Pesquisar
Close this search box.

Quando ir à Bolívia: a melhor época para sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir à Bolívia

Antes de qualquer coisa, eu preciso dizer que não é tão fácil assim decidir quando ir à Bolívia. É que o país tem uma  variação de clima muito grande  de uma região para a outra e isso, claro, vai interferir na sua viagem.

O motivo dessa diferença tão grande de climas é o relevo: à medida que você começa a subir a Cordilheira dos Andes, as temperaturas caem, a paisagem muda e a umidade desaparece.

Essas diferentes zonas climáticas vão desde o quente e úmido clima tropical – na região da floresta amazônica, por exemplo – ao temperado dos vales e ao extremo frio dos altiplanos andinos.

Só para você ter uma ideia, La Paz e Santa Cruz de la Sierra, as duas principais cidades do país, têm uma diferença de clima absurda.

La Paz tem temperaturas sempre baixas – a média anual é de 8 graus –, enquanto que em Santa Cruz de la Sierra os termômetros marcam sempre temperaturas perto dos 26 graus.

Quando ir à Bolívia

Apesar de não ser tão simples assim, você pode escolher entre verão e inverno.

O verão, entre novembro e março, é a estação mais quente e úmida. Isso significa que pode chover mais em determinadas regiões –, especialmente nas cidades que estão mais próximas do nível do mar.

Entre abril e outubro, quando é inverno no país, os dias são frios e secos. Quando eu falo que faz frio, é porque  faz muito frio mesmo.  Quase sempre perto de zero grau.

O ponto positivo desse período é que o céu está limpo, praticamente sem nuvens. Isso pode ser um fator decisivo para você escolher quando ir à Bolívia.

Onde faz frio

No altiplano boliviano, região que está entre 3.000 e 4.500 metros de altitude, o clima é sempre frio e semiárido, com pouca chuva e muito vento frio durante o ano.

Nessa região, pouca diferença faz entre verão e inverno e as temperaturas máximas variam entre 15 e 22 graus.

Aqui estão três destinos muito famosos: a capital, La Paz, o Lago Titicaca e o Santa Cruz de la Sierra

Na região central, onde estão as cidades de Sucre e Potosí,o clima é bem agradável e pode ser comparado ao do Mar Mediterrâneo. A temperatura máxima sempre fica na média dos 19 graus, variando entre 17 e 27 graus.

Quando ir à Bolívia

O período mais chuvoso, nessa região, é entre novembro e março, e a neve sempre aparece no inverno, sobretudo em Potosí, que está a 3.967 metros.

Na área dos vales, nas encostas da Cordilheira dos Andes, a uma altura que varia de 1.000 a 3.500 metros, o clima é semitropical. Aqui, o período chuvoso vai de novembro a março, e as chuvas são mais intensas, principalmente, em março e abril.

Onde faz calor

O clima tropical das regiões mais baixas é quente e úmido.

Nessa área está Santa Cruz de la Sierra, que tem apenas duas estações: a quente e úmida, que vai de outubro a maio e tem intensas temporadas de chuva, e o período seco, de junho a setembro.

Na região do chaco, que faz fronteira com Paraguai, Argentina e, especialmente, com o Brasil, o clima é semiárido e as chuvas caem com mais frequência entre dezembro e março.

Nessa área, as temperaturas chegam aos 40 graus, durante o dia, e caem abaixo de zero durante a noite.

Terremotos e vulcões

Terremotos na Bolívia são muito mais frequentes que no Brasil, por causa da localização geográfica do país. Mas, eles não devem ser encarados como um risco à sua viagem.

É que, nessa região, há terremotos quase que diariamente, mas eles acabam não sendo percebidos pela população, porque alcançam níveis baixos na escala Richter.

Também há muito vulcões que ainda são considerados ativos na Bolívia e, assim como os terremotos, eles não representam um risco real.

Qual a melhor época para ir à Bolívia?

Sem dúvida alguma, a melhor época para ir à Bolívia é entre os meses de dezembro e março. Esta é a época com menos chance de chover e, assim, você evita que os passeios sejam cancelados.

Como já expliquei, há uma diferença a ser considerada entre as duas regiões do país, já que é quente na zona baixa tropical e fresco no Altiplano.

Quando ir à Bolívia

Antes de decidir quando ir à Bolívia, entenda isso:

  • O clima e a paisagem variam muito de uma região para a outra;
  • A chance de chover é maior no verão;
  • Apesar do clima frio, a maioria das regiões têm dias ensolarados;
  • Além do frio, você pode sentir o efeito da altitude em algumas cidades;
  • Sempre tenha na mala um casaco para frio extremo;
  • Use protetor solar mesmo se estiver frio para evitar queimaduras.

Depois de entender todas essas diferenças climáticas, que são fortemente influenciadas pelo relevo, eu posso dizer que a melhor época para conhecer as diferentes áreas do país é  de maio a setembro. 

Nesse período, faz muito frio no altiplano, mas as chuvas são menos frequentes e as temperaturas são mais agradáveis na maioria das outras regiões bolivianas.

Isso quer fizer que não é possível viajar em outra época? Não, claro que não.

Quando ir à Bolívia

Dá para conhecer a Bolívia em qualquer época do ano, mas, claro, você vai encontrar paisagens diferentes de acordo com cada período. Por isso, é bom ficar de olho nessas dicas de Quando ir à Bolívia.

Quer um exemplo bem claro?

Se você viajar para o Salar de Uyuni nos meses entre dezembro e fevereiro, a chance de encontrar tudo alagado é grande.

Quando ir à Bolívia

Vestido de uma lâmina d’água, o deserto de sal nos proporciona uma paisagem fantástica.

Chamado pelo pessoal que vive aqui de espejismo, o reflexo da água forma um efeito como se o céu e a terra fossem apenas uma coisa.

Fora desse período, o Salar está seco e o efeito visual desaparece.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

17 respostas

  1. Olá, boa tarde!
    Estou planejando viajar em junho para a Bolívia, será uma viagem de 15 dias. Vi aqui no seu post a recomendação de ir com seguro, recomenda algum especifico? Tem vários..

  2. OI, Wlliam.
    Difícil dizer que não compensa, pois se tiver tempo e um bom roteiro, pode ser uma viagem incrível.
    Pode sair pelo Tocantins, Mato Grosso e cruzar a fronteira em Corumbá. Veja no mapa: https://www.google.com/maps/dir/Teresina,+Piau%C3%AD/Corumb%C3%A1,+MS/@-13.0986102,-55.6274412,6z/data=!4m15!4m14!1m5!1m1!1s0x78e34b4df8526b1:0x2c29cfbdbb7d7359!2m2!1d-42.774291!2d-5.0810984!1m5!1m1!1s0x9387a076798e7565:0x5e7c4a2bdbaeab6!2m2!1d-57.6527913!2d-19.0051788!3e0!5i1?entry=ttu
    É um bom roteiro!
    Um abraço.

  3. Oi amigo.
    Estou querendo fazer uma viagem de carro para o salar Uyuni, saindo do Piaui. Seria seguro fazer essa viagem ou não compensa, vc me indicaria uma rota?

  4. Olá, boa tarde! Gostaria de orçamento para Ilha do Sol e deserto de sal. Essa viagem seria para setembro de 2024. Chegamos agora de Puno e já quero planejar outra. Obrigada. Seria com agência pois facilita muito. Fico aguardando.

  5. Oi, Claudia.
    Depende muito do que você procura, mas eu indicaria passar em Copacabana, nas margens do Titicaca: reúna alguns “desconhecidos” viajantes e vá celebrar a vida. Vai ser inesquecível!
    Um abraço.

  6. Boa noite
    Vou fazer um mochilao na Bolívia começando dia 25 de dezembro, no meu roteiro posso passar o réveillon em Copacabana ou em Lá Paz, qual dos 2 me sugere?

  7. Boa noite pessoal.
    Estou pensando de ir a Bolívia em janeiro de 2023 para conhecer o Salar de Uyuni com o famoso espelho d’água. Alguém ai indo na mesma época pra viajar junto e dividir despesas?! *.*

  8. Oi, Alba.
    Você pode fazer La Paz, Copacabana, Uyuny, Sucre e Santa Cruz.
    Pode comprar os voos daqui do Brasil mesmo.
    Os preços mudam como no Brasil.
    Um abraço!

  9. Boa noite! Eu viajo muito, trabalho em função disso, irei a Bolívia em agosto, vôo direto de São Paulo a santa Cruz, gostaria de saber como faço para conhecer o salar do uyuni e o lago Titicaca, você acha que eu devo ir a la paz primeiro conheço o lago Titicaca e vou para o salar do uyuni, depois vou a Sucre e retorno para Santa Cruz para voltar ao Brasil.? Outra Pergunta, como faço para comprar os voos dentro da Bolívia compro aqui no Brasil ou posso comprar aí na Bolívia e os preços aí variam, mudam muito como aqui no Brasil ou eles são fixos, dos vôoos e dos pacotes turísticos? Agradeço desde já.

  10. Olá ALTIER
    Irei para a Bolívia (Santa Cruz de la Sierra) no próximo dia 16/05/22. Apesar da distância, tu acha que valeria a pena descer até o Salar de Uyuni, considerando a data que irei?? Ou perderei meu tempo e melhor deixar para ir na época das chuvas janeiro/fevereiro para ver os espelhos d’agua? Obrigado!

  11. É verdade que as estradas de Santa Cruz de la sierra até o salar é aquela rodovia da morte?

  12. Boa noite. Achei esse post bem bacana!

    Devido a pandemia eu adiei minha ida a Bolívia, mas está nos planos para a próxima viagem.

    Estou muito interessado em fazer o passeio ciclístico no Camino a Los Yungas.

  13. Oi, Gilberto.

    Esse momento é realmente complicado, mas não desista da Bolívia.
    Eu realmente gostei muito – tanto que fui duas vezes e ainda quero voltar.
    Vale a pena.

    Um abraço.

  14. Bom dia,

    Estava planejando viajar para La Paz e Lagos na Bolivia mas desisti em função de mudanças politicas ocorridas. Apos isto iniciou a Pandemia que tambem atrapalhou os planos.
    Achei mais prudente postergar mas ainda esta no radar.
    As dicas estão excelentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo