Comer em Sucre é uma das diversas maneiras de mergulhar na cultura da capital constitucional da Bolívia. Eu fiquei encantado com essa cidade cravada entre picos da Cordilheira dos Andes, a 2.810 metros de altitude. Com seu estilo colonial e cheia de ricas atrações, Sucre me fez entender porque é um consagrado destino turístico.
Se nos passeios a gente se apaixona ainda mais pela cidade, quando nos sentamos para comer em Sucre, fica fácil perceber um pouco dos costumes da população.
Na Bolívia, a principal refeição é o almoço e, um bom almoço típico daqui inclui uma sopa, prato principal e talvez uma sobremesa. O principal componente de diversos pratos é a batata, servida em quase todas as refeições.
Não deixe de experimentar
Aqui em Sucre, eu vi uma menina vendendo um tipo de bolacha recheada e não deu para resistir. Me aproximei, olhei e perguntei o que era aquilo: hojarascas, me respondeu a garotinha.
Falando um castelhano enrolado ela me disse que era um biscoito feito de farinha de trigo recheado com doce de leite. Até hoje me arrependo por não ter comprado todos aqueles doces, já que ele é encontrado somente em Sucre.

Hojarascas: você só encontra em Sucre.
É indispensável experimentar empanadas bolivianas quando for comer em Sucre. Os pasteizinhos são recheados com queijo ou outros ingredientes e são um dos lanches mais tradicionais daqui.
As humitas também são outro famoso prato do país, feitas de massa de milho com recheio de queijo e embalados em uma folha de bananeira antes de serem cozinhadas.
O pique a lo macho, que é considerado o prato mais famoso dessa região da Bolívia, é uma mistura de filé de boi em tiras e salsicha, acompanhada de ovo cozido e batata frita, bem interessante para um happy hour.
Em Sucre, eu experimentei pizza de lhama, uma saborosa iguaria local. Só faltou comer charque de lhama que dizem ser uma maravilha.
Onde comer em Sucre
Ao redor da Plaza 25 de Mayo, área mais movimentada da cidade, ficam diversos bares e restaurantes para você conhecer, mas, claro, essa região pode ser mais cara. Na medida em que você se afasta da praça, os preços tendem a baixar.
O Café e Restaurante Florin é uma ótima opção para quem quer aproveitar grandes refeições e desfrutar de cervejas como acompanhamento. Além disso, o atendimento é exemplar e você pode aproveitar o lugar tanto de dia quanto à noite. A rodada dupla, aqui, vai de 21h30 às 23h. Um pique a lo macho aqui custa cerca de BOB 60 e o chope sai por BIB 14.

O tradicional pique a lo macho.
Nessa mesma linha, o famoso Joy Ride Café tem rodada dupla no happy hour e pratos muito bem servidos – e saborosos – a preços honestos: um sanduíche custa cerca de BOB 30.
O El Huerto é famoso e muito agradável, tanto em relação ao ambiente, quanto à comida. Aqui, você aprecia refeições típicas da região em um charmoso jardim. O restaurante funciona todos os dias, das 12h às 15h15.
Uma boa opção também para quem é vegetariano, o Condor Café tem boas opções de pratos sem carne. Ele funciona todos os dias das 8h30 às 22h30. Os preços são excelentes: uma refeição com entrada, prato principal e um copo de suco custa cerca de BOB 30.
Se você quiser economizar, uma dica é se aventurar pelo Mercado de Sucre, um grande complexo de barraquinhas que vende de tudo, desde frutas e verduras, a lanches rápidos para você comer na hora.
Amei Sucre!
A cidade é realmente linda e a gastronomia deliciosa!!!
EI, Kelsi.
Sucre é uma paixão que tenho na Bolívia.
História, cultura, comida, tranquilidade… gostei demais também.
Um abraço.
LEGAL
Obrigado, Claudio.