Pesquisar
Close this search box.

10 maiores e mais bonitas cachoeiras do mundo

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Christhian Gruhn

Paisagens naturais são sempre um bom estímulo para nos fazer tirar os planos de viagem da cabeça e colocar o pé na estrada. Se você é um viajante que até gosta dos clichês, mas prefere ir um pouco além, você vai gostar desta lista com as 10 maiores cachoeiras do mundo – mas eu já vou deixar claro que “tamanho nem sempre é documento”.

Os dados que usei para este artigo estão disponíveis no World Waterfall Database, o site mais confiável para checar informações sobre quedas d’água ao redor do mundo.

Você vai ver que há belíssimas cachoeiras que, provavelmente, você nunca tinha tido notícias, mas também vai concordar comigo que três majestosas rainhas reinam soberanas sobre o mundo que habitamos.

Eu estou falando das três cataratas mais fascinantes que sempre estão na rota dos viajantes: as Cataratas do Iguaçu, que dividimos com a Argentina; as Cataratas Vitória, compartilhadas entre a Zâmbia e o Zimbábue; e as Cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.

Juntas, elas formam o que se convencionou chamar de Big Three, que em bom português significa as três grandes.

Cascata, cachoeira ou catarata?

Antes de falar sobre as maiores quedas d’água do planeta, é preciso esclarecer uma questão que ainda é dúvida para muita gente: qual a diferença entre cascata, cachoeira e catarata?

Para entender isso de uma vez por todas, eu pedi ajuda ao velho e bom dicionário.

Pela definição linguística, cascata é uma pequena queda d’água sem muito volume ou altura.

Cachoeira é a palavra mais usada para se referir às quedas d’água de forma geral, podendo ter variação de tamanho e volume. Assim, temos cachoeiras grandes e pequenas, muito altas e mais baixas.

Já o termo catarata é usado para quedas d’água de grande porte, altas e com muito volume. Outra característica de uma catarata é o barulho intenso provocado pela queda da água.

10 maiores cachoeiras do mundo

Esta lista das maiores cachoeiras do mundo é bastante eclética, pois inclui quedas d’água já consagradas mundialmente, mas também algumas pouco faladas, que permanecem como tesouros escondidos: uma delas, inclusive, só pode ser acessada de helicóptero.

1. Cataratas do Iguaçu

Na divisa do Brasil com a Argentina, as Cataratas do Iguaçu são formadas por um conjunto de 275 cachoeiras. Esse mundo de água – são mais de 105 mil metros cúbicos por minuto – se estende por mais de três quilômetros.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Tomas Anunziata

Em 1986, as Cataratas do Iguaçu foram consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco e, em 2011, o resultado de uma votação popular as consagrou uma das Sete Maravilhas da Natureza. Elas ficam dentro do Parque Nacional do Iguaçu, uma enorme área de proteção ambiental de Mata Atlântica, casa de espécies importantes da biodiversidade brasileira.

2. Cataratas do Niágara

As Cataratas do Niágara ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos e são consideradas as maiores em volume de água. Elas são formadas por três quedas distintas: Horseshoe Falls, American Falls e Bridal Veil Falls. Combinadas, as quedas têm uma vazão média de mais de 160 mil metros cúbicos por minuto.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Sergey Pesterev

Esse espetáculo da natureza divide americanos e canadenses não apenas geograficamente, mas também em uma controversa questão: quem tem a melhor visão das Cataratas do Niágara? Os americanos que me perdoem, mas quem leva a melhor são os canadenses. Dá para chegar bem perto da Horseshoe Falls abordo dos catamarãs que fazem o passeio desde 1846.

3. Cataratas Vitória

As Cataratas Vitória ficam na fronteira da Zâmbia com o Zimbábue e são as maiores em extensão: com cerca de 1,7 quilômetro, sua queda alcança 108 metros de altura quando as águas do Rio Zambezi despencam desfiladeiro abaixo formando uma espessa nuvem que pode ser vista a quilômetros de distância.

Foto: Paul Milley

Na língua nativa local, as cataratas são chamadas de Mosi-o-Tunya, que em português significa a “fumaça que troveja”, uma alusão à força da água. O nome atual foi uma homenagem feita pelo explorador escocês David Livingstone à rainha Vitória, do Reino Unido.

4. Cachoeira Angel

A mais alta de todas as cachoeiras do mundo fica na Venezuela e tem exatos 812 metros de queda livre. A Cachoeira Angel fica dentro do Parque Nacional Canaima, uma região montanhosa cheia de belas quedas d’água.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Francisco Becerro

A Salto Angél – este é o nome em espanhol – se forma no rio Churum que despenca da montanha Auyantepui em uma paisagem de tirar o fôlego. Como estamos falando de uma das maiores cachoeiras do mundo, é difícil ver toda sua beleza de um ângulo só e, além disso, boa parte da água que cai evapora antes mesmo de chegar ao chão.

5. Cataratas de Kaieteur

Na região central da Guiana, as Cataratas de Kaieteur são cinco vezes mais alta que as Cataratas do Niágara e duas vezes maiores que as Cataratas Vitória. A cachoeira principal tem 226 metros e somando todas as cascatas a altura chega a 251 metros.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Cody Hinchliffh

Elas se formam no rio Potaro e estão dentro do Parque Nacional Kaieteur, que tem esse nome por causa de uma lenda indígena que conta a história de Kaie, líder da etnia patamona que teria se jogado do alto da cachoeira – teur, na língua indígena local – para proteger sua tribo.

6. Cataratas de Yosemite

O Parque Nacional de Yosemite foi criado em 1855 e é o mais importante dos Estados Unidos. Dentro dele, ficam as Cataratas de Yosemite que tem 739 metros de altura. O conjunto de três cachoeiras principais é um dos monumentos naturais mais visitados da América, principalmente por ser de fácil acesso.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Laurel Balyeat

A cachoeira fica mais volumosa na primavera por causa do derretimento da neve acumulada nos picos da Sierra Nevada, cordilheira icônica da Califórnia. Além das Cataratas, o Parque tem atrações magníficas como o Half Dome, uma formação rochosa de 1.500 metros, e as imensas sequoias seculares da floresta de Mariposa Grove.

7. Cataratas Sutherland

A Nova Zelândia é um paraíso para quem gosta de belas paisagens naturais e as Cataratas Sutherland entram nesta lista por seu incrível conjunto cênico: a cachoeira tem 580 metros de altura e escorre do Lago Quill em três quedas de 229, 248 e 103 metros cada.

Foto: Samuel Ferrara

Elas já foram consideradas as maiores do país, até que as verificações mostraram que as Cataratas Terror, com 750 metros, e as Cataratas Browne, com 843 metros, são maiores. Uma grande oportunidade de ver as Cataratas Sutherland é fazendo a Trilha Milford, um trekking de 55 quilômetros pelos fiordes da ilha sul do país que, como você pode imaginar, tem paisagens incríveis.

8. Cataratas Dettifoss

As Catarataa Dettifoss, na Islândia, merecem um lugar de destaque entre as maiores cachoeiras do mundo porque têm uma significante variação do fluxo de água ao longo do ano – entre 200 e 500 metros cúbicos por segundo dependendo da estação.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Unukorno

9. Cataratas do Tugela

No Real Parque Nacional do Royal Natal, na África do Sul, a mais de 3.000 metros acima do nível do mar, o pequeno rio Tugela cai das majestosas falésias verticais, criando as Cataratas do Tugela. Com 948 metros de altura, ela é uma das maiores cachoeiras do mundo, porém sua queda livre não ultrapassa os 411 metros.

Foto: Juniper339

São cinco cascatas que atingem o volume máximo nos meses do verão, entre novembro e fevereiro, quando chove abundantemente. Na estação seca, as cachoeiras normalmente ficam totalmente secas durante.

10. Cataratas Três Irmãs

As Cataratas Três Irmãs se formam no rio Cutiverani, que corre pelas Cordilheira Vilcabamba dentro do Parque Nacional Otishi, no Peru. Elas são consideradas a segunda maior em altura total – as primeiras são as Cataratas do Tugela, seguindo este critério. Com 914 metros de altura, as quedas foram batizadas de Las Tres Hermanas por causa de sua forma, já que suas águas se dividem em três partes.

Maiores cachoeiras do mundo
Foto: Divulgação

Como o acesso a pé é complicado, a cachoeira permanece praticamente restrita a contemplação aérea – a única forma de chegar à ela é de helicóptero mediante autorização dos órgãos de controle ambiental peruano.

Maiores cachoeiras do mundo

Como você percebeu, são muitos os critérios para selecionar quais são as maiores cachoeiras do mundo: altura, volume de água, número de quedas e por aí vai. Levando em consideração a altura total das quedas, as cachoeiras mais altas do mundo são essas:

1. Cataratas do Tugela, África do Sul – 948 metros
2. Cataratas Três Irmãs, Peru – 914 metros
3. Cataratas Olo’upena, Estados Unidos – 900 metros
4. Catarata Yumbilla, Peru – 896 metros
5. Cachoeira Vinnufallet, Noruega – 865 metros
6. Cachoeira Skorga, Noruega – 864 metros
7. Cachoeira Pu’uka’oku, Estados Unidos – 840 metros
8. Cachoeira Mattenbachfälle, Suíça – 840 metros
9. Cachoeira James Bruce, Canadá – 840 metros
10. Cataratas Browne, Nova Zelândia – 836 metros

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Lindas Imagens com excelente conteúdos apesar de não ser estudioso mas aprecio muito a natureza e suas exuberâncias naturais. Muito Lindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo