Quando ir a Uyuni

2

Atualizado em 10 de abril de 2018

Pequena cidade no meio do nada, conhecer Uyuni é riscar da lista de viagens um destino muito cobiçado por todos que exploram a América do Sul. É aqui que você tem a chance de apreciar o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Mas, antes de planejar sua viagem, veja qual a melhor época para ir a Uyuni.

A 3.656 metros de altura, esse lugar só existe por causa das linhas de ferro que cruzam o altiplano boliviano. Mesmo com tanta atenção turística, a região ainda é muito simples e tem pouca infraestrutura. Mas nada disso afasta os aventureiros de plantão – como eu e você.

Reserve já o seu hotel em Uyuni e garanta os melhores preços.

Quando ir a Uyuni

A paisagem do Salar de Uyuni é indescritível.

Quando ir a Uyuni

Uyuni tem um clima desértico, com chuvas raras e esporádicas. Para você ter uma ideia, a pluviosidade média anual fica em torno dos 120 milímetros. No Rio de Janeiro, só no mês de janeiro, chove em média 160 milímetros. Abril é o mês mais seco, enquanto há mais chances de chover no período entre dezembro e janeiro.

Por causa da altitude, as temperaturas são amenas o ano inteiro e a média é de 10 graus. Mais importante do que a temperatura, antes de ir a Uyuni é preciso se atentar à melhor época para ver a planície de sal se transformar em espelho.

Verão | A estação mais quente vai de dezembro a fevereiro. Normalmente, entre dezembro e janeiro, algumas áreas do Salar ficam alagadas pelas chuvas da estação mais quente do ano. Mas, não imagine um calor insuportável, já que a média é de 14 graus.

Quando ir a Uyuni

Durante a estação chuvosa, o Salar fica alagado.

Vestido de uma lâmina d’água, o deserto de sal nos proporciona uma paisagem fantástica. Chamado pelo pessoal que vive aqui de espejismo, o reflexo da água forma um efeito como se o céu e a terra fossem apenas uma coisa.

Mas, se, por um lado, encontrar o Salar alagado é bom, por outro, isso pode impedir que alcancemos algumas áreas, caso o nível da água esteja muito alto. Portanto, antes de contratar um passeio, pergunte como está a situação.

Quando ir a Uyuni

A lâmina d’água forma um efeito que eles chama de espejismo.

Inverno | A temporada gelada vai de junho a agosto. Nos meses mais frios do ano, o deserto fica seco e aparecem as rachaduras no chão de sal. Nessa época, todas as áreas do Salar de Uyuni podem ser exploradas sem perigo.

Junho e julho são os meses mais gelados por aqui. Os termômetros marcam cerca de três graus, em média.

Mesmo que o espejismo não seja visto durante essa estação, é possível ir a Uyuni o ano todo. O deserto é uma paisagem exótica e rende boas fotos em qualquer época.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Avatar

    Altier…tudo bem com vc ???
    Pretendo ir ao salar no final de fevereiro…vou de São Pedro do Atacama até Uyuni (só ida)
    De São Pedro até Uyuni no final de fevereiro / início de março, terei chance de ver aquele céu azul maravilhoso, emoldurando as montanhas da Bolívia ??
    Minha dúvida é que sendo a época de chuvas o céu esteja encoberto na maior parte do tempo.
    Quero ir nesta época, porque…adivinha !!!!!
    Quero ver o salar molhado, haha…
    Obrigado pelo seu excelente trabalho !!!

    • Altier Moulin

      Oi, Carmenio.

      Certamente, as duas vezes que fui em Janeiro não choveu e o céu estava azul.
      Como deve passar três dias no Salar, terá mais chances.

      Um abraço.

Escreva um comentário