Bate-volta: um dia em Cayo Largo

10

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Um dos paraísos de Cuba fica a pouco mais de 190 quilômetros de Havana. Pode acreditar, você vai se arrepender se voltar da viagem sem pisar por aqui. Mesmo se estiver com o orçamento apertado ou com o tempo corrido, se programe para passar, pelo menos, um dia em Cayo Largo.

O bate-volta saindo de Havana é perfeitamente possível. Mas, é preciso estar atento a alguns ponto para sua viagem não ser frustrada. Com tudo certo, você vai se deparar com o mar mais lindo que já vi e visitar uma das praias mais bonitas do mundo, segundo os leitores do TripAdvisor.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

O mar incrivelmente azul de Cayo Largo.

Um dia em Cayo Largo

Antes de passar para as informações práticas, vou explicar como foi o meu passeio de um dia em Cayo Largo. Eu comprei um pacote, em Cuba mesmo, logo nos primeiros dias de viagem. porque queria garantir que meu roteiro seguiria como planejado.

Mesmo assim, a confirmação do voo só foi feita no dia anterior, já que tudo depende da quantidade de passageiros para definir a rota e das condições meteorológicas na ilhota. Teoricamente, o voo é direto – de Cayo Largo para Havana –, mas o meu teve uma escala em Cayo Santa María.

https://www.penaestrada.blog.br/guia-de-cuba-todas-as-informacoes/

Neste ponto, você precisa ter muita atenção. Os voos são cancelados ou atrasados com muita frequência e, aparentemente, sem uma justificativa compreensível. Se isso acontecer, dependendo do caso, o seu passeio por Cayo Largo pode ser prejudicado, porque você terá menos tempo na ilhota.

A Cubatur, agência que vende os pacotes para Cayo Largo, geralmente devolve o valor pago pela viagem e nada além disso. Embora você não fique no prejuízo, a frustração de não chegar ao seu destino é terrível.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

O caminho para o paraiso.

Um mar de belezas

Depois de chegar a Cayo Largo, nenhum outro imprevisto aconteceu. Meu grupo tinha cerca de oito pessoas, e a guia nos conduziu até o píer de onde parte o catamarã. A embarcação é confortável, a tripulação, bastante amigável, e o serviço de bordo é bom: frutas e bebidas são servidas o tempo todo.

A primeira parada é na Ilha das Iguanas, um lugar bem exótico e lindo, como eu mostro em: A Ilha das Iguanas em Cayo Largo. Ficamos neste lugar por cerca de meia-hora e seguimos para o mergulho.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

A exótica Ilha das Iguanas.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

Os animais vieram para cá fugindo dos predadores.

O barco para no meio do mar e nós podemos, então, mergulhar junto com peixes – muitos peixes – de vários tamanhos e cores. Foi uma experiência sensacional, talvez, uma das melhores que já tive, semelhante à de quando nadei com tartarugas em Barbados.

Em seguida, nos dirigimos às praias Sirena e Paraiso, como eu mostro em: Playa Paraiso, uma das melhores do mundo e Cayo Largo: a imperdível Playa Sirena. O almoço é na Playa Sirena. O restaurante é bem no estilo praia, claro, e a comida é boa.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

Mergulhar nesse lugar foi uma das coisas mais incríveis que já fiz.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

São muitos peixes de cores e tamanhos diferentes.

Nas praias tivemos bastante tempo livre, o que nos permitiu caminhar, tomar mais banho de mar e até descansar. O barco retornou ao píer por volta das 17h. De lá, seguimos para o aeroporto, chegando a Havana por volta das 20h.

Planeje seu dia em Cayo Largo

Quanto custa | Você vai gastar, pelo menos, CUC 229 para passar o dia em Cayo Largo. Esse é o preço do pacote que inclui as passagens aéreas de ida e volta, saindo de Havana, o passeio de catamarã, os traslados e o almoço.

O passeio de catamarã tem paradas em vários lugares. No valor, estão inclusos o guia, o almoço, todas as bebidas – inclusive alcoólicas – e os equipamentos para mergulho com esnórquel. No pacote, a partida acontece por volta das 4h e o retorno é depois das 20h.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

A Playa Paraiso é considerada uma das mais lindas do mundo.

Se quiser ir de forma independente, será preciso pagar cerca de CUC 160, pelos voos de ida e volta, além do passeio de catamarã, que custa CUC 48, pelos traslados e pelo guia, se considerar necessário.

Eu aconselho comprar o pacote, porque a companhia aérea tem voos cancelados com frequência e sempre dá preferência para quem comprou tudo com a Cubatur.

Para ficar mais de um dia na ilha, dê uma olhada na lista de hotéis all inclusive para sua temporada.

Veja como funciona a moeda cubana em: Dinheiro em Cuba: câmbio, taxas e saques.

Onde comprar | A Cubatur tem exclusividade nos passeios de Cayo Largo, por isso, os preços são tabelados e é impossível conseguir um desconto.

Apesar de ter um site e um email de contato, a agência não costuma responder as mensagens enviadas. Para contratar, você deverá ir até uma das agências ou procurar um balcão da empresa nos principais hotéis do país.

O pagamento deve ser feito em dinheiro. Eu explico como são esses serviços em: Como funcionam as agências de viagem em Cuba.

Cayo Largo: a imperdível Playa Sirena

A Playa Sirena é uma das paradas do catamarã.

Quando ir | A melhor época para visitar Cayo Largo é durante o inverno, que é, simplesmente, a estação seca de Cuba, já que chove menos. A alta temporada vai de dezembro a março, quando os preços ficam mais altos e os hotéis mais lotados. Julho e agosto são os meses mais quentes e o calor é insuportável.

temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos. Veja outros detalhes em: Veja mais em: Quando ir a Cayo Largo.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

A comida do restaurante é simples, mas boa.

Como chegar | A única forma de chegar a Cayo Largo é de avião. O Aeroporto Internacional Vilo Acuña (CYO) é bem pequeno, mas tem serviços básicos. A Aerogaviota é principal companhia que opera aqui, mas para comprar a passagem, você precisará procurar a Cubatur, já que os voos são fretados pela empresa.

As aeronaves partem do Aeroporto de Havana (UPB), que fica na Praia de Baracoa, a 30 quilômetros do Centro, e a viagem dura cerca de 30 minutos. Para ver mais detalhes, leia: Como chegar a Cayo Largo.

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

A única forma de chegar aqui é de avião.

O que fazer | Já que você terá apenas um dia em Cayo Largo, contente-se com o básico. Aliás, aqui não há muito o que fazer além de desfrutar as praias do Caribe.

O passeio de catamarã é imperdível. Com ele, você vai aos principais lugares da ilha e terá tempo suficiente para aproveitar cada parada. Além disso, encontrar comida e bebida não será um problema, já que o pacote inclui esse serviço.

Quando estiver na Playa Sirena, caminhe um pouco mais ou contrate um táxi para levar você à Playa Paraíso. É imperdível!

Bate-volta: um dia em Cayo Largo

O catamarã que faz o passeio é seguro e confortável.

O que levar | Como esta é uma paisagem natural, há bastante mosquito e, por isso é indispensável usar repelente. Protetor solar e óculos de sol também são itens básicos. Eu ainda aconselho levar água, lanches rápidos e uma muda de roupa para trocar na volta.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

10 Comentários

  1. Avatar

    Olá, Altier! Tudo joia?
    Onde fica a agência que você comprou a passagem para Cayo Largo? Sabe me dizer se tem a Cubatur no aeroporto?
    Obrigada!
    Wanessa

    • Altier Moulin

      Nada, Vinicius. Prioridades, né?
      Deixo de fazer um monte de coisas para poder viajar e conhecer lugares.
      No caso, este foi exatamente o mar mais lindo que já vi. Então, mil reais bem gastos. 😉

      Um abraço.

  2. Avatar
    Deise Mara Abrantes Barbosa on

    Oi Altier! Lindas paisagens!! Seu relato só aguçou minha curiosidade. Vamos para Cuba, meu esposo e eu em Janeiro, faremos um intercâmbio “rápido”. Sabe se conseguimos ir para Cayo Largo de van, ônibus ou carro?

  3. Avatar

    Olá!
    Estou devorando todas as dicas e vou comprar o guia porque ainda estou na fase de montar o roteiro. Vou no fim de dezembro para passar 10 dias e pretendo passar o Réveillon em Cayo Guillermo.
    Minha dúvida é se tem muita diferença entre as praias de Cayo Guillermo/Coco para o Cayo Largo porque o preço é bem alto…
    Obrigada e parabéns pelo site!

  4. Avatar

    Legal, Altier! Falando assim, acho que fica impossível não conhecer… A Cubatur me respondeu que esse passeio bate e volta só acontece às terças-feiras. Eu teria que ir no dia 31/12 e passar o reveillon por lá. Meu medo é reservar hotel e o voo ser cancelado. Você sabe se eles vendem pacote com hospedagem e devolvem o dinheiro em caso de voo cancelado?
    Obrigada de novo!
    Abraços!

    • Altier Moulin

      Oi, Val.

      Vendem sim o pacote com tudo incluso. A Cubatur tem exclusividade para Cayo Largo.
      Vá sem medo, mas lembre-se de que a ilhota não tem nada de vida noturna ou agitação.
      deve ter uma festinho no hotel e nada mais.

      Um abraço.

Escreva um comentário