Os melhores Parques Nacionais do Brasil

4

Atualizado em 16 de Abril de 2018

Se você já leu alguns posts aqui no blog, com certeza já percebeu que eu gosto de me aventurar e valorizar as belezas do nosso país. Entre o Jalapão, Chapada das Mesas, Chapada dos Guimarães e Lençóis Maranhenses, estou sempre buscando os melhores Parques Nacionais para explorar. E não é à toa. Cada um destes lugares me proporcionou experiências incríveis diante de uma natureza fantástica.

Felizmente, mais pessoas despertaram este desejo e estão se jogando pelos cantos do Brasil. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cerca de 10,7 milhões de pessoas visitaram as unidades de conservação em 2017. Para incentivar você a conhecer as áreas naturais do país, eu fiz essa lista com os melhores Parques Nacionais do Brasil.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

Para caminhar entre natureza exótica não é preciso ir tão longe. Na capital carioca, cidade bem conectada e de fácil acesso, está um dos mais visitados parques nacionais. Em 2017, 3,3 milhões de pessoas vieram até aqui conhecer o contraste de estar na mata em meio à cidade.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

É fácil entender porque cerca de 1,8 milhões de turistas se deslocaram até aqui no ano passado. Presenciar a grandeza das cataratas do Iguaçu é algo indescritível, ainda mais se você incluir a aventura que é o Macuco Safári. Chegar pertinho desse conjunto de 275 cachoeiras, escorrendo de penhascos com até 82 metros de altura é algo que vale a visita.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional do Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara se encaixa em qualquer situação. Está entre os melhores destinos de ano novo, melhores praias do nordeste e também melhores Parques Nacionais do nosso país. Desde 2017, o governo local passou a cobrar uma taxa de visitação para entrar aqui, mas isso não inibe ninguém. Além de a taxa ser de apenas R$ 5 por dia de permanência, os resultados dessa cobrança são melhorias para atender os turistas e também a comunidade.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Reserva Extrativista Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

A região dos lagos é a queridinha de quem quer conhecer o melhor do litoral carioca. Independentemente da época que você escolher se jogar pra cá, o que lhe aguarda são diversas praias de areia branca e um mar com infinitos tons de azul. Isso sem contar que sol e céu azul estão presentes quase todos os dias do ano. E, para quem vem até aqui, vale esticar e conhecer toda a região, incluindo Cabo Frio e Búzios.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Marinho Fernando de Noronha

É claro que Noronha não iria ficar de fora, certo? Afinal, é um dos paraísos mais famosos no território brasileiro. O arquipélago de Fernando de Noronha conquista qualquer um que se aventure a chegar até aqui. São praias incríveis, trilhas, mergulhos e uma vilazinha charmosa. Ou seja, tudo o que você precisa para passar seus dias perfeitos em uma ilha.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional de Aparados da Serra, Rio Grande do Sul

Contrastando com o mar do nordeste, na lista dos melhores parques nacionais também encontramos paisagens terrestres. No Aparados da Serra você se deslumbra com o Cânion Itaimbezinho e pode se aventurar na trilha do Rio do Boi, de onde dá para ver os cânions de outro ângulo. Os paredões verticais chegam a ter 700 metros de altura. Nesse mesmo parque você também conhecer o incrível Cânion Fortaleza.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional da Chapada Diamantina, Bahia

Com grutas, cachoeiras e incríveis paredões de pedra, a fama da Chapada Diamantina já é antiga. E não é à toa. Um roteiro por aqui inclui mergulhos em águas revigorantes e, para os mais aventureiros, rapel. Aqui, é importante estar sempre com um guia local, que conheça os caminhos e os melhores momentos para visitar cada atração. Afinal, são mais de 30 trilhas dispersas por todo o parque.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Entre os melhores parques nacionais do Brasil, está essa área de mais de 32 mil hectares. São paisagens que irão – literalmente – lhe tirar o fôlego, com cachoeiras, cavernas e a chance de ver a grandeza da natureza bem de pertinho.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Estadual do Jalapão, Tocantins

O Jalapão é, na verdade, uma unidade de conservação estadual. Ainda assim, não poderia ficar de fora dessa lista simplesmente por ser um dos paraísos brasileiros que você precisa conhecer. Eu me aventurei por aqui e até montei o melhor roteiro de viagem ao Jalapão. É indescritível a sensação de mergulhar nos fervedouros, subir a Serra do Espírito Santo e admirar o pôr do sol do alto da Pedra Furada.

Os melhores Parques Nacionais do Brasil

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão

Essa imensa região de dunas, lagos e restinga é maior que a cidade de São Paulo. Além disso, é, com certeza, um dos melhores parques nacionais para você visitar. Leva alguns segundos para absorver a visão dos lagos entre o “deserto” e em um roteiro de dois dias é o suficiente para aproveitar bastante.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

Escreva um comentário