Como chegar a Cayo Largo: dicas para conhecer as melhores praias de Cuba

19

Atualizado em 18 de junho de 2021

Como chegar a Cayo Largo

Cayo Largo del Sur é uma ilhota a cerca de 70 quilômetro da ilha principal de Cuba. Destino espetacular, ela ganhou a atenção de muitos viajantes e é fácil entender porque: as praias são espetaculares e o mar tem um tom azulado impressionante. Mas, você sabe como chegar a Cayo Largo?

É isso que eu explico em detalhes a partir de agora.

Como chegar a Cayo Largo

A única forma de chegar a Cayo Largo é de avião. O Aeroporto Internacional Vilo Acuña (CYO) é bem pequeno, mas tem serviços básicos, como lanchonetes e lojinhas de conveniência.

A Aerogaviota é principal companhia que opera a rota saindo de Havana e de outras cidades. Para comprar a passagem, você precisa procurar a Cubatur, agência de turismo governamental que freta os voos da empresa.

Mas, antes, eu sugiro que você veja como funcionam as agências de viagem em Cuba.

As aeronaves partem do Aeroporto de Havana (UPB), que fica na Praia de Baracoa, a 30 quilômetros do Centro e a viagem dura cerca de 30 minutos.

→ Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

O serviço oferecido pela companhia é básico: a aeronave é pequena e tem o conforto necessário para voos curtos, como o que sai de Havana para chegar a Cayo Largo.

Como chegar a Cayo Largo

O que espanta mesmo é o atendimento em terra, na hora do check-in. No balcão do aeroporto, o atendimento dos funcionários quase sempre é precário: parece que eles não têm interesse algum em nos ajudar. Para completar, todo o processo é manual e muito amador.

Pacotes de viagem valem a pena?

Se quiser passar apenas um dia em Cayo Largo, o pacote que inclui as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio, os traslados e o almoço, custa cerca de CUP 5.500. O ônibus da empresa pega os passageiros no hotel por volta das 4h e o retorno é depois das 20h.

Se quiser ir de forma independente, será preciso pagar cerca de CUP 3.840 pelos voos de ida e volta, e uma diária no Hotel Pelicano, por exemplo, custa CUP 6.240, por pessoa.

Geralmente, o pacote vendido pela Cubatur já inclui o traslado do hotel até o aeroporto, mas é sempre bom confirmar tudo com a atendente, pois atrasos e cancelamentos são constantes e sem explicação compreensível.

Como chegar a Cayo Largo

Quando comprei meu pacote, a vendedora me explicou que eu deveria estar pronto para embarcar às 7h, mas que a confirmação do voo só seria dada no aeroporto.

Na prática, você pode ter que esperar horas sem informações. Além disso, se você estiver indo para o passeio de um dia – como eu fiz – e se o voo sair depois das 10h, a Cubatur cancela sua partida, pois, segundo eles, não haverá mais tempo suficiente para fazer o passeio.

Quanto custa viajar para Cayo Largo

O mesmo acontece com quem está querendo pernoitar na ilha. A própria agência não indica ficar menos que uma noite, já que os voos podem atrasar, fazendo você perder a diária.

Eu conheci um viajante que comprou um pacote de dois dias para Cayo Largo. Seu voo estava marcado para às 7h, só que a aeronave saiu de Havana às 16h. Ou seja, ele perdeu um dia inteiro de passeio na ilha e, praticamente, meia diária no hotel.

Eu estou contado isso não é para desencorajar ninguém. Pelo contrário! Eu acho que Cayo Largo é imperdível, mas é bom viajar sabendo como as coisas acontecem na vida real, porque muitos relatos que vemos por aí apenas contam o lado bom das coisas, e nós sabemos que nem sempre é assim.

Como se locomover em Cayo Largo

Se você vai ficar apenas um dia na ilha e contratou o pacote da Cubatur, essa não será sua preocupação, porque todo o traslado é feito pela empresa.

Para quem vai ficar hospedado em Cayo Largo, há algumas opções na ilha. Uma delas é o táxi. Uma viagem do Pueblo – o pequeno centro – até Playa Sirena, uma das mais famosas daqui, custa cerca de CUP 250.

Outra opção é usar o bondinho que circula a ilha parando em cada hotel. Eu não usei este serviço e, infelizmente, não tenho mais informações. Mas acredito que seja fácil se informar na recepção dos hotéis.

Como chegar a Cayo Largo

O passeio de catamarã

Uma coisa que você deve fazer logo que chegar a Cayo Largo é contratar um passeio de catamarã. A bordo da embarcação, você visitará ilhotas, praias e mergulhará no mais lindo mar de Cuba. Isso eu explico em: Um dia em Cayo Largo.

O passeio no catamarã custa CUP 1,150. Nesse valor, estão inclusos o guia, o almoço, todas as bebidas e os equipamentos para esnórquel.

Depois que Cuba unificou a moeda, produtos e serviços têm tido aumentos consideráveis. Portanto, é importante saber que os preços apresentados servem apenas como base para seu planejamento, que deve incluir com uma margem de segurança de 10% a 20%.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.
Documentos | É preciso apresentar o passaporte dentro do prazo de validade e o seguro viagem é obrigatório.
Dinheiro| Cuba unificou as duas moedas que circulavam no país em janeiro de 2021. O peso cubano tem câmbio fixo: CUP 24 valem USD 1. Saiba como trocar e como usar o seu dinheiro em Cuba.
Vacinas | As vacinas contra covid-19 (veja abaixo) e febre amarela são obrigatórias e sem o Certificado você não entra no país. Veja como solicitar o certificado para febre amarela e para covid-19.

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

Cuba adotou rígidas medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros. Por isso, você precisa estar preparado para fornecer os seguintes comprovantes na hora de entrar no país:

  1. Seguro viagem com cobertura para covid-19, exigido de todos os viajantes – faça uma cotação do seguro viagem;
  2. Certificado de vacinação contra covid-19 com pelo menos duas doses (ou dose única) – esta regra não se aplica a viajantes menores de 12 anos ou que não podem ser vacinados por questões de saúde (é preciso apresentar laudo médico) – veja como emitir o comprovante nacional e internacional.
  3. Resultado negativo de teste RT-PCR realizado até 72 horas antes da chegada ao país;
  4. Enviar o Formulário de Saúde preenchido até três dias antes da chegada ao país;
  5. Certificado de vacinação contra febre amarela (CIVP) –veja como solicitar o CIVP pela internet.

O seguro pode ser adquirido antes de sua viagem ou na chegada. Porém, eu realmente indico que você compre com uma empresa brasileira, pois, caso precise de atendimento, todas as instruções serão dadas em português.

Além disso, se necessitar de reembolso ou qualquer outro procedimento que fuja dos padrões – como processos judiciais, por exemplo –, você estará mais bem amparado pela legislação brasileira.

Você pode acompanhar atualizações sobre o controle sanitário no Manual do Viajante produzido pelo governo cubano.

RETORNO AO BRASIL

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo ou RT-PCR, coletado até das 72 horas antes do embarque.

SEGURO VIAGEM

 O seguro viagem para Cuba é obrigatório.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem moram no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado, e a estatal responsável pelo controle e oferecimento dos serviços é a Assistur.

Não é qualquer empresa que pode vender seguro viagem para Cuba. É que o governo controla os serviços e tem uma lista com as operadoras aprovadas. Eu sempre oriento comprar com a Seguros Promo, empresa com quem comprei e, por isso, indico.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Cuba.