Como chegar a Santa Cruz de la Sierra: dicas para poupar tempo e dinheiro

0

Atualizado em 12 de abril de 2021

Cidade com céu ensolarado quase o ano inteiro, assim que você chegar a Santa Cruz de la Sierra irá conhecer mais um famoso destino da Bolívia. Eu lhe aconselho a não diminuir a importância deste lugar pela simplicidade que a cidade exibe. Escolha passar alguns dias aqui.

Quando fui à cidade pela primeira vez, amigos me disseram que um dia bastava, pois não havia nada de interessante na cidade. Quebrei a cara! Voltei, anos depois, e conheci quase tudo que a cidade podia me oferecer. Como eu mostro em: O que fazer em Santa Cruz de La Sierra.

Santa Cruz é a segunda cidade mais importante do país, com belas construções ao redor da praça principal. Aqui, caminhar absorvendo a rica cultura dos locais fará parte do dia a dia. É exatamente assim que você vai descobrindo novas atrações.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Foto: Divulgação.

Avião

Há voos direto do Brasil para Santa Cruz de la Sierra. A cidade é servida por dois aeroportos, o Aeroporto El Trompilla (SRZ) e o Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI). Este último, o principal, fica a 17 quilômetros do centro da cidade.

As principais companhias aéreas que voam para cá do Brasil são a Gol e a BOA. A Latan também chega ao aeroporto de Viru Viru, mas geralmente faz escalas em Lima ou em Assunção.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

Ônibus

Conectada por diversas rodovias, também é possível chegar a Santa Cruz de la Sierra de ônibus. O Terminal Bimodal é o principal da cidade e um dos mais modernos do país.

Para saber como funciona o sistema rodoviário boliviano, eu sugiro que você leia: Como é viajar de ônibus na Bolívia.

Como chegar a Santa Cruz de la Sierra

A estação ferroviária de Santa Cruz de la Sierra. Foto: Gledson Raymundo

Trem

O temido trem da morte é a escolha de muitos brasileiros para chegar até aqui, já que o trajeto é da fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até Santa Cruz de la Sierra.

Essa é a forma mais barata de chegar às terras do país vizinho. Então, se você tem curiosidade de saber como é o verdadeiro estilo mochileiro de viajar, leia: Bolívia: como é a viagem no Trem da Morte .

Além dessa linha, há outras formas de chegar a Santa Cruz de la Sierra de trem. Linhas ferroviárias conectam a cidade com Puerto Suárez, na fronteira com o Brasil e também com Yacuiba, na fronteira com a Argentina.

Agora que você já sabe como chegar a Santa Cruz de la Sierra, escolha o seu hotel e entenda quais as melhores áreas da cidade lendo: Onde se hospedar em Santa Cruz de La Sierra.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Você pode usar o passaporte ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro | A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas | A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Saiba como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem. No caso da Bolívia, o  seguro viagem passou a ser obrigatório  depois da pandemia de covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário