Quando ir ao Peru: a melhor época para sua viagem

0

Atualizado em 22 de abril de 2020

Decidir quando ir ao Peru é muito importante para que sua viagem não seja frustrada. É que não há, exatamente, um período ideal para conhecer todo o país.

Mas, se sua prioridade é conhecer Machu Picchu sem chuva, é melhor ir entre julho e setembro, antes da temporada chuvosa.

Machu Pichhu está a 2.830 metros acima no nível do mar e o clima aqui e em todo o país é altamente influenciado pelo relevo.

Quando ir para o Peru: principais cidades

Para entender melhor a lógica das estações do país, podemos dizer que o Peru está dividido em duas zonas climáticas:

  • No litoral, o clima é mais quente entre os meses de dezembro a março;
  • No altiplano, na região da Cordilheira dos Andes, chove mais entre dezembro e março, enquanto que, de abril a dezembro, o clima é mais seco e os dias mais ensolarados.

Para programar sua viagem sem erros, veja quando ir ao Peru de acordo com as cidades que você quer conhecer.

Quando ir a Lima

Uma característica do clima de Lima é que nunca chove. Para você ter ideia, o mês mais chuvoso é janeiro, mas, segundo os meteorologistas, a chance da chuva estragar seus planos é de 1%.

Nem dá para acreditar, né? Mas, é verdade.

Outro ponto positivo é que a temperatura varia pouco durante o ano e nunca faz calor ou frio extremo.

Os termômetros marcam entre 20 e 27 graus em fevereiro, o mês mais quente, e entre 15 e 19 graus no mês mais frio, agosto.

Quando ir ao Peru: Lima

O melhor período para visitar a capital peruana é  entre os meses de abril a outubro,  quando os dias são mais ensolarados e livres da névoa fria que cobre a cidade no resto do ano.

É importante dizer que, mesmo sem chuva, a umidade relativa do ar é sempre alta, podendo chegar a 95%. Isso que causa os nevoeiros tão constantes na atmosfera de Lima.

Na segunda quinzena de outubro acontecem as celebrações do Señor de los Milagros, procissão que é tradição desde os tempos coloniais.

Quando ir a Paracas

Como em qualquer ambiente típico de deserto, a possibilidade de chover em Paracas é praticamente inexistente.

Então, você pode viajar para Paracas  em qualquer época do ano,  mas os meses com dias mais quentes e ensolarados vão de janeiro a abril.

Essa época é boa para visitar as Ilhas Ballestas e encontrar muitas aves e leões-marinhos sobre as rochas e nas pequenas praias que se formam no arquipélago.

Quando ir ao Peru: Paracas

Nos meses de novembro a março, os termômetros podem marcar 27 graus. De junho a setembro, os dias são ensolarados e têm temperaturas agradáveis. Mas, durante a noite, a temperatura pode cair para cerca de 10 graus.

No inverno, você vai sentir muito frio durante o passeio até às ilhas e pode ser que o mar esteja mais agitado.

Ventos fortes são comuns nessa região e a velocidade média é 25 km/h, mas pode subir para 65 km/h.

Quando ir ao Peru: Paracas

Quando ir a Nazca

Só para você ter uma ideia, Nazca é conhecida como a cidade do verão eterno, porque o clima sempre é quente, seco e os dias são ensolarados.

Isso significa que você pode programar sua viagem  para qualquer época do ano. 

A temperatura média anual é 23 graus, mas entre os meses de janeiro e março ela pode superar os 30 graus.

Quando ir ao Peru: Nazca

Se durante o dia você vai sentir calor, se prepare para o frio da noite: as temperaturas podem cair até 15 graus, variando entre 12 e 15 graus.

Nazca está rodeada por um dos desertos mais secos do mundo onde chuva é realmente coisa rara. O mês mais seco é setembro e janeiro é o mês com mais possibilidade de chuva.

Em março, quando é feita a colheita da uva, acontece o Festival Internacional da Vindima na cidade de Ica, a maior e mais importante da região.

Quando ir ao Peru: Nazca

Quando ir a Arequipa

A melhor época para visitar Arequipa é  de novembro a abril,  mas os meses ideais são dezembro e janeiro.

De forma geral, as temperaturas são amenas. No verão, de novembro a abril, a temperatura gira em torno dos 20 graus. No inverno, os termômetros variam entre a 10 graus.

As chuvas são mais frequentes de janeiro a março, quando chove praticamente todos os dias – mas isso não significa que chova o dia inteiro, claro.

Um ponto positivo da cidade é que ela tem mais de 300 dias de sol por ano.

Quando ir a Cusco

A  melhor época para conhecer Cusco é de abril a setembro,  principalmente se você quiser ver Machu Picchu sem nuvens.

Como você deve saber, a cidade fica no altiplano peruano a 3.400 metros acima do nível do mar e está cercada por altas montanhas que chegam aos 6.000 metros.

Isso influencia no o clima, que é seco e temperado com duas estações, e também na sua escolha de quando ir ao Peru.

Quando ir ao Peru: Cusco

As temperaturas oscilam muito pouco durante o ano, mas as diferenças no termômetro podem ser percebidas facilmente entre o dia e a noite.

A temperatura máxima durante o ano varia entre 18 e 20 graus, enquanto as temperaturas mínimas ficam entre zero e 6 graus.

De junho a agosto a cidade fica bem agitada por causa das férias escolares.

Quando ir ao Peru: Machu Picchu

Além disso, no dia 24 de junho os cusquenhos comemoram o solstício de inverno e o início do novo ano do sol: o Inti Raymi.

Realizado no sítio arqueológico de Sacsayhuamán, ele atrai cerca de cem mil pessoas e, por isso, é bom fazer a reserva de seu hotel com antecedência.

Quando ir a Puno

Independente da época do ano, o clima em Puno sempre será frio e seco. Mesmo assim,  prefira viajar entre os meses de dezembro e janeiro. 

É que a cidade está em uma altitude superior a 3.800 metros e, como já comentei, isso influencia muito no clima.

Quando ir ao Peru: Puno

Mesmo fazendo frio, a incidência de raios solares durante o dia o sol é muito grande e, mesmo que você pense que não precisa, use chapéu, óculos de sol e protetor solar.

Durante a alta estação, nos meses de julho e agosto, quase todos os dias um turista é hospitalizado com queimaduras.

A temperatura média é de 8 graus, com máxima de 15 graus no verão e mínima de um grau no inverno.

Fevereiro é o mês ideal para visitar Puno. No dia dois, a Festa da Virgen de la Candelaria enche todos os cantos da cidade de fé e de manifestações religiosas.

Durante as celebrações podem ser observadas uma grande variedade de danças e outras manifestações culturais de Puno e das cidades ao redor.

Terremotos no Peru

O Peru, de forma geral, é um país propício a terremotos e eles acontecem, praticamente, todos os dias. A maioria deles é de baixa intensidade e não representa risco de morte, mas viajantes podem se assustar ao sentirem a terra tremer.

Para saber onde aconteceram os últimos tremores de terra e qual a intensidade de cada um deles, você pode acessar o site do Instituto Geofísico do Peru.

Então, esse é um ponto que não vai interferir na sua decisão de quando ir ao Peru.

O que levar na mala

Durante o período mais quente, evite fazer muito esforço físico caso não se sinta preparado para isso. Use roupas frescas, principalmente durante as horas mais quentes do dia e abuse do protetor solar.

Sempre que possível evite exposição direta ao sol e tenha sempre um chapéu ou um boné por perto. Como o Peru está próximo á linha do Equador, o sol pode se tornar perigoso para a sua pele e para seus olhos.

Especialmente na Cordilheira, há forte radiação de raios ultravioleta e, devido à altura e ao ar bastante frio, queimaduras na pele podem aparecer antes mesmo que você perceba.

Veja todos os posts sobre o Peru

Essas foram as minhas dicas, mas se você ainda ficou com dúvidas de quando ir ao Peru, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário