Seguro viagem para Cuba é obrigatório: sem ele, você não pode entrar no país

0

Atualizado em 10 de junho de 2021

Seguro viagem para Cuba

Muita gente que está planejando uma viagem para a ilha de Fidel Castro se esbarra nesta dúvida: o seguro viagem para Cuba é obrigatório? Sim, é obrigatório e, sem ele, você pode ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente os cidadãos que moram no país, e até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado, e a estatal responsável pelo controle e oferecimento dos serviços é a Assistur.

Seguro viagem para Cuba

O seguro pode ser adquirido antes de sua viagem ou na chegada. Porém, eu realmente indico que você  compre com uma empresa brasileira,  pois, caso precise de atendimento, todas as instruções serão dadas em português.

Além disso, se necessitar de reembolso ou qualquer outro procedimento que fuja dos padrões – como processos judiciais, por exemplo –, você estará mais bem amparado pela legislação brasileira.

Além do seguro viagem, brasileiros também precisam de visto para entrar no país, como eu mostro em: Como comprar o visto para Cuba, e do Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela.

Seguro viagem para Cuba

Quanto custa o seguro viagem para Cuba

Eu passei 12 dias na ilha e o seguro viagem para Cuba custou menos de R$ 180. A média de preços do seguro varia entre CUP 60 e 72, dependendo das coberturas. Turistas com mais de 70 anos pagam mais caro, entre CUP 108 e 120.

É importantíssimo saber que os viajantes que desejam participar de competições esportivas ou praticar esportes de alto risco, como alpinismo, paraquedismo e mergulho, por exemplo, deverão informar isso no ato da compra do seguro. Nesses casos, uma taxa extra de CUP 48, por dia, será acrescentada ao seguro.

Outra coisa que eu preciso dizer é que o seguro, quando comprado no Brasil, cobre, além de gastos com despesas médicas, custos com dentista e medicamentos. Além disso, tem reembolso no caso de cancelamento da viagem, danos e extravio de bagagem.

Onde comprar o seguro

Não é qualquer empresa que pode vender seguro viagem para Cuba. É que o governo controla os serviços e tem uma lista com as operadoras aprovadas. Eu sempre oriento comprar com a Seguros Promo, empresa com quem comprei e, por isso, indico.

Na verdade, ela faz um comparativo de várias empresas que oferecem o seguro viagem para Cuba. Com isso, você pode escolher o melhor preço e os serviços que deseja contratar.

Seguro viagem para Cuba

Dicas básicas de saúde

Eu aconselho a levar na viagem a medicação básica que você geralmente necessita. Afinal, as farmácias cubanas são precárias e sempre há falta dos remédios mais procurados, como antialérgicos e analgésicos, por exemplo. Mas, claro, é sempre fundamental consultar seu médico antes.

Não é aconselhável beber água da torneira. Entretanto, tenha cuidado para não se desidratar, porque o calor é intenso. Usar repelente e protetor solar são essenciais para sua saúde e conforto.

Depois que Cuba unificou a moeda, produtos e serviços têm tido aumentos consideráveis. Portanto, é importante saber que os preços apresentados servem apenas como base para seu planejamento, que deve incluir com uma margem de segurança de 10% a 20%.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba. Veja como obter o visto no aeroporto.
Documentos | É preciso apresentar o passaporte dentro do prazo de validade. Carteira de identidade não é aceita.
Dinheiro| Cuba unificou as duas moedas que circulavam no país em janeiro de 2021. O peso cubano tem câmbio fixo: CUP 24 valem USD 1. Saiba mais: Dinheiro em Cuba.
Vacinas | A vacina contra febre amarela é obrigatória e, sem o Certificado Internacional de Vacinação, você não entra no país. Veja como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é obrigatório para entrar em Cuba. Sem ele, você pode ser impedido até mesmo de embarcar para o país.

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

No caso de Cuba, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em Cuba? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário