Pesquisar
Close this search box.

Quando ir ao Peru: a melhor época para sua viagem

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir ao Peru

Decidir quando ir ao Peru é muito importante para que sua viagem não seja frustrada. É que não há, exatamente, um período ideal para conhecer todo o país.

Mas, se sua prioridade é conhecer Machu Picchu sem chuva, é melhor ir entre julho e setembro, antes da temporada chuvosa.

Machu Picchu está a 2.830 metros acima no nível do mar e o clima aqui e em todo o país é altamente influenciado pelo relevo.

Quando ir ao Peru

Para entender melhor a lógica das estações do país, podemos dizer que o Peru está dividido em duas zonas climáticas.

No litoral, o clima é mais quente entre os meses de dezembro a março.

No altiplano, na região da Cordilheira dos Andes, chove mais entre dezembro e março, enquanto que, de abril a dezembro, o clima é mais seco e os dias mais ensolarados.

Para programar sua viagem sem erros, veja quando ir ao Peru de acordo com as cidades que você quer conhecer.

Quando ir a Lima

Uma característica do clima de Lima é que nunca chove. Para você ter ideia, o mês mais chuvoso é janeiro, mas, segundo os meteorologistas, a chance da chuva estragar seus planos é de 1%.

Nem dá para acreditar, né? Mas, é verdade. É por uma dessa que entender quando ir ao Peru é tão importante.

Outro ponto positivo é que a temperatura varia pouco durante o ano e nunca faz calor ou frio extremo.

Os termômetros marcam entre 20 e 27 graus em fevereiro, o mês mais quente, e entre 15 e 19 graus no mês mais frio, agosto.

Quando ir ao Peru

O melhor período para visitar a capital peruana é  entre os meses de abril a outubro,  quando os dias são mais ensolarados e livres da névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

É importante dizer que, mesmo sem chuva, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95%. Isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.

Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros, procissão que é tradição desde os tempos coloniais.

Quando ir a Paracas

Como em qualquer ambiente típico de deserto, a possibilidade de chover em Paracas é praticamente inexistente.

Então, você pode viajar para Paracas  em qualquer época do ano,  mas os meses com dias mais quentes e ensolarados vão de janeiro a abril.

Essa época é boa para visitar as Ilhas Ballestas e encontrar muitas aves e leões-marinhos sobre as rochas e nas pequenas praias que se formam no arquipélago.

Quando ir ao Peru

Nos meses de novembro a março, os termômetros podem marcar 27 graus. De junho a setembro, os dias são ensolarados e têm temperaturas agradáveis. Mas, durante a noite, a temperatura pode cair para cerca de 10 graus.

No inverno, você vai sentir muito frio durante o passeio até às ilhas e pode ser que o mar esteja mais agitado.

Ventos fortes são comuns nessa região e a velocidade média é 25 km/h, mas pode subir para 65 km/h.

Quando ir ao Peru

Quando ir a Nazca

Só para você ter uma ideia, Nazca é conhecida como a cidade do verão eterno, porque o clima sempre é quente, seco e os dias são ensolarados.

Isso significa que você pode programar sua viagem  para qualquer época do ano. 

A temperatura média anual é 23 graus, mas entre os meses de janeiro e março ela pode superar os 30 graus. Por uma dessa que vale apena estudar quando ir ao Peru com atenção.

Como chegar a Nazca

Se durante o dia você vai sentir calor, se prepare para o frio da noite: as temperaturas podem cair até 15 graus, variando entre 12 e 15 graus.

Nazca está rodeada por um dos desertos mais secos do mundo onde chuva é realmente coisa rara. O mês mais seco é setembro e janeiro é o mês com mais possibilidade de chuva.

Em março, quando é feita a colheita da uva, acontece o Festival Internacional da Vindima na cidade de Ica, a maior e mais importante da região.

Quando ir ao Peru

Quando ir a Arequipa

A melhor época para visitar Arequipa é  de novembro a abril,  mas os meses ideais são dezembro e janeiro.

De forma geral, as temperaturas são amenas. No verão, de novembro a abril, a temperatura gira em torno dos 20 graus. No inverno, os termômetros variam entre a 10 graus.

Quando ir ao Peru

As chuvas são mais frequentes de janeiro a março, quando chove praticamente todos os dias – mas isso não significa que chova o dia inteiro, claro.

Um ponto positivo da cidade é que ela tem mais de 300 dias de sol por ano.

Quando ir a Cusco

A  melhor época para conhecer Cusco é de abril a outubro,  principalmente se você quiser ver Machu Picchu sem nuvens.

Como você deve saber, a cidade fica no altiplano peruano a 3.400 metros acima do nível do mar e está cercada por altas montanhas que chegam aos 6.000 metros.

Isso influencia no o clima, que é seco e temperado com duas estações, e também na sua escolha de quando ir ao Peru.

Quando ir ao Peru

As temperaturas oscilam muito pouco durante o ano, mas as diferenças no termômetro podem ser percebidas facilmente entre o dia e a noite.

A temperatura máxima durante o ano varia entre 18 e 20 graus, enquanto as temperaturas mínimas ficam entre zero e 6 graus.

De junho a agosto a cidade fica bem agitada por causa das férias escolares.

Quando ir ao Peru

Além disso, no dia 24 de junho os cusquenhos comemoram o solstício de inverno e o início do novo ano do sol: o Inti Raymi.

Realizado no sítio arqueológico de Sacsayhuamán, ele atrai cerca de cem mil pessoas e, por isso, é bom fazer a reserva de seu hotel com antecedência.

Quando ir a Puno

Independente da época do ano, o clima em Puno sempre será frio e seco. Mesmo assim,  prefira viajar entre os meses de dezembro e janeiro. 

É que a cidade está em uma altitude superior a 3.800 metros e, como já comentei, isso influencia muito no clima.

Mesmo fazendo frio, a incidência de raios solares durante o dia o sol é muito grande e, mesmo que você pense que não precisa, use chapéu, óculos de sol e protetor solar.

Durante a alta estação, nos meses de julho e agosto, quase todos os dias um turista é hospitalizado com queimaduras.

A temperatura média é de 8 graus, com máxima de 15 graus no verão e mínima de um grau no inverno.

Quando ir ao Peru

Fevereiro é o mês ideal para visitar Puno. No dia dois, a Festa da Virgen de la Candelaria enche todos os cantos da cidade de fé e de manifestações religiosas.

Durante as celebrações podem ser observadas uma grande variedade de danças e outras manifestações culturais de Puno e das cidades ao redor.

Terremotos no Peru

Outra coisa que você precisa saber antes de decidir quando ir ao Peru é que o país é propício a terremotos e eles acontecem, praticamente, todos os dias.

A maioria deles é de baixa intensidade e não representa risco de morte, mas viajantes podem se assustar ao sentirem a terra tremer.

Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.

Então, esse é um ponto que não vai interferir na sua decisão de quando ir ao Peru.

O que levar na mala

Durante o período mais quente, evite fazer muito esforço físico caso não se sinta preparado para isso. Use roupas frescas, principalmente durante as horas mais quentes do dia e abuse do protetor solar.

Sempre que possível evite exposição direta ao sol e tenha sempre um chapéu ou um boné por perto. Como o Peru está próximo á linha do Equador, o sol pode se tornar perigoso para a sua pele e para seus olhos.

Especialmente na Cordilheira, há forte radiação de raios ultravioleta e, devido à altura e ao ar bastante frio, queimaduras na pele podem aparecer antes mesmo que você perceba.

Qual a melhor época para viajar para o Peru?

A melhor época para viajar para o Peru depende das suas preferências e dos destinos específicos que você pretende visitar, pois o clima pode variar significativamente em diferentes regiões do país. No entanto, a melhor época para viajar para o Peru é de abril a outubro, quando a chance de chover é menor.

A estação seca é considerada a melhor época para visitar muitas partes do Peru, incluindo destinos populares como Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado. Durante esses meses, você pode esperar dias ensolarados, noites mais frias e menos chuvas.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e o prazo máximo de permanência é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você deve apresentar o passaporte, com seis meses de validade, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos e em bom estado de conservação.

Dinheiro

A moeda peruana é o nuevo sol, identificado pela sigla PEN e pelo símbolo S/. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é recomendada para quem for viajar para a região amazônica. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Desde outubro de 2022, o governo peruano eliminou todas as exigências relacionadas à pandemia de covid-19 para entrar no país. Sendo assim, não é necessário apresentar exames ou comprovar vacinação.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia,  pois é sempre bom saber que teremos atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisarmos.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Peru

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Peru.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Quero ir ao peru no começo de outubro vou sozinha mesmo sozinho vou conseguir Aproveitar a viajem

  2. Oi, Bruna.
    Não é isso que o histórico meteorológico mostra: https://pt.weatherspark.com/y/20441/Clima-caracter%C3%ADstico-em-Lima-Peru-durante-o-ano.
    Janeiro é o mês com mais chance de chover: 1%. Outubro também tem a mesma probabilidade.
    Os meses do meio do ano: junho, julho e agosto são extremamente secos, com ZERO chance de chuvas pelo histórico meteorológico.
    Talvez você esteja confundindo chuva com tempo nublado, o que é bem característico da cidade.
    Um abraço.

  3. Tem um comentário equivocado. Janeiro não é o mês mais chuvoso em Lima. Pelo contrário, temos muito sol em Lima em janeiro, algo que acontece poucos meses. O mês ou época mais “chuvosa” é entre junho e outubro. Mas estou falando de lima. Que é ao contrário do clima dos Andes ou da Selva.

  4. Bom dia.
    Para viajar de carro com a família, qual o melhor roteiro de Cascavel no Paraná, para Cusco e possível ida a Lima no Peru?
    Fico grata e no aguardo de sua opinião.
    Obrigada pelas informações da reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo