Atualizado em 22 de outubro de 2020

Foto: Russland345
Que a Bolívia é um destino muito barato você já sabe. Que o país tem cenários incríveis – incluindo o Salar de Uyuni, a majestosa Isla del Sol e cidades coloniais como Sucre e Potosí – também não é novidade. Mas, se você está planejando uma viagem para cá, saiba que os voos domésticos são, geralmente, muito baratos. E, você poderá economizar ainda mais voando com as companhias aéreas da Bolívia.
As principais empresas bolivianas que operam no país são Boliviana de Aviacion (BoA), Transporte Aéreo Militar (TAM), Lloyd Aéreo Boliviano (LAB), Aerocon, Amaszonas e Northeast Bolivian Airways. Nelas, é fácil encontrar passagens baratas, principalmente quando compramos com antecedência.
No Brasil, a Latam e a Gol têm voos direto, partindo de São Paulo, para Santa Cruz de la Sierra e para La Paz.
Companhias aéreas da Bolívia
Mantidas pelo governo boliviano, a BoA e a TAM geralmente têm os preços mais baixos. Elas servem os principais destinos domésticos, bem como alguns dos principais centros da América do Sul.
A Aerocon, em especial, faz rotas aéreas para as comunidades no Departamento de Beni, através de Trinidad. A Amaszonas oferece voos direto para destinos turísticos como Rurrenabaque e Uyuni, e voos internacionais para Argentina, Paraguai, Peru, Chile e Uruguai – veja o mapa de destinos. A LAB foi a principal companhia aérea do país até 2007, quando teve os serviços suspensos pelo governo devido a problemas financeiros.
Companhias áreas da Bolívia
- Boliviana de Aviación(BOA): boa.bo
- Transporte Aéreo Militar (TAM): tam.bo
- Lloyd Aéreo Bolívia: labairlines.com.bo
- Aerocon: aerocon.bo
- Amaszonas: amaszonas.com
- Northeast Bolivian Airways: nebolivianairways.com
Principais aeroportos bolivianos
O Aeroporto Internacional de El Alto (LPB), inaugurado em 18 de junho de 1965, atende à capital boliviana, La Paz, e é um dos mais importantes do país. Esse aeroporto concentra boa parte dos voos domésticos e opera destinos internacionais na América do Sul e nos Estados Unidos. Aqui, pousam e decolam aeronaves de todas as companhias aéreas da Bolívia.
O Aeroporto Internacional Viru Viru (VVI), inaugurado em 1983, serve a cidade de Santa Cruz de la Sierra e é o principal terminal aéreo da Bolívia. Nele, operam voos domésticos e internacionais para destinos na América do Sul, além de Panamá, Estados Unidos e Espanha.
O Aeroporto Internacional de Jorge Wilstermann (CBB) serve a cidade de Cochabamba e é um dos mais importantes e modernos do país. Aqui, partem e chegam voos domésticos e alguns destinos internacionais na Argentina e no Brasil.

Foto: Divulgação.
Viajar de avião na Bolívia
Viajar de avião na Bolívia, quase sempre, é uma ótima escolha. Além dos preços não serem exorbitantes, o que você pode ganhar de tempo em sua viagem é o que realmente pode ajudar.
Entretanto, eu preciso lhe dizer que atrasos são muito comuns nos aeroportos bolivianos. Então, é bom você redobrar sua dose de paciência antes de se preparar para voar.
Se você tiver apenas um curto período de tempo para visitar a Bolívia, a melhor opção é mesmo viajar de avião de uma cidade para a outra.
Para você ter uma ideia, a distância de La Paz a Santa Cruz de la Sierra é de, aproximadamente, 850 quilômetros e devido à geografia do país, você precisará de pelo menos 15 horas para fazer essa viagem de ônibus. De avião, você gastará apenas uma hora.

Foto: Divulgação.
Para garantir boas tarifas, é importantíssimo comprar os bilhetes com antecedência. Pela internet, isso é fácil e rápido, mas é importante saber que algumas empresas – como as Amaszonas – exigem a apresentação do cartão de crédito no momento do check-in.
Apesar de não ser obrigatório, o seguro viagem é indispensável.
Veja mais sobre Bolívia
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo e aproveite para ver outras dicas.
- Onde se hospedar em Santa Cruz de La Sierra: as melhores áreas e preços
- Bolívia de carro: tudo o que você precisa saber
- Bolívia: como é a viagem no Trem da Morte
- O que fazer em Santa Cruz de La Sierra, essa cidade boliviana tão importante
- Como é descer a Estrada da Morte
- Viagem de três dias pelo Salar de Uyuni
- Como é viajar de ônibus na Bolívia
- Ojo del Inca: a cratera que virou lagoa
- Dinheiro na Bolívia: câmbio, saques e cuidados
- Deserto Siloli: um mundo de maravilhas
- Onde comer em Uyuni
- Comidas da Bolívia: veja o que comer e beber em sua viagem pelo país
- Onde se hospedar em Sucre, na Bolívia: os melhores lugares – com preços
- Como chegar à Bolívia: todas as opções de transporte
- De carro na Bolívia? Fique esperto com a polícia
- Quando ir à Bolívia: a melhor época para viajar em cada parte do país
- Onde se hospedar em Copacabana, na Bolívia
- O imperdível passeio na Isla del Sol
- Turistas vão pagar imposto na Bolívia
- Onde se hospedar em Uyuni
- Como chegar a Sucre
- O passeio de um dia no Salar de Uyuni
- Cuidados ao viajar para a Bolívia
- Como chegar a Santa Cruz de la Sierra
- Nor Lípez: entre salares e lagoas bolivianas
- Onde comer em Sucre
- Como chegar a Uyuni
- O que fazer em Copacabana
- Como chegar a La Paz
- O que fazer em La Paz
- O que fazer em Sucre
- Onde se hospedar em La Paz
- Quando ir a Sucre
- A imperdível Feira de Tarabuco
- Um dia em Santa Cruz de la Sierra
- Viagem à Bolívia: informações essenciais para você programar sua viagem
- Guia Bolívia: lugares incríveis
- Companhias aéreas da Bolívia: veja como economizar nos voos domésticos
- O que fazer em Potosí
2 Comentários
Olá tudo bem meu nome é jores exinord eu sou haitiano eu gostaria saber como pra conseguir entrar Bolívia nós são valias pessoa que gostaria visita nós temos problema avião pra fazer trânsito não tem como pra vocês ajudamos conseguir uma voa fretado para conseguir entrar mais ou menos 8 dias
Oi, Jores.
Infelizmente, não consigo ajudar. 🙁
Um abraço.