Como chegar a Cayo Guillermo: a ilha cubana que ganhou fama mundial

18

Atualizado em 18 de junho de 2021

Essa pequena ilha é um dos destinos cubanos que vem sendo muito visitado nos últimos anos. Agora que você já sabe disso, deve estar se perguntando como chegar a Cayo Guillermo. Certo?

Eu já vou explicar isso com detalhes, mas eu aposto que você também quer saber por que Cayo Guillermo está tão famosa.

É que nela fica a praia que foi eleita a mais linda de Cuba e uma das reservas ambientais mais importantes da costa cubana, onde vivem os famosos e lindos flamingos.

Como chegar a Cayo Guillermo

Avião

Para chegar a Cayo Guillermo, saindo de Havana, você pode pegar um voo até Cayo Coco, ilhota vizinha. Ela é a principal porta de entrada para a região chamada de Jardines del Rey.

A companhia aérea nacional é a Cubana de Aviación, mas há muitos voos internos operados pela Aerogaviota. A AeroCaribbean voa para poucas cidades.

É praticamente impossível comprar as passagens pela internet. Então, você terá que usar os serviços de umas das agências nacionais.

Eu já até expliquei como funcionam as agências de viagem em Cuba.

Ônibus

Uma opção mais barata é contratar o traslado rodoviário com a empresa Transgaviota. A passagem custa cerca de CUP 1.000. A reserva deve ser feita com antecedência de, pelo menos, 48 horas na Cubatur, uma das agências estatais de turismo.

As partidas acontecem com, no mínimo, quatro pessoas, como me disse a atendente da agência. Só que isso parece mais um dos golpes que as operadoras oficiais praticam.

Estávamos em três pessoas e não tínhamos outra opção a não ser pagar pelo quarto passageiro e garantir a viagem.

Só que, para nossa surpresa, no dia seguinte, quando embarcamos, havia mais de 20 pessoas no ônibus. Perguntei se a agência devolveria a diferença que havíamos pagado, e, claro, a resposta foi negativa.

O ônibus pega os passageiros no local combinado a partir das 5h e faz uma parada para café da manhã por volta das 8h30. A viagem dura, teoricamente, oito horas. No meu caso, foram onze horas de viagem porque os motoristas erraram o caminho.

Também é importante saber que a excursão pode ser feita em ônibus maiores ou menores. Tudo depende do número de passageiros, e nem sempre haverá banheiro no veículo.

Táxi

Outra opção para chegar a Cayo Guillermo é seguir de táxi particular, mas isso pode sair caro: a viagem de ida não custa menos que CUP 7.200 e dura cerca de seis horas.

Há dois tipos de táxi em Cuba: os que são arrendados pelo governo, que geralmente são mais novos, e os particulares, que, quase sempre, são mais velhos.

Carro

Alugar um carro pode ser interessante para chegar a Cayo Guillermo, principalmente se você estiver em família ou com um grupo de amigos.

Isso vai lhe dar mais mobilidade, claro, e pode até sair mais barato. Há agências de aluguel de veículos em todo o país, mas é preciso fazer a reserva com antecedência. Eu também já expliquei como é alugar um carro em Cuba.

Transporte em Cayo Guillermo

Ônibus

Para se locomover na ilha, a melhor opção é o ônibus panorâmico que circula entre Cayo Guillermo e Cayo Coco.

A passagem com validade de um dia no Jardines del Rey Bus Tour custa CUP 150 e é vendida dentro do ônibus. Com ela, você pode descer e subir no veículo quantas vezes quiser.

Como nada é perfeito, o grande problema é que os horários são muito espaçados, já que não há muitos ônibus circulando. Você pode consultar o itinerário e os horários na recepção de cada hotel.

Basicamente, as paradas são feitas nos resorts onde você pode descer para curtir uma bela praia, já que o acesso sempre é liberado, conforme prevê a lei cubana.

O ônibus panorâmico não atravessa o pedraplén, a rodovia construída sobre o mar para ligar os cayos à ilha principal de Cuba.

→ Como funciona o ônibus em Cayo Guillermo

Táxi

Outra opção de se locomover na ilhota é usando o táxi particular, mas dificilmente você terá uma corrida mais barata do que CUP 250.

Os táxis ficam, geralmente, aglomerados na frente dos hotéis e nos centros comerciais de Cayo Coco.

Como há um número limitado de veículos, pode ser que você tenha que esperar um pouco para conseguir um motorista livre e disposto a fazer a corrida.

De Cayo Guillermo para Havana

De Cayo Gullermo para Havana será um pouco mais complicado conseguir um ônibus e, provavelmente, você terá que contratar um táxi, já que os atendentes nos hotéis demonstram muita pouco boa vontade em nos ajudar a contratar um transporte mais barato.

O que acontece, na prática, é que eles nos empurram o táxi particular porque ganham comissão, o que não acontece quando vendem o traslado pela agência.

Uma solução é procurar diretamente as agências do Grupo Gaviota, que funcionam nos hotéis Memories, por exemplo. Lá, se encontrar um funcionário, ele poderá lhe informar sobre horários, preços e sobre como fazer a reserva. Eu não dei esta sorte.

Depois que Cuba unificou a moeda, produtos e serviços têm tido aumentos consideráveis. Portanto, é importante saber que os preços apresentados servem apenas como base para seu planejamento, que deve incluir com uma margem de segurança de 10% a 20%.
Informações Básicas
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba. Veja como obter o visto no aeroporto.
Documentos | É preciso apresentar o passaporte dentro do prazo de validade. Carteira de identidade não é aceita.
Dinheiro| Cuba unificou as duas moedas que circulavam no país em janeiro de 2021. O peso cubano tem câmbio fixo: CUP 24 valem USD 1. Saiba mais: Dinheiro em Cuba.
Vacinas | A vacina contra febre amarela é obrigatória e, sem o Certificado Internacional de Vacinação, você não entra no país. Veja como solicitar o certificado.

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é obrigatório para entrar em Cuba. Sem ele, você pode ser impedido até mesmo de embarcar para o país.

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

No caso de Cuba, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em Cuba? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

18 Comentários

  1. Olá Altier,

    Incrível seu blog e o parabenizo por compartilhar sua experiência.

    Sobre carro alugado, quero sair de Havana e chegar em Cayo Guilhermo. Sabe dizer se existe opção para o turista devolver o carro alugado em Cayo Guilhermo ou redondeza. No meu caso, não pretendo voltar para Havana, logo se tiver que devolver no mesmo lugar da retirada ficará inviável alugar carro…

    Obrigado antecipadamente!

    Glauco

    • Existem sim, Glauco.
      Só fica mais caro, né?
      Além disso, tudo tem que ser decidido quando chegar em Cuba, porque eles dificilmente respondem e-mails.

      Um abraço.

  2. Obrigada…é cayo largo mesmo, com a Cubatur. To achando caro conhecer a playa pilar. Só o voo até cayo coco sao 199 usd por pessoa. Depois não sei quanto sairia para chegar até cayo guillermo, não entendi muito bem. Seriam esses 5 dolares? Esse ônibus passa pelo aeroporto? ou teria que me deslocar até outro lugar pra pegar?

  3. Altier, td bem? Estou com uma dúvida gigante. Li em outro blog que a cubatur oferece tipo excursões para passar o dia em Cayo largo e voltar, com a possibilidade de reservar tb o hotel pelicano para pernoitar. O que é mais barato, comprar tudo por si, ou esses pacotes de viagem oferecido pela agência estatal? Obrigada. Vc se recorda quanto gastou para voltar de táxi para Havana?

    • Oi, Vanessa.

      Acho que você se confundiu. Você está falando de Cayo Largo ou de Cayo Guillermo?
      Só é possível ir a Cayo Largo com a Cubatur. Eles têm exclusividade nas passagens aéreas e só se chega lá de avião.
      O táxi eu usei para voltar de Cayo Guillermo. Custou cerca de CUC 300.

      Lembrando que as duas ilhas estão el lados opostos.

      Um abraço.

  4. Paula da Silva Barcellos on

    Olá Altier, tudo bom? Estou amadurecendo minha viagem para Cuba para 2020… Inicialmente estava pensando em alguns dias em Havana e outros em Varadero. Com uma ida de um dia para Cayo Largo enquanto estivesse em Havana. Mas quando comecei a ver fotos de Cayo Coco e Cayo Guilherme… Varadero deixou de ser minha rota… No entanto, vi que é bastante caro ir para Cayo Coco e Cayo Guilhermo e não poderia ir também para Cayo Largo se optasse por eles… Além disto, me parece mais burocrático ainda ir para Cayo Coco e Cayo Guilhermo e isto me deixou com medo… Enfim, minhas perguntas para ti são:

    – Qual é mais bonita na tua opinião? Cayo Coco-Guilhermo ou Cayo Largo? (Gosto de tranquilidade)

    – Mesmo que assim que eu chegasse em Havana já reservasse o ônibus da Transgaviota, com as 48 horas de antecedência, eu corro o risco de não conseguir um ônibus para Cayo Coco-Guilhermo depois deste período?

    – Este ônibus da Transgaviota leva até Cayo Guilhermo ou tem que pegar ainda outro transporte para ir a Cayo Guilhermo (eu queria me hospedar no Daiquiri ou no Meliá Cayo Guilhermo)?

    – A volta me assustou… Você não conseguiu falar com o atendente do Grupo Gaviota no Memories ou você não sabia desta opção?

    Desculpa tanta pergunta (sou jornalista também… rs) … Mas sempre quis conhecer Cuba, só que parece uma viagem bem mais complicada do que as outras que fiz para a Colômbia e Punta Cana…
    abraços

    • Oi, Paula.

      Cuba é mais que uma viagem, é uma experiência. Já começo dizendo isso. rs

      Achei Cayo Largo melhor. É o mar mais lindo que vi até hoje.
      O ônibus da Transgaviota passa em Cayo Coco e Cayo Guillermo. É a mesma linda. Preciso dizer que o motorista errou o caminho e só percebeu porque eu estava acompanhando a viagem pelo GPS do celular e vi que eles estava passando da entrada dos cayos e avisei. Isso é muito Cuba.
      Sim, a volta é tensa. Mas, se der sorte, os funcionários dos hotéis podem ajudar – todos são do governo e eles têm um desinteresse em nos ajudar fenomenal.
      Tente comprar ida e volta. Quando fui, eles não estavam fazendo isso, mas pode ter mudado.

      Um abraço e boa viagem.

  5. Altier qual o valor gasto para ir conhecer a playa pilar e voltar para Havana no total? No final das contas a diferença de valor do voo me pareceu pequena….

    • Oi, Vanessa.

      De carro ou de ônibus, não dá para sair de Havana “só pra conhecer a praia”, porque ela fica longe.
      Então, não é uma questão apenas de custo, mas de tempo.
      De avião, de repente, dá para ir de manhã e voltar no fim do dia.
      É a partir deste ponto de vista que você precisa fazer os cálculos. 😉

      Um abraço.

  6. Oi Altier, parabéns pelo seu site, muito bem escrito e com dicas preciosas. Vou ara Cuba em novembro e tenho apenas 11 dias, pretendo fazer Havana, Trinidad e um cayo, porém estou na dúvida de qual, já que pela internet é impossível saber o preço das passagens e de ônibus eu perderia muito tempo.
    Você tem ideia de quanto custa o voo para Cayo Coco? Considera a opção Cayo Coco + hospedagem mais cara que Cayo Largo + hospedagem?
    Obrigada!

Escreva um comentário