Dinheiro na Bolívia: como fazer câmbio, saques e os cuidados que deve ter

Atualizado em 5 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Dinheiro na Bolívia: câmbio, saques e cuidados

A moeda da Bolívia é o boliviano, identificado oficialmente pela sigla BOB. No país, circulam notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200, e moedas de 1 e 2 bolivianos, e de 5, 10, 20 e 50 centavos. Apesar do câmbio ser favorável para nós, brasileiros, é importante observar algumas dicas para usar seu dinheiro na Bolívia.

É possível trocar dólar e euro em praticamente todas as cidades bolivianas. Na região da fronteira com o Brasil, também é fácil trocar o real. Nas cidades mais ao sul, que fazem divisa com o Chile e a Argentina, os pesos argentino e chileno são facilmente aceitos.

A minha dica é levar dólar, que não tem erro.

Para fazer a conversão da moeda, eu sugiro que você procure uma casa de câmbio ou um banco. Os principais são Mercantil Santa Cruz, de Credito, Union, Nacional de Bolivia e Ganadero. Em todo o país, os bancos abrem das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h.

Nas áreas turísticas, é comum ver pessoas que fazem a troca de dinheiro na rua. Só use esse serviço em casos de urgência, se essa for a última opção. Ah, e só para tocar apenas valores baixos.

Cuidado com as notas falsas

Na Bolívia, a circulação de notas falsas é alta. Trocar dinheiro em qualquer lugar aumenta o risco de você ser surpreendido com esse calote. Eu nunca tinha passado por isso em todas as minhas viagens, mas, na Bolívia, eu recebi uma nota de dinheiro falsa.

A sensação é muito desagradável. Ao tentar pagar uma refeição, a operadora do caixa se negou a receber meu dinheiro dizendo que aquela nota não era verdadeira. Tentei contestar, mas nem ela mesma soube me explicar, com clareza, quais eram as diferenças. Assim, percebi que as notas falsas circulam tranquilamente por todos os lados e é quase impossível ficar livre de um golpe desses.

Dinheiro na Bolívia: câmbio, saques e cuidados

Como  sacar dinheiro na Bolívia

Há caixas eletrônicos 24 horas em todas as principais cidades do país. Mas, saiba que não é assim em cidades menores, no interior do país. Com seu cartão de crédito ou débito internacional, você pode sacar na moeda local pagando a cotação do dia, mais o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.

Para enviar e receber dinheiro na Bolívia, a forma mais prática é utilizar os sistemas do Western Union e do Mone Gram. As duas redes têm agências oficiais nas principais cidades bolivianas. É por meio delas que muitas famílias recebem dinheiro de seus parentes que vivem no exterior.

Para conferir a cotação da moeda, consulte o Banco Central.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

As regras para viajantes vacinados e não vacinados são um pouco diferentes. Por isso, é preciso ter atenção na documentação exigida pela imigração boliviana.

Além de todos os documentos básicos de uma viagem internacional, como passaporte ou carteira de identidade, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem, por exemplo, é preciso ter em mãos os seguintes comprovantes:

  1. Certificado de vacinação contra covid-19 com, pelo menos, duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada, no mínimo, 14 dias antes da viagem – exigido apenas de viajantes vacinados;
  2.  Resultado negativo de teste RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem, ou antígeno (teste rápido), feito até 48 horas antes da partida para a Bolívia – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de cinco anos;
  3. Formulário de Localização de Passageiros, disponível no site da Direção-geral de Aviação Civil – apenas um por família.

De forma geral, viajantes brasileiros não precisam fazer quarentena na chegada ao país, mas é importante estar preparado para que restrições que afetem viagens internacionais entrem em vigor com pouco ou nenhum aviso prévio por parte das autoridades bolivianas.

Você os detalhes das regras Resolución Multi-Ministerial 001, de 27 de abril de 2022.

Apesar de não haver restrições nacionais para covid-19, os departamentos e municípios têm a autonomia para impor restrições em nível local.

Acesse o site oficial para acompanhar os números de casos de covid-19 na Bolívia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

MAL DE ALTITUDE

Se você vai viajar para a Bolívia, já sabe que é importante se prevenir do mal de altitude. Também conhecido como soroche, ele é muito comum em viajantes que se aventuram por regiões próximas a 3.000 metros de altitude.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, enjoo, vômito, tontura, cansaço excessivo e mal-estar. Esses são os principais reflexos da dificuldade do nosso organismo em absorver o oxigênio, e, embora seja raro, em condições extremas, o mal de altitude pode levar à morte.

Isso acontece porque, à medida que a altitude aumenta e a pressão atmosférica cai, o ar fica mais rarefeito. Assim, a concentração de oxigênio diminui e o nosso corpo sente isso. Para prevenir ou diminuir seus efeitos, é bom evitar fazer movimentos rápidos e esforço físico nos primeiros dias.

Mascar folhas de coca é uma forma bastante eficaz de prevenir o mal de altitude. A forma correta de usar a folha é deixar a erva no canto da boca e sugar o sumo que ela libera quando em contato com a saliva. O uso do chá pode ser mais saboroso e nas farmácias é fácil encontrar pílula para soroche.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

76 Comentários

  1. Ricardo

    Vou entrar na Bolívia por La Quiaca/Argentina, de carro. Ainda assim preciso dar a saída do Brasil (no passaporte), ou só a saída da Argentina basta? Obrigadíssimo.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ricardo.
      É preciso dar saída sempre que foz cruzar a fronteira. Assim, você consegue dar entrada no país vizinho.
      Um abraço!

      Responder
  2. CATIANE

    Olá, boa noite

    Se eu levar Euro, consigo fazer o câmbio tranquilamente? Ou dólar é melhor?

    Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Cariane.
      Pode levar euros sim.
      Um abraço!

      Responder
  3. Carlos Arriola

    Oi Altier. Obrigado pelas dicas.
    Preciso de um conselho agora que estou viajando para La Paz.
    Será melhor comprar BOB em São Paulo ou é melhor trocar lá no aeroporto ou na cidade?
    Se é melhor trocar lá, é melhor levar real ou dolar para comprar BOB.
    Desde já, obrigado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Carlos.
      Se conseguir comprar alguns BOB já leve porque é interessante.
      O restante você pode trocar lá.
      Um abraço!

      Responder
  4. Marcelo

    Ola Altier! Sabe me informar se consigo realizar o cambio de reais para BOB no aeroporto internacional de La paz?
    Muito obrigado!

    Responder
  5. Marcelo

    Ola Altier, Sabe me informar se consigo realizar o cambio de reais para BOB no aeroporto de La paz?

    Obrigado!!

    Responder
  6. gabriel costa santana

    eu tenho um cartal internacional mastercard, quando eu for sacar no banco 24 horas, na bolivia o dinheiro ja sai em bolivianos é ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, Gabriel.

      Responder
  7. Renan Coutinho Guerra

    Estou indo para trabalhar pôr seis meses na usina de Las lomas em Buena vista, levo o real ou dólar já que vou ficar seis meses obrigada abraço

    Responder
    • Altier Moulin

      Leve dólares, Renan.

      Um abraço.

      Responder
      • Isabela Mourão

        Gostaria De Saber Sobre A Faculdade Em Cochabamba, Como Faço Pra Entrar?

        Responder
        • Santa nascimento

          Oi moro aqui na fronteira amanha posso ver um contato pra voce ? se ainda esta esperando ?

          Responder
      • Antonia Vieira da Silva

        Boa tarde. Gosto muito de pesquisar sobre a Bolívia. Se Deus quiser pretendo ir pra lá. Tenho um filho estudando medicina lá. Graças a Deus.

        Responder
  8. marcia silva

    Olá, hoje em dia as casas de câmbio comercializam três modelos de dólar o mais antigo o intermediário e um novo que é o de tarja azul , saberia me dizer se as três são aceitas lá nos estabelecimentos ou nas casa de câmbio .

    obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marcia, você se refere ao modelo das notas, certo?
      Sim, as notas válidas e comercializadas pelas casas de câmbio são aceitas.
      Apenas algumas notas pequenas podem ser recusadas.

      Um abraço.

      Responder
  9. Olívia

    Boa noite.
    Sabe informar se , assim com no Brasil (IOF), há taxa para efetuar o câmbio na Bolívia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Olívia.
      Não sei se entendi sua pergunta, mas se você for usar seu cartão de crédito ou débito para fazer o câmbio, sim.
      Se for em dinheiro, na Bolívia, não.

      Um abraço.

      Responder
      • Cleide

        Bom dia alguém compra pesos boliviano chamar no wats 011997959297 eu vendo

        Responder
  10. Edinei

    Boa tarde amigo. .que dicas vc pode dar para um viajante de primeira viagem internacional. .Para a Bolívia. ,,?

    Responder
  11. Francisco

    Altier tudo bem amigo você poderia me dar o contato de Whatsapp de algumas casas de cambio la em quijarro ou cidades proximas pra eu fazer cotação desde ja agradeco

    Responder
    • Altier Moulin

      Não tenho esses contatos, Francisco.

      Um abraço.

      Responder
    • Cleide

      Bom dia alguém compra pesos boliviano chamar no wats 011997959297 eu vendo

      Responder
  12. Leo Pretim

    Posso receber dinheiro pelo Itau, sacar normal ?
    Obrigado ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Não. Você vai usar um caixa eletrônico com a bandeira do seu cartão de crédito ou débito internacional.
      Se informe no Itau.

      Um abraço.

      Responder
  13. joao

    As meninas ai de BH, que estavam com bolivianos , ainda tem ❓

    jaas.bh@gmail.com

    Viajo agora em outubro.

    Joao.

    Responder
  14. Roberto

    Vamos fazer uma viagem para Bolívia no final do ano. A ideia inicial é passar por Santa Cruz de La Sierra, Sucre, Potosi, Salar de Uyuni e La Paz. Você sabe se é possível conhecer o Salar com nosso próprio carro (4X4). Se sim, quais os pontos que você julga serem os mais importantes para se conhecer no Salar?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Roberto.

      A informação geral é que, mesmo com seu carro, você tenha um guia local.
      O Salar não tem estrada, como se pode imaginar, e no período das chuvas, que é no fim do ano, ele fica alagado. O que piora demais a situação.
      Além disso, o GPS funciona precariamente e as distâncias são longas – se perder vai lhe custar algumas horas – e não tem posto de combustível lá. hehehe

      Bom, o que quero dizer com isso? Dá pra ir sozinho, dá sim, mas esteja preparado.
      Talvez, você poderia combinar com uma agência se segui-los até um trecho. Algo assim.
      Independente do jeito, não deixe de ir, porque é um dos lugares mais incríveis que vi na vida.

      Um abraço.

      Responder
  15. Vitoria

    é melhor trocar real por pesos bolivianos para comprar e pagas as coisas na bolivia, ou melhor pagar em real ?

    Responder
    • Altier Moulin

      É melhor trocar, Vitória.

      Um abraço.

      Responder
  16. Teresa

    Estou indo para a Bolívia dia 12/7 e sou de BH. Se quiser podemos trocar o dinheiro. Me mande um email tete_vet @ hotmail.com

    Responder
  17. patricia prearo

    estou indo para La Paz com uma parada em Cochabamba, vc sabe se consigo trocar REAL por BOB no aeroporto em Cochabamba ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Patricia.

      Sim, consegue.

      Um abraço.

      Responder
    • Victor

      Qual é a fórmula para ver se compensa fazer compras na Bolívia? Divide BOB por cotação de 1?

      Responder
        • Renato lopes

          Estou com 500,00 bolívares alguém tem interesse de trocar em real ?
          Se alguém tiver me chama no zap
          88996851562

          Responder
  18. Tecia

    Oi ALtier,
    voltei da Bolívia há pouco tempo com 520 bolivianos, em cédulas, e nenhuma casa de câmbio em Belo Horizonte quer trocar. Sabe onde posso trocar por reais? Alguém, que está indo para a Bolívia, se interessa?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Tecia.

      Nas casas de câmbio brasileiras você não vai conseguir trocar. 🙁
      Tem que tentar com quem está de viagem pra lá mesmo.

      Um abraço.

      Responder
    • Gabriela

      Olá, vc já trocou, né? rsrs

      Responder
  19. Ronald

    Ola Altier este mes estou indo viajar eu e minha mulher e meu filho de 10 meses para a Bolívia gostaria de saber neste momento qual seria mais vantajoso em relação a cambio levar dolar ou reais e outro ponto sabe quanto em media devo levar de dinheiro para ficar pelo meno 1 mes e alguns dias

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ronald.

      Eu não sei exatamente em que parte do país você irá, mas, na maioria dos casos, o real é bem fácil de ser trocado.
      Por outro lado, o dólar é a moeda universal, recebida em qualquer lugar.

      Eu indico levar dólar. Não tem erro!

      Um abraço.

      Responder
      • Nádia

        Estou indo para Santa Cruz mês que vem vc recomenda eu já comprar o dolar aqui no Brasil e levar ?

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Nádia.

          Você pode tentar ver se acha o boliviano nas casa de câmbio ou tentar trocar real lá.
          De qualquer forma, sugiro levar um pouco de dólar para não passar aperto.

          Um abraço.

          Responder
  20. Cinthia Pinheiro

    Olá Altier, estou indo para Bolívia daqui a 7 dias e irei parar na fronteira para troca de moeda em Câmbios. Sei que lá troca real, mas não sei qual é mais vantajoso para troca, o que perco menos, se é real ou Dolar. Será que pode me ajudar, rs?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Cinthia.

      Se você vai de carro e vai trocar na fronteira, leve reais. Assim você evita de fazer duas conversões (real-dólar e dólar-boliviano).

      Um abraço.

      Responder
  21. Gabriela

    Olá tudo bem?
    Alguma indicação em Puerto Quijarro para fazer a conversão?
    Muito Obrigada
    Gabriela

    Responder
    • Altier Moulin

      O principal é ter cuidado com notas falsas, Gabriela.
      Geralmente, isso é mais comum quando trocamos dinheiro com cambistas.

      Um abraço.

      Responder
  22. Renan

    Fala, Altier.
    Você sabe me dizer em qual cidade da Bolívia o câmbio é mais favorável para se trocar real? Santa Cruz, Porto Quijarro ou em La Paz? Eu vejo que varia muito o câmbio nas cidades.
    Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Renan.

      Na fronteira, em Quijarro, é melhor porque tem mais opções, mas tome cuidado com as notas falsas.

      Um abraço.

      Responder
      • Lurian

        Estou na Bolívia, preciso sacar real para trocar pelo Bob, sabem o de consigo sacar dinheiro pelo Banco do Brasil, Santander ou Bradesco???

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Lurian.

          Você pode sacar BOB diretamente do caixa eletrônico com seu cartão da conta corrente.
          Não precisa sacar em real e depois trocar.

          Um abraço.

          Responder
          • Nádia

            Ele sai mais caro fazendo esse procedimento?

  23. jhnoanatn

    onde posso trocar notas bolivianas por dolar ou rela

    Responder
    • Altier Moulin

      No Brasil isso é muito difícil, Jhnoanatn.
      Não saberia lhe dizer.

      Um abraço.

      Responder
      • Kerolaime

        Boa tarde eu achei mas o menos uns mil reais bolivianos e queria troca aqui no Brasil oque eu faço e quanto vale as notas estão em 100 boliviares

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Kerolaime.

          Você deve procurar uma casa de câmbio ou tentar encontrar alguém que esteja indo para o país.
          Hoje, mil bolivianos valem cerca de R$ 560.

          Um abraço.

          Responder
    • MARIANY GOMES DA SILVA

      Vou pra Bolívia, chegar em Santa Cruz de Lá Sierra. Lá consigo trocar reais pelas notas bolivianas ou apenas aceitam dólares nas casas de câmbio?

      Responder
      • Marcio

        Boa tarde meu amigo.

        Estou morando em La Paz, tenho um cartão de débito internacional do banco Original (São Paulo). Será que eu poderia utilizar esse cartão aqui, haja vista que a moeda é diferente. Obrigado. Forte abraço.

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Marcio.
          Sim, desde que ele esteja autorizado para uso no exterior.
          Um abraço.

          Responder
  24. Samyra

    Em Sucre as casas de cambio abrem no domingo?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Samyra.

      Não seu dizer ao certo. Melhor não arriscar.

      Um abraço.

      Responder
  25. Leandra

    Olá, estou indo pra Santa Cruz de la Sierra por 1 semana. Quanto BOB devo levar? Apenas para taxine alimentação. Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Não sei, Leandra.
      Não consigo dizer quanto você vai gastar em sua viagem, pois não conheço seus hábitos e estilo. 😉

      Um abraço.

      Responder
  26. Mali

    Cartão de crédito é facilmente aceito por lá?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Mali.

      Nas cidades maiores – La Paz, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba, por exemplo, sim, mas nos povoados pequenos é mais difícil.

      Um abraço.

      Responder
    • Altier Moulin

      Não sei responder exatamente qual a estratégia do governo para isso, João.

      Um abraço.

      Responder
  27. Angelica

    O que é mais vantajoso levar dólares ou levar real e trocar lá?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Angelica.

      A minha dica é levar dólar.
      Nem todos os lugares aceitam real.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12