Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra: melhores áreas e hotéis – com preços

6

Atualizado em 14 de junho de 2022

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Antes de escolher onde ficar em Santa Cruz de La Sierra, é muito importante entender a lógica da cidade para você poder aproveitar o que ela tem de melhor.

É que na segunda maior cidade da Bolívia, a economia cresce a passos largos e, cada vez mais pessoas vêm conhecer de perto seus atrativos, fazer negócios e até mesmo morar, já que ela  tem uma das melhores qualidades de vida do país. 

Para quem está planejando uma viagem para a Bolívia, Santa Cruz de la Sierra é uma ótima porta de entrada.

Uma das vantagens é que  você pode pegar um voo do Brasil  e descer no aeroporto de Viru-Viru (VVI), que recebe voos internacionais e, então, se conectar a outros destinos turísticos, como Potosí, Uyuni, Sucre e La Paz, por exemplo, pelo aeroporto doméstico El Trompillo (SRZ).

Além disso, esta é uma ótima forma de diminuir o impacto causado pela diferença de altitude, já que você vai subindo de forma mais gradativa a Cordilheira dos Andes.

Santa Cruz de La Sierra está a 416 metros acima do nível do mar, enquanto outras cidades chegam a quatro mil metros.

Onde ficar em Santa Cruz de da Sierra

Na hora de escolher onde ficar em Santa Cruz de La Sierra,  a lógica é bem simples:  são doze bairros conectados por quatro principais vias, chamadas de anéis, como você pode ver no mapa abaixo.

No centro dos anéis, está a Plaza 24 de Septiembre, e é nos arredores dela que tudo acontece.

Esta região é chamada de Centro Histórico e nela estão os principais prédios públicos, hotéis, museus, a Catedral Basílica e ainda alguns bares e restaurantes.

É a melhor área para ficar em Santa Cruz de la Sierra, mas você também pode dar uma olhada nos hotéis que ficam um pouco mais afastados. Eles têm uma infraestrutura ótima.

Centro Histórico

Eu realmente acho que  o Centro Histórico é a melhor opção  para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Perto do comércio, dos pontos turísticos e com mais opções de transporte, você vai aproveitar melhor os seus dias.

De dia, você pode visitar a Catedral Basílica, alguns museus e comer bem, pagando pouco – bem pouco mesmo. À noite, é comum ter festas e encontros na praça – especialmente durante as férias escolares.

Estar mais perto do Centro não significa que a diária será mais cara. Isso acontece porque há muitas ofertas de hotéis, hostels e de casas particulares também.

Eu acho os preços bem justos, considerando o que é oferecido em termos de conforto, segurança e mobilidade. Por isso,  o Centro ainda ganha no meu ranking.

Estas são as melhores opções do Centro Histórico e arredores.

COSMOPOLITANO HOTEL BOUTIQUE

O Cosmopolitano Hotel Boutique é lindo. Com uma decoração caprichada e moderna ele tem ainda a simpatia dos funcionários que sempre são muito elogiados, fazendo com que o atendimento seja uma dos itens mais bem avaliados do hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são ótimos, grandes e muito confortáveis. O café da manhã é formidável, sempre com bastante variedades e pãezinhos bolivianos – eu adoro. A área da piscina é ótima, perfeita para os dias mais quentes. É, sem dúvida, um ótimo lugar para ficar em Santa Cruz de la Seirra.

HOTEL MISIONAL

O Hotel Misional é super bem avaliado e para muitos, tem a melhor localização da cidade, uma quadra atrás da Catedral Basílica. É, realmente, uma excelente localização, segura e perto de tudo.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele tem uma decoração mais colonial, com pinturas e tecidos dos povos originais da Bolívia, e isso é um atrativo a mais para quem gosta de conhecer a cultura local. Os quartos são grandes, têm varandinhas e são super práticos.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

HOTEL ARENAL

O Hotel Arenal tem quartos bons, com camas grande e roupa de cama de qualidade. Todos os quartos estão sempre limpos e bem cuidados e isso nos dá a garantia de conforto e tranquilidade. Itens ideais em qualquer hospedagem.

A localização é excelente, a poucas quadras da Plaza 24 de Septiembre, em uma área mais tranquila. O hotel tem uma vista linda da cidade e o café da manhã é bom, se tivesse mais variedades seria melhor. O atendimento é muito elogiado e as piscinas são perfeitas para o calor que faz na cidade.

HOUSE INN APART HOTEL

Para quem gosta de mais espaço e privacidade, o House Inn Apart Hotel é um apart-hotel com suítes bem decoradas, aconchegantes e tem, ainda, serviços de hotel: limpeza diária e café da manha, por exemplo.

Ele fica a uma curta caminhada do Centro de Santa Cruz, em uma área mais residencial. O pátio externo é muito agradável, tem uma piscina grande e toda a equipe do atendimento é muito simpática, nos faz sentir em casa.

URBAN SUITES APART HOTEL 

O Urban Suites Apart Hotel é perfeito para quem quer passar uns dias a mais na cidade. Ele fica em uma área residencial, perto do Centro e com acesso fácil a todas as partes de Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

São duas opções de apartamento com um ou dois quartos. Todos são muito bem decorados, com camas boas, móveis novos e cozinha bem equipada. O prédio tem uma piscina maravilhosa e o atendimento é sempre muito elogiado.

HOTEL PLAZA 24

O Hotel Plaza 24 fica apertinho da Plaza 24 de Septiembre. O grande diferencial dele é que os quartos são elegantes e muito confortáveis. Outro fator importante é que todos têm ar-condicionado, item essencial para a cidade.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Você pode se divertir no bar do hotel enquanto aprecia a vista, já que o ambiente é todo iluminado com luz natural das enormes janelas. Além do bar, você tem a comodidade de pode jantar no restaurante local, se por acaso o cansaço falar mais alto, sempre dá para pedir serviço de quarto.

LA SIESTA HOTEL

A apenas 400 metros da Plaza 24 de Septiembre, o La Siesta Hotel é uma ótima opção para ficar em Santa Cruz de La Sierra. Ele fica No Centro, pertinho do Museu de Arte Sacra e tem muitas opções de restaurante no entorno – você vai caminhar menos de 200 metros.

Além de facilitar suas andanças pela cidade, o café da manhã é bem elogiado e garante energias para o dia. Os quartos são confortáveis, têm televisão e internet boa. Se estiver calor,  fique à vontade para usar a piscina.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

RESIDENCIAL IKANDIRE

Considero o Residencial Ikandire um achado, daqueles que a gente fica sempre muito feliz quando acontece. O hostel é muito seguro, tranquilo e a área aberta é um charme, com muitas plantas e uma atmosfera bem calma.

Dele até a Catedral Basílica são uns 30 metros de caminhada leve, apreciando a arquitetura e o estilo da cidade. O hostel tem um café da manhã agradável e internet na recepção. O preço também é muito camarada.

NOMAD HOSTEL

O Nomad Hostel é uma ótima escolha para ficar em Santa Cruz de La Sierra. A decoração é clean e todos os ambientes têm uma vibe descolada, com detalhes que fazem a diferença, como móveis em madeira rústica.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hostel tem um bar local, então, diversão não vai faltar. Nas proximidades do hostel, você encontra restaurantes e, se quiser economizar, pode fazer compras no supermercado e preparar suas refeições na cozinha compartilhada.

Bairros mais afastados do Centro

A apenas algumas quadras mais distante do Centro Histórico, onde está a Plaza 24 de Septiembre, a gente encontra hotéis grandões, com aquele conforto característicos das rede internacionais.

Para quem gosta e pode pagar por uma acomodação deste nível, as melhores opções são estas:

BUGANVILLAS HOTEL SUITES & SPA

O Buganvillas Hotel Suites & Spa é perfeito para quem quer passar um tempo incrível em Santa Cruz de la Sierra. Os quartos são amplos, muito limpos e e super aconchegantes. Tudo fica ainda melhor com a simpatia dos funcionários, que dão um show.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

O hotel tem vagas de estacionamento, piscinas maravilhosas, academia completa, serviços de SPA, um ótimo restaurante e um bar muito legal. Vale cada centavo, e olha que o custo-benefício é muito interessante.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

HOTEL CORTEZ

O Hotel Cortez tem um excelente custo-benefício e é perfeito para quem quer começar ou terminar as férias em grande estilo: relaxando em uma bela piscina. Ele é super bem cuidado, limpo com critérios rígidos, com manutenção em dia e conforto em todas as áreas, dos quartos às áreas de lazer.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

É um excelente hotel para ficar em Santa Cruz de la Sierra, principalmente porque fica em uma área muito agradável da cidade, longe do burburinho, mas com acesso fácil a todas as outras áreas. Vale a pena dar uma olhada com mais calma neste hotel.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

MARRIOTT SANTA CRUZ DE LA SIERRA HOTEL

O Marriott Santa Cruz de la Sierra Hotel é o melhor hotel da cidade. A atenção dos funcionários, o conforto dos quartos e os itens de lazer, como a piscina que é maravilhosa, são alguns pontos positivos dele que o fazer ser tão bem avaliado.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Ele fica em uma excelente área, mais afastada do Centro, mas com uma linda vista da cidade e da natureza que a cerca. Além disso, fica perto da Equipetrol, no quarto anel, uma área cheia de lojas, shoppings e com acesso fácil a toda a cidade. É um lugar incrível para ficar em Santa Cruz de la Sierra.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

NOVOTEL SANTA CRUZ DE LA SIERRA

O Novotel Santa Cruz De La Sierra está novinho e é uma maravilha. Estrutura grande, moderna, arejada e bem iluminada. Decoração impecável, serviços de altíssima qualidade e tudo que a rede internacional tem como padrão.

