Pesquisar
Close this search box.

20 estátuas de Cristo pelo mundo e as histórias por trás delas

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Falar do Cristo Redentor parece chover no molhado e elogiar a si mesmo – sim, porque todo brasileiro se vê representado ali de alguma forma, não apenas pela religião -, mas informação nunca é demais e, para entender como são as estátuas de Cristo pelo mundo, a gente precisa fazer o dever de casa.

Então, vamos começar pelo começo?

A estátua do Cristo Redentor fica no Rio de Janeiro, no topo do Corcovado, numa altura de 709 metros acima do nível do mar, dentro de uma área de proteção ambiental chamada Parque Nacional Floresta da Tijuca.

Ele foi construído no estilo art déco – que, entre outras características, prioriza as formas geométricas e o design abstrato – em concreto armado e pedra-sabão.

O Cristo Redentor tem 30 metros de altura – sem contar a base, que tem oito metros -, 28 de largura, da ponta de um braço ao outro -, e pesa 1.145 toneladas.

Ele foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931 e, apesar de todo o seu tamanho e fama, não é o maior do mundo.

Outras duas escultura de Cristo ocupam o topo da lista: a Estátua de Cristo Rei, na Polônia, está em primeiro lugar, e o Cristo de la Concordia, na Bolívia, ocupa a segunda posição.

Eu vou falar mais sobre essas duas estátuas daqui a pouco.

Foto: Nuno Lopes

Agora, no quesito beleza, o nosso Cristo dá de goleada em qualquer outro.

Claro que a sua localização privilegiada, ladeado por montanhas e de frente para a Baía de Guanabara, ajuda muito e isso também conta.

Por isso, em 2007 o Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e, em 2012, a Unesco, Órgão das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, declarou o Cristo Redentor como parte da paisagem que se tornou Patrimônios da Humanidade.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Se quiser saber um pouco mais, eu sugiro que você lei “Cristo Redentor: o monumento que tem coração“.

Outras esculturas de Cristo no Brasil

Pelo menos 27 esculturas foram construídas em diferentes cidades brasileiras tendo como inspiração o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Em Balneário Camboriú, o Cristo Luz foi adaptado e leva um canhão de luz sobre um dos braços.

Sem muita explicação teológica, o aparato funciona como uma espécie de farol, já que é visto a vários quilômetros de distância. Ele também serve para iluminar a cidade durante à noite, enquanto outros spots de luz iluminam a roupa do Cristo em cores diferentes.

O Cristo Luz fica em uma colina de 150 metros de altura. A estátua tem 33 metros de altura, 22 de largura – da ponta de um braço ao outro – e pesa e 528 toneladas.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Há muitos outras esculturas mais simples espalhadas pelo Brasil: eu aposto que aí perto da sua cidade tem alguma que nem é, assim, tão famosa – nem bonita.

No patamar das mais simples – mas, muito bem cuidadas – está o Cristo Redentor de Águas de Lindóia.

Ele foi construído em 1960, passou por uma reforma em 2002 e acabou sendo consagrado como o principal mirante da cidade, porque dos seus pés é possível ver boa parte da cidade e também da Serra da Mantiqueira.

Mas, ainda bem que o homem é um ser criativo – o povo brasileiro parece ter essa qualidade dobrada – e a gente também encontra monumentos do Cristo com aspecto e propostas totalmente diferentes da original, que fica no Rio de Janeiro.

Um belo exemplo é o Jesus do Terceiro Milênio, que fica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O monumento fica nos pavilhões da Festa da Uva, a principal da cidade, e foi idealizado por Bruno Segalla. Ele tem 27 metros de altura, 10 metros de largura  e pesa 1,5 mil toneladas.

No complexo turístico, além do monumento Jesus do Terceiro Milênio, há um museu, uma capela e um mirante – todos ocupam uma área de 850 metros quadrados.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

O maior do mundo

O Cristo Protetor de Encantado, no Rio Grande do Sul, mede 43,5 metros no total – considerando o pedestal. Somente a estátua mede 37,50 metros, sendo assim, é a maior do mundo. A envergadura dos braços é de 39 metros.

A obra magnífica do Cristo Protetor já foi concluída, mas, como faz parte de um complexo turístico,  a previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2023. 

Estátuas de Cristo pelo mundo

Agora, vamos dar uma olhada em como ficaram as réplicas do nosso amado Cristo Redentor em algumas partes do mundo.

Claro que nem todas foram diretamente inspiradas na nossa obra-prima, mas é impossível olhar para algumas delas e não lembrar do maior ícone do nosso país, no campo estátuas e monumentos feitos pelo homem.

Vamos, então, dar esse giro pelo mundo para ver como são as estátuas de Cristo ao redor do globo.

1) Cristo de Havana, Cuba

Para mim, o Cristo de Havana é um dos mais lindos do mundo. Ele fica na entrada da baía de Havana, ao lado da Fortaleza de San Carlos de La Cabaña e tem um semblante de paz e tranquilidade que realmente nos contagia.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Ele tem 20 metros de altura e foi construído já sob o governo revolucionário de Fidel Castro. Esse é um fato muito curioso, por causa de toda a oposição marxista à religião. Mas, vamos deixar esse assunto de lado e focar no que nos propomos desde o início: ver como ficaram as estátuas de Cristo pelo mundo.

Quando estive nos pés do Cristo de Havana havia pouca gente – meia dúzia de turistas – e não é preciso pagar nada para fazer a visita e tirar fotos.

2) Cristo Rei, Polônia

Agora agente vai falar de grandiosidade, de impacto visual e de uma obra que merece nosso respeito – como qualquer outra dessa lista.

O Cristo Rei, fica na cidade de Świebodzin, na Polônia – entre Berlim, na Alemanha e a capital polonesa, Varsóvia. Então, se você estiver viajando de carro ou de ônibus, dá para programar uma parada rápida para ver esse monumento de perto.

Gostou da ideia? Depois você me dá os créditos.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Com já adiantei, essa é a maior escultura  de Jesus Cristo do mundo: são 33 metros de altura – assim como 33 foram os anos de vida de Cristo. Além disso, tem mais três metros da coroa, que representam os três anos de ministério de Jesus.

Acha pouco? Acrescente, então, o pedestal com 16,5 metros e o monumento passa a ter, no total, 52,5 metros de altura.

É de impressionar qualquer viajante, não acha?

3) Cristo da Colina, Espanha

O Cristo da Colina – Cristo del Otero, em espanhol – fica na cidade de Palencia, a 260 quilômetros ao norte de Madri, na Espanha.

Seu nome oficial é Monumento al Sagrado Redentor de Jesús, mas parece que a população preferiu chama-lo pelo apelido: a palavra otero, em espanhol, significa colina, uma referência ao lugar que a escultura foi construída.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Javier Gonzales

De acordo com o projeto do artista Victorio Macho, as mãos do Cristo estão em posição de abençoar a cidade.

Apesar disso, a altura da estátua causa uma certa polêmica na cidade – alguns dizem que ela tem mais de 20 metros, mas as informações mostram que esse número varia entre 20 e 21 metros – não mais que isso.

Apesar de não apresentar muitas semelhanças como Cristo Redentor do Rio de Janeiro, esteticamente eles têm muitos pontos em comum, já que foram construídos no estilo art déco quase na mesma época, no ínicio dos anos 1930.

A seus pés encontra-se uma ermida escavada (chamada ermida de Santa María del Otero) e um pequeno museu onde estão localizados os projetos

Foto: Javier Gonzales

A pés do Cristo del Otero á uma pequena capela, a Ermida de Santa María del Otero, e um pequeno museu, onde estão os projetos originais da escultura.

4) Cristo Redentor dos Andes, Chile e Argentina

Esta não é a maior e mais bonita escultura de Cristo – ela mede pouco mais de seis metros e pesa quatro toneladas -, mas um fator que a torna bem especial é a altitude que ela foi erguida: a 3,832 metres, na Cordilheira dos Andes.

A estátua foi construída em 1904 para comemorar a solução pacífica de um conflito territorial, que havia entre Chile e Argentina, a respeito da fronteiro no alto da Cordilheira – problema que parece pequeno, mas tem tanta gente fazendo guerra por qualquer pedaço de terra, que a comemoração me parece justa.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Noelia Diaco

O Cristo Redentor dos Andes fica no antigo caminho de La Cumbre, o ponto mais alto da antiga estrada que ligava Mendoza, na Argentina, a Santiago, no Chile. A principais cidades mais próximas do monumento são Spallata, na Argentina, e Juncal, que fica no lado chileno.

Nos pés da estátua, a gente pode ler a seguinte frase: “essas montanhas desabarão primeiro, antes que argentinos e chilenos quebrem a paz jurada aos pés do Cristo Redentor”.

Fofo: Pam and Bill

5) Cristo do Sagrado Coração, México

O Cristo do Sagrado Coração ou Cristo Sagrado Coração de Jesus também é uma das que mais gosto, por causa das cores – reparou que todas as outras são bem monocromáticas?

A escultura tem 23 metros de altura e mostra o Sagrado Coração no peito de Jesus, que usa uma túnica vermelha e branca.

O monumento fica na cidade de El Morro, no estado da Baixa Califórnia, perto de Rosarito e de Tijuana, que foi considerada a cidade mais violenta do mundo em 2019.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Zen Skillicorn

6) Cristo Rei, Portugal

Este monumento, elevado à categoria de Santuário, fica na região metropolitana de Lisboa, na freguesia do Pragal, no outro lado do rio Tejo.

O Cristo Rei fica a 133 metros acima do nível do mar, já que foi construído sobre um pórtico com 82 metros de altura, onde fica a estátua do Cristo de braços abertos com 28 metros.

Além de ser uma bela obra da arquitetura, o Cristo Rei tem uma vista panorâmica perfeita da cidade de Lisboa, com a ponte a Ponte 25 de Abril logo de cara – Ah, qualquer semelhança com a Ponte Golden Gate de São Francisco é mera coincidência.

Além disso, o monumento foi oficialmente inspirado no Cristo Redentor brasileiro, depois que o Cardeal-Patrearca de Lisboa, Dom Manuel, visitou o Rio de Janeiro, em 1934.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Outra curiosidade é que existe uma réplica do Cristo Rei na cidade de Oleiros, mais ao norte de Lisboa. Só que as medidas da cópia são bem menores: 15 metros de altura, pesando menos de 10 toneladas.

Parece que alguém esta sem muita criatividade em Portugal, você não acha?

7) Cristo de Ozarks, Estados Unidos

O Cristo de Ozarks fica perto da cidade de Eureka Springs, no topo da Montanha Magnética. Ele foi construído em 1966 como um projeto sagrado de um ativista político de extrema direita da década de 1930.

Ao se empenhar na construção do Cristo, que parece ter os olhos virados para cima – quem não ama esse emoji? -, Gerald Smith cumpria uma promessa que fez durante os tempos da Grande Depressão – que teve a quebra das Bolsas de Nova Iorque e todas as consequência que sabemos.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Na verdade, ele tinha um projeto secreto de construir um Parque Religioso com a monumental escultura e um anfiteatro com mais de 4.000 lugares. Seu sonho se realizou em meados da década de 1960.

O Cristo de Ozarks aparece no filme ‘Tudo Acontece em Elizabethtown”, de 2005. Mais recentemente, foi cenário para a série True Detective, que foi filmada nas montanhas de Ozarks, no estado de Arkansas.

Em 2018, foi feito um documentário sobre o monumento. O título em inglês é The Gospel of Eureka.

8) Cristo Rei de Dili, Timor-Leste

Esta estátua de Cristo foi um presente da Indonésia ao Timor-Leste, que na época ainda nem era independente. Aliás, eu acho interessante a gente entender um pouco mais dessa história.

O Timor-Leste foi colonizado por Portugal – por isso se chamava Timor Português. Até que, em 1975, o Timor declarou sua independência e, pelo que parecia, iria caminhar com suas próprias pernas.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Yeowatsup

Ledo engano: antes que aquele ano acabasse, a Indonésia invadiu o país e fez dele mais uma de suas províncias.

Assim, o presente em forma de escultura era mesmo para comemorar os 20 anos de domínio da Indonésio sobre o Timor Leste, que só ficou independente, de verdade, em 2002.

A estátua do Cristo sobre o globo terrestre fica na cidade de Dili, a capital do Timor-Leste, e tem 27 metros de altura.

Foto: Yeowatsup

9) Cristo do Abismo, Itália

Se a gente foi conhecer os Cristo que está lá na altura dos Andes, por que não mergulhar até o fundo do mar para ver uma escultura de Cristo mergulhada no mar italiano?

A escultura de bronze tem pouco mais de dois metros e fica na Baía de San Fruttuoso, no Golfo de Gênova, na Itália.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Submersa a 17 metros de profundidade desde 1954, a estátua de mãos erguidas é uma homenagem ao mergulhador Dario Gonzatti, que morreu em um acidente no fundo do mar.

A escultura ficou tão famosa que ganhou réplicas em várias partes do mundo, como em Key Largo, na Flórida, e na ilha de Granada, mas esta fica no porto, fora d’água.

10) Cristo Redentor de Maratea, Itália

O Cristo Redentor de Maratea, no sul da Itália, é feito de mármore Carrara e cimento e representa o Cristo após a ressurreição. A escultura fica sobre uma parte mais alta, no monde de San Biagio, e por isso é percebida de várias partes do litoral.

Concluída em 1965, ela tem 21 metros e tem fama de ser uma das maiores da Europa – até mesmo do mundo, como a gente já viu até aqui.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Luke18389

Maratea tem pouco mais de cinco mil moradores e é uma região muito católica – assim como o resto da Itália. Por isso, o monumento divide atenção dos fieis com pequenas capelas e igrejas, como a de San Blas, padroeiro da cidade.

Aliás, a festa mais importante da cidade, a do padroeiro, dura uma semana, sempre a partir do primeiro sábado de maio.

11) Divino Salvador do Mundo, El Salvador

Construído no centro da praça O Salvador do Mundo, na capital de El Salvador, essa escultura está entre as que mais gosto também. Acho que é porque tudo faz muito sentido e o globo terrestre sempre nos remete a viagem, lugares novos – como San Salvador, que eu ainda não conheço.

Assim como o Cristo Redentor, os salvadorenhos têm uma forte conexão com este monumento e é considerado pela maioria da população o monumento nacional, que mais representa o país e seu povo.

Foto: Walkyman

Além disso, tem um fator histórico muito importante para o país: a imagem de Jesus Cristo foi erguida no pedestal usado para decorar o túmulo do ex-presidente Manuel Enrique Araujo, morto em uma emboscada em 1913.

O governo de Manuel foi marcado por grandes avanços na área militar, dos direitos do trabalhador e na expansão da agricultura, com incentivo para produção do café, além de muitas obras que marcaram a evolução do país para sempre.

Foto: DKcross

Construída em 1942, o Monumento ao Divino Salvador do Mundo tem 18 metros de altura. Em 1986, foi drasticamente afetada por um terremoto, mas foi rapidamente reconstruído sob uma campanha nacional que dizia, basicamente, que os salvadorenhos precisavam reerguer a sua alma.

Mais um aprova da conexão do povo com o monumento.

12) Coração de Jesus, Romênia

Nos arredores de Farkaslaka, na Romênia, essa moderna e atrativa escultura chamada Coração de Jesus se tornou rapidamente a atração mais procurada da região.

No alto de uma montanha com 953 metros, a estátua de Jesus Cristo tem 22 metros e claramente foi criada para imitar o Cristo Redentor do Rio de Janeiro – isso foi assumido oficialmente pelos órgão públicos na época da concepção do projeto.

Mas, o grande barato da torre – além do visual todo modernoso feito de aço – é que ela é uma torre de observação. Ou seja, dá para subir lá no alto – de escada apenas – para ter uma vista panorâmica dos arredores.

O Coração de Jesus foi concluído em 2011, depois de muita polêmica. Lembra que eu falei que o governo local tinha assumido que seria uma cópia adaptada do Cristo Redentor? Então, parece que parte da população não gostou e achou a obra cafona.

Querendo o povo ou não, a obra foi concluída e, depois de tudo pronto, os moradores até acharam a estátua simpática: eu achei linda, por sinal.

13) Cristo Rei de Vũng Tàu, Vietnã

A imagem do Cristo de Vũng Tàu foi construída pela Associação Católica na cidade de Vũng Tàu, no sul do país, e demorou quase 20 anos para ficar pronta.

A escultura do Cristo em pé mede 32 metros e esta sobre uma plataforma de 4 metros, o que dá um total de 36 metros de altura – por isso, ela é a maior estátua de Jesus na Ásia. A largura de um braço ao outro soma 18 metros e há uma escadaria de 133 degraus para subir pelo interior de estátua – dá para tirar uma foto no braço do Cristo. Topa?

O fato curioso dessa escultura é que o Vietnã é um país de maioria budista – é uma maioria absoluta mesmo -, mas, devido a colonização francesa e a influência norte-americana durante e depois das guerras, o cristianismo conseguiu penetrar em algumas camadas da sociedade e pode ser considerada uma religião bastante forte.

Um belo sinal disso é a imagem do Cristo Rei de Vũng Tàu.

14) Cristo Rei, Columbia

A cidade de Cali, além de ser a capital da salsa, também é a casa do Cristo Rei, a maior escultura de Jesus Cristo na Colômbia. Construído no alto de uma montanha, ele tem uma vista permanente da cidade – acredita que seu olhar de proteção sempre traz paz e sorte para a cidade.

Aliás, ele foi construído em 1953 justamente para ser o símbolo de paz na cidade, que já esteve entre as10 cidades mais violentas do mundo.

Foto: Alveart

A escultura dem 26 metros de altura, e está no topo das montanhas Los Cristales, a 1.440 metros acima no nível do mar. Então, se o seu plano é chegar bem perto da estátua, prepare os pulmões e fortaleça a sua fé.

Como fica numa área de periferia, é melhor usar táxi ou carros de aplicativos e evitar permanecer no local depois do anoitecer. Cristo pode fazer o milagre, mas a gente pode dar uma ajudinha, não é mesmp?

Foto: Alveart

15) Cristo Rei de Houches, France

A estátua do Cristo Rei de Houches é uma escultura gigantesca de 25 metros de altura, construída na cidade de Les Houches, nos alpes franceses. Erguida sobre uma rocha que desponta entre uma floresta nativa de coníferas, ela tem uma bela vista para o vale do Chamonix.

A construção começou em 1933 – poucos anos depois da inauguração do Cristo Redentor brasileiro – e terminou um ano depois.

O Cristo Rei de Houches fica ainda mais lindo quando a neve cai e deixa o monumento coberto por uma fina camada de gelo. Paisagem perfeita para quem está de viagem pelos alpes franceses, não acha?

A cidade é bem pequena, com pouco mais de 3.000 moradores, e é muito procurada por praticantes de esqui e outros esportes de neve. Então, agora você já sabe que a melhor época para visitar a cidade é o inverno, mas vá preparado para o frio.

Foto: Drone Alpes

16) Cristo Abençoador, Indonésia

O Cristo Abeçoador fica na cidade de Manado, na Indonésia, país de maioria muçulmana – 88% da população declarou seguir as regras do islã no último censo, feito em 2000. Porém, Manado foge à regra e tem maioria cristã, talvez isso justifique a presenta da estátua de Jesus Cristo na Cidade.

Ela é também ,um dos cinco destinos mais procurados da Indonésia, principalmente porque tem um aeroporto internacional muito bem conectado com outros países asiáticos, como Filipinas e Singapura e China.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

A escultura, que parece voar, tem 30 metros e está sobre um pedestal de 20 metros, o que faz com que ela tenha um uma altura final de 50 metros. Feita de fibra e metal, pesa apenas 60 toneladas – daí a possibilidade de fazê-la como se estivesse voando.

O Cristo Abençoador de Manado  é considerada a segunda maior escultura de Cristo na Ásia – a primeira fica no Vietnã – e a quarta  quarta mais alta do mundo.

17) Cristo Quebrado, México

Oficialmente chamado de Santuario del Cristo Roto, ele fica em uma das ilhas da Represa Presidente Calles, em San José de Garcia. A estátua é considerada uma das cinco maiores do México, com 25 metros de altura, e fica sobre uma base de três metros, totalizando 28 metros de altura.

A história da estátua é muito interessante: dizem que a imagem do Cristo despedaçado apareceu sem que qualquer pessoa pudesse explicar ssua origem. E, como ninguém manifestou ser seu dono da peça, ela foi levada para a igreja da pequena cidade, onde ficou guardado por longos anos, saindo apenas para as celebrações dos colonos, que adotaram o Cristo Despedaçado como padroeiro.

20 estátuas de Cristo pelo mundo

Como a imagem era feia aos olhos do padre, pois não tinha uma cruz, seu rosto estava desfigurado, faltava meia perna e um braço inteiro, ele decidiu dar uma melhorada no visual da estátua.

Mas, antes mesmo de começar seu trabalho, ele disse ter ouvido uma voz dizendo para deixar a estátua como estava, pois ela representada àqueles que tinham os membros quebrados, os irmãos mutilados, enfermos e oprimidos.

Assim, nada foi feito com a imagem original, que inspirada a escultura maior que hoje podemos visitar.

18) Cristo da Concórdia, Bolívia

Cristo da Concórdia é a segunda maior escultura  do mundo, perdendo apenas para o Cristo Rei, que fica na Polônia. Ela tem 34 metros de altura e fica sobre um pedestal de mais de seis metros, totalizando mais de 40 metros. A escultura tem os braços abertos, simbolizando a proteção de Cristo sobre a cidade.

Construída na Colina de San Pedro, a 265 metro de altura, em Cochabamba, o monumento tem, ainda, vista panorâmica e muito interessante da cidade: dá para subir nas escadas do interior da estátua e ver a cidades pelas aberturas.

20 estátuas de Cristo pelo mundo
Foto: Anakin

O Cristo da Concórdia foi criado para celebrar a visita do Papa João Paulo II à cidade, em 1988, mas a obra só ficou pronta em 1994.

Para chegar ao monumento, você pode caminhar e subir uma escada de 1.399 degraus, fazer o trajeto de teleférico ou ir de táxi ou ônibus.

Foto: Fernando Castellano

19) Cristo Branco, Peru

A montanha de Pukamuqu, nos arredores de Cusco, no Peru, é um mirante natural, de onde podemos ter uma vista panorâmica da antiga Cidade Inca e de toda a herança deixada da civilização que dominou boa parte da América do Sul.

É no topo desta montanha, a 3.600 metros de altitude que foi erguido o Cristo Branco, que, apesar de ser muito conhecido, pouco se sabe sobre sua origem.

Foto: Ryan Tomko

O Cristo Branco é uma da herança árabe, doada pela colônia palestina à cidade de Cusco. Na verdade, a ideia de presentear a cidade com uma imagem cristã surgiu de dois negociantes de seda que tiveram muito lucro na cidade e, queriam, de alguma forma, retribuir isso aos seus moradores.

A construção foi concluída em 1945 e tem oito metros de altura.

20) Cristo Rei, México

No topo do Cerro del Cubilete, a estátua de Cristo Rei alcança uma altitude de 2.700 metros. É algo impressionando, principalmente se consideramos que ela está cercada por uma área árida, bem característico do estado de Guanajuato, no México.

A obra foi concluída em 1944 e, mais uma vez, traz certas semelhanças com o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, principalmente por seguir o estilo art déco, com linhas mais retas e desenhos abstratos.

Foto: Guanajuato México

O Cristo Rei é um dos memoriais religiosos mais importantes do México, principalmente porque fica no centro do país, e atrai pessoas de todas as regiões. Mas, não é apenas por isso que ele é tão amado.

Antes da atual escultura, havia uma outra menor no mesmo lugar, mas ela foi destruída por um ex-presidente – e antirreligioso fanático – durante a Revolução Mexicana. Como sinal da vitória do povo, o Cristo Rei foi reconstruído maior, mais bonito e mais imponente, com 20 metros de altura.

Foto: Guanajuato México

Gostou de conhecer mais estátuas de Cristo pelo mundo?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário que eu respondo, e aproveita para ver mais dicas. Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

28 respostas

  1. Também a uma estátua do Cristo em São Desidério na Bahia.
    Morei próximo ao município, não tenho outras informações sobre ela, mas se parece muito com o Cristo Redentor do Rio.

  2. Tem um Cristo na cidade de Vitória da Conquista-BA, que é o maior Cristo crucificado do mundo, fica no alto de uma serra. Muito lindo.

  3. Agradeço pelas curiosas informaçõesd, muitas inéditas para mim. A título de contribuição, gostaria de ressaltar que o PRIMEIRO monumento do Cristo Ressuscitado abençoado uma cidade no Brasil ocorreu em Juiz de Fora. Foi construido 25 anos do Corcovado. Era a passagem de século, 1900, e o empresário católico Francisco Baptista de Oliveira para comemorar a data, mandou erguer, na montanha mais alta da cidade uma cruz. No entanto, ele não ficou satisfeito e resolveu construir um “monumento permanente”. Contratou a empresa local, Cia. Pantaleone Arcuri que construiu o pedestal que é uma capelinha e sobre ele foi colocado uma imagem do Cristo Redentor, feita em bronze na França e pesando 1.200 quilos. Inaugurada em 1906 com a presença do Bispo de Mariana, maior autoridade católica no estado mineiro naquela época. Atualmente a montanha chama-se Morro do Cristo e contem também um grande mirante de onde se avista boa parte da cidade de Juiz de Fora,

  4. Podem fazer maior que o Cristo Redentor do RJ mas nunca conseguirão fazer com a vista mais bonita.❤️✌🏼

  5. “CRISTO REI DA MADEIRA – O MAIS ANTIGO DO MUNDO
    Mundo dos Viajantesabril 13, 2021 Destinos, Europa, Ilha da Madeira, Portugal, Uncategorized

    O Cristo Rei da Madeira está situado no topo de uma colina na Ponta do Garajau na Ilha da Madeira. A Estátua do Cristo Rei possui um mirante com uma excelente vista sobre o Oceano Atlântico, de lá podemos observar a baía do Funchal e a praia do Garajau onde você pode ter acesso através de um teleférico que fica ao lado do Monumento ou pela estrada que leva até o estacionamento.

    O Monumento do Cristo Rei possui 14 metros de altura (Pedestal + Estátua) e foi inaugurado em 1927.

    O Monumento do Cristo Rei da Madeira é o Monumento de Cristo Rei mais antigo construído no Mundo dentro os existentes, porém não é o maior. Em terceiro lugar encontra-se o famoso Cristo Rendentor localizado no Rio de Janeiro, Brasil, que foi inaugurado em 1931 com 30 metros de altura. Em segundo lugar o Cristo Rei da Bolívia e em primeiro lugar o Cristo Rei da Polónia inaugurado em 2010 com 33 metros de altura.

    Aproveitamos a visita ao Cristo Rei para conhecer também a praia do Garajau. A praia do Garajau possui uma boa estrutura com estacionamento, banheiros e um restaurante. Como estava fora da alta temporada não tivemos problema em descer de carro pela sua estrada, mas acreditamos que na alta temporada devido ao maior movimento sugerimos sua visita através do teleférico que custa apenas 3 euros (ida e volta), uma vez que a estrada é estreita, só passa um carro por vez e não há um controle de subida ou descida de veiculos, ao menos quando estivemos lá não havia no mês de março de 2021.

    Ficamos encantados com o mirante, o monumento do Cristo Rei e praia do Garajau, portanto recomendamos um passeio pelo local”

  6. Existe um Cristo Redentor em Poços de Caldas – MG e Colatina – ES.
    Ficou faltando citar o Cristo Redentor de Tucumán, na Argentina.
    Conheço as 3.

    Porém a do RJ eu nunca fui. E moro no Rio, hein.

  7. Eu te convido para vir conhecer o Cristo Protetor (ainda não está pronta), na minha cidade de Encantado RS, mas já atrai muitos turistas, pois é a maior do Brasil é por enquanto a segunda maior do mundo. Não tem a visão do mar, mas tem a visão do belo Rio Taquari que banha a cidade e belas paisagens de montanhas.

  8. Existe uma Estátua de Cristo em Valinhos SP, Brasil, fica próximo a Fonte Sônia.Conforme foto abaixo:Existe um projeto que prevê a abertura de um parque público e construção de um residencial na Fonte Sônia, em Valinhos (SP), mas a maioria dos protetores do meio ambiente são contra.A área com 2,5 milhões de metros quadrados, o equivalente a 350 campos de futebol, está fechada para visitações há três anos, desde a compra pela empresa FS Empreendimentos Imobiliários. No local há casarões e capelas com estruturas danificadas, pedalinhos expostos às condições climáticas e uma estátua do Cristo pichada e rodeada por garrafas descartadas.Quem percorre a entrada principal se depara com lagos, antigos quiosques, um bar desativado e, atrás da estrutura antes usada por um hotel, há espaço que lembra uma queda d’água. Além disso, gados e cavalos são mantidos pela companhia em trecho mais distante da principal portaria de acesso, onde estão previstos parte dos 1,2 mil lotes que devem formar o condomínio.

  9. Faltou a do Cristo na 4⁰ cidade mais antiga do Brasil. Em São Cristóvão-SE temos uma estátua abandonada pelos gestores locais.

  10. N na vdd a maior do mundo tá sendo construída no México vai ter 77 mentros de altura a de encantado e a maior da América do Sul, mais eu acho q a do Rio de Janeiro vai continuar sendo a mais conhecida, e olha q tem outros mais velhos do q a do Rio só q eu acho q ela e conhecida pq tá nas 7 maravilhas do mundo

  11. Em Encantado, no Estado do Rio Grande do Sul, esta sendo erguido o “Cristo Protetor de Encantado”, a altura da Estátua é de 37,00 metros e o pedestal mais 6,50 metros, totalizando 43,50 metros, creio ser a maior escultura do mundo.

  12. Fico muito feliz em saber que o Rio de Janeiro, território nacional, contamos com uma estatua do Cristo Redentor e ser um dos principais cartões-postais da Cidade. Porém por que não fazer uma lista e tentar conhecer todas as demais?! Trabalho como Concierge e não vejo a hora de voltar a planejar as viagens dos meus clientes! Mas até lá, estamos com diversas ações para contribuir a permanência em casa, com guias para facilitar o dia a dia!

  13. Sim foi Bom saber que tem mais imagem do Cristo rendetor ,pelos mundo ,eu nen imaginava, eu pensava que só tinha um cristo no Rio Janeiro,, e não tinha mais em outro lugar,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo