Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Copacabana, na Bolívia: melhores áreas e hotéis

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Copacabana

Você já ouviu falar de Copacabana, mas eu não estou me referindo à praia carioca. As minhas dicas são sobre a cidade boliviana que fica às margens do Lago Titicana: eu vou mostrar as melhores áreas para ficar em Copacabana, os hotéis mais bem avaliados e as pousadas mais legais.

Antes que prosseguir, eu quero dizer que, de forma geral,  o custo-benefício da hospedagem na cidade é muito atraente.  Isso significa que a gente consegue ficar em um hotel bom sem gastar muito.

Além disso, como Copacabana é uma cidade bastante turística, há muitas opções de hospedagem e, com certeza, você vai encontrar uma que se adapte ao seu estilo e ao seu orçamento.

Outra dica muito importante é não confundir hostal com hostel. A melhor tradução para hostal seria pousada. Então, toda vez que encontrar um hostal, pense no conceito que temos de pousada: ambientes menores, mais simples e, mesmo assim, aconchegantes.

Entenda Copacabana

Copacabana fica a 155 quilômetros de La Paz, tem cerca de 10 mil habitantes e uma estrutura bem rústica e simples, que é característica desta região da Cordilheira dos Andes.

Como fica a  3.841 metros acima do nível do mar, o clima é sempre frio, mesmo nos dias ensolarados. Então,  três itens são essenciais para ter uma viagem tranquila:  um bom casaco, protetor solar e óculos escuros – a radiação ultravioleta é muito intensa e queimaduras na pele são muito comuns: isso aconteceu comigo, então é melhor não repetir o meu erro.

→ Cuidados ao viajar para a Bolívia

O nome da cidade tem origem na expressão kota kahuana do dialeto indígena aimará e significa “vista do lago”, porque, como dá para notar na foto, a cidade é voltada para o imenso Titicaca.

Em Copacabana fica a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia e, por isso, também é uma cidade de peregrinação, já que católicos de várias partes do país procuram o templo para demonstrar sua fé e devoção.

Foto: Anakin

E você sabia que o nome da Praia de Copacabana surgiu exatamente por causa desta cidade boliviana?

É que uma réplica da Virgem de Copacabana foi levada ao Rio de Janeiro por comerciantes espanhóis que construíram uma pequena capela para abrigá-la. Com o tempo, a imagem passou a ser mais conhecida, a igreja cresceu e assim o nasceu o nome do bairro de Copacabana.

Se quiser conhecer a igreja atual, no Rio de Janeiro, você pode visitar a Paróquia Nossa Senhora de Copacabana.

ISLA DEL SOL
Um lugar imperdível que deve entrar na sua programação do que conhecer na cidade é a Isla del Sol. Durante o Império Inca, a ilha era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol.

Hoje, ela é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará. Eles se dedicam, basicamente, à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lhamas e outros mamíferos.

A ilha fica a 20 quilômetros de Copacabana e seu ponto mais alto atinge os 3.925 metros. Muita gente escolhe subir a escadaria que leva até o topo. Se você for um desses corajosos, esteja consciente de que poderá ser uma caminhada muito mais cansativa do que habitualmente seria por causa da altitude – então, leve isso em consideração.

Para chegar à Isla del Sol, é preciso navegar por cerca de uma hora pelo Lago Titicaca. Os barcos partem da praia do Centro, que fica no final da Avenida 6 de Agosto, e chegam ao simples cais da ilha.

Onde ficar em Copacabana

Como a cidade não é grande, a região mais prática para ficar em Copacabana é o entorno da Avenida 6 de Agosto, que é cheia de hotéis e pousadas baratinhas.

Se você quiser economizar um pouco mais, à medida que se afastar da área turística, os preços ficam ainda mais baixos.

Se quiser ficar em áreas mais tranquilas, os hotéis perto do Morro do Calvário e na beira do lago são os melhores.

Como tudo é perto, dá para fazer muita coisa a pé: restaurantes, cafés, lojas, mercadinhos e o píer de onde partem os passeios de barco ficam a poucos minutos de caminhada. Se preferir, você pode chamar um táxi, que também tem tarifas muito em conta.

Hotel La Cupula

O Hotel La Cupula fica a uns 300 metros do Monte do Calvário, uma colina de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e do Lago Titicaca. Além disso, ele fica a pouco mais de 5 minutos de caminhada do Centro. Isso significa que o sossego é garantido, mas, ainda assim, você vai poder explorar a cidade sem muito esforço.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã é ótimo, tem chá de cortesia o dia inteiro. Relaxar no lounge de frente para a lareira e apreciar a vista das enormes janelas do hotel são dois programas perfeitos para o fim do dia. O restaurante local oferece pratos típicos da região e você ainda pode usar a cozinha comunitária para preparar suas próprias refeições. É um ótimo lugar para ficar em Copacabana.

Hotel Rosario del Lago

O Hotel Rosario del Lago tem uma arquitetura colonial charmosa e vista para o Lago Titicaca, principal atração da cidade. Você pode curtir os dias de sol – que são maioria – no jardim, apreciando a paisagem privilegiada da região. Todos os quartos são ótimos, confortáveis, com camas boas e roupa de cama de primeira.

Onde ficar em Copacabana

O restaurante do hotel tem um cardápio bem interessante, incluindo pratos vegetarianos. O café da manhã é maravilhoso, com muitas opões da culinária local, e é servido chá durante todo o dia gratuitamente. Se quiser dicas de passeios pela região, aproveite o pessoal da recepção que eles ajudam a organizar tudo.

Hotel Lago Azul

O Hotel Lago Azul tem uma vista privilegiadas do Lago Titicaca: a maioria dos quartos fica exatamente de frente para ele, e os janelões e as varandas nos permitem sentir a brisa que que carrega aa energia positivo que vem deste o tempo em que ancestrais incas o declararão sagrado.

Onde ficar em Copacabana

É um hotel familiar, bem cuidado, tranquilo e excelente para quem não quer ficar na área mais movimentada da cidade. É uma das melhores opções em custo-benefício e perfeito para quem busca uma experiência especial em um lugar com tanta importância para o mundo antigo e atual.

Hotel Utama

O Hotel Utama tem alguns quartos com vista para o grandioso Lago Titicaca e todos são equipados com televisão, internet e banheiro privativo. O estacionamento é seguro e está disponível para os hóspedes. O café da manhã é bom, com gostinho de Bolívia e isso é ótimo – eu adoro o chá da folha de coca.

Onde ficar em Copacabana

Para as outras refeições, você pode conhecer o restaurante do hotel ou os muitos outros que ficam na Avenida 6 de Agosto. Se for chegar de ônibus, o hotel oferece traslado gratuito de ida e volta para a estação rodoviária. É uma mão na roda!

Hotel Gloria Copacabana

O hotel Gloria Copacabana fica a uns poucos  minutos de caminhada do Lago Titicaca e os quartos têm uma vista privilegiada desta paisagem. Todos são bem iluminados, com internet, aquecedor – item muito importante em Copacabana – e televisão. As camas são boas e o atendimento é muito elogiado.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã de todos os dias também tem vários pratos da culinária andina e, para almoçar e jantar, o restaurante local serve cozinha pratos da cozinha internacional. Quando quiser relaxar, aproveite o jardim ou o lounge. Para algo mais descontraído, o salão de jogos tem mesa de pingue pongue e sinuca.

Hostal Las Olas

O Hostal Las Olas é uma ótima opção para ficar em Copacabana. Ele fica mais para o lado do Monte do Calvário, a uma curta caminhada do Centro. Então, você poderá explorar a região a pé e conhecer tudo em poucos minutos. O Lago também está perto, a apenas seis minutos andando.

Onde ficar em Copacabana

Os quartos têm varandas térrea com vista para o Lago Titicaca, mas esqueça qualquer padrão, porque o bacana desta pousada é a criatividade que não está apenas do lado de fora dos quartos: camas redondas, ovais, janelões que deixam entrar a luz e a brisa do Lago, tudo na melhor energia da cidade. É um lugar especial para ficar em Copacabana.

Center Copacabana

Como o nome diz, a Center Copacabana fica no Centro de Copacabana, na principal avenida da cidade e onde tudo acontece, como já expliquei anteriormente. Ela é uma pousada daquelas aconchegantes, com quartos limpos e café da manhã feito na medida, com produtos de qualidade e servidos fresquinhos.

Onde ficar em Copacabana

Não tem luxo, mas tem riqueza de atendimento e tudo funciona perfeitamente: chuveiro quente, internet boa, mas o melhor de tudo é o preço. Uma opção excelente para quem precisa economizar e não abre mão de conforto e segurança. É um forte candidato para você ficar em Copacabana.

Onde ficar em Copacabana

Hotéis afastados do Centro

Para quem quer mais privacidade, espaço e dias mais tranquilos, há dois hotéis muito bons que ficam mais afastados do Centro e que considero especiais.

Eles deixarão sua viagem muito mais agradável, e só pelo fato de poder sair do hotel e molhar os pés no sagrado Titicaca já dá para ter uma ideia de como será a experiência de ficar em um deles.

Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana

O Hotel Onkel Inn Torres de Copacabana fica mais ao sul da cidade e tem uma vista incrível do Lago Titicaca, porque, na verdade, o hotel fica bem próximo da margem dele. Para quem quer curtir o sossego e tranquilidade, esta é uma ótima opção, já que fica a pouco mais de um quilômetro do Centro, em meio à natureza.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã é muito elogiado e garante energias suficientes para curtir o dia pela região. Caso queira dicas de passeios ou de transporte, é só pedir ajudar ao pessoal da recepção, que funciona 24 horas. Além disso, nos dias em que preferir relaxar no hotel, fique à vontade para escolher um filme e pedir serviço de quarto. É um hotel moderno e bem completo!

Onde ficar em Copacabana

Ecolodge Copacabana

O Ecolodge Copacabana é um hotel cercado de área verde e com acesso direto ao Titicaca. Os quartos têm vista para o Logo e para o jardim, além de seres decorados em um estilo rústico que tem tudo a ver com a cidade.

Onde ficar em Copacabana

O café da manhã do hotel é a melhor maneira de começar o dia e não deixe de conhecer o restaurante que serve pratos típicos deliciosos no almoço e jantar. Na casa principal, tem uma cozinha completa, com lava louças, utensílios para preparar café e chá, além mesmo suas próprias refeições

Faixas de preço em Copacabana

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Copacabana.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *