Pesquisar
Close this search box.

Como chegar a Uyuni: dicas para planejar sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar a Uyuni

Para conhecer o maior deserto de sal do mundo, é preciso, primeiro, chegar a Uyuni. Ou seja, esta cidadezinha simples e com pouca infraestrutura, é a porta de entrada para este destino tão exótico.

Este é um dos lugares mais procurados por viajantes que visitam a Bolívia. Fácil entender, já que o Salar de Uyuni é, de fato, uma maravilha da natureza. Entretanto, é durante o verão, devido às chuvas, que o salar fica alagado e é possível observar o fenômeno do espejismo. Com isso, o chão e o céu parecem uma coisa só.

Para ver de perto o poder e grandiosidade da natureza é preciso descobrir como chegar a Uyuni. Eu também sugiro que você leia: Onde ficar em Uyuni.

Como chegar a Uyuni

Há várias maneiras de chegar a Uyuni. Eu, por exemplo, estive duas vezes na cidade. Na primeira, cheguei de ônibus partindo de La Paz. A viagem demorou a noite toda, mas foi tranquila – eu durmo o tempo todo. Na segunda vez, saí de Potosí rumo a Uyuni, também de ônibus. Dessa vez, a viagem foi mais curta e, por isso, eu aproveitei o dia para ver a paisagem na Cordilheira dos Andes.

Também dá pra chegar a Uyuni partindo da Argentina, num roteiro que inclui a região de Salta, e do Chile, saindo da região de San Pedro de Atacama.

De avião

A cidade de Uyuni é atendida pelo Aeroporto Joya Andina (UYU) e, atualmente, somente a Amaszonas e a Transporte Aéreo Militar voam regularmente para cá, partindo das capitais La Paz e Sucre.

Saindo do Brasil, os trechos são para Santa Cruz de La Sierra e La Paz. Por isso, apesar de chegar a Uyuni de avião ser o jeito mais cômodo e rápido é também o mais caro devido à falta de oferta.

De ônibus

De ônibus, as principais empresas que fazem o trajeto até Uyuni são Todo Tourismo e Trans Omar. Porém, antes de comprar sua passagem, é importante saber que, devido ao relevo dessa região, uma viagem que parece tranquila, quando olhamos no mapa, pode demorar muito mais do que esperamos.

Partindo de La Paz, por exemplo, são 540 quilômetros, mas a viagem dura cerca de 12 horas. De Potosí, a viagem dura quatro horas. São apenas 200 quilômetros de estradas cheias de curvas que vencem uma região desértica e linda.

Como chegar a Uyuni

De carro

Rodovias ligam Uyuni a cidades como Potosí, Oruro, La Paz, Sucre e Ollagüe, no Chile, mas, em alguns trechos a sinalização é precária ou inexistente. Embora grandes investimentos tenham sido feito nas rodovias nacionais nos últimos anos, a atenção deve ser dobrada. Eu estive no país em 2012 e, depois, em 2015 e percebi a evolução em infraestrutura.

A forma mais comum de chegar a Uyuni de carro é contratando um passeio de três dias pelo Salar, como eu explico eu: Viagem de três dias pelo Salar de Uyuni. Entretanto, na estação chuvosa, entre novembro e janeiro, é mais arriscado trafegar nessa.

De trem

Uyuni é um importante centro de transporte ferroviário, por onde passam quatro linhas de trem que vão a La Paz, Calama, Potosí e Villazón, na fronteira com a Argentina, onde a linha férrea termina.

A Ferroviaria Andina, empresa que opera o trem de passageiros, tem tarifas em classe executiva, econômica e popular. A viagem partindo de Oruro, por exemplo, custa de BOB 32 a 120. No Expreso Sur, o trem mais rápido, a viagem dura cerca de sete horas.

Onde ficar em Uyuni

Há, basicamente, duas áreas interessantes para ficar em Uyuni: o Centro, nos arredores da Praça Aniceto Arce, ou no caminho para o Salar, em  um dos hotéis feitos de sal no povoado de Colchani. 

No Centro, você estará perto do pequeno movimento que a cidade tem: alguns comércios, restaurantes e muitas agências de viagem que organizam os passeios pelo Salar.

É, também, uma localização estratégica para quem viaja de avião, já que fica coladinha com o aeroporto, e também para quem está rodando o país de ônibus.

No mapa acima, você consegue visualizar melhor a localização de cada uma das opções que considero as melhores da cidade. É isso que eu mostro a partir de agora, começando pelos encantadores hotéis de sal de Colchani.

Hotel de Sal Luna Salada

O Hotel de Sal Luna Salada é lindo e fica de frente para o Salar, de onde a gente pode apreciar um pôr do sol encantador. Como tudo é feito de sal, é preciso avaliá-lo a partir do ponto de vista da realidade de estar em uma altitude superior a 3.000 metros e em plano deserto com todas as suas limitações.

Onde ficar em Uyuni

Mesmo assim, ele é muito confortável, tem excelente sistema de calefação, os quartos são muito amplos, têm camas grandes e confortáveis e o visual de alguns é fantástico, voltado para o Salar. Há vários ambientes para relaxar e interagir com outros viajantes. O bar é ótimo e o restaurante é muito bom e serve pratos típicos, como carne de lhama.

Hotel de Sal Cristal Samaña

O Hotel de Sal Cristal Samaña é mais um que tem vista privilegiada para o Salar de Uyuni. Eu considero estes hotéis da região de Colchani perfeitos para quem quer ter uma experiência mais completa em um dos lugares que considero mais mágicos no mundo.

Onde ficar em Uyuni

Além da excelente localização, o café da manhã é super elogiado, o restaurante tem um cardápio variado, com pratos locais e da culinária internacional. O atendimento é sempre muito especial, porque eles fazem de tudo para nos agradar. Os quartos são ótimos e as esculturas de sal nas paredes tão um toque especial.

Hotel Palacio de Sal

Como você pode imaginar, o Hotel Palacio de Sal tem uma das melhores estruturas da região de Uyuni e, por isso, vale cada centavo. Ele é uma verdadeira joia em pleno Salar e eu posso recomendá-lo tranquilamente para qualquer tipo de viajante, mas eu acho que ele é ainda mais perfeito para casais em uma viagem especial.

Onde ficar em Uyuni

Tudo é impecável. Desde a recepção até o conforto dos quartos, que são amplos e muito bem limpos, com camas grandes e roupa de cama excelente. O café da manhã tem muitas variedades e a área da piscina é super interessante. É um excelente lugar para ficar em Uyuni.

Onde ficar em Uyuni

Casa de Sal

No Centro de Uyuni, o Casa de Sal tem uma avaliação super alta, sinal de que agrada bastante em vários aspectos. Para começar, o atendimento é sempre muito elogiado e isso faz muita diferença. Os quartos são espaçosos, as camas são muito boas, os lençóis e as toalhas de banho também. O chuveiro é ótimo e tem água quente.

Onde ficar em Uyuni

É uma boa oportunidade de ficar na área mais movimentada da cidade e ainda viver viver a experiência de dormir em um hotel de sal. O café da manhã é bom, com frutas, café, chá, suco de laranja, pão, queijo, presunto e omelete ou ovos mexidos. O suficiente!

Onde ficar em Uyuni

Hotel Kachi De Uyuni

O Hotel Kachi de Uyuni não é grande, mas tem conforto e segurança, itens importantes para a nossa escolha, certo? Além disso, ele é sempre muito bem cuidado e higienizado – não se esqueça de que, em Uyuni, tudo é muito simples e os hotéis que escolhi estão acima da média.

Onde ficar em Uyuni

Os quartos são super confortáveis, principalmente os quartos que tem uma salinha de estar. O atendimento é impecável, daquele tipo que nos fazer sentir em casa, sabe como é? É uma boa opção para ficar em Uyuni e não gastar muito, porque o custo-benefício é super interessante.

Almudena Suites Uyuni

O Almudena Suites Uyuni fica em um prédio novo, construído há pouco tempo e tudo é, igualmente, novo: dos móveis à decoração mais moderna e leve. A localização é excelente, a poucos metros da praça principal.

Onde ficar em Uyuni

Os quartos são muito bons, práticos e sempre muito limpos e bem cuidados. As camas são ótimas e a roupa de cama e os travesseiros também. É uma boa ideia para quem quer aproveitar e bater pernas pelo Centro para conhece um pouco mais de Uyuni.

Hotel Jardines de Uyuni

Na mesma área, o Hotel Jardines de Uyuni é outra grande escolha para ficar em Uyuni. É um hotel excelente, com sistema de calefação funcionando perfeitamente – isso é indispensável em Uyuni independentemente da estação do ano.

Os quartos são bons, decorados no estilo andino e são muito bem cuidados. Os banheiros também são ótimos e o chuveiro tem água quente. O café da manhã é bem servido, sempre com muitas variedades. A piscina é aquecida e maravilhosa. Por isso tudo, vale a pena da uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Uyuni

Cristales Joyas de Sal

O Cristales Joyas de Sal vai agradar a quem procura um bom lugar para ficar em Uyuni, mas precisa economizar umas pratas. Então, fique de olho neste hotel porque o custo-benefício é muito interessante.

A localização é boa, apenas algumas quadras da praça principal, perto de tudo. Os quartos são simples, mas silenciosos e bem cuidados. O atendimento é bastante elogiado e se precisar de ajuda, pode falar com o pessoal da recepção.

Hostal Cagnapa Restobar

Também na faixa mais econômica, o Hostal Cagnapa Restobar é uma pousadinha bem aconchegantes com a cara de Uyuni. Os quartos e todas as áreas estão sempre limpos e bem arrumados, exaltando as cores fortes da decoração andina.

A localização também é boa, com acesso fácil a qualquer lugar do Centro com poucos minutos de caminhada. Por último, mas não menos importante, os funcionários são muito gentis e agradáveis. Isso, de fato, faz muita diferença.

Le Ciel D’Uyuni

Apesar de ser classificado como hostel, Le Ciel d’Uyuni não permite mais reservar apenas uma cama – será que foi uma mudança pós-pandemia? Porém, ele continua sendo uma das opções mais interessantes da cidade para quem não quer gastar muito e ter conforto como garantia.

Onde ficar em Uyuni

O atendimento na recepção é muito elogiado, os quartos são muito confortáveis, com camas ótimas. O café da manhã é bom, com o suficiente para nos dar energia para começar o dia. Outro ponto positivo é a localização, do lado da praça principal.

La Maison Martinet

Quem procura um lugar com um pouco mais de privacidade, pode escolher um dos apartamentos do La Maison Martinet. Eles ficam de frente para a praça central, onde está tudo o que você precisa para passar seus dias na cidade.

Não espere encontrar apartamento perfeitos, super confortáveis e com tudo funcionando impecavelmente. Todos são unidades simples de um negócio familiar que pode ser uma opção para quem não quer ficar em hotel ou pousada. Então, é importante avaliar antes de decidir onde ficar em Uyuni.

Faixas de preço em Uyuni

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Uyuni.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Oi, Cecília.
    Melhor ir mais para o final de dezembro. É possível e tranquilo viajar de ônibus, mas se prepare para p mal de altitude.
    Um abraço 🙂

  2. Olá, pretendo fazer a viagem em dezembro, você acha que dá pra curtir o salar apesar das chuvas? Também estarei indo de ônibus de Santa Cruz, pela sua experiência, acha perigoso? Adorei o seu blog, obrigada!

  3. Oi, Ana.
    Sobre as agências, é isso mesmo: pode escolher lá a que fizer a melhor proposta com bom custo. Há muitas opções e sempre tem vaga.
    Sobre os outros dias, eu não entendi muito bem, porque os passeios pelo Salar são, geralmente, de três dias. Não tem muito mais para ver além disso.
    Espero ter ajudado.
    Um abraço!

  4. Olá, tudo bem?!
    Vamos sair de la Paz para Uyuni em agosto.
    Ainda temos muitas dúvidas sobre o salar. Achamos três dias de passeio muito tempo. Como vamos chegar de manhã, pensamos em passar o dia na cidade e avaliar as agências (se tiver referência, nos ajuda), os outros dois dias temos dúvida de onde ir… pode nos ajudar?!
    Obrigada Ana

  5. Oii Altier! Você sabe como está ou conhece alguem que tenha ido pro Salar saindo do Atacama recentemente? Vi que a fronteira terrestre entre Chile e Bolívia está fechada. E era justamente a minha rota 🙁 Mas não estou conseguindo muitas informações sobre.

  6. Oi, Ana.
    Como expliquei, dá para ir de ônibus saindo de La Paz ou de Potosí.
    Também é possível chegar pelo Atacama, no Chile, ae pelo norte da Argentina.
    Depende de onde você via estar. 😉
    Um abraço.

  7. Boa noite. É difícil conseguir trem de Calama para Uyuni? dá certo ir de Calama para o Atacama e voltar para pegar o trem em direção a Uyuni?

  8. Oi, Thaisa.
    Eu fiz os dois de ônibus.
    Então, os dois são possíveis e vai depender do seu roteiro.
    Se for por Sucre, faça parada em Potosí.
    Um abraço.

  9. Oi, Fábio.
    Dá para ir de ônibus ou fazer parte de avião.
    Na primeira vez que fui, sai de La Paz e viagem à noite de ônibus.
    Na segunda vez, sai de Santa Cruz de la Sierra, fui até Sucre de avião e segui de ônibus.
    Assim você consegue visitar outros lugares que tb são bem interessantes.
    Um abraço.

  10. Ei, Alteir!
    Curti muito seu blog e mais ainda por saber q vc é capixaba como eu….
    Pretendo ir no carnaval pro Salar. Meu vôo de ida e volta é por Santa Cruz. Tem dicas de como devo chegar e voltar do deserto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6