Quando ir a Cuba: veja a melhor época para viajar com superdicas mês a mês

4

Atualizado em 11 de junho de 2021

Quando ir a Cuba

Cuba é a maior ilha do Caribe. Na verdade, o país é um arquipélago com quase 1600 pequenas ilhas abençoadas com um mar azul cristalino que atrai gente do mundo inteiro. Porém, para desfrutar o melhor do país, de suas festas e de suas praias, é importante saber quando ir a Cuba.

O clima de Cuba é tropical. Na prática, isso significa que existem apenas duas estações, que o céu é ensolarado praticamente o ano todo .

Quando ir a Cuba

O verão é a estação mais quente e também mais chuvosa e o inverno, o período de temperaturas mais amenas e com menos chuvas.

Estação chuvosa

O verão vai de maio a outubro e, nessa época, o calor beira o insuportável.

Os termômetros marcam sempre mais de 30 graus, mas, por causa da umidade, a sensação térmica é de quase 40 graus.

Essa também é a temporada de chuvas, mas raramente você terá dias inteiramente nublados ou chuvosos.

Estação seca

O inverno, que vai de novembro a fevereiro, é a estação seca. Portanto, é a  melhor época para visitar Cuba,  já que chove menos.

Com temperaturas máximas mais agradáveis – variando de 26 a 29 graus – até costuma esfriar um pouco à noite por causa dos ventos, quando os termômetros marcam até 18 graus.

Então, já deu para perceber que frio não faz, certo?

Eu visitei Cuba em maio, no começo da baixa temporada. Nesse período, os dias são claros e longos, anoitecendo por volta das 20h e há pancadas de chuva praticamente todos os dias lá pelas 17h.

Quando ir a Cuba

Um grande ponto positivo dessa estação é que os preços já estão mais baixos, as praias mais vazias e tudo fica mais tranquilo.

Eu aconselho evitar os meses de julho e agosto. Eles são meses quentes demais e muito úmidos, combinação perfeita para tempestades de verão.

A água nas praias cubanas é quentinha, sempre em torno dos 25 graus, de novembro a abril. De maio a outubro o mergulho é em águas de 29 graus.

Furacões e tempestades

Cuba fica na rota dos furacões caribenhos, mas antes que você se assuste, eu preciso explicar que não há muitos motivos para preocupação. De qualquer forma, o cuidado básico que você deve ter é planejar bem quando ir a Cuba.

A temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão. Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões e, portanto, governos e população devem ficar atentos.

Quando ir a Cuba

Quase sempre, os furacões são identificados com antecedência de alguns dias – dois ou três – e assim fica mais fácil se preparar para o que pode acontecer. Na maioria das vezes os furacões se transformam em tempestades tropicais e se dissipam no mar, longe das ilhas. Mesmo assim, isso pode influenciar no clima e trazer nuvens carregadas.

O último furacão que causou danos graves ao país atingiu Cuba em 2017, e foi o furacão Irma. Antes disso, o último a atingir foi em 1910. Em outubro de 2016, o furacão Mathew chegou a causar alarde, mas perdeu força e passou pelo país com uma tempestade sem causar grandes estragos.

Dicas mês a mês

Janeiro

Janeiro é um mês espetacular para visitar Cuba, mas esteja ciente de que é altíssima estação e, portanto, tudo estará mais caro. Se só puder viajar nesse período, se planeje para fazer as reservas com antecedência – dos voos aos hotéis.

A temperatura varia entre 20 e 25 graus e a chance de chover é mínima. Como dá para notar, não faz aquele calor infernal, mas o sol está sempre presente.

No dia 1º de janeiro os cubanos comemoram a vitória da Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro. Como é feriado nacional, a festa é grande, sempre com muitos eventos políticos.

Fevereiro

Fevereiro tem características muito semelhantes às de janeiro: temperatura agradável, entre 20 e 25 graus, pouca – ou quase nenhuma – chuva.

Ainda é um mês de preços altos, mas a tendência é que o volume de turistas diminua até o final do mês.

Março

Em Março, as temperaturas já começam a subir ligeiramente: os termômetros marcam entre 21 e 27 graus, com média de 24.

volume de chuva também começa a aumentar, mas nada que atrapalhe sua viagem. Então, ainda é um bom mês para conhece Cuba.

Abril

Último mês da estação seca, abril é marcado pelo aumento na temperatura – a máxima pode chegar a 28 graus –, mas as chuvas não são significantes a ponto de atrapalhar os passeios.

É um bom mês para conseguir ofertas de última hora – tanto para voos quando para hospedagem: é hora de ativar os alertas no celular.

Quando ir a Cuba

Maio

Primeiro mês da baixa estação, que coincide com o período quente e chuvoso em todo o arquipélago de Cuba.

As temperaturas variam entre 24 e 29 graus e as chuvas podem marcar presença com mais frequência: a média histórica registra 10 dias de chuva em maio, mas lembre-se que estamos falando de chuvas de verão.

Eu estive em Cuba no mês de maio.

Junho

A partir de junho o calor aperta e os termômetros alcançam os 30 graus, mas a sensação térmica é muito maior por causa da umidade.

chance de pegar dias com chuva é maior e é em junho, também, que começa a temporada de furacões, como eu expliquei anteriormente.

Julho

Julho divide com agosto o título de mês mais quente do ano: as temperaturas variam entre 24 e 31 graus. Caminhar pelas ruas de Havana ou até mesmo ficar muito tempo na praia pode ser desconfortável e até não indicado para quem viaja com crianças.

Apesar disso, historicamente, julho não é um mês com um grande volume de chuvas. Pelo menos isso ajuda, né?

Agosto

Como falei, agosto é um dos meses mais quentes do ano e, de verdade, seria bom evitá-lo. Além do calorão, o mês tem um volume considerável de chuva – ainda que sejam pancadas de verão.

E ainda é preciso lembrar que é temporada de furacão, que começa em junho e vai até novembro.

Setembro

Em setembro, o calor começa a ceder,  mas as temperaturas permanecem altas, variando entre 25 e 30 graus. É o mês com maior volume de chuvas do ano: chove, praticamente, dia sim e dia não.

Definitivamente, não é o melhor mês para visitar Cuba. Portanto, é melhor riscá-lo de sua lista de quando ir a Cuba.

Outubro

As temperaturas variam entre 24 e 29 graus em outubro, mês que marca o fim do verão e da estação chuvosa. Portanto, ele tem características das duas estações.

No dia 10, os cubanos comemoram a Independência de Cuba e, novamente, há muitos eventos políticos.

Novembro

Novembro é o começo da alta temporada, com temperaturas variando entre 23 e 27 graus.

As chuvas diminuem drasticamente e os preços já começam a escalada rumo às alturas, já que até abril o país é muito procurado por turistas do mundo inteiro.

Dezembro

Dezembro é um excelente mês para visitar Cuba. As temperaturas variam entre 21 e 25 graus e o clima se mantém estável, com pouca chance de chuva.

Aliás, este é o mês com menor volume de chuvas durante todo o ano. Justamente por isso, espere encontrar preços mais altos e praias mais cheias.

Qual a melhor época

Conseguiu decidir quando ir a cuba? Antes de bater o martelo, veja quais são as minha conclusões.

Eu visitei Cuba em maio, no começo da baixa temporada. Nesse período, os dias são claros, longos – anoitecendo por volta das 20h –, e há pancadas de chuva praticamente todos os dias lá pelas 17h.

Um grande ponto positivo desta estação é que os preços já estão mais baixos, as praias mais vazias e tudo fica mais tranquilo.

Entretanto, a melhor época para viajar para Cuba é de novembro a abril,  quando chove menos.

Eu aconselho evitar os meses de junho a agosto, porque são quentes demais e muito úmidos, combinação perfeita para tempestades de verão.

Os meses de agosto a outubro são os com maior probabilidade de furacões. Portanto, é melhor riscá-los de sua lista de quando ir a Cuba.

Depois que Cuba unificou a moeda, produtos e serviços têm tido aumentos consideráveis. Portanto, é importante saber que os preços apresentados servem apenas como base para seu planejamento, que deve incluir com uma margem de segurança de 10% a 20%.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba. Veja como obter o visto no aeroporto.
Documentos | É preciso apresentar o passaporte dentro do prazo de validade. Carteira de identidade não é aceita.
Dinheiro| Cuba unificou as duas moedas que circulavam no país em janeiro de 2021. O peso cubano tem câmbio fixo: CUP 24 valem USD 1. Saiba mais: Dinheiro em Cuba.
Vacinas | A vacina contra febre amarela é obrigatória e, sem o Certificado Internacional de Vacinação, você não entra no país. Veja como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é obrigatório para entrar em Cuba. Sem ele, você pode ser impedido até mesmo de embarcar para o país.

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

No caso de Cuba, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em Cuba? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Luiz Benedito Xavier da Silva on

    Excelentes postagens.Ja estive lá, 2006, Havana 3D, Varadero 3D,Cayo largo3D. (pouco tempo).Voce me motivou,.Retornarei Fev/20, Havana (4 D), Maria Gorda(4D), Cayo Largo(3D).
    Faço mergulhos autônomos.( Holguín, longe).
    Pergunto:-
    A)—iAchei melhor ir de carro , com meu filho 18 anos, , 5horas a Maria Gorda.Mas creio melhor locar carro c/ motorista local , ida e volta.Ou arrisco locadora e dirijo??
    B)—sobre shows, músicas, jazz, blues etc voce tem alguma indicação atual.?

    • Oi, Luiz.

      Difícil dizer, mas acho que vale a pena alugar um carro e ir de forma independente.
      Sobre os show, não tenho indicações atuais.

      Um abraço.

Escreva um comentário