  28. carla

    Altier, que site sensacional.

    Estou indo pra Colômbia mês que vem e to lendo tudo aqui, muito obrigada por compartilhar suas experiências por lá!

    Responder
    • Altier Moulin

      Por nada, Carla.

      Aproveite. 😉

      Responder
  29. Anderson Martins

    Altier, boa noite

    Obrigado pelo post…. Foi bem esclarecedor.
    Tirei algumas dúvidas que eu tinha e já passei o endereço do blog para alguns amigos.

    Parabéns!

    Anderson Martins

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Anderson.

      Boa viagem!

      Responder
  30. Paulo Guerra.

    Alter,

    Boa noite. Por que dessa necessidade da RG ter menos de 10 anos? Mesmo que a RG esteja em bom estado e a fisionomia não tenha mudado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Paulo,

      É uma regra que, na prática, quase nunca é obedecida, mas eu preciso passar a informação correta para os leitores depois não virem me castigar… rs

      Se estiver tudo certo, vá na fé.

      Um abraço.

      Responder
      • Lu COuto

        Tb estou com este problema do RG ter mais de 10 anos. Entrei em contato com a ANAC e ela me informou que nao existe este prazo na legislação. O que importa é que o seu RG esteja em bom estado de conservação e que sua foto te identifique claramente.

        Responder
        • Altier Moulin

          Que bom, Lu.

          Responder
  31. Mariana

    Olá, tudo bem?

    Estou muito preocupada pois sou transplantada renal e não posso tomar vacina contra a febre amarela.
    Gostaria muito de ir para san andres.

    Teria problemas para entrar?

    Responder
    • Altier Moulin

      Nenhum, Mariana. San Andrés não está na rota de risco da febre amarela. 😉

      Responder
  32. Selma

    Bom dia! Obrigada pelas dicas!
    Fui para San Andres em novembro/2016 e decidi que voltarei em fevereiro/2017, ao realizar a compra das passagens veio a seguinte dúvida: Existe algum intervalo de tempo para poder voltar à Colômbia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Não, Selma.
      Haveria se você tivesse ficado no país por mais de 90 dias, o que não parece ser seu caso.

      Um abraço.

      Responder
  33. Marcos Cabral

    Boa tarde,

    Gostaria de confirmar se a Identidade serve para menores de 18 anos viajando acompanhados dos responsáveis ou se para eles é necessário Passaporte.

    Muito boas as dicas, parabens pelo Blog!!!

    Abraços

    Responder
    • Altier Moulin

      A carteira de identidade serve sim, Marcos. Só a certidão de nascimento que não.

      Um abraço.

      Responder
  34. Faride Marques

    Minha Filha vai semana que vem para Cucuta para fazer um intercâmbio. Ela está entrando lá com o RG e tem uma família que vai ficar com ela mais ou menos 30 dias. Posso ficar tranquilo com esse procedimento? Obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Faride,

      Se ela for maior de idade, certamente não terá problema em entrar no país com a Carteira de Identidade.
      Sobre o intercâmbio e a família, não saberia lhe informar.

      Um abraço.

      Responder
  35. Kathia Razuk

    Altier, boa tarde! Obrigado pelas dicas. Vou para Cartagena em Janeiro/2017 com conexão em Bogotá. Gostaria de informações sobre o peso colombiano. Levo do Brasil, troco em Bogotá ou troco em Cartagena. O que sugere?
    Obrigado
    Káthia Razuk

    Responder
  36. Patricia

    Olá Altier.

    Relação ao imposto de saída, é só na hora em que eu for embarcar para voltar para o Brasil? E no aeroporto tem algo que sinalize isso??
    Desde já agradeço.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Patricia,

      Você será instruída na hora do checkin ou na hora de despachar a bagagem.

      Um abraço.

      Responder
  37. rafael

    Altier,
    Estou programando ir para Colômbia a turismo em Janeiro, devo ficar 2 semanas.
    A imigração pede alguma comprovação financeira no aeroporto?

    Responder
    • Altier Moulin

      Geralmente não, Rafael.

      Responder
  38. Geraldo

    Altier, bom dia!

    Em breve viajarei para Colômbia a trabalho. Ficarei apenas duas semanas implantando um sistema numa filial da empresa onde trabalho. Será que preciso de visto? Ou você recomenda que eu diga que minha viagem é a passeio? Entendi que o objetivo do seu trabalho é turismo, mas talvez possa me esclarecer esta dúvida.
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.

    Responder
    • Altier Moulin

      Geraldo,

      Não vejo problemas em você entrar como turista, mas não sei como funciona a fiscalização, então não posso opinar. Informe-se com a empresa que lhe contratou e siga as orientações dela.

      Um abraço.

      Responder
  39. CARLOS SOUSA

    Como vai? Meu voo a Colômbia, fará escala no Chile onde ficarei por 6h no aeroporto. Ao desembarcar e aguardar a escala no chile, eu terei de carimbar meu passaporte nesta escala, na imigração chilena e depois na colombia ???? viajarei com passaporte. Abs

    Responder
    • Altier Moulin

      Como é uma conexão longa, provavelmente sim, Carlos.

      Responder
  40. Karina Marrane

    ei, tudo bom ?
    Eu Queria saber se posso entrar e sair no mesmo dia, que eu chegar na Colômbia.
    Ou se vou precisar ficar pelo menos 3 dias lá .

    Responder
    • Altier Moulin

      Você pode entrar e sair quando quiser.

      Um abraço.

      Responder
  41. Jordana

    Olá vou para Cartagena em janeiro, Porém meu vôo fica parado quase um dia no aeroporto de Bogotá.
    Em Bogotá teria um albergue próximo ao aeroporto para dormir ?

    Responder
  42. Rivelino Flórido

    Boa tarde ,
    Gostei muito da sua matéria a respeito as informações da Colômbia ,
    Pretendo ir a Colômbia em Dezembro para cidade de Medellín , vou me casar com uma Colombiana e trazer ela para o Brasil ,
    Queria te perguntar uma coisa ,
    Pretendo abrir uma conta corrente no banco Santander , porque existe este banco na Colômbia , daí eu usaria minha conta corrente do Brasil para sacar dinheiro na Colômbia , qual sua opinião sobre isso e sua dica ? Ou coisa qual é o valor máximo que posso levar para Colômbia para ter problemas no aeroporto internacional da Colômbia ?
    Independente da quantia do dinheiro que levo tenho que informar ao consulado ?

    Um abraço.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Rivelino,

      Você pode levar até US$ 10.000 ou o equivalente em moeda colombiana sem precisar comunicar às autoridades de imigração.
      Sobre o banco Santander, você não precisa abrir uma conta. Se você já tiver uma conta em outro banco, basta se informar em sua agência como movimentar sua conta quando estiver fora do Brasil. É muito simples.

      Um abraço.

      Responder
  43. Rita Lo

    Boa tarde… várias duvidas…

    Estou pensando em ir para Medellin. A princípio estou indo como turista, gostaria de saber se eu resolver fazer um curso para aperfeiçoar o espanhol durante minha estadia, consigo sem visto de estudante? É possível achar um trabalho, um “bico” por lá? Após 90 dias de permanecia consigo renovar? Abs.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Rita,

      Sim, você consegue estudar com o seu visto de turista, desde que seja dentro do prazo da validade. É possível renovar, mas isso requer um pedido especial às autoridades do país.
      Bom, o foco do blog é turismo, então não poderei lhe das informações sobre trabalho. Além do mais, para estar dentro da lei, você teria que solicitar um visto de trabalho, né? 😉

      Um abraço.

      Responder
  44. Natasha Fragas

    Ah ufa! Super obrigada querido!
    Um abraço =)

    Responder
  45. Natasha

    Bom dia! Parabéns pelo Blog, tem ajudado muito.
    Tenho uma dúvida: não vou viajar com passaporte, apenas com a identidade pois meu passaporte vence em setembro e estou indo agora no domingo. Como eu poderia comprovar o tempo que fiquei para não pagar essa taxa? Só com a passagem já basta ou preciso fazer alguma coisa?
    Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Natasha,

      Quando você entra em um país, automaticamente eles registram a data. Assim, mesmo sem o passaporte, eles têm o controle de entrada e saída de todos os viajantes. 🙂

      Um abraço e aproveite.

      Responder
  46. Leandro

    Olá tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho!!
    Tenho uma dúvida.. Quando você passa pela imigração com o visto de turista ou visto mercosul eles pedem passagem de ida e volta?

    Obrigado!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Leandro,

      Eu não sei o que você quis dizer com ‘visto Mercosul’, mas não é uma prática deles solicitarem a passagem de volta. Porém, é sempre bom ter todos os documentos em mãos: comprovantes de hospedagem, passagens, seguro viagem, etc.

      Um abraço.

      Responder
  47. Fernando Denardi

    Hoje tomei a vacina da febre amarela 29/07, porém vou a Colombia / Bogotá dia 01/08, corro o risco de não viajar por conta dessa vacina? já que é necessario 10 dias de antecedencia, oque acha?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Fernando,

      Como eu explico no texto, nenhuma vacina é obrigatória para entrar no país. Algumas são apenas recomendadas, como é o caso da de febre amarela.

      Um abraço.

      Responder
  48. Marco Casale

    Muito bom!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Marco.

      Responder
  49. ricardo

    Olá Altier!
    Se eu tiver conexão no Panamá eu precisarei de passaporte?

    Responder
  50. Leonardo

    Olá Altier,

    Gostei muito das suas dicas, bastante úteis. Fiquei apenas com uma dúvida: comprei minha viagem para San Andrés pela Decolar e no descritivo há o valor da passagem, imposto e taxas, tarifas. Estou desconfiado que o imposto e as taxas são referentes ao imposto de saída. O voo é da TAM e COPA. Tens ideia como saberei pra qual companhia devo solicitar a isenção, se for o caso.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Leonardo,

      Infelizmente não sei. Mas o pessoal da Decolar poderá lhe ajudar.

      Um abraço.

      Responder
  51. Kleber Has

    Olá,

    Estou indo para a Colômbia em Jan/2017, gostaria de saber, se é necessário uma carta de chamada, comprovação de hospedagem e declaração de renda. (alguns países são necessário, para assegurar que a pessoa não vai ficar lá e acabar virando morador de rua. fiz isso quando fui para Luanda – Angola)

    No meu caso, vou para a casa de uma amiga, logo, não tenho comprovação de hospedagem.

    Já estou a dias procurando tais informações e não encontrei nada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Kleber,

      Não, não é necessário nada disso. Como a Colômbia faz parte do Mercusul, você só precisa da carteira de identidade ou do passaporte. Claro, é sempre bom ter em mãos as informações de hospedagem (endereço, telefone), etc. Mas não é obrigatório.

      Um abraço.

      Responder
  52. Quezi

    Olá Altier,
    Pelo o que entendi lendo o seu artigo não precisa de passaporte e nem de vacinas para ir para Colômbia. Eu li em outro website que para ir para o Peru também não precisa, ou seja, é basicamente comprar as passagens e se a conexão for no Peru, sem mais preocupações para fazer está viagem, correto?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Quezi,

      É exatamente isso. Como esses países fazem parte do Mercosul, nós brasileiros podemos usar apenas a carteira de identidade para entrar e sair deles. Mas lembre-se que ela precisa estar em bom estado de conversação e deve ter menos de dez anos de emissão. Crianças também precisam da carteira de identidade, pois a certidão de nascimento não é aceita. 🙂

      Um abraço.

      Responder
      • wilguens jean louis

        Ola!
        Sou hatiano estou aqui Brasil há rês anos. Eu posso visitar Honduras durante uma semana com meu documento estrangeiro brasilwieo, tipo RNG?

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi Wilguens,

          Infelizmente não, você precisa apresentar um passaporte para entrar em Honduras.

          Um abraço.

          Responder
  53. Maria Julia

    Estou interessada em estudar na Colômbia, você acha que seria uma boa fazer faculdade por lá? Se sim, eles aceitam brasileiros?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Maria,

      Como meu trabalho não tem este foco, infelizmente não tenho como lhe ajudar.

      Um abraço.

      Responder
  54. mari

    Oi, tenho uma pergunta: mesmo com conexão no Panamá (caso eu nao pegue voo direto) só o RG basta, se nao sair do aeroporto.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Mari,

      Não. Se você for passar pelo Panamá é preciso ter o passaportes, mesmo que não saia do aeroporto.

      Um abraço.

      Responder
      • GISELE

        Minha duvida é a mesma, eu não tenho passaporte, e vou para San Andrés em março, tem uma parada no Panamá, então tenho que correr para fazer o passaporte!? E isso basta, ou tenho q ter o visto?

        Responder
        • Altier Moulin

          Sim, Gisele. Tem que fazer o passaporte. Quanto ao visto, ele não é necessário.

          Um abraço.

          Responder
  55. Cíntia

    Olá, estarei fazendo uma conexão longa em Bogotá e gostaria de saber se no aeroporto existe hotel ou nas proximidade dele?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Cíntia,

      Nesta lista estão os hotéis mais perto do aeroporto El Dorado, em Bogotá: http://goo.gl/oQWAj4

      Um abraço.

      Responder
  56. Julianna

    Olá,

    Gostaria de tirar uma dúvida, é necessário o passaporte para viagem à Colômbia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Juliana,

      Acho que você não leu o texto, né? Isso ta explicado nele. 😉

      Um abraço.

      Responder
  57. Leandro araujo

    Boa noite, vou para San Andres na segunda feira e não tomei as vacinas. Será que terei problema para entrar no pais? É obrigatorio tomar a vacina mesmo?
    Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Leandro,

      O texto é bem claro. Trata-se de uma indicação, e não de obrigação. A não ser que você vá para a região amazônica.

      Um abraço.

      Responder
  58. Luiz

    Boa noite!

    Estou indo no mês que vem para Cartagena e Bogotá. O seguro saúde não é obrigatório então? Nem vacinas?
    Outra dúvida que tive, ficarei 8 dias e não sei se foi cobrado o imposto de saída na passagem, comprei pela TAM-LAN, vou precisar do carimbo de isenção na saída? Como faço?

    Obrigado e parabéns pelo texto!

    Responder
    • Altier Moulin

      Luiz,

      Basta seguir as orientações do post.

      Um abraço.

      Responder
  59. Evandro

    Boa Tarde!

    Vou para Cartagena, Tayrona e Bogotá, é obrigatório a vacina de febre amarela?

    Obrigado

    Evandro

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Evandro,

      Não, a vacina é indicada para quem está indo para a região amazônica apenas. De qualquer forma, não custa nada estar prevenido.

      Um abraço.

      Responder
      • Bete

        Olá, mas isso mudou né? Agora precisa estar vacinado?

        Responder
        • Altier Moulin

          Sim, Bete.

          Tem uma observação no texto. 🙂

          Um abraço!

          Responder
  60. Aline

    Boa tarde,

    Estou devorando todos os seus textos sobre Cartagena… São maravilhosos! Vou pra lá em abril e seus relatos estão me ajudando muito!!!
    Lendo agora sobre o imposto de saída, me veio uma pergunta: como faço para saber se a companhia aérea me cobrou esse imposto na passagem? Qual o procedimento para pedir o reembolso? Peço aqui no Brasil ou no guichê da companhia na Colômbia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Aline, que bom que tá gostando dos textos.

      No momento do check-in de saída da Colômbia os atendente verificarão se o imposto já tinha sido cobrado ou não. Geralmente não é cobrado antecipadamente, mas se tiver sido você deveria seguir as orientações indicadas por eles para fazer o reembolso.

      Um abraço.

      Responder
      • Regina souza

        Muito interessante tudo principalmente sobre Bogotá adorei estou indo para Bogotá agora em abril dia 7 conhecer família de meu noivo qui e colombiano e veio ao Brasil para fazer intercâmbio e acabamos nos conhecendo

        Responder
        • Altier Moulin

          Boa viagem. 😉

          Responder
        • Juliete

          Oi meu nome é Juliete estou Namorando um colombiano estou me programando pra ir lá gostaria de saber como foi sua viagem ? Meu e-mail é jltaraujo@gmail.com me escreva se poder gostaria de me espelhar com suas experiências se me permitir desde já obrigado

          Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1