Como chegar a Uyuni

0

Atualizado em 25 de maio de 2018

Para conhecer o maior deserto de sal do mundo, é preciso, primeiro, chegar a Uyuni. Ou seja, esta cidadezinha simples e com pouca infraestrutura, é a porta de entrada para este destino tão exótico.

Reserve já o seu hotel em Uyuni e garanta os melhores preços.

Este é um dos lugares mais procurados por viajantes que visitam a Bolívia. Fácil entender, já que o Salar de Uyuni é, de fato, uma maravilha da natureza. Entretanto, é durante o verão, devido às chuvas, que o salar fica alagado e é possível observar o fenômeno do espejismo. Com isso, o chão e o céu parecem uma coisa só.

Para ver de perto o poder e grandiosidade da natureza é preciso descobrir como chegar a Uyuni. Eu também sugiro que você leia: Onde se hospedar em Uyuni.

Como chegar a Uyuni

Há várias maneiras de chegar a Uyuni. Eu, por exemplo, estive duas vezes na cidade. Na primeira, cheguei de ônibus partindo de La Paz. A viagem demorou a noite toda, mas foi tranquila – eu durmo o tempo todo. Na segunda vez, saí de Potosí rumo a Uyuni, também de ônibus. Dessa vez, a viagem foi mais curta e, por isso, eu aproveitei o dia para ver a paisagem na Cordilheira dos Andes.

Também dá pra chegar a Uyuni partindo da Argentina, num roteiro que inclui a região de Salta, e do Chile, saindo da região de San Pedro de Atacama.

Como chegar a Uyuni

Maior planície salgada do mundo é fascinante.

Avião | A cidade de Uyuni é atendida pelo Aeroporto Joya Andina (UYU) e, atualmente, somente a Amaszonas e a Transporte Aéreo Militar voam regularmente para cá, partindo das capitais La Paz e Sucre.

Saindo do Brasil, os trechos são para Santa Cruz de La Sierra e La Paz. Por isso, apesar de chegar a Uyuni de avião ser o jeito mais cômodo e rápido é também o mais caro devido à falta de oferta.

Ônibus | De ônibus, as principais empresas que fazem o trajeto até Uyuni são Todo Tourismo e Trans Omar. Porém, antes de comprar sua passagem, é importante saber que, devido ao relevo dessa região, uma viagem que parece tranquila, quando olhamos no mapa, pode demorar muito mais do que esperamos.

Como chegar a Uyuni

A estrada entre Potosí e Uyuni tem muitas curvas.

Partindo de La Paz, por exemplo, são 540 quilômetros, mas a viagem dura cerca de 12 horas. De Potosí, a viagem dura quatro horas. São apenas 200 quilômetros de estradas cheias de curvas que vencem uma região desértica e linda.

Como chegar a Uyuni

A viagem de carro pelo Salar de Uyuni,

Carro | Rodovias ligam Uyuni a cidades como Potosí, Oruro, La Paz, Sucre e Ollagüe, no Chile, mas, em alguns trechos a sinalização é precária ou inexistente. Embora grandes investimentos tenham sido feito nas rodovias nacionais nos últimos anos, a atenção deve ser dobrada. Eu estive no país em 2012 e, depois, em 2015 e percebi a evolução em infraestrutura.

A forma mais comum de chegar a Uyuni de carro é contratando um passeio de três dias pelo Salar, como eu explico eu: Viagem de três dias pelo Salar de Uyuni. Entretanto, na estação chuvosa, entre novembro e janeiro, é mais arriscado trafegar nessa.

Trem | Uyuni é um importante centro de transporte ferroviário, por onde passam quatro linhas de trem que vão a La Paz, Calama, Potosí e Villazón, na fronteira com a Argentina, onde a linha férrea termina.

A Ferroviaria Andina, empresa que opera o trem de passageiros, tem tarifas em classe executiva, econômica e popular. A viagem partindo de Oruro, por exemplo, custa de BOB 32 a 120. No Expreso Sur, o trem mais rápido, a viagem dura cerca de sete horas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em