Onde ficar em Santa Cruz de La Sierra

Os quartos são magníficos, têm uma vista agradável da cidade, o café da manhã e os pratos do restaurante são ótimos e tudo é muito limpo. Tem brinquedoteca e várias área de convivência. É mais uma excelente opção para ticar em Santa Cruz de la Sierra.

Faixas de preço em Santa Cruz de la Sierra

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Santa Cruz de la Sierra.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro .  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Onde ficar em Santa Cruz de la Sierra

Pronto! Agora você já consegue decidir onde ficar em Santa Cruz de la Sierra, não é mesmo?

Eu já tinha avisado que não há muitos segredos, e as chances de algo dar errado diminuem se você escolher ficar em um dos hotéis e hostels que sugiro na região do Centro Histórico.

Você também viu que há excelentes opções um pouco mais afastadas do Centro.

Uma coisa que é muito importante e que preciso reforçar é a necessidade de fazer a reserva com antecedência.

Como comentei, o número de viajantes em Santa Cruz de la Sierra só cresce e conseguir um lugar legal em datas concorridas tem ficado cada vez mais difícil.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.
Documentos | Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.
Dinheiro | A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.
Vacinas | A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.
Seguro viagem| O seguro viagem não é obrigatório, mas altamente recomendado. Veja quanto custa o seguro viagem.
Covid-19| Apesar de não ser obrigatório, é recomendado estar vacinado contra covid-19. Veja as regras abaixo

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

As regras para viajantes vacinados e não vacinados são um pouco diferentes. Por isso, é preciso ter atenção na documentação exigida pela imigração boliviana.

Além de todos os documentos básicos de uma viagem internacional, como passaporte ou carteira de identidade, passagem de ida e volta e comprovante de hospedagem, por exemplo, é preciso ter em mãos os seguintes comprovantes:

  1. Certificado de vacinação contra covid-19 com, pelo menos, duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada, no mínimo, 14 dias antes da viagem – exigido apenas de viajantes vacinados;
  2.  Resultado negativo de teste RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem, ou antígeno (teste rápido), feito até 48 horas antes da partida para a Bolívia – exigido apenas de viajantes não vacinados maiores de cinco anos;
  3. Formulário de Localização de Passageiros, disponível no site da Direção-geral de Aviação Civil – apenas um por família.

De forma geral, viajantes brasileiros não precisam fazer quarentena na chegada ao país, mas é importante estar preparado para que restrições que afetem viagens internacionais entrem em vigor com pouco ou nenhum aviso prévio por parte das autoridades bolivianas.

Você os detalhes das regras Resolución Multi-Ministerial 001, de 27 de abril de 2022.

Apesar de não haver restrições nacionais para covid-19, os departamentos e municípios têm a autonomia para impor restrições em nível local.

Acesse o site oficial para acompanhar os números de casos de covid-19 na Bolívia.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

SEGURO VIAGEM

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

MAL DE ALTITUDE

Se você vai viajar para a Bolívia, já sabe que é importante se prevenir do mal de altitude. Também conhecido como soroche, ele é muito comum em viajantes que se aventuram por regiões próximas a 3.000 metros de altitude.

Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, enjoo, vômito, tontura, cansaço excessivo e mal-estar. Esses são os principais reflexos da dificuldade do nosso organismo em absorver o oxigênio, e, embora seja raro, em condições extremas, o mal de altitude pode levar à morte.

Isso acontece porque, à medida que a altitude aumenta e a pressão atmosférica cai, o ar fica mais rarefeito. Assim, a concentração de oxigênio diminui e o nosso corpo sente isso. Para prevenir ou diminuir seus efeitos, é bom evitar fazer movimentos rápidos e esforço físico nos primeiros dias.

Mascar folhas de coca é uma forma bastante eficaz de prevenir o mal de altitude. A forma correta de usar a folha é deixar a erva no canto da boca e sugar o sumo que ela libera quando em contato com a saliva. O uso do chá pode ser mais saboroso e nas farmácias é fácil encontrar pílula para soroche.

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

Veja mais dicas da Bolívia