Agências de viagem em Cuba: entenda como funcionam e evite os golpes mais comuns

Atualizado em 9 de novembro de 2023 – 2 min de leitura

Agências de viagem em Cuba

Por mais que tenha planejado bem seu roteiro, em algum momento você vai precisar de agências de viagem em Cuba. Isso acontece porque o turismo ainda está sob controle do governo. Além disso, nem sempre é possível comprar diretamente com a empresas que oferecem o serviço.

Para entender como isso funciona, nunca se esqueça de que todas as agências de viagem em Cuba são estatais. É justamente por isso que os preços são tabelados em qualquer parte do país. Isso significa que pedir um desconto ou dar aquela chorada não serve para nada.

É também por isso que você não vai ver muito esforço dos atendentes para resolver seu problema: reservar um passeio saindo de outra cidade, por exemplo, não vai ser fácil. E esqueça aquela ideia de mandar um e-mail pedindo informações, pois a resposta pode nunca chegar.

Agências de viagem em Cuba

O lado bom disso tudo é que você não sofrerá com o assédio de vendedores tentando lhe convencer a comprar um ou outro passeio.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Outros pontos importantes

Existem três principais agências que atendem em todo o país: a Cubatur, a Havanatur e a Cubanacan. Apesar de operarem de forma bem semelhante, algumas se especializaram em certos roteiros enquanto outras têm serviços mais abrangentes.

Nas agências, você pode comprar pacotes que incluem serviços como passagens aéreas, hospedagem, traslados e passeios, ou apenas serviços pontuais como bilhetes em companhias aéreas que não vendem pela internet.

Agências de viagem em Cuba

Um importante detalhe é que você terá que pagar em dinheiro, já que cartões de crédito não são aceitos. A moeda preferida é o peso cubano (CUP), mas pagamentos em euro e dólar também são possíveis.

Outro grande problema é que, como o serviço não é totalmente informatizado, eles exigem uma antecedência mínima de 48 horas para confirmar algumas reservas.

Sabendo disso, jamais deixe para fazer as coisas sem planejamento.

Agências de viagem em Cuba

Cubatur

A Cubatur está em todo o país e tem exclusividade em viagens para Cayo Largo, um dos destinos mais procurados de Cuba. Isso acontece porque os voos que chegam à ilhota são fretados com a Aerogaviota.

Dificilmente, você verá agências próprias da Cubatur, mas sempre haverá um pequeno balcão nos hotéis e resorts espalhados pelas cidades.

Em Havana, o famoso Hotel Inglaterra é um bom lugar para você comprar o que precisa.

Havanatur

A Havanatur também opera nas principais cidades do país, como Havana, Varadero e Cayo Guillermo.

A agência vende de tudo um pouco: de cruzeiros a traslados, de excursões a eventos, mas sua especialidade é fazer a ponte com agências internacionais que vendem pacotes em outros países.

Eu também não vi muitas agências próprias, mas em todos os hotéis havia uma mesa e um funcionário da empresa para atender aos turistas.

Cubanacan

A Cubanacan é a mais nova delas e opera em um esquema semelhante às outras. A agência tem, basicamente, os mesmos pacotes e passeios, sendo que a diferença é que ela organiza viagens para outros países.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, os indicadores mostram a mesma tendência.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É preciso apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Não é necessário apresentar resultado de testes de covid-19 nem certificado de vacinação para entrar em Cuba. Entretanto, é necessário  preencher o formulário D’Viajeros  em formato digital antes de chegar ao país.

O formulário pode ser preenchido a partir de 48 horas antes do voo no site dviajeros.mitrans.gob.cu/inicio.

Seguro viagem

 O seguro viagem para Cuba é obrigatório.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

→ Veja como comprar o seguro viagem certo para Cuba

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem, mas, apesar dela oferecer várias opções de seguro para a América Central, a única seguradora aprovada pelo governo cubano é a Assist Card, e o plano mais indicado é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA).

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

INTERNET EM CUBA

Num país onde a imprensa é controlada com mão de ferro pelo governo, o acesso à rede mundial de computadores ainda é precário e está longe de satisfazer nossos desejos de conectividade. Na prática, a internet em Cuba é restrita a poucos pontos onde você pode se conectar. E já adianto: será preciso pagar por isso.

É que, em Cuba, não existe internet de graça, como encontramos em hotéis, restaurantes, cafés e até praças públicas ao redor do mundo. Então, mesmo que exista a rede wi-fi, você precisará pagar pelo cartão que dá acesso à internet.

Os cartões são vendidos nos comércios locais e nas lojas da ETECSA, a empresa estatal de comunicação, e custam entre CUP 12,50 e 125, mas pode ser que você encontre variações nos preços quando comprar os cartões na rua.

Eu vi gente cobrando o equivalente a CUP 70 pelo cartão de uma hora. Há também quem negocie o acesso no mercado paralelo. Nessa modalidade, o cartão de uma hora sai por mais ou menos CUP 25.

velocidade da internet em Cuba não é lá grandes coisas. O grande problema é que, como são poucos, os pontos de internet sem fio vivem cheios. E, como sabemos, o sinal nem sempre fica bom quando há muitas pessoas conectadas a uma mesma rede.

De forma geral, não percebi restrições às redes sociais. O Whatsapp funciona bem, apesar de ser um pouco difícil de enviar e receber arquivos por causa da velocidade da conexão. Instagram e Facebook também demoram um pouco para carregar.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

11 Comentários

  1. CHRISTIANE LOMBA LESSA BUORO

    Oi Altier, muito obrigada pelas informações , mas não sei se entendi direito. Preciso comprar a passagem aérea para Cayo Largo em Havana, não consigo fazer isso pela internet, certo? se for isso, dá uma certa insegurança por não poder fazer nada pela internet antecipadamente. Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Christiane.
      Infelizmente é isso mesmo.
      Não há venda de passagens antecipadas pela internet.
      Um abraço.

      Responder
  2. Samantha Braga Zarth

    Voltei de Cuba essa semana e muita coisa mudou por lá…pra começar a maioria das agências tem aceitado (e até exigido) pagamento em cartão de crédito. Num dos hotéis que ficamos em Cayo Guillermo tivemos que implorar pra pagar em CUPs, pois já tínhamos trocado a moeda. Aparentemente nenhuma delas tem oferecido traslado, pelo menos não de forma isolada, talvez em pacotes sim, mas para nós que já estávamos lá na ilha e querendo se deslocar sempre mandaram pegar um táxi (que só querem receber em euro, dólar, libra ou canadenses). Outra coisa é que quase todos os lugares aceitam todas essas moedas e a cotação do dólar e euro é a mesma! Ou seja, levamos euro porque é o que recomendaram na internet, mas na prática não valeu a pena pois cobram a mesma cotação do dólar nos estabelecimentos (e dependendo da cidade é mais vantajoso pagar direto do que trocar nas casas de câmbio).

    Responder
  3. Marta

    Olá Altier,

    Vou a Cuba e queria comprar aqueles tours de catamaran na ilha de Cayo Santa Maria. Onde me aconselha comprar? No próprio hotel? Estou a procurar alternativas, em agencias, mas não estou a encontrar. Obrigada. E parabéns pelo seu blog!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marta.
      Em Cuba a gente não encontra muitas opções. São apenas as agências governamentais que funcionam em lojas próprias ou nos hotéis.
      Não existe a possibilidade de contratar um passeio particular, direto com o dono da lancha, por exemplo. Conseguir um desconto, então, é impossível. 🙁
      Um abraço!

      Responder
  4. Cheila Goncalves

    Olá Altier. Tenho viajem para havanna e estadia em caio largo comprada. Falta me apenas o voo para caio largo. Compro quando chegar havanna é seguro de haver disponibilidade ou aconselha tratar disso pela Internet o qto antes? Obrigada

    Responder
  5. Eduarda santos

    Boa noite,
    Sabe me dizer se vale a pena comprar a estada em varadero pelo booking ou diretamente nas agências em cuba? Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Eduarda.

      Eu prefiro fazer tudo com antecedência, mas isso é muito pessoal.
      Se deixar para comprar lá, pode ser que você não consiga o hotel que deseja.

      Um abraço.

      Responder
  6. W.S.Camy

    Poderia nos informar se estas agencias visam atender somente aos estrangeiros ou tem uma parcela de clientes nativos?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...