Atualizado em 12 de abril de 2021
Cidade com céu ensolarado quase o ano inteiro, assim que você chegar a Santa Cruz de la Sierra irá conhecer mais um famoso destino da Bolívia. Eu lhe aconselho a não diminuir a importância deste lugar pela simplicidade que a cidade exibe. Escolha passar alguns dias aqui.
Quando fui à cidade pela primeira vez, amigos me disseram que um dia bastava, pois não havia nada de interessante na cidade. Quebrei a cara! Voltei, anos depois, e conheci quase tudo que a cidade podia me oferecer. Como eu mostro em: O que fazer em Santa Cruz de La Sierra.
Santa Cruz é a segunda cidade mais importante do país, com belas construções ao redor da praça principal. Aqui, caminhar absorvendo a rica cultura dos locais fará parte do dia a dia. É exatamente assim que você vai descobrindo novas atrações.
Como chegar a Santa Cruz de la Sierra
Avião
Há voos direto do Brasil para Santa Cruz de la Sierra. A cidade é servida por dois aeroportos, o Aeroporto El Trompilla (SRZ) e o Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI). Este último, o principal, fica a 17 quilômetros do centro da cidade.
As principais companhias aéreas que voam para cá do Brasil são a Gol e a BOA. A Latan também chega ao aeroporto de Viru Viru, mas geralmente faz escalas em Lima ou em Assunção.
Ônibus
Conectada por diversas rodovias, também é possível chegar a Santa Cruz de la Sierra de ônibus. O Terminal Bimodal é o principal da cidade e um dos mais modernos do país.
Para saber como funciona o sistema rodoviário boliviano, eu sugiro que você leia: Como é viajar de ônibus na Bolívia.
Trem
O temido trem da morte é a escolha de muitos brasileiros para chegar até aqui, já que o trajeto é da fronteira com Corumbá, no Mato Grosso do Sul, até Santa Cruz de la Sierra.
Essa é a forma mais barata de chegar às terras do país vizinho. Então, se você tem curiosidade de saber como é o verdadeiro estilo mochileiro de viajar, leia: Bolívia: como é a viagem no Trem da Morte .
Além dessa linha, há outras formas de chegar a Santa Cruz de la Sierra de trem. Linhas ferroviárias conectam a cidade com Puerto Suárez, na fronteira com o Brasil e também com Yacuiba, na fronteira com a Argentina.
Agora que você já sabe como chegar a Santa Cruz de la Sierra, escolha o seu hotel e entenda quais as melhores áreas da cidade lendo: Onde se hospedar em Santa Cruz de La Sierra.
INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19
As regras para viajantes vacinados e não vacinados são um pouco diferentes. Por isso, é preciso ter atenção na documentação exigida pela imigração boliviana.
Além de todos os documentos básicos de uma viagem internacional, como passaporte ou carteira de identidade, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem, por exemplo, é preciso ter em mãos os seguintes comprovantes:
- Seguro viagem com cobertura para covid-19, obrigatório para todos os viajantes – faça uma cotação do seguro viagem;
- Certificado de vacinação contra covid-19 com, pelo menos, duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada, no mínimo, 14 dias antes da viagem – exigido apenas de viajantes vacinados;
- Resultado negativo de teste RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem, ou antígeno (teste rápido), feito até 48 horas antes da partida para a Bolívia – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de cinco anos;
- Formulário de Localização de Passageiros, disponível no site da Direção-geral de Aviação Civil – apenas um por família.
De forma geral, viajantes brasileiros não precisam fazer quarentena na chegada ao país, mas é importante estar preparado para que restrições que afetem viagens internacionais entrem em vigor com pouco ou nenhum aviso prévio por parte das autoridades bolivianas.
Você pode acompanhar atualizações no site da Embaixada do Brasil em La Paz.
Apesar de não haver restrições nacionais para covid-19, os departamentos e municípios têm a autonomia para impor restrições em nível local.
Acesse o site oficial para acompanhar os números de casos de covid-19 na Bolívia.
SEGURO VIAGEM
Desde que reabriu suas fronteiras, o seguro viagem com cobertura para covid-19 passou a ser obrigatório para a Bolívia. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Veja mais dicas da Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.