Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Havana: atrações imperdíveis da capital cubana

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Havana

Havana tem destaque na minha história de viajante. Só que para ir além dos clichês da cidade, é muito importante planejar o que fazer em Havana.

Eu digo isso, porque além de conhecer os pontos turísticos, é bom destinar um tempo para caminhar pelas ruas absorvendo um pouco da vida na cidade: você vai notar que Havana parece ter parado no tempo.

Porém, mesmo que você queira fugir dos lugares comuns, é importante prestar atenção nos pontos mais emblemáticos, aqueles famosos cartões-postais da cidade.

O que fazer em Havana

Eu passei cinco dias em Havana e visitei todos os lugares que descrevo. Mas, se você terminar a viagem achando que o tempo foi pouco – assim como eu –, fique tranquilo, porque Havana merece várias visitas.

O que fazer em Havana

Praça da Revolução

Este é um lugar indispensável para sua lista de coisas para ver e fazer em Havana. Visitar a Praça da Revolução reforça todos os clichês da cidade, com a clássica imagem de Che Guevara estampada na parede do Ministério do Interior.

Palco dos clássicos pronunciamentos de Fidel Castro, ela foi construída pelo ex-ditador Fulgencio Batista. O nome era Plaza Cívica. Pelo menos até 1959, quando os rebeldes marxistas cubanos derrubaram o governo totalitário que massacrava o país.

Para entender melhor a importância deste lugar, leia: Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana.

Memorial José Martí

Em frente à Praça da Revolução, você encontra uma grande estátua de José Martí e um observatório com quase 130 metros de altura.

Esse é o ponto mais alto da cidade. Então, fique à vontade para admirar a visão panorâmica privilegiada de Havana.

O que fazer em Havana

Para conhecer o interior do Memorial José Martí e subir no elevador é preciso pagar CUP 120.

Capitólio Nacional

Esse lugar jamais pode ficar de fora da sua lista de coisas para ver e fazer em Havana. Construção imponente da cidade, o Capitólio é uma das principais atrações turísticas de Havana e, realmente, vale uma visita.

O prédio foi a sede do governo nacional até a revolução cubana. Hoje, é a sede da Academia de Ciências e da Biblioteca Nacional.

Reserve um tempo para apreciar a impressionante fachada e sua grande escadaria protegida por colunas de 14 metros de altura.

Um fato muito curioso sobre esse lugar é que ele foi  inspirado no capitólio americano,  que fica em Washington.

O que fazer em Havana

Museu da Revolução

O acervo do Museo de la Revolución é vasto e cheio de objetos, fotos e documentos que contam a história da Revolução Cubana e de seus participantes, entre eles, Fidel Castro, seu irmão Raul, Che Guevara e Camilo Cienfuegos.

São três andares com exposições bem interessantes. Para aproveitar melhor a visita, eu sugiro que você destine, pelo menos, duas horas para conhecer o Museu. Entender esse momento histórico da vida de Cuba será indispensável para sua viagem.

A entrada custa CUP 192 e as visitas podem ser feitas todos os dias, das 9h30 às 16h.

Fábrica de charuto

Não há como negar que um dos maiores símbolos de Cuba é o charuto – chamado de tabaco pelos cubanos. Só que há uma grande pegadinha: as lojas que encontramos nas ruas de Cuba são apenas para gringo ver.

O que vi foram preços exorbitantes, caixas cheias de enfeites e personalizadas e, mesmo assim, existe a chance de você comprar algo falsificado.

O que fazer em Havana

Um golpe muito aplicado em turistas acontece quando alguém convida para conhecer uma cooperativa de tabaco.

Supostamente, eles vendem produtos mais baratos. Só que isso nada mais é do que uma farsa para vender produtos falsos.

Se quiser conhecer uma fábrica de verdade, você pode visitar a Partagás. Ela é a única que aceita visitas e é onde você pode comprar seu charuto sem medo, mas, claro, vai pagar mais caro por isso.

O que fazer em Havana

A antiga fábrica da Partagás que funcionava atrás do Capitólio fechou e, hoje, o prédio é apenas uma loja. A fábrica voltou a funcionar no seu antigo prédio. A entrada custa CUP 240.

Museu do Rum

Dá para visitar uma antiga fábrica de produção de rum, mas esse é um programa bem turístico. Para mim, é meio sem graça.

Você paga CUP 168 para fazer um passeio guiado e vê objetos utilizados na produção da mais famosa bebida do país.

Malecón

Caminhar no Malecón é um programa imperdível. Na avenida beira-mar, a Calle Primera, tem um calçadão largo e muito movimentado, especialmente no pôr do sol. Aos sábados à noite, a movimentação triplica.

A sensação que tive é que esse lugar é ponto de encontro da cidade. É onde jovens aparecem para se encontrar – lembra que a internet não é tão popular em Cuba? Então, coloque isso em sua lista de coisas para fazer em Havana.

O que fazer em Havana

Havana Vieja

O Centro Histórico de Havana é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. Há tantas coisas legais para ver que um dia é pouco. Dá pra fazer tudo caminhando e esse é o grande barato.

O que fazer em Havana

Na parte mais turística, há bares, restaurantes e muitas lojas. Nas ruelas menos movimentadas, moradores aproveitam para colocar a conversa em dia com o vizinho e fazem suas atividades rotineiras.  É esse lado de Havana que eu gostaria que você descobrisse. 

O que fazer em Havana

Claro, você pode – e deve – entrar nos museus, nas igrejas, como a Catedral de São Cristóvão, e fazer todos os programas mais turísticos, mas destinar uma atenção para observar o povo da cidade faz toda diferença.

E não será fácil puxar um assunto: uma boa ideia é falar sobre as novelas brasileiras, já que elas são idolatradas pelos cubanos.

Castelo da Força Real

Eu não acho que este seja um lugar indispensável para sua lista do que fazer em Havana. Honestamente, apesar de ser o forte mais antigo das Américas, hoje, ele abriga o Museu Marítimo, que tem um acervo bem simples.

O que fazer em Havana

O legal mesmo é a arquitetura do lugar, mas para entrar é preciso pagar CUP 72. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h30 às 17h.

Castillo del Morro

Atravesse o túnel da cidade para chegar ao Castillo del Morro. Ele fica na entrada do canal para a Baía de Havana, e foi projetado para evitar invasões de piratas e corsários.

A construção do El Castillo de los Reyes Magos del Morro começou em 1585, como um pilar fundamental na vigilância e proteção da cidade.

O que fazer em Havana

O farol e sua torre mais alta, junto com as dezenas de canhões, talvez sejam as características mais emblemáticas da fortaleza.

Uma boa dica é aproveitar seu tempo para passear pelos corredores que parecem labirintos, observar o mar e ver Havana por outro ângulo. A visita pode ser feita todos os dias, das 9h30 às 17h, e custa CUP 120.

Fortaleza de San Carlos de La Cabaña

Esta é a maior fortaleza da América Latina. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, a construção também ocupa um dos lados da entrada do canal para a Baía de Havana.

De longe, você percebe a imponência e a grandiosidade do prédio. Mas, é caminhando dentro dele que a gente visita o escritório de onde Che Guevara comandou parte das tropas cubanas por algum tempo.

Depois da tomada do poder, Che acompanhou, pessoalmente, o fuzilamento daqueles que representavam uma ameaça aos ideais defendidos por seu líder, Fidel Castro.

Em sua maioria, eles eram partidários do ex-ditador Fulgêncio Batista, que tinham sido condenados, à revelia, por crimes de guerra.

Hoje, no prédio do antigo escritório, funciona um museu. Dá para ver objetos, fotos e documentos do revolucionário mais amado de Cuba.

Um item bem curioso é a cópia do passaporte de Che Guevara disfarçado de Ramón Benítez Hernández, que ele usou para entrar na Bolívia, em 1966, sem ser capturado.

Cristo de Havana

Ainda do outro lado da Baía de Havana, você pode conhecer o Cristo de la Habana, uma enorme estátua de mármore de Jesus Cristo que, ao longo das décadas, tornou-se um ícone da cidade. Por isso, ele deve estar na sua programação de atividades para fazer em Havana.

Dizem que é a segunda estátua de Cristo mais famosa do mundo, depois do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Ela tem 20 metros de altura, mas como fica no topo de uma colina de 80 metros. A gente consegue observá-los de vários pontos da cidade. A visita é gratuita.

O que fazer em Havana

Drogueria Johnson

Um dos lugares que descobri caminhando pelas ruas de Havana foi essa antiga farmácia. A Gran Farmacia Johnson foi fundada em 1886, mas foi a partir de 1914 que ela passou a ocupar o prédio atual, na Calle Obispo. A visita é um dos programas gratuitos que você pode fazer em Havana.

Além de vender remédios, a empresa foi uma das pioneiras na produção de perfumes e desodorantes. Depois da revolução cubana, a farmácia foi nacionalizada e funcionou bem até 2006, quando o prédio pegou fogo.

No incêndio, foram destruídos não apenas a estrutura do prédio, mas porcelanas, cristais e equipamentos históricos que nunca mais foram recuperados.

Depois de uma restauração longa, o prédio voltou a funcionar como um tipo de museu, vendendo apenas produtos produzidos por terceiros. Ah! O nome Johnson & Johnson nada tem a ver com a marca que hoje conhecemos.

La Bodeguita del Medio

Este poderia ser apenas mais um restaurante, mas entra para a lista do que fazer em Havana por ter um valor histórico na cultura de Cuba.

O La Bodeguita fica em Havana Vieja e serve pratos típicos da culinária local. Mas, seu maior atrativo é, na verdade, uma bebida: a receita original do mojito surgiu neste lugar, por isso a visita é indispensável.

O restaurante abre para almoço, a partir do meio-dia. Na prática, você vai comer as mesmas coisas que comeria em qualquer outro lugar, só que pagando bem mais.

Então, a minha dica é entrar, comprar um mojito e tomar na calçada ouvindo a música do La Bodeguita del Medio.

O que fazer em Havana

Paseo del Prado

O Paseo del Prado nada mais é que um calçadão urbano que nos leva até o Capitólio Nacional. Mas, não se engane pela simplicidade da definição.

Andar por ele é um programa relaxante, para curtir a paisagem bonita e arborizada. Este é um ambiente limpo com diversas crianças brincando e artistas expondo arte todos os dias.

Um fato engraçado é que muitas pessoas usam essa área para acessar a internet. Então, não se espante quando vir pessoas usando o computador.

Caminhos de Che Guevara

Apesar de ter nascido na Argentina, Ernesto Guevara de la Serna se tornou um dos maiores ícones da Revolução Cubana, que tomou o país em 1959 e, até hoje, está no poder.

Nas ruas da capital, tudo nos lembra sua trajetória e, para conhecer um pouco mais de seu legado, eu sugiro que você visite alguns lugares onde morou e trabalhou Che Guevara em Havana.

O que fazer em Havana

É possível visitar diversos pontos turísticos relacionados a um dos maiores ícones da Revolução Cubana. Por todo lado, na cidade, você encontra fotos, memoriais e cartazes de Che em Havana.

Tudo comprovando o quão venerado ele é pelos cubanos. Para conhecer um pouco mais de seu legado, e incluir esse roteiro nas atividades para fazer em Havana, eu sugiro que você leia: Os caminhos de Che Guevara em Havana.

O que fazer em Havana

O que eu poderia deixar de mais importante como dica para uma viagem a Havana é: tenha tempo para conversar com os cubanos.

De alma alegre, extremamente bem educados e ávidos por conversas sobre assuntos tão admirados por eles, como as novelas brasileiras, os cubanos recebem muito bem os brasileiros e nos permitem voltar para casa com uma visão mais completa de Cuba.

Eles compartilham um pouco de si e nos oferecem muito sobre quem são. Esses encontros que acontecem durante uma viagem nunca se apagarão de nossa memória.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Olá Alteir, tudo bem?
    Estou indo para Cuba em novembro, estou com duvida em relação ao visto cubano.
    Será que você poderia me ajudar?
    Muito obrigada.

  2. Difícil dizer, Ana.
    Viajar sempre exige ter uma reserva de grana e viajar com crianças imagino que seja ainda mais essencial.
    Avalie, mas não deixe de ir porque será uma grande experiência.
    Um abraço.

  3. tenho 2 filhos de 14 anos e 1 filha de 6 anos e o Lucas de 30,eu e César gostamos muito de viajar e proporcionar a eles experiências diferentes, pensei que uma viagem como esta muito cara.Vc pensA que precisamos de algo mais?fora as suas dicas.
    obrigada

  4. Que maravilha, Marta.

    Vale muito a pena conhecer Cuba.
    Se você gosta de praia, então, vai adorar.
    O mar mais lindo que já vi no mundo.

    Um abraço.

  5. Eu nunca tive Coragem de Viajar para Cuba…
    Porém agora estou Curiosa.
    Gostei das suas Dicas.

  6. EU não tinha a menor idéia que cuba era tão interessante! Com certeza lerei mais dos seus artigos sobre… Quem saabe consigo planejar uma viagem para lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *