Pesquisar
Close this search box.

6 lugares para aprender História viajando e entender o mundo

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Ruben Ramirez

O mundo está cheio de destinos interessantes para quem gosta de História. Mesmo que você não tenha sido um aluno exemplar na disciplina ou, talvez, nunca tenha entendido os conflitos que geraram guerras intermináveis com milhares de mortos e as conquistas dos grandes navegadores, você pode escolher qualquer um destes lugares para aprender História viajando.

Lugares para aprender História viajando

Para lhe ajudar, eu listei sete lugares para você mergulhar na história de corpo e alma. Berlim, Roma, Machu Picchu, Lisboa, Cairo e Cracóvia devem estar no topo dos seus planos. Então, veja porque você deve conhecer cada uma delas.

1. Roma

A maior cidade da Itália é uma das mais antigas civilizações do mundo, e não é por acaso que Roma é um destino tão desejado por turistas do mundo inteiro: a riqueza de seu patrimônio histórico e cultural somada às suas tradições e a sua incomparável beleza são apenas algumas das suas apaixonantes características.

lugares para aprender História viajando
Foto: Mathew Schwartz

Tem ainda o Coliseu e os Museus do Vaticano, que são os principais pontos turísticos da região e estão entre os cinquenta mais visitados do mundo. Você pode desvendar a cidade em dois roteiros principais: para conhecer a Roma Antiga e para conhecer a Roma Papal.

2. Machu Picchu

Um dos países mais encantadores do mundo, o Peru, é onde a gente encontra uma das mais lendárias cidades antigas: Machu Picchu. Construída no período pré-colombiano durante a civilização inca, ela fica em cima de uma montanha e mantém conservada tanto sua beleza arquitetônica, quanto o magnetismo espiritual único da região.

lugares para aprender História viajando
Foto: Seiji Seiji

É impossível não se maravilhar com Machu Picchu e cada uma de suas construções, como o fantástico Torreón, o Templo do Sol. Tudo isso fez com que Machu Pichu fosse considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, e eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

3. Lisboa

Para aprender História viajando, visitar Lisboa é essencial. Uma das cidades mais cosmopolitas da Europa, a capital de Portugal traz em seu coração a cultura, abrigando grandes festivais de música, teatro e danças. A cidade tem também muitos monumentos e atrações turísticas, como o Castelo de São Jorge e o Museu Nacional de Coches, que possui o maior acervo de coches e carruagens antigas de todo o mundo.

lugares para aprender História viajando
Foto: Mark Lawson

Passear pelos clássicos bairros do Chiado e da Baixa Pombalina também é uma boa dica para conhecer melhor a capital lusitana, e um tanto da nossa história. Pegar um icônico elétrico 28 – bonde – é uma experiência divertidíssima para descobrir os melhores segredos de Lisboa.

4. Berlim

A fascinante capital da Alemanha foi o centro dos dois maiores conflitos armados do mundo, mas não é apenas por isso que ela é tão interessante: no melhor estilo europeu, Berlim é organizada, limpa, cheia de parques, praças e de prédios clássicos e modernos que se complementam em um show arquitetônico.

Foto: Hakon Sataoen

O destaque é o maior símbolo da cidade, o Portão de Brandemburgo, mas tem ainda os memoriais do Muro de Berlim, que dividiu a cidade depois da Segunda Guerra Mundial e muitos outros lugares para você aprender história viajando.

5. Cracóvia

Uma das cidades mais lindas da Polônia, a Cracóvia, é o ponto de partida para quem quer conhecer Auschwitz, o lugar mais triste que eu já visitei. Mas, antes que você desista de embarcar para esse campo de concentração nazista, saiba que visitar Auschwitz também foi uma experiência transformadora e por isso eu lhe encorajo a fazer o mesmo.

lugares para aprender História viajando
Foto: Jean Carlo Emer

A visita que nos leva de volta ao tempo da Segunda Guerra Mundial começa depois de cruzarmos o famoso portal com a frase arbeit macht frei – que significa o trabalho liberta. Dentro dos muros, você vai entender melhor a lógica nazista e se sensibilizar com a história de milhares de judeus assassinados nas câmaras de gás.

6. Cairo

Quem chega ao Cairo quer mesmo é visitar as pirâmides do Egito. O conjunto formado por essas imponentes obras fica na cidade de Gizé, a apenas 28 quilômetros do Cairo, e é a única das Sete Maravilhas do Mundo que sobreviveu ao tempo, às guerras e às catástrofes naturais. Justamente por isso, é dele todo o mérito pela atenção dos turistas que visitam o Egito.

Foto: Rosario Janza

As pirâmides têm cerca de 2,3 milhões de blocos de pedra e cada um pesa em torno de 2,5 toneladas. Com 146 metros de altura, a pirâmide de Queóps é a maior do Egito.  Na região, estão um aglomerado de nove pirâmides – sendo seis bem menores – e vários cemitérios, todos mal sinalizados e pouco visitados pela maioria dos turistas.

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo