Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra: dicas para se planejar

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Cidade com céu ensolarado quase o ano inteiro, assim que você chegar a Santa Cruz de la Sierra irá conhecer mais um famoso destino da Bolívia. Eu lhe aconselho a não diminuir a importância deste lugar pela simplicidade que a cidade exibe.

Quando fui à cidade pela primeira vez, amigos me disseram que um dia bastava, pois não havia nada de interessante na cidade. Quebrei a cara! Voltei, anos depois, e conheci quase tudo que a cidade podia me oferecer. Como eu mostro em: O que fazer em Santa Cruz de La Sierra.

Santa Cruz é a segunda cidade mais importante do país, com belas construções ao redor da praça principal. Aqui, caminhar absorvendo a rica cultura dos locais fará parte do dia a dia. É exatamente assim que você vai descobrindo novas atrações.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra
Foto: Divulgação.

De avião

Há voos direto do Brasil para Santa Cruz de la Sierra. A cidade é servida por dois aeroportos, o Aeroporto El Trompilla (SRZ) e o Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI). Este último, o principal, fica a 17 quilômetros do centro da cidade.

As principais companhias aéreas que voam para cá do Brasil são a Gol e a BOA. A Latan também chega ao aeroporto de Viru Viru, mas geralmente faz escalas em Lima ou em Assunção.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

De ônibus

Conectada por diversas rodovias, também é possível chegar a Santa Cruz de la Sierra de ônibus. O Terminal Bimodal é o principal da cidade e um dos mais modernos do país.

Para saber como funciona o sistema rodoviário boliviano, eu sugiro que você leia: Como é viajar de ônibus na Bolívia.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra
A estação ferroviária de Santa Cruz de la Sierra. Foto: Gledson Raymundo

De trem

O temido trem da morte é a escolha de muitos brasileiros para chegar até aqui, já que o trajeto é da fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até Santa Cruz de la Sierra.

Essa é a forma mais barata de chegar às terras do país vizinho. Então, se você tem curiosidade de saber como é o verdadeiro estilo mochileiro de viajar, leia: Bolívia: como é a viagem no Trem da Morte .

Além dessa linha, há outras formas de chegar a Santa Cruz de trem. Linhas ferroviárias conectam a cidade com Puerto Suárez, na fronteira com o Brasil e também com Yacuiba, na fronteira com a Argentina.

Agora que você já sabe como chegar a Santa Cruz de la Sierra, escolha o seu hotel e entenda quais as melhores áreas da cidade lendo: Onde se hospedar em Santa Cruz de La Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra

Na hora de escolher onde ficar em Santa Cruz de La Sierra,  a lógica é bem simples:  são doze bairros conectados por quatro principais vias, chamadas de anéis, como você pode ver no mapa abaixo.

No centro dos anéis, está a Plaza 24 de Septiembre, e é nos arredores dela que tudo acontece.

Esta região é chamada de Centro Histórico e nela estão os principais prédios públicos, hotéis, museus, a Catedral Basílica e ainda alguns bares e restaurantes.

É a melhor área para ficar em Santa Cruz de la Sierra, mas você também pode dar uma olhada nos hotéis que ficam um pouco mais afastados. Eles têm uma infraestrutura ótima.

Centro Histórico

Eu realmente acho que  o Centro Histórico é a melhor opção  para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Perto do comércio, dos pontos turísticos e com mais opções de transporte, você vai aproveitar melhor os seus dias.

De dia, você pode visitar a Catedral Basílica, alguns museus e comer bem, pagando pouco – bem pouco mesmo. À noite, é comum ter festas e encontros na praça – especialmente durante as férias escolares.

Estar mais perto do Centro não significa que a diária será mais cara. Isso acontece porque há muitas ofertas de hotéis, hostels e de casas particulares também.

Eu acho os preços bem justos, considerando o que é oferecido em termos de conforto, segurança e mobilidade. Por isso,  o Centro ainda ganha no meu ranking.

Estas são as melhores opções do Centro Histórico e arredores.

Cosmopolitano Hotel Boutique

O Cosmopolitano Hotel Boutique é lindo. Com uma decoração caprichada e moderna ele tem ainda a simpatia dos funcionários que sempre são muito elogiados, fazendo com que o atendimento seja uma dos itens mais bem avaliados do hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são ótimos, grandes e muito confortáveis. O café da manhã é formidável, sempre com bastante variedades e pãezinhos bolivianos – eu adoro. A área da piscina é ótima, perfeita para os dias mais quentes. É, sem dúvida, um ótimo lugar para ficar em Santa Cruz de la Seirra.

Hotel Misional

O Hotel Misional é super bem avaliado e para muitos, tem a melhor localização da cidade, uma quadra atrás da Catedral Basílica. É, realmente, uma excelente localização, segura e perto de tudo.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele tem uma decoração mais colonial, com pinturas e tecidos dos povos originais da Bolívia, e isso é um atrativo a mais para quem gosta de conhecer a cultura local. Os quartos são grandes, têm varandinhas e são super práticos.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Hotel Arenal

O Hotel Arenal tem quartos bons, com camas grande e roupa de cama de qualidade. Todos os quartos estão sempre limpos e bem cuidados e isso nos dá a garantia de conforto e tranquilidade. Itens ideais em qualquer hospedagem.

A localização é excelente, a poucas quadras da Plaza 24 de Septiembre, em uma área mais tranquila. O hotel tem uma vista linda da cidade e o café da manhã é bom, se tivesse mais variedades seria melhor. O atendimento é muito elogiado e as piscinas são perfeitas para o calor que faz na cidade.

House Inn Apart Hotel

Para quem gosta de mais espaço e privacidade, o House Inn Apart Hotel é um apart-hotel com suítes bem decoradas, aconchegantes e tem, ainda, serviços de hotel: limpeza diária e café da manha, por exemplo.

Ele fica a uma curta caminhada do Centro de Santa Cruz, em uma área mais residencial. O pátio externo é muito agradável, tem uma piscina grande e toda a equipe do atendimento é muito simpática, nos faz sentir em casa.

Urban Suites Apart Hotel 

O Urban Suites Apart Hotel é perfeito para quem quer passar uns dias a mais na cidade. Ele fica em uma área residencial, perto do Centro e com acesso fácil a todas as partes de Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

São duas opções de apartamento com um ou dois quartos. Todos são muito bem decorados, com camas boas, móveis novos e cozinha bem equipada. O prédio tem uma piscina maravilhosa e o atendimento é sempre muito elogiado.

La Siesta Hotel

A apenas 400 metros da Plaza 24 de Septiembre, o La Siesta Hotel é uma ótima opção para ficar em Santa Cruz de La Sierra. Ele fica No Centro, pertinho do Museu de Arte Sacra e tem muitas opções de restaurante no entorno – você vai caminhar menos de 200 metros.

Além de facilitar suas andanças pela cidade, o café da manhã é bem elogiado e garante energias para o dia. Os quartos são confortáveis, têm televisão e internet boa. Se estiver calor,  fique à vontade para usar a piscina.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Nomad Hostel

O Nomad Hostel é uma ótima escolha para ficar em Santa Cruz de La Sierra. A decoração é clean e todos os ambientes têm uma vibe descolada, com detalhes que fazem a diferença, como móveis em madeira rústica.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hostel tem um bar local, então, diversão não vai faltar. Nas proximidades do hostel, você encontra restaurantes e, se quiser economizar, pode fazer compras no supermercado e preparar suas refeições na cozinha compartilhada.

Bairros mais afastados do Centro

A apenas algumas quadras mais distante do Centro Histórico, onde está a Plaza 24 de Septiembre, a gente encontra hotéis grandões, com aquele conforto característicos das rede internacionais.

Para quem gosta e pode pagar por uma acomodação deste nível, as melhores opções são estas:

Buganvillas Hotel Suites & Spa

O Buganvillas Hotel Suites & Spa é perfeito para quem quer passar um tempo incrível em Santa Cruz de la Sierra. Os quartos são amplos, muito limpos e e super aconchegantes. Tudo fica ainda melhor com a simpatia dos funcionários, que dão um show.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hotel tem vagas de estacionamento, piscinas maravilhosas, academia completa, serviços de SPA, um ótimo restaurante e um bar muito legal. Vale cada centavo, e olha que o custo-benefício é muito interessante.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Hotel Cortez

O Hotel Cortez tem um excelente custo-benefício e é perfeito para quem quer começar ou terminar as férias em grande estilo: relaxando em uma bela piscina. Ele é super bem cuidado, limpo com critérios rígidos, com manutenção em dia e conforto em todas as áreas, dos quartos às áreas de lazer.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

É um excelente hotel para ficar em Santa Cruz de la Sierra, principalmente porque fica em uma área muito agradável da cidade, longe do burburinho, mas com acesso fácil a todas as outras áreas. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Marriott Santa Cruz de la Sierra Hotel

O Marriott Santa Cruz de la Sierra Hotel é o melhor hotel da cidade. A atenção dos funcionários, o conforto dos quartos e os itens de lazer, como a piscina que é maravilhosa, são alguns pontos positivos dele que o fazer ser tão bem avaliado.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele fica em uma excelente área, mais afastada do Centro, mas com uma linda vista da cidade e da natureza que a cerca. Além disso, fica perto da Equipetrol, no quarto anel, uma área cheia de lojas, shoppings e com acesso fácil a toda a cidade. É um lugar incrível para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Novotel Santa Cruz de la Sierra

O Novotel Santa Cruz De La Sierra está novinho e é uma maravilha. Estrutura grande, moderna, arejada e bem iluminada. Decoração impecável, serviços de altíssima qualidade e tudo que a rede internacional tem como padrão.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são magníficos, têm uma vista agradável da cidade, o café da manhã e os pratos do restaurante são ótimos e tudo é muito limpo. Tem brinquedoteca e várias área de convivência. É mais uma excelente opção para ticar em Santa Cruz de la Sierra.

Faixas de preço em Santa Cruz de la Sierra

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Santa Cruz de la Sierra.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro .  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Maneiro sou de Lima Perú moro no Rio de Janeiro

  2. Eu pretendo ir de carro de Brasília para o Perú e Bolívia vc em abril. Preciso de companhia. Se alguém tiver interesse é vc s9 contactar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4