Isla del Sol: o imperdível passeio na ilha sagrada de Copacabana

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Isla del Sol

Durante o Império Inca, a Isla del Sol era considerada um santuário onde estava o templo dedicado ao deus Sol. Hoje, a ilha é habitada por comunidades de origem quéchua e aimará. Eles se dedicam basicamente à agricultura, ao turismo, ao artesanato e à criação de lhamas e outros mamíferos.

A ilha fica a 20 quilômetros de Copacabana, na Bolívia, e seu ponto mais alto atinge os 3.925 metros. Muita gente escolhe subir a escadaria que leva até o topo. Se você for um desses, esteja consciente de que poderá ser uma caminhada muito mais cansativa do que habitualmente seria.

Eu já expliquei um pouco sobre o famoso mal de altitude. Nosso corpo reclama com dor de cabeça e enjoo, quando alcançamos altitudes superiores a 3.500 metros acima do nível do mar. Por isso, você deve evitar movimentos rápidos ou fazer grandes esforços. Assim você não sente tanto os efeitos.

Para chegar à Isla del Sol, é preciso navegar por cerca de uma hora pelo Lago Titicaca. Os barcos partem, geralmente, da praia do centro da cidade. Ela fica no final da Rua 6 de Agosto, e chegam ao simples cais da ilha.

Isla del Sol

Na Isla del Sol, há dois píeres conhecidos como Portal Sul e Portal Norte. A maioria das pessoas que visitam a ilha chega à parte norte, na localidade chamada de Challapampa. Depois, fazem a caminhada de sete quilômetros até o lado sul, na área conhecida como Yumani. Dali, tomam o barco de volta a Copacabana.

O imperdível da Ilha

Na chegada, você será abordado por guias locais que prometem lhe mostrar o melhor da ilha durante seu tempo de permanência aqui. Contratar esse serviço é realmente opcional, já que dá para explorar muita coisa sozinho.

Caminhando pela ilha, você vai conhecer diferentes sítios arqueológicos. Além disso, terá oportunidade de entrar em contato com os moradores, que quase sempre se comunicam nas línguas indígenas.

Isla del Sol

Alguns atrativos que você não pode deixar de visitar. São eles: o Museu do Ouro da Cidade Submersa, a Pedra Sagrada, o Templo del Inca, a Mesa de Rituais e as ruínas do Templo de Chicana. Este último também é conhecido como El Labirinto.

É bom saber que as comunidades indígenas que vivem aqui cobram uma taxa de BOB 15 de quem deseja visitar os atrativos da ilha.

Diferentemente de alguns turistas que reclamam dessa cobrança, você deve estar ciente de que essa é uma forma de ajudar as comunidades a desenvolverem o turismo e se sustentarem. Além disso, o valor é tão baixo que não há motivos para reclamações.

Isla del Sol

Programe seu passeio na Isla del Sol

Quanto custa

O passeio na Isla del Sol custa, em média, BOB 25. O valor é altamente negociável, dependendo do número de pessoas que viajam juntas. Grande parte das embarcações deixa Copacabana no início da manhã. Esse é o horário escolhido pela maioria dos turistas que vai fazer o bate-volta. Também há traslados por volta do meio-dia. O retorno é sempre às 16h.

Para quem quiser pernoitar na ilha, a fim de descobrir seus diferentes pontos de vista, há algumas alternativas de acomodação. Todas elas são bem simples, com opções básicas e refeições em que a truta é, quase sempre, o prato principal.

Quando ir

Copacabana está a mais de 3.800 metros acima do nível do mar, e os ventos gelados vindos do imenso Lago Titicaca sopram durante o ano todo. Já as chuvas são mais comuns entre novembro e março. Então, a melhor época para visitar a cidade é entre abril e outubro, quando os dias são mais longos e ensolarados.

Como chegar

O aeroporto mais perto de Copacabana fica em La Paz, onde pousam aviões das companhias nacionais Boliviana de Aviación (BoA), Transporte Aéreo Militar (TAM), Lloyd Aéreo Boliviano (LAB), Aerocon, Amaszonas e Northeast Bolivian Airways.

Da rodoviária de La Paz, partem ônibus diários para Copacabana, mas, se o seu estilo for mais econômico, há opções saindo também do terminal do Cemitério – especialmente as empresas Manco Kapac e Transporte 2 de Febrero. Geralmente, a viagem dura cerca de 3h30, e as tarifas mais baratas custam cerca de BOB 25. As principais empresas de ônibus do país são Transcopacabana, Todo Turismo, Panasur,  Tour Peru,Mopar e Trans Omar.

É muito comum que viajantes cheguem a Copacabana partindo de Puno, no Peru. A viagem também dura cerca de 3h30, mas é preciso lembrar que esse tempo pode ser maior devido às formalidades de fronteira, necessárias para deixar um país e ingressar em outro. Há três ônibus diários de Puno para Copacabana e a passagem custa, aproximadamente, BOB 30.

Tanto para quem vem de La Paz ou de Puno, é preciso descer do ônibus para fazer a travessia de balsa por um braço do Lago Titicaca. O valor cobrado para essa travessia gira em torno de BOB 2.

Onde ficar em Copacabana

Copacabana é um bairro da Zona Sul carioca, que também da nome à praia mais conhecida do nosso país.

Ícone das nossas belezas mundo afora, Copacabana com seu famoso calçadão é atração imperdível em qualquer visita à capital fluminense, mas, mais do que isso, ficar hospedado em um hotel com vista para a praia é uma excelente ideia para ter um dos mais famosos cartões-postais do Brasil como companhia durante a viagem.

Foto: Karine Franca

A Avenida Atlântica margeia a praia e é nela que ficam os principais hotéis da cidade, a maioria tem uma bela vista para a praia e para as maravilhas do Rio, mas há sempre aqueles que são especiais e que merecem sua atenção.

O calçadão de Copacabana tem pouco mais de quatro quilômetros de extensão, e em suas extremidades ficam a Ponta do Leme e o Forte de Copacabana, coladinho com o Arpoador, lugar clássico para contemplar o pôr do sol.

Eu gosto muito de caminhar por Copacabana – tanto na praia quanto no bairro – porque eu gosto de sentir um pouco da história dos lugares e de entender um pouco da vida local.

Embora Copacabana sempre esteja lotada de turistas, dá para extrair muita coisa boa da vivência no bairro. Até mesmo as trocas com outros viajantes podem ser uma ótima experiência para guardar na memória.

Preço da diária

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Copacabana.

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem de Copacabana.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins e pronto. 

Melhores opções para ficar em Copacabana

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções mais reservadas pelos leitores.

Copacabana Palace: o clássico cinco estrelas de luxo, com quartos decorados individualmente, serviço impecável e estrutura completíssima, incluindo spa, piscina e restaurantes renomados.

Hilton Rio de Janeiro Copacabana: hotel cinco estrelas com vista fabulosa da piscina na cobertura, quartos confortáveis e um café da manhã elogiado, perfeito para quem busca praticidade e conforto.

Pestana Rio Atlântica: moderno e bem localizado, com piscina na cobertura, vista incrível de Copacabana e quartos espaçosos com varanda e hidromassagem em algumas unidades.

Miramar By Windsor Copacabana: hotel design com vista espetacular, piscina de granito verde, serviço de praia e uma localização privilegiada entre Copacabana e Ipanema.

Rio Othon Palace: destaque para a vista da piscina na cobertura, quartos confortáveis com varanda e café da manhã servido em um salão com vista para o mar.

Orla Copacabana Hotel: próximo ao Forte de Copacabana, oferece vista panorâmica da cobertura, quartos confortáveis e estrutura com sauna, academia e restaurante.

Arena Leme Hotel: moderno e prático, com ótima localização na Praia do Leme, quartos bem decorados e áreas comuns como piscina e restaurante na cobertura.

PortoBay Rio de Janeiro: charme e conforto com vista para o Pão de Açúcar e Copacabana, piscina na cobertura e café da manhã completo no restaurante La Finestra.

Hotel Rio Lancaster: opção econômica com boa localização, atendimento cordial e quartos simples com sacada de frente para a praia, ideal para viagens acessíveis.

Hotel Astoria Palace: prático e moderno, com piscina na cobertura e quartos confortáveis; alguns oferecem vista ou hidromassagem, uma opção custo-benefício interessante.

Hotel com vista para Copacabana

Para ter aquela vista impressionante da Praia de Copacabana, o ideal é ficar em um hotel na Avenida Atlântica. É, sim, a região onde o preço das diárias é mais alto, mas não há nada melhor do que ter um quarto com a vista mais famosa do Brasil.

Para escolher um hotel com vista para Copacabana sem gastar uma pequena fortuna, o segredo é reservar com antecedência e evitar datas festivas – como Natal, Ano Novo e Carnaval, por exemplo.

Assim, você consegue economizar e ainda aproveitar a cidade com um pouco mais de calmaria.

Copacabana Palace

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,5

Um clássico é sempre um clássico, e não há como falar de hotel na praia mais famosa do mundo sem citar o elegante Copacabana Palace. Cinco estrelas luxuoso, onde até os banheiros são revestidos com mármore, ele é o sonho de muitos viajantes que desejam viver esta experiência.

O hotel é completíssimo. Tem um spa sensacional, um centro de bem-estar com equipamentos de ginástica, três restaurantes, piscina na lateral do prédio e um café da manhã dos deuses.

Os quartos são espaçosos e decorados individualmente com móveis antigos importados da Inglaterra e com obras de arte originais – eis o valor de um clássico. As camas são enormes, as roupas de cama e de banho são de primeira linha, e alguns quartos têm varandinha com vista para a praia.

O atendimento é mais que fantástico, com uma equipe super profissional e sempre disposta a ajudar com tudo. É um hotel que vale cada centavo e você deveria considerá-lo para uma viagem especial. É o hotel com vista para Copacabana mais bem avaliado.

Hilton Copacabana Rio de Janeiro

Hotel com vista para Copacabana

★★★★★ | Nota de Avaliação: 8,3

Cinco estrelas imponente, o Hilton Rio de Janeiro Copacabana fica na avenida da praia, entre os Postos 1 e 2, mais perto do Leme. O hotel tem uma estrutura espetacular, mas é na piscina da cobertura que temos a vista fabulosa que buscamos.

Na verdade, há duas piscinas: no segundo andar e na cobertura, onde também fica o restaurante do hotel e o spa, que tem uma grande variedade de procedimentos.

Os quartos são extremamente aconchegantes, espaçosos e com tudo de primeira: camas grandes e roupa de cama e banho de primeira, sem exagerar no luxo, com praticidade e conforto.

O café da manhã é sensacional, com muitas excelentes opções frutas, pães, bolos, tortas e outras opções de confeitaria. O atendimento é super profissional e muito elogiado. É um excelente hotel com vista para Copacabana.

Pestana Rio Atlântica

Hotel com vista para Copacabana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,0

O Pestana Rio Atlântica tem uma localização excelente, bem central na Praia de Copacabana. É um hotel moderno, com espaços luxuosos e ótimos restaurantes de gastronomia internacional – em especial, a portuguesa.

A vista mais impressionante da praia a gente tem a partir da piscina que fica na cobertura, onde também funciona um lounge-bar super bem frequentado – você tem que aproveitar esta incrível área do hotel.

Os quartos são fantásticos, bem espaçosos, com varanda e vista para as belezas do Rio. Camas grandes, roupa de cama limpa e cheirosa, banheiros grandes e chuveiros muito bons completam nosso momento de conforto – alguns quartos têm hidromassagem.

Hotel com vista para Copacabana

O café da manhã é sensacional, sempre com muita variedade e tudo fresquinho: sabe como é café da manhã de hotel bom, né? Ainda preciso dizer que você poderá aproveitar a academia e relaxar no spa, que tem serviços ótimos.

Miramar By Windsor Copacabana

Hotel com vista para Copacabana

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,0

O Miramar By Windsor Copacabana tem uma vista espetacular da praia, alcançando até o Pão de Açúcar de um lado e o Forte de Copacabana do outro. A piscina de granito verde da cobertura é fantástica e é dela que a gente tem o melhor vista de Copacabana.

Como um hotel design, tem decoração impecável e estilo muito particular, com conforto e praticidade caminhando lado a lado. Ele aceita animais de estimação e, se precisar, pode contratar serviço de mordomo no balcão do hotel.

Para curtir a praia, você só vai precisar atravessar a Avenida Atlântica para usar a estrutura do hotel montada na areia. O serviço de praia inclui toalha, cadeira e guarda-sol.

Eu considero que este seja o melhor hotel com vista para Copacabana levanto em conta o conjunto. Por isso, é um dos mais concorridos da orla de Copa, porque tem várias características que se destacam, como eu já expliquei, e ainda fica pertinho da Praia de Ipanema.

Rio Othon Palace

★★★★★ | Nota de Avaliação: 8,0

O Rio Othon Palace fica de frente para a praia, entre os Postos 4 e 5 e a melhor vista é da piscina da cobertura – dá para ver até o Pão de Açúcar.

Os quartos também têm vista para a praia e são super aconchegantes, sem luxo exagerado, mas com camas boas e alguns têm varanda. Se você quer dormir e acordar olhando para o mar, este é o local certo.

Hotel com vista para Copacabana

O café da manhã é fantástico, muito bom mesmo e é servido em um salão que também tem vista para Copacabana. No mesmo andar, fica o restaurante Skylab, que tem pratos da nossa culinária e da gastronomia mundial – aos sábados tem a tradicional feijoada.

Hotel com vista para Copacabana

O Rio Othon Palace costuma ficar sempre lotado, porque tem um custo-benefício bem interessante. Então, para garantir um bom preço, reserve com antecedência. É um hotel com vista para Copacabana que não decepciona.

Orla Copacabana Hotel

Hotel com vista para Copacabana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,5

O Orla Copacabana Hotel é um dos meus preferidos nesta lista, porque ele fica na região do Forte de Copacabana, pertinho da Praia de Ipanema – dá para ir andando de uma praia para a outra.

Além disso, a partir da piscina da cobertura a gente tem uma vista panorâmica de Copacabana que alcança até o Pão de Açúcar. Os quartos são bem resolvidos, com camas grandes e alguns também têm vista para a praia. O café da manhã é bom, com muitas variedades.

O hotel tem sauna, academia com vista para a praia e restaurante com pratos nacionais e internacionais. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel com vista para Copacabana.

Arena Leme Hotel

Hotel com vista para Copacabana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,6

O Arena Leme Hotel é moderno, prático e muito bem localizado: ele fica de frente para a Praia do Leme, no final de Copacabana. Esta localização pode ser muito interessante para o custo-benefício.

Tem quartos muito bem decorados, arejados e a maioria tem vista para o mar. Camas grandes, estações de trabalho e banheiros espaçosos e limpos completam a lista de itens básicos.

Tem piscina, sauna, academia, um restaurante e um bar que serve bons drinques – você pode experimentá-los na piscina ou contemplando a vista na cobertura. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

PortoBay Rio de Janeiro

Hotel com vista para Copacabana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,9

O PortoBay Rio de Janeiro tem uma vista sensacional do Pão de Açúcar, do Corcovado e da Praia de Copacabana – isso é o suficiente para você? Se quiser mais, saiba que alguns quartos têm uma bela vista para o mar que será exclusivamente sua por alguns dias.

Todo moderno, bem decorado, arejado e com uma equipe de atendimento super bem treinada e simpática, é um dos favoritos de viajantes que querem um hotel com vista para Copacabana. Por isso, reservar com antecedência é essencial.

Hotel com vista para Copacabana

A piscina na cobertura é simplesmente fantástica – uma das melhores desta lista – e eu acredito que você vai querer passar bons momentos nela, curtindo cada minuto. Para curtir a praia, o hotel disponibiliza toalha de praia, guarda-sol e cadeiras.

Você também pode aproveitar o Restaurante La Finestra, que serve pratos nacionais e internacionais, além de buffet de café da manhã completo, com frutas, sucos naturais, itens quentes e frios, e o Bossa Lounge, que toca o melhor da carioquíssima bossa nova.

Hotel Rio Lancaster

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 6,5

O Hotel Rio Lancaster não é novo – como a maioria dos hotéis da orla –, mas é uma boa opção para quem quer ficar em um hotel com vista para Copacabana sem gastar uma pequena fortuna.

Seus pontos de destaque são o custo-benefício, a localização e o atendimento, que sempre é muito elogiado pelos hóspedes. O café da manhã também é bom, e da para notar que tudo é feito com muito carinho.

O hotel não tem piscina, os quartos são básicos e alguns têm uma pequena sacada de frente para a praia. Como você pode imaginar, é um hotel para quem quer aproveitar a cidade com todas as suas belezas.

Hotel Astoria Palace

Hotel com vista para Copacabana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,1

O Hotel Astoria Palace é um quatro estrelas e tem tudo no lugar: isso parece resumir tudo o que precisamos em um hotel.

Os quartos são práticos, foram modernizados e têm o conforto que merecemos e alguns têm hidromassagem. Se você faz questão de ficar em um quarto com vista, preste atenção na hora da reserva,  porque nem todos têm. 

De qualquer forma, a piscina na cobertura tem uma bela vista para a praia e, apesar de ser pequena, é um bom lugar para curtir o sol e o calor do Rio, principalmente no fim de tarde, depois da praia. É uma excelente opção para quem busca um hotel com vista para Copacabana e não quer pagar uma fortuna.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Respostas de 16

  1. Olá, sabe me dizer se está liberado para brasileiros? como estão na prática as restrições do covid?

  2. Oi, tudo bem?
    Pode me confirmar que horas chega os barcos chegam em Copacabana? Queria saber se dá tempo de pegar um bus em Puno as 22h para Arequipa.
    Obrigado!

  3. Oi Altier,
    Estou aqui em Copacabana agora e infelizmente a parte norte da Isla del Sol está fechada mesmo… Segundo a guia já faz um tempo que estão rolando conflitos entre as comunidades e fecharam essa parte da ilha.

  4. Boa noite, Altier. Fui procurar por passeios e encontrei um que fazia bate e volta, partindo de La Paz as 7:00 e terminando às 23:00 de volta a La Paz. Puxado né ?! Perguntei como seria o passeio e se poderia ficar na região para visitar toda ilha e me disseram que a parte norte estava fechada para turistas. Fiquei intrigado e dei uma pesquisada, li sobre a disputa e até sobre a destruição de monumentos. Mas só sei disso mesmo, sem maiores detalhes. Uma pena.

  5. Oi, Roberto.

    Obrigado!
    Realmente houve um conflito entre os moradores na metade do ano passado, mas eu não tenho informações de como está a situação agora.
    Você tem notícias atualizadas?

    Um abraço.

  6. Primeiramente, seu blog é excelente. Parabéns!
    Tenho lido bastante, repetidas vezes inclusive rs.
    Agora infelizmente, a parte norte da Isla del Sol está fechada por conta de uma disputa entre as comunidades, acredita? Parece que o pessoal do centro da ilha está ficando a ver navios na repartição dos pedágios e taxinhas que os locais cobram dos turistas. Inclusive parece que até destruíram alguns monumentos =/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11