Dinheiro na Bolívia: como fazer câmbio, saques e os cuidados que deve ter

58

Atualizado em 11 de abril de 2021

Dinheiro na Bolívia: câmbio, saques e cuidados

A moeda da Bolívia é o boliviano, identificado oficialmente pela sigla BOB. No país, circulam notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200, e moedas de 1 e 2 bolivianos, e de 5, 10, 20 e 50 centavos. Apesar do câmbio ser favorável para nós, brasileiros, é importante observar algumas dicas para usar seu dinheiro na Bolívia.

É possível trocar dólar e euro em praticamente todas as cidades bolivianas. Na região da fronteira com o Brasil, também é fácil trocar o real. Nas cidades mais ao sul, que fazem divisa com o Chile e a Argentina, os pesos argentino e chileno são facilmente aceitos.

A minha dica é levar dólar, que não tem erro.

Para fazer a conversão da moeda, eu sugiro que você procure uma casa de câmbio ou um banco. Os principais são Mercantil Santa Cruz, de Credito, Union, Nacional de Bolivia e Ganadero. Em todo o país, os bancos abrem das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h.

Nas áreas turísticas, é comum ver pessoas que fazem a troca de dinheiro na rua. Só use esse serviço em casos de urgência, se essa for a última opção. Ah, e só para tocar apenas valores baixos.

Cuidado com as notas falsas

Na Bolívia, a circulação de notas falsas é alta. Trocar dinheiro em qualquer lugar aumenta o risco de você ser surpreendido com esse calote. Eu nunca tinha passado por isso em todas as minhas viagens, mas, na Bolívia, eu recebi uma nota de dinheiro falsa.

A sensação é muito desagradável. Ao tentar pagar uma refeição, a operadora do caixa se negou a receber meu dinheiro dizendo que aquela nota não era verdadeira. Tentei contestar, mas nem ela mesma soube me explicar, com clareza, quais eram as diferenças. Assim, percebi que as notas falsas circulam tranquilamente por todos os lados e é quase impossível ficar livre de um golpe desses.

Dinheiro na Bolívia: câmbio, saques e cuidados

Como  sacar dinheiro na Bolívia

Há caixas eletrônicos 24 horas em todas as principais cidades do país. Mas, saiba que não é assim em cidades menores, no interior do país. Com seu cartão de crédito ou débito internacional, você pode sacar na moeda local pagando a cotação do dia, mais o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%.

Para enviar e receber dinheiro na Bolívia, a forma mais prática é utilizar os sistemas do Western Union e do Mone Gram. As duas redes têm agências oficiais nas principais cidades bolivianas. É por meio delas que muitas famílias recebem dinheiro de seus parentes que vivem no exterior.

Para conferir a cotação da moeda, consulte o Banco Central.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Você pode usar o passaporte ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro | A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas | A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Saiba como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem. No caso da Bolívia, o  seguro viagem passou a ser obrigatório  depois da pandemia de covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

58 Comentários

  1. Renan Coutinho Guerra on

    Estou indo para trabalhar pôr seis meses na usina de Las lomas em Buena vista, levo o real ou dólar já que vou ficar seis meses obrigada abraço

  2. Olá, hoje em dia as casas de câmbio comercializam três modelos de dólar o mais antigo o intermediário e um novo que é o de tarja azul , saberia me dizer se as três são aceitas lá nos estabelecimentos ou nas casa de câmbio .

    obrigada

    • Oi, Marcia, você se refere ao modelo das notas, certo?
      Sim, as notas válidas e comercializadas pelas casas de câmbio são aceitas.
      Apenas algumas notas pequenas podem ser recusadas.

      Um abraço.

  3. Altier tudo bem amigo você poderia me dar o contato de Whatsapp de algumas casas de cambio la em quijarro ou cidades proximas pra eu fazer cotação desde ja agradeco

    • Não. Você vai usar um caixa eletrônico com a bandeira do seu cartão de crédito ou débito internacional.
      Se informe no Itau.

      Um abraço.

  4. Vamos fazer uma viagem para Bolívia no final do ano. A ideia inicial é passar por Santa Cruz de La Sierra, Sucre, Potosi, Salar de Uyuni e La Paz. Você sabe se é possível conhecer o Salar com nosso próprio carro (4X4). Se sim, quais os pontos que você julga serem os mais importantes para se conhecer no Salar?

    • Oi, Roberto.

      A informação geral é que, mesmo com seu carro, você tenha um guia local.
      O Salar não tem estrada, como se pode imaginar, e no período das chuvas, que é no fim do ano, ele fica alagado. O que piora demais a situação.
      Além disso, o GPS funciona precariamente e as distâncias são longas – se perder vai lhe custar algumas horas – e não tem posto de combustível lá. hehehe

      Bom, o que quero dizer com isso? Dá pra ir sozinho, dá sim, mas esteja preparado.
      Talvez, você poderia combinar com uma agência se segui-los até um trecho. Algo assim.
      Independente do jeito, não deixe de ir, porque é um dos lugares mais incríveis que vi na vida.

      Um abraço.

  5. Oi ALtier,
    voltei da Bolívia há pouco tempo com 520 bolivianos, em cédulas, e nenhuma casa de câmbio em Belo Horizonte quer trocar. Sabe onde posso trocar por reais? Alguém, que está indo para a Bolívia, se interessa?

    • Oi, Tecia.

      Nas casas de câmbio brasileiras você não vai conseguir trocar. 🙁
      Tem que tentar com quem está de viagem pra lá mesmo.

      Um abraço.

  6. Ola Altier este mes estou indo viajar eu e minha mulher e meu filho de 10 meses para a Bolívia gostaria de saber neste momento qual seria mais vantajoso em relação a cambio levar dolar ou reais e outro ponto sabe quanto em media devo levar de dinheiro para ficar pelo meno 1 mes e alguns dias

    • Oi, Ronald.

      Eu não sei exatamente em que parte do país você irá, mas, na maioria dos casos, o real é bem fácil de ser trocado.
      Por outro lado, o dólar é a moeda universal, recebida em qualquer lugar.

      Eu indico levar dólar. Não tem erro!

      Um abraço.

        • Oi, Nádia.

          Você pode tentar ver se acha o boliviano nas casa de câmbio ou tentar trocar real lá.
          De qualquer forma, sugiro levar um pouco de dólar para não passar aperto.

          Um abraço.

  7. Cinthia Pinheiro on

    Olá Altier, estou indo para Bolívia daqui a 7 dias e irei parar na fronteira para troca de moeda em Câmbios. Sei que lá troca real, mas não sei qual é mais vantajoso para troca, o que perco menos, se é real ou Dolar. Será que pode me ajudar, rs?

  8. Fala, Altier.
    Você sabe me dizer em qual cidade da Bolívia o câmbio é mais favorável para se trocar real? Santa Cruz, Porto Quijarro ou em La Paz? Eu vejo que varia muito o câmbio nas cidades.
    Obrigado

Escreva um comentário