Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Sucre: melhor época para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

quando ir a Sucre

Sucre, assim como muitas outras cidades da Bolívia, vai lhe ensinar a lidar com o mal de altitude. A capital constitucional do país fica a 2.710 metros de altitude, cravada entre os picos da Cordilheira dos Andes. Justamente por isso, é importante saber quando ir a Sucre, pois com toda essa altitude, nosso corpo pode demorar um pouco para se acostumar.

Ainda assim, o mal de altitude não é motivo para desanimo – mesmo que cause cansaço às vezes -, já que ir a Sucre, e conhecer a Cidade Branca, é explorar um Patrimônio Mundial da Humanidade cheio de história e cultura.

Eu visitei a cidade em janeiro e peguei dias ensolarados e sem chuva. Mesmo no verão, nos pontos mais altos da cidade e arredores, faz frio pela manhã e à noite – como em Tarabuco, por exemplo. Então, não dispense aquele casaco mais quentinho.

quando ir a Sucre

Quando ir a Sucre

Localizada nos vales da cordilheira central da Bolívia, Sucre é abençoada com um dos melhores climas do país. Devido a grande variedade de altitude no território, o clima entre as cidades bolivianas muda muito. Então, fique atento.

Por aqui, os dias têm temperaturas amenas, com média de 20 graus e as noites são um pouco mais frias. A chuva não é muito frequente, sendo cerca de 82 dias de precipitação por ano.

Verão

A estação mais quente do ano vai de outubro a abril. O verão em Sucre tem clima agradável, céu ensolarado e também maior incidência de chuva.  Nesta época, as temperaturas variam de 21 a nove graus.

Mesmo que os dias mais chuvosos aconteçam neste período, sendo janeiro o mês com mais precipitação, a cidade ainda é considerada boa para visitar o ano inteiro.

Entre outubro e novembro acontece o Festival Internacional de Cultura em Sucre, quando artistas do mundo inteiro aparecem para se expressar e expor seus trabalhos para o mundo. São fotógrafos, músicos e escritores juntos num belo festival cultural.

quando ir a Sucre

Inverno

O frio chega com mais força entre maio e setembro.

Esse é o período mais seco do ano, também muito bom para ir a Sucre. A temperatura máxima chega as 23 graus e a mínima a cinco, o que para nós pode ser bem frio.

Na estação mais fria o céu fica quase sem nuvens também e, apesar de ser raro, pode acontecer de cair neve durante o inverno.

Qual a melhor época para ir a Sucre?

Os meses considerados de meia-estação – outono e primavera – são os melhores para viajar para a capital constitucional da Bolívia.

De acordo com dados históricos, levantados pelo Weather Spark, os meses mais indicados para conhecer Sucre são de março a maio e de julho a dezembro.

Se quiser viajar sem risco, escolha a primeira semana de setembro.

Onde ficar em Sucre

Sucre é uma das cidades mais altas da América do Sul e só isso a torna muito peculiar. Mas, outro fato muito curioso é que ela é capital apenas no papel, já que a sede do governo fica em La Paz, que acaba sendo o centro do poder de fato.

Longe de toda essa agitação, mas sem perder sua relevância política, Sucre é um dos destinos que sempre entra no roteiro de quem planeja uma viagem para a Bolívia.

Onde ficar em Sucre

O melhor lugar para ficar na cidade é, sem dúvida, o Casco Viejo – o Centro Histórico -, especialmente, nos arredores da Plaza 25 de Mayo.

É nesta parte que estão os prédios mais importantes, os restaurantes mais bem avaliados, os bares que têm sempre um happy hour interessante e todos os serviços que a gente precisa durante uma viagem, como caixas eletrônicos, por exemplo.

Longe dessa área Sucre fica menos interessante e pode ser até um tanto entediante.

Uma observação muito importante é que Sucre tem muitas ladeiras – muitas mesmo -, e do lado direito da Praça isso fica mais evidente.

Para facilitar, tenha em mente que o Centro Histórico se divide em parte alta e baixa a partir da Praça. Por isso, não é bom ficar muito longe dessa área.

Outro aspecto que você deve observar é o clima. Sucre tem temperaturas amenas durante todo o ano, mas especialmente nos meses de junho e julho faz bastante frio. Por isso, escolher um quarto com aquecedor é muito importante.

Para entender melhor tudo isso que expliquei, dê uma olhada no mapa com a localizações.

Melhores hotéis de Sucre

Um dos pontos muito positivos de Sucre é que os preços não são absurdos. Por isso, a gente consegue ficar em um dos melhores hotéis da cidade sem gastar uma pequena fortuna – como eu mostro mais para frente.

A maioria desses hotéis funciona em casarões restaurados e cheios de personalidade. Sem dúvida, isso colabora muito para que a gente entre no clima da cidade.

Hotel Villa Antigua

O Hotel Villa Antigua funciona em uma enorme mansão colonial de 1860 e fica a poucas quadras do Centro Histórico.

Onde ficar em Sucre

Os quartos são elegantes, espaçosos e extremamente aconchegantes. Alguns têm vista para a cidade e outros para o jardim. É um hotel bem completo com academia, sauna, restaurante e o atendimento é impecável. Além disso, o custo-benefício é ótimo.

Onde ficar em Sucre

Mi Pueblo Samary Hotel Boutique

O Mi Pueblo Samary Hotel Boutique faz jus ao nome de hotel boutique e é uma das opções mais elegantes para ficar em Sucre. Ele funciona em uma mansão colonial com obras de arte que acrescentam charme à construção. Os quartos são muito bem decorados com detalhes esculpidos em madeira e com tapeçaria colorida.

Onde ficar em Sucre

O café da manhã reforçado garante energias para aproveitar o dia. Você também pode conhecer o restaurante Los Tejados e aproveitar o menu internacional.

Onde ficar em Sucre

Hotel Boutique La Posada

Muito bem localizado, o Hotel Boutique La Posada tem quartos ótimos, bem cuidados e arejados. Todas as áreas são sempre limpas e o atendimento é muito elogiado.

Onde ficar em Sucre

O café da manhã é ótimo, muito variado e sempre com produtos fresquinhos. Outro ponto positivo é o custo-benefício.

Parador Santa Maria La Real

O Parador Santa Maria La Real é um dos melhores hotéis de Sucre: localização perfeita, atendimento espetacular, serviços de primeira e café com muitos produtos regionais são alguns pontos favoráveis.

Onde ficar em Sucre

Como se não bastasse, os quartos são extremamente aconchegantes e têm camas que abraçam a gente, sabe com é isso? Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Sucre

Capital Plaza Hotel

O Capital Plaza Hotel fica em uma área ótima, exatamente na Plaza 25 de Mayo, o coração de Sucre.

Os quartos são bem bonitos, aconchegantes e suprem bem as nossas necessidades. O custo-benefício é muito interessante e o atendimento é muito elogiado.

Melhores Pousadas e hostels

Casa Ramirez

O Casa Ramirez funciona em um prédio colonial de 400 anos e é cheio de charme, como a cidade: parece que a gente está se hospedando em um museu.

Os quartos têm mobília antiga e decoração coerente com o passado da construção. As camas são grandes e confortáveis. Depois de explorar a cidade, não deixe de relaxar e curtir o pôr do sol no terraço ao ar livre com vista das montanhas.

Villa Oropeza Guest House

O Villa Oropeza Guest House é outro casarão colonial com muito charme. E isso a gente percebe no jardim, que é espaçoso e ótimo para relaxar: existe uma área específica para piqueniques e você pode usar a churrasqueira também.

A equipe é muito elogiada e o ambiente é leve, com uma atmosfera perfeita para integração. Mas, não se preocupe, durante a noite os hóspedes garantam que o silêncio paira e você dormirá tranquilamente.

Kultur Berlin

O Kultur Berlin é um hostel completo que oferece um ótimo ambiente para curtir tanto o dia quanto a noite, já que ele é um bar também.

Onde ficar em Sucre, na Bolívia: os melhores lugares

Então, não se sinta culpado se acabar passando mais tempo no hostel. Uma boa dica é conhecer o charme de Sucre passeando pelos parques Bolívar e Surapata de bicicleta, que pode ser alugada no hostel.

Faixas de preço de Sucre

Agora que você já consegue se localizar, aproveite para ver os preços antes de escolher onde ficar em Sucre.

No mapa estão todas as opções de hospedagem, especialmente as do Centro Histórico.



Booking.com

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *