Como chegar à Bolívia: todas as opções de transporte

0

Atualizado em 23 de abril de 2020

Pertinho da gente, a Bolívia pode ser um grande destino para você explorar com tempo e sem gastar muito dinheiro. Mas, antes de tudo, você precisa entender como chegar à Bolívia.

Aliás, esse é um ponto positivo porque as opções são muitas e isso ajuda no nosso orçamento: dá para ir de avião, de trem e até de ônibus, fazendo conexões em outros países vizinhos.

O mais importante, agora, é você entender o ponto positivo e negativo de cada um e, então, decidir.

Como chegar à Bolívia: de avião

As principais companhias aéreas que operam no país são Boliviana de Aviación (Boa), Transporte Aéreo Militar (TAM), Aerocon e Amaszonas. A Latam e a Gol têm voos para Santa Cruz de la Sierra e La Paz.

O Aeroporto Internacional de El Alto (LPB), inaugurado em 18 de junho de 1965, atende à capital boliviana, La Paz, e é um dos mais importantes do país. Esse aeroporto concentra boa parte dos voos domésticos e também opera destinos internacionais.

O Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI) serve à cidade de Santa Cruz de la Sierra e é o principal terminal aéreo da Bolívia. Nele, operam voos domésticos e internacionais para destinos na América do Sul, além dos Estados Unidos e da Espanha, por exemplo.

Como chegar à Bolívia: de ônibus

Viajar de ônibus pela Bolívia é muito mais seguro e confortável do que há poucos anos.

Com serviços mais profissionais e rodovias bem cuidadas, o ônibus se tornou o meio de transporte mais procurado. Principalmente, por viajantes que quem economizar.

Ainda assim, você logo irá perceber que não é nada fácil comprar passagens de ônibus com antecedência.

Como chegar à Bolívia

Nem todas as empresas estão na internet e mesmo as que estão, nem sempre aceitam cartão de crédito.

As principais empresas são a Trans CopacabanaPanasur e Trans Omar. Eu sugiro que você evite as empresas Panamericana, Urus, Expresso Santa Cruz e Emperador.

Eu explico mais detalhes em: Como é viajar de ônibus na Bolívia.

Como chegar à Bolívia: de trem

Durante sua viagem, você irá ouvir falar bastante no Trem da Morte. Essa linha liga Puerto Quijarro a Santa Cruz de la Sierra e representa o verdadeiro estilo mochileiro de viajar.

Eu falo mais sobre isso em: Bolívia: como é a viagem no Trem da Morte.

Como chegar à Bolívia

Do Brasil à Bolívia existe três rotas ferroviárias. O mais barato é o Regional, que demora cerca de 20 horas até Santa Cruz. No Expresso Oriental esse trajeto é feito em 17 horas, enquanto no Ferrobus, o mais caro, demora menos de 14 horas.

Como chegar à Bolívia: de carro

Entrar dirigindo por uma das rodovias da Bolívia é complicado e, muitas vezes, desaconselhável. Mas, se o seu espírito aventureiro falar mais alto – como quase sempre acontece –, é importante saber que você vai precisar ter cuidados especiais ao cruzar a fronteira.

É que para entrar no território boliviano, é preciso ter em mãos a Declaración Jurada de Ingreso y Salida de Vehículos de Uso Privado, emitida pela Aduana Nacional da Bolívia, geralmente encontrada nos principais postos de fronteira.

Como chegar à Bolívia

Muitos brasileiros ignoram essa exigência, e têm o veículo apreendido sob acusação de entrar ilegalmente com carro no país quando são parados pela fiscalização.

Eu explico isso com detalhes em: Bolívia de carro: tudo o que você precisa saber.

Transporte dentro do país

Depois que você chegar à Bolívia, sua nova tarefa será organizar seus deslocamentos dentro do país, de uma cidade para outra e até mesmo dentro de uma cidade.

Para isso, você tem algumas opções.

O transporte público no país não é dos melhores. A melhor opção para se deslocar acaba sendo ônibus ou táxi.

Os táxis, de forma geral, são extremamente precários. Os carros são velhos, mal conservados e guiados por motoristas despreparados.  A única coisa boa é que são baratos. 

Como na maioria das cidades não há empresas de táxi, então o jeito é ir para a rua e chamar o que passar primeiro.

Eu aconselho você a negociar bem o preço antes da partida. Muitos carros não têm taxímetro e muitos motoristas tentam dar golpes em turistas.

Carros de aplicativo já funcionam em algumas partes do país e são uma ótima opção.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para entrar na Bolívia, você precisa apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, emitida pelos órgãos de registros estaduais há menos de dez anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteiras emitidas por entidade de classe não são aceitas como forma de identificação.

Crianças acompanhados dos pais também devem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade. Para menores desacompanhados, é necessário, ainda, ter uma autorização judicial.

No momento de entrada, os agentes migratórios podem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra febre amarela. Veja mais em: Como solicitar o certificado de vacinação pela Internet.

Veja todos os posts da Bolívia

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em