Quando ir a Varadero

4

Atualizado em 27 de julho de 2018

Apesar de ficar apenas duas horas de carro de Havana, é muito importante saber a melhor época de ir a Varadero, um dos muitos paraísos de Cuba com aquela água cristalina do Caribe que amamos. Para ter uma ideia do que lhe espera, eu aconselho que você leia: Aproveite seus dias de praia em Varadero.

A península onde está Varadero se chama Hicacos, e são, aproximadamente, 130 quilômetros até a capital cubana. O clima é tropical, isso significa que o céu é ensolarado o ano todo, e existem apenas duas estações: a seca e das chuvas.

https://www.penaestrada.blog.br/guia-de-cuba-todas-as-informacoes/

No verão, o calor chega a ser insuportável, principalmente devido à alta umidade do ar. O frio, definitivamente, não é um problema em Varadero. Por outro lado, os furacões que chegam ao Caribe todos os anos podem ser um problema para suas férias.

Quando ir a Varadero

É muito importante saber que Cuba fica na rota dos furacões caribenhos. A temporada vai de julho a novembro, mas não precisa se assustar. Na prática, isso significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos.

Independentemente da época que vier, a água das praias cubanas é quentinha: em torno dos 25 graus, de novembro a abril, e 29 graus, de maio a outubro.

Quando ir a Varadero

O mar por aqui é sempre quentinho.

Verão: junho a agosto

O verão é a temporada de chuvas, mas raramente você terá dias inteiramente nublados e chuvosos. O que você verá são os dias mais quentes do ano e um calor desumano. A temperatura fica em torno de 30 graus. Mas, como a umidade relativa do ar é superior a 80%, a sensação térmica é de quase 40 graus.

Reserve já o seu hotel em Varadero e garanta os melhores preços.

Um ponto positivo desta estação é que os hotéis estão mais baratos, os restaurantes mais vazios e até as agências de turismo fazem promoções. Mas não vá esperando negociar algo melhor, porque tudo aqui é controlado pelo governo, como eu mostro em: Como funcionam as agências de viagem em Cuba.

Quando ir a Varadero

Por causa do clima tropical, o céu é azul o ano todo.

Inverno: dezembro a março

O inverno não tem nada a ver com frio, e sim com o fato de ser a estação seca em Cuba, com temperaturas máximas mais agradáveis, variando de 26 a 29 graus. Por causa dos ventos, costuma esfriar à noite, quando os termômetros marcam até 18 graus.

Esta é a melhor época para ir a Varadero. Só que também é quando as diárias dos hotéis ficam mais caras, devido ao grande fluxo de turistas europeus.

De janeiro a fevereiro acontece o Carnaval de Varadero, quando diversos artistas levam música e ritmo às ruas da cidade. Se estiver por aqui, aproveite também o Festival de Jazz em Havana. Ele acontece em fevereiro e exibe com orgulho a cultura cubana.

QUANDO IR A VARADERO
Mês Temperatura mínima Temperatura máxima Precipitação
Janeiro 17 27 52
Fevereiro 16 27 49
Março 18 28 27
Abril 20 30 37
Maio 21 31 161
Junho 22 31 232
Julho 23 32 114
Agosto 23 32 124
Setembro 22 32 177
Outubro 22 30 197
Novembro 19 28 53
Dezembro 16 27 41

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar

    Boa noite Paulo,

    Estou pensando em viajar para Cuba com meu namorado no dia 25 de dezembro e 2020. Temos 15 dias disponíveis.
    Pensamos em ficar 1 semana em havana e mais 1 semana em um resort (em princípio em Varadero).
    O que você acha? Alguma sugestão? Pensa que deveríamos procurar uma agência de viagens para no ajudar ou não há necessidade?
    Muito obrigada desde já por suas dicas!!
    Abraços,
    Fernanda

  2. Avatar

    Boa Noite, estarei em Havana no dia 10 de Marco e no mesmo dia irei para Varadero, qual a melhor formar de ir, Transfer ou Alugar um Carro.

    Obrigado

    • Altier Moulin

      Oi, Paulo.

      Ônibus é bem difícil, porque não há vendas online e eles sempre estão lotados.
      O transfer também deve ser fechado em uma das agências de lá – nada se faz pela internet.
      Uma opção é ir de táxi – foi o que fiz – dependendo do número de pessoas que estiver com você.

      Um abraço.

Escreva um comentário