Pesquisar
Close this search box.

Playa Pilar: a praia eleita a mais linda de Cuba

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

A Playa Pilar é considerada a praia mais linda de Cuba e não é por acaso que ela também está na lista das dez melhores praias do Caribe. Os motivos que levam Pilar a ser consagrada pelos guias de viagem mais famosos do mundo, eu vi antes mesmo de colocar o pé na areia: da passarela que fica logo depois da pista de asfalto, já dá para ver o que nos espera.

Sem muitas ondas, o mar é tingido por tons de azul e verde transparente, e em alguns momentos, a gente tem a impressão de estar em uma piscina aquecida de tão limpa e quentinha que é a água. As dunas de areia clarinha, fina e fofa completam o cenário dos sonhos.

Playa Pilar é assim porque mantem certa distância de hotéis e resorts. Ela fica no extremo norte de Cayo Guillhermo, em uma área protegida chamada Jardines del Rey, e o hotel mais próximo é o  Iberostar Playa Pilar, que pode ser visto no canto direito da praia.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

Cayo Guillermo é ligada a outra ilhota, Cayo Coco, por uma rodovia construída sob protesto de ambientalistas. Uma coisa que você vai perceber logo que chegar aqui é que não há uma cidade em Cayo Guillermo, não há cubanos vivendo aqui: eles moram fora da área turística e chegam apenas para trabalhar. Isso faz com que a vida na ilha se resuma às atividades nos resorts e nas praias.

Infraestrutura da praia

A Playa Pilar fica a 250 metros da avenida principal de Cayo Guillermo, onde param os ônibus que percorrem a ilha. A caminhada até a praia é feita em uma passarela suspensa que protege a vegetação de restinga.

Na areia, você pode alugar cadeiras e palapas – camas em barracas de madeira – para repousar, já que não há árvores ou coqueiros para nos oferecer sombra. O aluguel varia de CUP 50 a CUP 250.

Há um restaurante chamado Ranchon Playa Pilar que serve refeições, lanches rápidos e bebidas a um preço justo. O Coco Loco é um bar que serve vários tipos de coquetéis, entre eles o famosos Saoco, feito de água de coco, suco de lima, rum e gelo, servidos no próprio coco.

Aqui, há também uma barraca que aluga equipamentos como esnórquel e caiaques. Eles também organizam a excursão até Cayo Media Luna.

Cayo Media Luna

A pouco mais de um quilômetro da praia, Cayo Media Luna é outra pequena ilha que pode ser visitada durante sua passagem por Cayo Guillermo. Essa praia, que serviu de refúgio do ex-ditador Fulgêncio Batista, tem o mesmo padrão da Playa Pilar e, aqui, você pode alugar caiaques para navegar pelas águas tranquilas enquanto observa o fundo do mar.

As agências que funcionam na maioria dos resortes organizam excursões diárias para cá. A maioria inclui transporte em catamarã, almoço e equipamento de esnórquel e custa CUC 25.

Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba

O aluguel da cadeira na sombra das barracas custa CUP 50. Para alugar uma cama, você paga CUP 250 e tem direito a três bebidas. O passeio de catamarã até Cayo Media Luna custa CUP 6.000.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

18 respostas

  1. Olá Altier!

    Estou adorando os seus posts sobre Cuba. Uma dúvida – entre Cayo Largo e Cayo Coco/Pilar, qual você recomendaria? Achou um dos dois destinos mais bonito que o outro?

    Abracos!

  2. Atualizando: em Cayo Guilhermo, tanto para aluguel de cadeiras e barracas, quanto para o restaurante, não estão aceitando mais pesos cubanos de turistas, embora os valores estejam em pesos. Só aceitam pesos se você for cubano, turista estrangeiro, obrigatoriamente, tem de pagar em dólar, euro ou dólar canadense ou cartão de crédito e eles alegam ser uma determinação do governo cubano, o que achei, no mínimo, estranho, já que os preços estão em pesos e não em MLC.
    O aluguel de uma cadeira está saindo a 5 dólares e o almoço na faixa de 450-600 CUP, o que no cambio oficial, dá em torno de 18-25 dólares/euros.

  3. Atualizando: em Cayo Guilhermo, tanto para aluguel de cadeiras e barracas, quanto para o restaurante, não estão aceitando mais pesos cubanos de turistas, embora os valores estejam em pesos. Só aceitam pesos se você for cubano, turista estrangeiro, obrigatoriamente, tem de pagar em dólar, euro ou dólar canadense ou cartão de crédito e eles alegam ser uma determinação do governo cubano, o que achei, no mínimo, estranho.

  4. Oi, Vanessa.

    São aviões pequenos, mas não são “teco-teco”. Se assemelham com as aeronaves menores da Azul aqui no Brasil.
    eu fui para Cayo Largo del Sur com a Aerogaviotas.

    Um abraço.

  5. Oi!
    Os avioes q fazem esse voo de Havana ate Cayo Coco te parecem seguros ? Sinceramente to com medo desse voo ser feito num “teco-teco” antigo e sem manutenção….
    Vc fez esse voo com qual empresa?
    Grata

  6. Ola bom dia,estou muito indecisa em termos de hotel não sei qual deles a melhor escolha,vou de lua de mel e gostaria de ficar em cayo guilherm mas os comentários são todos negativos,diga me por favor qual a melhor escolha,melia giilhermo ou melia cayo coco ou Iberostar??? Tenho muitas dúvidas

  7. Oi, Vanessa.

    Foi EUR 250, mas estava com mais duas pessoas, então compensou.
    O grande problema de Cuba é o transporte, porque não há informações online e as empresas raramente vendem pela internet. Isso nos atrapalha muito.

    Um agraço.

  8. Obrigada pela resposta! Você se recorda quanto gastou para voltar de playa Pilar até havana de táxi? Pq olhei q voo ida e volta são 140 euros. Calculei que de ônibus gastaria 100 CUCs ida e volta…mas como a volta não é garantida de ônibus….Fico pensando se não vale a pena ir de avião até Cayo coco e depois pegar um bus de lá até cayo guillermo.

  9. Oi altier, pesquisei um monte e não acho informação. Tem como ir de varadero conhecer a playa pilar? Ou obrigatoriamente tenho que voltar pra havana? Obrigada.

  10. Olá Altier tudo bem?
    Estamos planejando uma passagem de 5 dias por Cuba agora em maio. Ficaremos 2 dias em Havana e estou muito na dúvida entre ir para Varadero (a vantagem é que é beeem mais perto) ou Cayo Guillermo/Coco (longe, mas sonho conhecer), pois temos pouco tempo.
    Você acha que Varadero perde muito para os Cayos, em termos de beleza?
    Muitíssimo obrigada pelas dicas!
    Bianca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *