Onde ficar em Uyuni: melhores hotéis, pousadas e apartamentos – com preços

0

Atualizado em 29 de outubro de 2021

Onde ficar em Uyuni

A pequena cidade de Uyuni entrou no mapa dos viajantes por ser o principal ponto de partida para quem quer desbravar o maior deserto de sal do mundo: o Salar de Uyuni. Por isso, antes de escolher onde ficar em Uyuni, você precisa entender como as coisas funcionam nesta parte da Bolívia.

Uyuni é uma cidade muito simples, mas que tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Um sinal disso é a chegada de novos hotéis e investimentos na infraestrutura turística – mas, ainda há muito a ser feito.

Com quase 30 mil habitantes, a extração de sal em Uyuni ainda é artesanal. Não há máquinas, com exceção dos velhos caminhões que carregam o sal do deserto até a cidade. Porém, Uyuni é uma máquina de fazer dinheiro.

→ Como chegar a Uyuni

O turismo atrai para a região milhares de pessoas do mundo todo todos os anos. A maioria chega na época da seca e fica, pelo menos, três dias. Tempo suficiente para percorrer a rota turística do Salar.

Mesmo com os avanços dos últimos anos, Uyuni não perdeu suas características essenciais e isso é muito importante para que o modo de vida local não seja afetado negativamente pela movimentação de turistas.

Um mundo feito de sal

A maior planície salgada do mundo tem exatamente 10.582 quilômetros quadrados. Por isso, não é exagero dizer que o Salar de Uyuni é um mundo feito de sal.

No meio do deserto, as construções são igualmente salgadas: paredes, bancos, camas, teto e chão são feitos de sal. No Centro, isso já é mais difícil de ver, já que as construções são de alvenaria, como na maioria das cidades brasileiras.

E, talvez você não saiba, mas há uma lenda contada sobre a origem do Salar. Segundo a cultura local, a bela índia Tapuna, depois de ter sido abandonada por Cosuña, que levou também seu filho, chorou sem parar e suas lágrimas se juntaram ao leite que escorria dos seus seios dando origem ao Salar.

Onde ficar em Uyuni

No meio dessa imensidão criada pela natureza, há ainda um evento que deixa tudo mais especial. É que, normalmente, entre dezembro e janeiro, algumas áreas do Salar ficam alagadas pelas chuvas da estação mais quente do ano.

→ Quando ir a Uyuni

Vestido de uma lâmina d’água, o deserto de sal nos proporciona uma paisagem fantástica. Chamado pelos locais de espejismo, o reflexo da água forma um efeito como se o céu e a terra fossem uma coisa só.

Mesmo que o espejismo não seja visto em outras épocas, é possível conhecer o Salar de Uyuni o ano todo. O deserto tem uma paisagem exótica e rende boas fotos em qualquer estação

Onde ficar em Uyuni

Há, basicamente, duas áreas interessantes para ficar em Uyuni: o Centro, nos arredores da Praça Aniceto Arce, ou no caminho para o Salar, em  um dos hotéis feitos de sal no povoado de Colchani. 

No Centro, você estará perto do pequeno movimento que a cidade tem: alguns comércios, restaurantes e muitas agências de viagem que organizam os passeios pelo Salar.

É, também, uma localização estratégica para quem viaja de avião, já que fica coladinha com o aeroporto, e também para quem está rodando o país de ônibus.

No mapa acima, você consegue visualizar melhor a localização de cada uma das opções que considero as melhores da cidade. É isso que eu mostro a partir de agora, começando pelos encantadores hotéis de sal de Colchani.

HOTEL DE SAL LUNA SALADA

O Hotel de Sal Luna Salada é lindo e fica de frente para o Salar, de onde a gente pode apreciar um pôr do sol encantador. Como tudo é feito de sal, é preciso avaliá-lo a partir do ponto de vista da realidade de estar em uma altitude superior a 3.000 metros e em plano deserto com todas as suas limitações.

Onde ficar em Uyuni

Mesmo assim, ele é muito confortável, tem excelente sistema de calefação, os quartos são muito amplos, têm camas grandes e confortáveis e o visual de alguns é fantástico, voltado para o Salar. Há vários ambientes para relaxar e interagir com outros viajantes. O bar é ótimo e o restaurante é muito bom e serve pratos típicos, como carne de lhama.

HOTEL DE SAL CRISTAL SAMAÑA

O Hotel de Sal Cristal Samaña é mais um que tem vista privilegiada para o Salar de Uyuni. Eu considero estes hotéis da região de Colchani perfeitos para quem quer ter uma experiência mais completa em um dos lugares que considero mais mágicos no mundo.

Onde ficar em Uyuni

Além da excelente localização, o café da manhã é super elogiado, o restaurante tem um cardápio variado, com pratos locais e da culinária internacional. O atendimento é sempre muito especial, porque eles fazem de tudo para nos agradar. Os quartos são ótimos e as esculturas de sal nas paredes tão um toque especial.

HOTEL PALACIO DE SAL

Como você pode imaginar, o Hotel Palacio de Sal tem uma das melhores estruturas da região de Uyuni e, por isso, vale cada centavo. Ele é uma verdadeira joia em pleno Salar e eu posso recomendá-lo tranquilamente para qualquer tipo de viajante, mas eu acho que ele é ainda mais perfeito para casais em uma viagem especial.

Onde ficar em Uyuni

Tudo é impecável. Desde a recepção até o conforto dos quartos, que são amplos e muito bem limpos, com camas grandes e roupa de cama excelente. O café da manhã tem muitas variedades e a área da piscina é super interessante. É um excelente lugar para ficar em Uyuni.

Onde ficar em Uyuni

CASA DE SAL

No Centro de Uyuni, o Casa de Sal tem uma avaliação super alta, sinal de que agrada bastante em vários aspectos. Para começar, o atendimento é sempre muito elogiado e isso faz muita diferença. Os quartos são espaçosos, as camas são muito boas, os lençóis e as toalhas de banho também. O chuveiro é ótimo e tem água quente.

Onde ficar em Uyuni

É uma boa oportunidade de ficar na área mais movimentada da cidade e ainda viver viver a experiência de dormir em um hotel de sal. O café da manhã é bom, com frutas, café, chá, suco de laranja, pão, queijo, presunto e omelete ou ovos mexidos. O suficiente!

Onde ficar em Uyuni

HOTEL KACHI DE UYUNI

O Hotel Kachi de Uyuni não é grande, mas tem conforto e segurança, itens importantes para a nossa escolha, certo? Além disso, ele é sempre muito bem cuidado e higienizado – não se esqueça de que, em Uyuni, tudo é muito simples e os hotéis que escolhi estão acima da média.

Onde ficar em Uyuni

Os quartos são super confortáveis, principalmente os quartos que tem uma salinha de estar. O atendimento é impecável, daquele tipo que nos fazer sentir em casa, sabe como é? É uma boa opção para ficar em Uyuni e não gastar muito, porque o custo-benefício é super interessante.

ALMUDENA SUITES UYUNI

O Almudena Suites Uyuni fica em um prédio novo, construído há pouco tempo e tudo é, igualmente, novo: dos móveis à decoração mais moderna e leve. A localização é excelente, a poucos metros da praça principal.

Onde ficar em Uyuni

Os quartos são muito bons, práticos e sempre muito limpos e bem cuidados. As camas são ótimas e a roupa de cama e os travesseiros também. É uma boa ideia para quem quer aproveitar e bater pernas pelo Centro para conhece um pouco mais de Uyuni.

HOTEL JARDINES DE UYUNI

Na mesma área, o Hotel Jardines de Uyuni é outra grande escolha para ficar em Uyuni. É um hotel excelente, com sistema de calefação funcionando perfeitamente – isso é indispensável em Uyuni independentemente da estação do ano.

Os quartos são bons, decorados no estilo andino e são muito bem cuidados. Os banheiros também são ótimos e o chuveiro tem água quente. O café da manhã é bem servido, sempre com muitas variedades. A piscina é aquecida e maravilhosa. Por isso tudo, vale a pena da uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Uyuni

CRISTALES JOYAS DE SAL

O Cristales Joyas de Sal vai agradar a quem procura um bom lugar para ficar em Uyuni, mas precisa economizar umas pratas. Então, fique de olho neste hotel porque o custo-benefício é muito interessante.

A localização é boa, apenas algumas quadras da praça principal, perto de tudo. Os quartos são simples, mas silenciosos e bem cuidados. O atendimento é bastante elogiado e se precisar de ajuda, pode falar com o pessoal da recepção.

HOSTAL CAGNAPA RESTOBAR

Também na faixa mais econômica, o Hostal Cagnapa Restobar é uma pousadinha bem aconchegantes com a cara de Uyuni. Os quartos e todas as áreas estão sempre limpos e bem arrumados, exaltando as cores fortes da decoração andina.

A localização também é boa, com acesso fácil a qualquer lugar do Centro com poucos minutos de caminhada. Por último, mas não menos importante, os funcionários são muito gentis e agradáveis. Isso, de fato, faz muita diferença.

LE CIEL D’UYUNI

Apesar de ser classificado como hostel, Le Ciel d’Uyuni não permite mais reservar apenas uma cama – será que foi uma mudança pós-pandemia? Porém, ele continua sendo uma das opções mais interessantes da cidade para quem não quer gastar muito e ter conforto como garantia.

Onde ficar em Uyuni

O atendimento na recepção é muito elogiado, os quartos são muito confortáveis, com camas ótimas. O café da manhã é bom, com o suficiente para nos dar energia para começar o dia. Outro ponto positivo é a localização, do lado da praça principal.

LA MAISON MARTINET

Quem procura um lugar com um pouco mais de privacidade, pode escolher um dos apartamentos do La Maison Martinet. Eles ficam de frente para a praça central, onde está tudo o que você precisa para passar seus dias na cidade.

Não espere encontrar apartamento perfeitos, super confortáveis e com tudo funcionando impecavelmente. Todos são unidades simples de um negócio familiar que pode ser uma opção para quem não quer ficar em hotel ou pousada. Então, é importante avaliar antes de decidir onde ficar em Uyuni.

Faixas de preço em Uyuni

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Uyuni.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.
INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias.
Documentos | Você pode usar o passaporte ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro | A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas | A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Saiba como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

Nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem. No caso da Bolívia, o  seguro viagem passou a ser obrigatório  depois da pandemia de covid-19.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário