Visto para Cuba: como comprar o visto no aeroporto, antes de chegar ao país

Atualizado em 29 de dezembro de 2022 – 2 min de leitura

Brasileiros precisam de visto para entrar na terra de Fidel Castro, mas não é necessário fazer o pedido com antecedência. É que você pode comprar o visto para Cuba no balcão da companhia aérea. Isso ainda no Brasil, no dia da viagem.

Porém, em alguns casos, como aconteceu comigo, você pode ser orientado a adquirir a tarjeta del turista, documento exigido para entrar em Cuba, no país onde fará conexão.

→ Dinheiro em Cuba: entenda as regras

No Aeroporto Internacional Tocumen (PTY), no Panamá, eu procurei um balcão da Copa Airlines e disse que precisava comprar o visto para Cuba. A expressão é esta mesmo: comprar o visto, já que a atendente não me pediu documentos ou passagens antes me entregar o formulário.

Com o visto, você poderá ficar em Cuba por até 90 dias.

Depois deste prazo, é possível solicitar a renovação por mais 90 dias. No final desse período, você terá que deixar o país.

Como comprar o visto para Cuba

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Quanto custa o visto para Cuba

O visto para Cuba custa USD 20 e o pagamento deve ser feito em dinheiro – somente dólar – e nada de cartões ou outras moedas. O mais importante é ter o visto em mãos antes de chegar a Cuba, pois caso você embarque sem o documento, terá que pagar USD 75 – incluindo uma pesada multa – para entrar na ilha dos irmãos Castro.

O visto para Cuba é, na verdade, um simples formulário em duas partes semelhantes que você deve preencher com atenção, porque, se houver rasuras, será preciso comprar outro.

Os dados exigidos são: sobrenomes, nome, data de nascimento, número do passaporte e nacionalidade. Para quem sabe ler em espanhol ou inglês, há instruções de como preencher adequadamente o seu visto no verso do formulário.

Na imigração, o seu passaporte e seu visto serão carimbados, e é muito importante guardar o visto até sua saída de Cuba, pois, caso perca, será preciso pagar USD 20 por outro formulário.

Como comprar o visto para Cuba

Outros documentos

Para entrar em Cuba, além do visto, você vai precisar do passaporte, já que a carteira de identidade não é aceita.

No processo de imigração, é necessário informar o endereço onde vai ficar. Então, tenha em mãos os dados do hotel ou da casa particular escolhida por você. Isso vai facilitar sua vida.

Desde 2010, o seguro viagem é obrigatório para que você entre em Cuba. Ele é a garantia de que, em casos de urgência e emergência, você terá atenção médica qualificada e eficiente.

→ Faça a cotação do seu seguro viagem

Brasileiros precisam estar vacinados contra febre amarela para entrar em Cuba. Essa exigência é recente e passou a ser mais intensificada a partir de 2016, quando o Brasil viveu um surto da doença. Eu explico como obter seu comprovante em: Como solicitar o certificado de vacinação.

Como comprar o visto para Cuba

Saindo do país

Para deixar o país, você vai precisar apresentar a tarjeta del turista. Quem perder ou tiver o documento roubado, por exemplo, vai ter que pagar pela segunda via.

Além do cartão do turista era necessário pagar uma taxa de embarque equivalente a CUP 600 no aeroporto. Atualmente, esse valor está incluído no preço da passagem aérea e você não precisa que pagar nada a mais.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

44 Comentários

  1. robson

    Boa noite! Vou para Cuba saindo de Cancún com conexão rápida em Miami. Sendo assim, o visto eu compro no aeroporto de Cancún ou Miami?
    Obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Robson.
      Depende da companhia aérea.
      É bom se informar com o pessoal do check-in.
      Um abraço.

      Responder
      • Francisca nascimento

        Muito util as informaçoes aqui, obrigada.

        Responder
        • Altier Moulin

          Por nada, Francisca!
          Um abraço 🙂

          Responder
  2. Nívea

    Olá, viajarei no final de setembro e ficarei por 7 dias. A compra do visto ainda funciona da mesma forma? É mais seguro e econômico comprarmos os passeios aqui no Brasil?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Nívea.
      Sim, o visto é da mesma forma.
      Eu comprei todos os passeios em Cuba, então não sei dizer como seria comprar aqui. 🙁
      Um abraço.

      Responder
      • Jana

        Sou brasileira Como tiro visto para Cuba ? Tiro no Panamá no balcão da copa ?

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Jana.
          Dê uma lida no texto.
          Eu explico exatamente isso. 🙂
          Um abraço.

          Responder
  3. Geovana Suzart

    Boa tarde.

    Gostaria de saber se é seguro alugar um carro em Havana, e dirigir de Havana para Varadero, pois gostaria de parar no caminho para visitar Matanzas, Cueva Ballamar e Cueva Saturno, pois minha viagem será bem curta.

    Achei suas dicas sensacionais. Obrigada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Geovana.
      Sim é seguro. Aliás, é um dos países mais seguros que visitei.
      As estradas não são aquela maravilha, mas dá para viajar com segurança.
      Um abraço.

      Responder
    • Gaudencio Rezende Filho

      GOSTARIA DE ME CASAR COM UMA MULHER CUBANA, COMO DEVO FAZER SOU MINEIRO DE BH. OBG

      Responder
  4. AGNELA DE SOUZA SANTANA

    Moço me ajuda! hahahahah
    Eu tirei visto por aqui, mas eu digitei um número errado e por isso terei que pedir outro (aDHL demorou mil anos pra entregar). Minha passagem é de Cancun p/ havana na interjet e não consigo falar com eles para saber se emitem também em Cancún. Eu tô tipo desesperada pq tá tudo pago!

    Responder
    • Altier Moulin

      Só consegui ver agora. Desculpe!

      Um abraço.

      Responder
    • Altier Moulin

      Que bom, Maria.
      Aproveite.

      Um abraço.

      Responder
  5. Edson Junior

    Olá amigo,
    Eu vou estar em Miami e de lá embarco para Cuba, será que eu consigo comprar o Visto no Balcão da COPA em miami?

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, Edson, da mesma forma que comprei.
      Eles te orientarão no embarque.

      Um abraço.

      Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marco.

      Sim, no aeroporto da Cidade do Panamá.

      Um abraço.

      Responder
  6. Braulio

    Olá Altier, tudo bem?
    Meu voo para Cuba é em NOVEMBRO da LATAM (São Paulo – Lima – Havana), verifiquei que é possível comprar a Tarjeta em LIMA, porém tenho outra viagem para ROMA em AGOSTO, vc sabe se consigo comprar a Tarjeta Turista na COPA ou AVIANCA já em AGOSTO para viajar em NOVEMBRO? E se sim, comprar para
    mais 7 pessoas? Parabéns pelo post!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Braulio.

      Não, você tem que comprar o visto quando estiver embarcando para Cuba.

      Um abraço.

      Responder
  7. Juliano Borges

    Olá, Altier! Muito obrigado pelo post tão organizado. A única dúvida que permanece é sobre o seguro de saúde obrigatório. Achei particularmente estranha essa exigência porque em Cuba o serviço de saúde é totalmente público e não existem clínicas privadas para prestar o atendimento do seguro. Não vi essa informação no site da Embaixada de Cuba e seu post tampouco fala sobre a comprovação desse seguro. Eles te exigiram esse seguro pago no momento da tirar o visto? Como funcionou essa parte?
    Mais uma vez muito obrigado.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Juliano.

      Realmente você está certo: não há clínicas médicas particulares em Cuba, todas são governamentais e cobram de turistas estrangeiros. É que o serviço de saúde pública do país só atende a cidadãos que moram lá – até os cubanos que vivem em outro país precisam de um seguro viagem. Acredita?

      A empresa nacional que controla esse esquema de atendimento de saúde ao turista se chama Asistur (http://www.asistur.cu/) e essa obrigatoriedade vale desde 2010, como mostra este comunicado.

      Um abraço e boa viagem!

      Responder
  8. Tiago Abrahão

    Boa noite, Altier! Vou para Havana dia 26 de Maio (conexão em Lima) pela LATAM. E, pela sua postagem, pude ter certeza de que não há nenhum benefício em providenciar visto antecipado através do consulado cubano. Opção essa que me parecer ser mais segura, até então.

    Não valeria a pena antecipar pelos custos e pelo trabalho. O valor total via consulado cubano fica em 152 reais (57 reais do visto + 95 dos serviços de despacho – o consulado geral cubano fica em São Paulo – mais os custos do envio dos seguintes documentos via correio: cópia simples de todas as páginas usadas do passaporte, formulário preenchido, confirmação de hospedagem, cópia da passagem/e-ticket ida e volta, com todos os trechos confirmados pelas respectivas companhias aéreas e comprovante impresso do pagamento do visto)

    Entretanto, entrei em contato com o tele atendimento da LATAM e eles desconhecem a venda de visto cubano pela companhia. Já havia lido algo a respeito sobre o despreparo da cia sobre o assunto. Portanto a minha pergunta, é: se no dia do meu embarque, caso realmente não haja os papéis para emissão do visto cubano na LATAM do aeroporto do RJ, poderei ir em alguma outra cia aleatória, que faça voo para Cuba e comprar nessa?
    Aguardo!
    Obrigado!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Tiago.

      Realmente, alguns funcionários da Latam aqui no Brasil desconhecem esta informação, porém, no momento do embarque, eles deverão lhe informar.
      Eu voei com a Copa, mas um amigo foi com a Latam e conseguiu o visto na conexão, em Lima.
      Sim, o visto pode ser conseguido com qualquer companhia.

      Um abraço.

      Responder
  9. Diego Ponte

    Olá Altier, tudo bem?

    Primeiro lugar obrigado pelas dicas. Minha dúvida é: meu destino é Cancún e com através de uma cia mexicana vou até Havana. Consigo comprar o visto em algum outra cia aérea aqui no Brasil?

    Desde já, obrigado.

    Att,

    Diego Ponte

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Diego.

      Você deve comprar na Avianca ou na Copa Airlines. Mas, provavelmente, no México eles também terão o visto.
      De qualquer forma, sugiro entrar em contato com sua companhia aérea.

      Um abraço.

      Responder
  10. Juninho Valadares

    Olá Alteir tudo bem? Estou comprando uma passagem ida e volta por Cuba, mas gostaria de ir em Cancun e voltar para Cuba para voltar para o Brasil. Você sabe me informar se precisarei comprar dois vistos ou compro somente um para múltiplas entradas? se é que existe este. Obrigado,

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Juninho.

      Pelo que eu sei, toda vez que você sair do país e quiser retornar, será preciso comprar o visto novamente.

      Um abraço.

      Responder
  11. Malu

    Olá Altier

    Estou indo para Cuba de cruzeiro que parte de Miami. Será que consigo este visto no porto ou teria que comprar no aeroporto de Miami,?
    Obrigada pelas dicas

    Responder
    • Altier Moulin

      Certamente, eles oferecem o visto aos turistas que chegam de cruzeiro também, Malu.
      Isso pode ser feito no porto mesmo, no desembarque.
      Pra não ter dúvida, é melhor perguntar à empresa onde comprou o pacote.

      Um abraço.

      Responder
  12. Yuniel Tejeda

    Olá Altier,
    Estou querendo ir para cuba em dicembro com minha esposa e filho, nos compramos pasagem para ficar la por mais de 30 dias (34), o senhor saberia me informar como proceder nese caso? Outra coisa, e obrigatoria a contratação de seguro médico? tenho amigos que ficarom lá por 1 semana e nao fizeram, mais faz 1 ano já.
    Obrigado!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Olá, Yuniel.

      Vocês vão gostar muito de Cuba.
      Não sei a sua nacionalidade, mas é preciso de visto para entrar em Cuba. Além disso, eles pedem o comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela, o seguro viagem e os comprovantes de reserva da hospedagem.
      Sem isso, você pode ser impedido de entrar no país.

      Você pode ver o seguro viagem neste link: https://goo.gl/g1j7Dx.

      Um abraço.

      Responder
  13. Marieta

    Olá Altier,

    Estamos indo para Cuba dia 12/10, via Lima pela Latam e li em vários posts que é tranquilo comprar em Lima.

    Mas fiquei com uma dúvida, não foi exigido mostrar o visto no embarque?

    Outra dúvida…é possível comprar em Guarulhos?

    Obrigada!!!
    Marieta

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marieta.

      No momento do check-in, ainda no Brasil, a atendente deve lhe perguntar se você tem o visto. Neste momento, ela lhe orienta onde comprar. Pode ser em Guarulhos ou em Lima, só não aconselho comprar em Cuba, por que é bem mais caro.
      Eu explico isso tudo no texto. Dá uma lida. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  14. Avanir Gomes

    Bom dia. Estava olhando sobre o visto para Cuba e quase consultei um despachante. Também funciona? Ou não é necessário? Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Não é necessário, Avanir. Você pode fazer tudo sozinha. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  15. Avanir Gomes

    Boa noite meu querido!
    Estou indo para Cuba final de outubro acredito que dia 26. Então posso pagar em real o visto cubano?
    Obrigada

    Responder
  16. Elaine Guedes

    Olá Alteir pretendo viajar pra Cuba e gostaria de saber que companhia área posso comprar? Irei de Avianca.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Eliane.

      Você pode comprar em qualquer companhia que vai para Cuba. No seu caso, na Avianca mesmo.

      Um abraço.

      Responder
      • Elaine Guedes

        Obrigada!

        Responder
  17. ANA PAULA

    Olá Altier!

    Eu, meu marido e meu filho estamos com viagem marcada para Cuba e por ter visto vários pessoas indicando, deixe pra comprar o visto no Panamá, onde faremos conexão.

    Realmente é tranquilo comprar esse visto lá? Ainda estou com dúvidas se realmente dará tudo certo.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ana Paula.

      É exatamente como expliquei no texto. Se eu fosse você, compraria já no Brasil para ir com tudo certo.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...