Viagem para a Colômbia: visto, taxas e vacinas

111

Atualizado em 17 de novembro de 2017

Neste artigo, eu reuni algumas informações essenciais para você planejar melhor sua viagem para a Colômbia. São dicas práticas, porém muito importantes, para que essa aventura aconteça sem ingratas surpresas. Eu também esclareço algumas dúvidas neste vídeo.

Brasileiros que viajam a turismo não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias. A entrada pode ser feita com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos e esteja em bom estado de conservação.

Se a sua viagem for para estudo ou trabalho, você deve solicitar o visto no Consulado da Colômbia, ainda no Brasil.

Imposto de saída

É importante ficar atento ao procedimento de saída da Colômbia. Se sua permanência superar 60 dias, você deverá pagar o imposto de saída ao deixar o país. O valor cobrado varia entre USD 38 e USD 68.000, e o pagamento é feito em um dos postos de imigração.

Caso você não tenha ficado mais do que 60 dias na Colômbia, será preciso solicitar a isenção do pagamento nos balcões da Aerocivil, que estão nos aeroportos internacionais. Lá, eles verificarão seus documentos e checarão o cumprimento do requisito. Feito isso, você receberá o carimbo do controle e poderá concluir o processo de check-in e embarque.

Se o imposto de saída já tiver sido cobrado na passagem, mesmo você tendo ficado menos de 60 dias no país, será necessário solicitar à companhia o reembolso do dinheiro.

Eu solicitei a isenção do imposto e foi muito tranquilo: só apresentei o passaporte e pronto. O carimbo que nos isenta do imposto é esse verde aí ao lado do meu carimbo de entrada no país.

viagem para a Colômbia

Saúde e vacinas

As doenças que mais frequentemente afetam turistas na Colômbia são o mal de altitude e problemas estomacais e intestinais. A malária e a febre amarela têm ocorrência restrita às zonas da selva amazônica. Se você estiver planejando ir para essa região, será necessário tomar a vacina contra febre amarela pelo menos quinze dias antes de viajar. Veja os cuidados que você deve ter para evitar essas doenças.

ATUALIZAÇÃO | Desde março de 2017, a vacina contra febre amarela é obrigatória para entrar no país. Sem o Comprovante Internacional de Vacinação (CIVP), você pode ser impedido de embarcar.

Também é recomendado pelo governo colombiano tomar outras vacinas, como a antitetânica e a que previne as hepatites A e B. Mas isso tudo é uma atitude de prevenção, e não uma obrigação.

É importante saber que quem deseja visitar a Colômbia deve adquirir um seguro viagem que ofereça cobertura médica assistencial e atenção hospitalar de urgência. O seguro não é obrigatório, mas viajar sem ele não é uma boa ideia.

Se seu cartão de crédito não tem cobertura para a Colômbia, faça uma cotação com a Mondial Assistance, a maior empresa de seguros viagem do mundo. Quem é leitor do Pé na Estrada tem descontos exclusivos na compra do seguro. Veja como comprar.

Quanto a medicamentos, aqueles que não precisam de prescrição médica podem ser comprados sem restrição em drogarias e farmácias, só não se esqueça de verificar a data de validade.

É bom ter cuidado ao beber água. Somente em Bogotá, a água da torneira é potável e pode ser bebida tranquilamente. Outras cidades contam com bons serviços de abastecimento, mas é melhor evitar beber água sem filtrar. Em zonas rurais e cidades pequenas, é aconselhável comprar água mineral.

Viagem para a Colômbia

Veja todos os textos sobre a Colômbia. Clicando sobre cada item abaixo, você terá informações detalhadas de todas as atividades que fiz em cada uma das cidades que visitei.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

111 Comentários

  1. Boa tarde,

    Estou devorando todos os seus textos sobre Cartagena… São maravilhosos! Vou pra lá em abril e seus relatos estão me ajudando muito!!!
    Lendo agora sobre o imposto de saída, me veio uma pergunta: como faço para saber se a companhia aérea me cobrou esse imposto na passagem? Qual o procedimento para pedir o reembolso? Peço aqui no Brasil ou no guichê da companhia na Colômbia?

    • Altier Moulin

      Oi Aline, que bom que tá gostando dos textos.

      No momento do check-in de saída da Colômbia os atendente verificarão se o imposto já tinha sido cobrado ou não. Geralmente não é cobrado antecipadamente, mas se tiver sido você deveria seguir as orientações indicadas por eles para fazer o reembolso.

      Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Evandro,

      Não, a vacina é indicada para quem está indo para a região amazônica apenas. De qualquer forma, não custa nada estar prevenido.

      Um abraço.

  2. Boa noite!

    Estou indo no mês que vem para Cartagena e Bogotá. O seguro saúde não é obrigatório então? Nem vacinas?
    Outra dúvida que tive, ficarei 8 dias e não sei se foi cobrado o imposto de saída na passagem, comprei pela TAM-LAN, vou precisar do carimbo de isenção na saída? Como faço?

    Obrigado e parabéns pelo texto!

  3. Leandro araujo on

    Boa noite, vou para San Andres na segunda feira e não tomei as vacinas. Será que terei problema para entrar no pais? É obrigatorio tomar a vacina mesmo?
    Obrigado

    • Altier Moulin

      Leandro,

      O texto é bem claro. Trata-se de uma indicação, e não de obrigação. A não ser que você vá para a região amazônica.

      Um abraço.

      • Minha duvida é a mesma, eu não tenho passaporte, e vou para San Andrés em março, tem uma parada no Panamá, então tenho que correr para fazer o passaporte!? E isso basta, ou tenho q ter o visto?

  4. Estou interessada em estudar na Colômbia, você acha que seria uma boa fazer faculdade por lá? Se sim, eles aceitam brasileiros?

  5. Olá Altier,
    Pelo o que entendi lendo o seu artigo não precisa de passaporte e nem de vacinas para ir para Colômbia. Eu li em outro website que para ir para o Peru também não precisa, ou seja, é basicamente comprar as passagens e se a conexão for no Peru, sem mais preocupações para fazer está viagem, correto?

    • Altier Moulin

      Oi Quezi,

      É exatamente isso. Como esses países fazem parte do Mercosul, nós brasileiros podemos usar apenas a carteira de identidade para entrar e sair deles. Mas lembre-se que ela precisa estar em bom estado de conversação e deve ter menos de dez anos de emissão. Crianças também precisam da carteira de identidade, pois a certidão de nascimento não é aceita. 🙂

      Um abraço.

      • wilguens jean louis on

        Ola!
        Sou hatiano estou aqui Brasil há rês anos. Eu posso visitar Honduras durante uma semana com meu documento estrangeiro brasilwieo, tipo RNG?

  6. Olá,

    Estou indo para a Colômbia em Jan/2017, gostaria de saber, se é necessário uma carta de chamada, comprovação de hospedagem e declaração de renda. (alguns países são necessário, para assegurar que a pessoa não vai ficar lá e acabar virando morador de rua. fiz isso quando fui para Luanda – Angola)

    No meu caso, vou para a casa de uma amiga, logo, não tenho comprovação de hospedagem.

    Já estou a dias procurando tais informações e não encontrei nada.

    • Altier Moulin

      Oi Kleber,

      Não, não é necessário nada disso. Como a Colômbia faz parte do Mercusul, você só precisa da carteira de identidade ou do passaporte. Claro, é sempre bom ter em mãos as informações de hospedagem (endereço, telefone), etc. Mas não é obrigatório.

      Um abraço.

  7. Olá Altier,

    Gostei muito das suas dicas, bastante úteis. Fiquei apenas com uma dúvida: comprei minha viagem para San Andrés pela Decolar e no descritivo há o valor da passagem, imposto e taxas, tarifas. Estou desconfiado que o imposto e as taxas são referentes ao imposto de saída. O voo é da TAM e COPA. Tens ideia como saberei pra qual companhia devo solicitar a isenção, se for o caso.

  8. Fernando Denardi on

    Hoje tomei a vacina da febre amarela 29/07, porém vou a Colombia / Bogotá dia 01/08, corro o risco de não viajar por conta dessa vacina? já que é necessario 10 dias de antecedencia, oque acha?

    • Altier Moulin

      Oi Fernando,

      Como eu explico no texto, nenhuma vacina é obrigatória para entrar no país. Algumas são apenas recomendadas, como é o caso da de febre amarela.

      Um abraço.

  9. Olá tudo bem? Parabéns pelo seu trabalho!!
    Tenho uma dúvida.. Quando você passa pela imigração com o visto de turista ou visto mercosul eles pedem passagem de ida e volta?

    Obrigado!!

    • Altier Moulin

      Oi Leandro,

      Eu não sei o que você quis dizer com ‘visto Mercosul’, mas não é uma prática deles solicitarem a passagem de volta. Porém, é sempre bom ter todos os documentos em mãos: comprovantes de hospedagem, passagens, seguro viagem, etc.

      Um abraço.

  10. Bom dia! Parabéns pelo Blog, tem ajudado muito.
    Tenho uma dúvida: não vou viajar com passaporte, apenas com a identidade pois meu passaporte vence em setembro e estou indo agora no domingo. Como eu poderia comprovar o tempo que fiquei para não pagar essa taxa? Só com a passagem já basta ou preciso fazer alguma coisa?
    Obrigada!

    • Altier Moulin

      Oi Natasha,

      Quando você entra em um país, automaticamente eles registram a data. Assim, mesmo sem o passaporte, eles têm o controle de entrada e saída de todos os viajantes. 🙂

      Um abraço e aproveite.

  11. Boa tarde… várias duvidas…

    Estou pensando em ir para Medellin. A princípio estou indo como turista, gostaria de saber se eu resolver fazer um curso para aperfeiçoar o espanhol durante minha estadia, consigo sem visto de estudante? É possível achar um trabalho, um “bico” por lá? Após 90 dias de permanecia consigo renovar? Abs.

    • Altier Moulin

      Oi Rita,

      Sim, você consegue estudar com o seu visto de turista, desde que seja dentro do prazo da validade. É possível renovar, mas isso requer um pedido especial às autoridades do país.
      Bom, o foco do blog é turismo, então não poderei lhe das informações sobre trabalho. Além do mais, para estar dentro da lei, você teria que solicitar um visto de trabalho, né? 😉

      Um abraço.

  12. Rivelino Flórido on

    Boa tarde ,
    Gostei muito da sua matéria a respeito as informações da Colômbia ,
    Pretendo ir a Colômbia em Dezembro para cidade de Medellín , vou me casar com uma Colombiana e trazer ela para o Brasil ,
    Queria te perguntar uma coisa ,
    Pretendo abrir uma conta corrente no banco Santander , porque existe este banco na Colômbia , daí eu usaria minha conta corrente do Brasil para sacar dinheiro na Colômbia , qual sua opinião sobre isso e sua dica ? Ou coisa qual é o valor máximo que posso levar para Colômbia para ter problemas no aeroporto internacional da Colômbia ?
    Independente da quantia do dinheiro que levo tenho que informar ao consulado ?

    Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Rivelino,

      Você pode levar até US$ 10.000 ou o equivalente em moeda colombiana sem precisar comunicar às autoridades de imigração.
      Sobre o banco Santander, você não precisa abrir uma conta. Se você já tiver uma conta em outro banco, basta se informar em sua agência como movimentar sua conta quando estiver fora do Brasil. É muito simples.

      Um abraço.

  13. Olá vou para Cartagena em janeiro, Porém meu vôo fica parado quase um dia no aeroporto de Bogotá.
    Em Bogotá teria um albergue próximo ao aeroporto para dormir ?

  14. ei, tudo bom ?
    Eu Queria saber se posso entrar e sair no mesmo dia, que eu chegar na Colômbia.
    Ou se vou precisar ficar pelo menos 3 dias lá .

  15. Como vai? Meu voo a Colômbia, fará escala no Chile onde ficarei por 6h no aeroporto. Ao desembarcar e aguardar a escala no chile, eu terei de carimbar meu passaporte nesta escala, na imigração chilena e depois na colombia ???? viajarei com passaporte. Abs

  16. Altier, bom dia!

    Em breve viajarei para Colômbia a trabalho. Ficarei apenas duas semanas implantando um sistema numa filial da empresa onde trabalho. Será que preciso de visto? Ou você recomenda que eu diga que minha viagem é a passeio? Entendi que o objetivo do seu trabalho é turismo, mas talvez possa me esclarecer esta dúvida.
    Obrigado e parabéns pela iniciativa.

    • Altier Moulin

      Geraldo,

      Não vejo problemas em você entrar como turista, mas não sei como funciona a fiscalização, então não posso opinar. Informe-se com a empresa que lhe contratou e siga as orientações dela.

      Um abraço.

  17. Altier,
    Estou programando ir para Colômbia a turismo em Janeiro, devo ficar 2 semanas.
    A imigração pede alguma comprovação financeira no aeroporto?

  18. Olá Altier.

    Relação ao imposto de saída, é só na hora em que eu for embarcar para voltar para o Brasil? E no aeroporto tem algo que sinalize isso??
    Desde já agradeço.

  19. Altier, boa tarde! Obrigado pelas dicas. Vou para Cartagena em Janeiro/2017 com conexão em Bogotá. Gostaria de informações sobre o peso colombiano. Levo do Brasil, troco em Bogotá ou troco em Cartagena. O que sugere?
    Obrigado
    Káthia Razuk

  20. Minha Filha vai semana que vem para Cucuta para fazer um intercâmbio. Ela está entrando lá com o RG e tem uma família que vai ficar com ela mais ou menos 30 dias. Posso ficar tranquilo com esse procedimento? Obrigado!

    • Altier Moulin

      Oi Faride,

      Se ela for maior de idade, certamente não terá problema em entrar no país com a Carteira de Identidade.
      Sobre o intercâmbio e a família, não saberia lhe informar.

      Um abraço.

  21. Boa tarde,

    Gostaria de confirmar se a Identidade serve para menores de 18 anos viajando acompanhados dos responsáveis ou se para eles é necessário Passaporte.

    Muito boas as dicas, parabens pelo Blog!!!

    Abraços

  22. Bom dia! Obrigada pelas dicas!
    Fui para San Andres em novembro/2016 e decidi que voltarei em fevereiro/2017, ao realizar a compra das passagens veio a seguinte dúvida: Existe algum intervalo de tempo para poder voltar à Colômbia?

  23. Olá, tudo bem?

    Estou muito preocupada pois sou transplantada renal e não posso tomar vacina contra a febre amarela.
    Gostaria muito de ir para san andres.

    Teria problemas para entrar?

  24. Alter,

    Boa noite. Por que dessa necessidade da RG ter menos de 10 anos? Mesmo que a RG esteja em bom estado e a fisionomia não tenha mudado.

    • Altier Moulin

      Paulo,

      É uma regra que, na prática, quase nunca é obedecida, mas eu preciso passar a informação correta para os leitores depois não virem me castigar… rs

      Se estiver tudo certo, vá na fé.

      Um abraço.

  25. Anderson Martins on

    Altier, boa noite

    Obrigado pelo post…. Foi bem esclarecedor.
    Tirei algumas dúvidas que eu tinha e já passei o endereço do blog para alguns amigos.

    Parabéns!

    Anderson Martins

  26. Altier, que site sensacional.

    Estou indo pra Colômbia mês que vem e to lendo tudo aqui, muito obrigada por compartilhar suas experiências por lá!

    • Altier Moulin

      Se o seu voo for direto do Brasil para Cartgena, não precisa de passaporte. Priscilla. Mas se for passar no Panamá, sim, precisa.

      Um abraço.

  27. Puxa, bom dia!! Caro amigo viajante!! Estava escrevendo aqui e sumiu tudo!! Beleza, então novamente, estamos eu e meu marido pretendendo ir a Colômbia em 10 dias, pois praticamente 2 dias são dos vôos ida e volta de Guarulhos e nós moramos em Curitiba. Achei ótimas as suas dicas! Gostaríamos de conhecer Bogotá, talvez Medellin, e Cartagena, acho 10 dias, ou melhor 08 dias muito pouco tempo!! E San Andres. O que você sugere?? Vi que vc postou que é melhor a gte levar real para gastar em Bogotá e Cartagena ( Medelllin tb ) e dólares em San Andres, é isso??? Sabe qto a gente tem que levar para passar este tempo lá? Vamos pagar o hotel aqui através do booking, vi alguns hotéis boutiques muito bons e com preços melhores, e como estávamos antes querendo ir para a Argentina e Uruguai, vendo os preços, achamos mais interessante a Colômbia!! Valeu!!

    • Altier Moulin

      Oi, Isabela.

      Vocês vão adorar a Colômbia. 😉 Eu sugiro Bogotá e Cartagena ou San Andrés, já que só têm oito dias.
      Acho que você leu errado, pois não sugeri levar reais para gastar em Bogotá/Medellin.
      Sobre valores, eu não faço orçamento individualizado, porque o que eu gasto pode ser muito diferente do que outra pessoa gasta. Você pode ler todas as dicas aqui: https://www.penaestrada.blog.br/, ver os preços e fazer o seu orçamento. 😉

      Um abraço.

  28. Muito esclarecedor suas postagens, vou viajar em Junho, ficarei 10 dias você acha que consigo conhecer Cartagena, Medelim e Bogotá nesse tempo?

    • Altier Moulin

      Oi, Talita.

      Acho que dá sim, mas será um pouco corrido. Tente explorar Cartagena e suas praias em quanto dias, depois, vá a Bogotá por uns três dias e Medellín por, no mínimo, dois.

      Um abraço.

  29. Boa Tarde Altier
    No início de seu texto sobre viagem a Colombia você informa que não é necessário passaporte para quem viaja, e sim RG com até 10 anos de emissão e em bom estado. Estou indo a trabalho em Junho, mas ficarei no maximo por 4 dias. Neste caso:

    Não é mesmo necessário ter o passaporte?
    Tenho que comprar um seguro viagem?

    • Altier Moulin

      Oi, Andrea.

      As informações do site são para quem viaja a turismo. Se você vai a trabalho, sugiro que consulte a embaixada colombiana.

      Um abraço.

  30. Olá Altier, dei uma olhada nas suas postagens e não achei nada relativo ao passeio de trem em Bogotá que leva até Zipaquirá, cidade da Catedral de Sal. Vi esse passeio no Trip Advisor e me apaixonei. Você chegou a fazer?

  31. Boa noite! Com sua experiência, acha que posso confiar em pacotes com aéreo vendidos pelo peixe urbano?
    Sabe me dizer se essas taxas cobradas são altas ou se alguma delas podem ser isentas. Apenas 5 dias de viagem….
    Não tenho ideia do que vou encontrar e tenho muito receio de ser enganada quanto ao hotel, passagem…. Poderia me ajudar?

    • Altier Moulin

      Oi, Sidmar.

      Se você for entrar como turista, não. Mas se for algo relacionado a trabalho, sugiro que você faça contato com a Embaixada da Colômbia no Brasil.

      Embaixada Colômbia em Brasilia
      Avenida das Nacoes quadra 803 lote 10 PO Box 70.443 70.444-900 o Brasilia – DF Brazil
      Telefone: (+55) 61 3214 8900
      E-mail [email protected]
      Website: mre.cancilleria.gov.co/wps/portal/embajada_brasil

      Um abraço.

  32. Olá, Altier. Venho lendo seu blog há tanto tempo que já sinto que te conheço… Estou embarcando para a Colômbia com meu marido e minha filha depois de amanhã seguindo muitas das suas dicas. Bogotá, Cartagena, Medellin (afinal, íamos estar lá no fim de semana da Festa das Flores, como não dar uma esticadinha?kkk) e San Andrés. Na volta conto como foi. Obrigada pela ajuda!

  33. Boa noite! Muito bom o seu blog, sempre leio ele antes de alguma viagem. Sempre muito esclarecedor. Somente gostaria de tirar uma dúvida, estou indo para Cartagena e depois vou para San Andres, porém o meu voo de Cartagena a San Andres é pela VivaColombia, você saberia me dizer se preciso de passaporte para esse voo ou somente o RG com menos de 10 anos vale?

    Muito Obrigado!!!

    • Altier Moulin

      Oi, Cesar.

      Se for fazer escalas em países que não são do Mercosul, você precisará de Passaporte, mas como você pretende ficar na Colômbia (San Andrés e Cartagena), a carteira de identidade vale sim.

      Um abraço.

  34. Boa tarde! Estou com passagens compradas para Cartagena-Colombia saindo do Brasil dia 11/09/2017, somente hoje tomei conhecimento que meu RG precisaria estar com menos de 10 anos de emissão, não ficará pronto a tempo para eu levá-lo atualizado. Será que consigo passar com o RG em bom estado de conservação e sem muita diferença de aparecia na foto?

    • Altier Moulin

      Oi, Valdecira.

      Bom, a regra é esta, mas pode ser que você consiga entrar sim.
      Outra opção é fazer o passaporte de urgência, que fica pronto em poucos dias, mas é mais caro.

      Um abraço e boa sorte.

  35. Boa noite! E parabéns pelo seu site e informações.

    Nobre amigo preciso ir para Cúcuta Colômbia. Sabes me informar se consigo vôo do Brasil para lá ou tenho que ir a Medellín e somente aí tomar um vôo para Cúcuta?

    Obrigado!

  36. Tamara da Rosa Machado on

    Boa noite! Estou indo para Bogotá em um festival de folclore! Gostaria de saber se preciso somente da carteira de identidade? Ouvi falar que teria que ser atualizada de 5 anos! E 5 ou 10? E a vacina da febre amarela vc sugere que tome?

    • Altier Moulin

      Oi, Tamara.

      Não sei se você leu o texto, porque isso está explicado nele.

      “Brasileiros que viajam a turismo não precisam de visto para permanecer no país por até 90 dias. A entrada pode ser feita com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos e esteja em bom estado de conservação”.

      A questão da vacina também está lá. Dê uma olhadinha. 😉

      Um abraço.

  37. Bom dia , gostaria que me passasse recomendacoes porque estou indo para Colombia para San Andrés Ilhas e estou preocupada . Grata, Janice

  38. Oi Altier, vou fazer uma coneccao de 2 horas em Bogota (los angeles / bogota / brasil) e no site da Decolar diz que posso ser impedida de embarcar se nao tomar a vacina. Sera que essa vacina agora e obrigatoria?

  39. Olá tudo bem ?
    Li seu post e gostei muito.
    Aliás eu farei 2 conexões em Bogotá sendo uma na ida e outra na volta de Los Angeles.
    Eu nem sabia que tinha essa tal de taxa de saída.
    Na ida são 2 horas e conexão e acho que é a mesma aeronave. Quando e assim acho que não precisa nem sair do avião né? Na volta são 7 horas de espera com troca, então imagino que precisa fazer todo checkout e checkin de novo. Desta forma preciso pegar esse carimbo de isenção que falou correto ?
    É fácil localizar o posto de carimbo que citou?
    Grato e parabéns.

    • Altier Moulin

      Oi, Luciano.

      Não sei se entendi sua pergunta, mas parece que você vai a Bogotá apenas para fazer conexão, certo?
      Em voos de conexão, geralmente há troca de aeronave. Em voos de escala, não. A escala dura minutos, é uma parada estratégica para abastecer, por exemmplo.
      Então, provavelmente, você vai trocar de aeronave na ida e na volta.

      Em nenhum momento você precisará fazer checkin, já que sua bagagem seguirá direto para o destino final.
      Na volta, se quiser sair do aeroporto, você precisará fazer o processo de imigração: carimbar o passaporte e tal.

      Todas essas informações você consegue com a empresa com quem comprou a passagem aérea. Inclusive sobre o imposto de saída.
      Não se esqueça do certificado de vacinação contra febre amarela. Ela é obrigatória e você pode ser impedido de embarcar.
      Veja aqui: https://www.penaestrada.blog.br/colombia-passa-exigir-vacina-contra-febre-amarela/

      Um abraço.

  40. Ola Altier,

    Gostei do post e é bem claro.

    Mas tenho uma duvida, irei comprar meu voo domestico pela Wingo, embarca normal pela Cia aerea somente com o RG?

    Obrigada

Escreva um comentário

Inline
Inline