Pesquisar
Close this search box.

Documentos para entrar em Cuba: 10 dicas para não ter erro

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Documentos para entrar em Cuba

Antes de fazer as malas e partir para o aeroporto, é muito importante saber quais os documentos para entrar em Cuba. Isso é essencial para não ter problemas na imigração nem correr o risco de ser impedido de entrar no país.

→ Entenda e  vida em Cuba

Cuba é um dos destinos mais encantadores e controversos que já conheci, com um povo alegre e belíssimas praias, mas o que pouca gente sabe é que a imigração – órgão oficial que faz o controle e a entrada de pessoa no país – é bastante rígida quanto aos documentos necessários para entrar em Cuba.

O primeiro ponto de atenção é saber que é necessário  preencher o formulário D’Viajeros  em formato digital antes de chegar ao país. Ele pode ser preenchido a partir de 48 horas antes do voo no site dviajeros.mitrans.gob.cu/inicio.

10 documentos para entrar em Cuba

Na lista abaixo, estão 10 dicas super importantes para você organizar seus documentos para entrar em Cuba.

Preste atenção em cada detalhe para não ter problemas com a imigração ou até mesmo ser impedido de embarcar, ainda no Brasil.

1. Passaporte

O documento oficial do viajante é o passaporte. Eu já comentei sobre isso varias vezes, porque é nele que ficam os carimbos dos países que você visitou e, querendo ou não, isso ajuda muito na hora de pedir um visto ou de dar entrada em um país.

No caso de Cuba o passaporte é o único documento aceito para entrar no país. Ele de estar dentro do prazo de validade – pelo menos seis meses antes de vencer.

A carteira de identidade, que é aceita nos país que fazem parte do Mercosul, não é válida como documento para entrar em Cuba.

Da mesma forma,  não são aceitas certidão de nascimento e quaisquer outros documentos emitidos por órgãos de classe, como OAB e CREA, por exemplo.

2. Visto

Todo brasileiro precisa de visto para entrar em Cuba. A boa notícia é que ele pode ser obtido no aeroporto, antes de embarcar para Cuba.

Se seu voo for com a Copa Airlines ou com a Avianca, provavelmente terá uma conexão na Cidade do Panamá e em Bogotá, respectivamente.

→ Como comprar o visto no aeroporto

Nos aeroportos dessas duas cidade você deve procurar o balcão da companhia para fazer a compra do visto para Cuba.

Documentos para entrar em Cuba

A tarjeta del turista, como é chamado o visto, tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado por mais 90 dias.

O visto custa USD 25.

Também é possível fazer a solicitação do visto antecipadamente no Consulado de Cuba de sua região – veja lista abaixo. Para fazer o pedido, você já deve estar com a passagem aérea em mãos.

Só não se esqueça que ele é um dos documentos para entrar em Cuba.

4. Seguro viagem

O seguro viagem para Cuba é obrigatório. Essa regra é antiga, foi implementada em maio de 2010 e a apólice deve ser de, no mínimo, USD 10.000 para despesas médicas e hospitalares.

→ Veja como comprar o seguro certo

O seguro viagem é, de forma bem simples, um plano de saúde que você contrata para usar no exterior em casos de urgência e emergência.

Ele é a garantia de que você terá a assistência médica e hospitalar no caso de acidentes, que podem ser simples, como um pé torcido durante uma caminhada, ou até mesmo mais graves, como um ataque cardíaco, que pode exigir cuidados maiores, como internação e até mesmo intervenção cirúrgica.

Documentos para entrar em Cuba

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Apesar dela oferecer várias opções de seguro para a América Central, a única seguradora aprovada pelo governo cubano é a Assist Card, e o plano mais indicado é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA).

5. Vacinação contra febre amarela

Todos viajantes brasileiros precisam apresentar o Certificado Internacional de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela.

Essa é uma das regras que os profissionais da imigração levam mais a sério e, sem a vacina, você pode ser impedido de entrar no país

Solicitar o CIVP é muito fácil.

Depois de ser vacinado em um posto de saúde ou em uma clínica privada, você deve fazer um cadastro no portal de serviços do Governo Federal e enviar a solicitação.

→ Como solicitar o Certificado de Vacinação

Feito isso, o seu pedido será avaliado e, se aprovado, uma mensagem será enviada para o seu e-mail de cadastro em até cinco dias úteis.

Quando receber este e-mail, você só vai precisar imprimir o documento e assinar no lugar marcado. Pronto! O seu cartão está na mão. E tem mais: se precisar imprimir outras vezes, o documento sempre estará disponível para você fazer novas impressões.

6. Vacinação contra covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

7. Comprovante de hospedagem

Quando estive em Cuba, notei que a imigração cubana é bem rígida em relação à saúde do viajante, e o esquema funciona mais ou menos assim.

Logo depois de apresentar o passaporte ao oficial, somos direcionados para uma equipe de saúde.

No meu caso, eram várias pessoas – umas 15, mais ou menos – só para verificar se os viajantes tinham o seguro viagem e a vacina contra febre amarela, e para conferir o endereço onde ficariam hospedados, para o caso de alguma emergência.

Documentos para entrar em Cuba

E o detalhe é que não há como burlar a fila, porque não é um esquema aleatório: todos os viajantes são verificados, um por um. Quem estiver com tudo certo passa, quem estiver sem algum documento, é barrado.

Então você deve ter em mãos os dados do lugar onde ficará hospedado, seja em um hotel ou em uma casa particular.

8. Carta convite

Se você estiver viajando a convite de um cubano ou de alguém quem tenha visto de moradia em Cuba, será preciso ter uma carta convite emitida pelo anfitrião.

Isso vale especialmente se você for ficar na casa dele.

Esta é uma exigência do governo cubano que determina, ainda, que esta carta seja registrada nos órgão indicado pela representação migratório de Cuba.

9. Dinheiro

Não é obrigatório demonstrar capacidades financeiras para permanecer na ilha durante a viagem. Extrato de conta corrente, limite do cartão de crédito, dinheiro vivo: nada disso.

Também é importante saber que não há um valor máximo de dinheiro em espécie permitido para entrar em Cuba, mas se o valor for superior a USD 5.000 ou o equivalente em outras moedas, é obrigatório preencher a Declaração de Alfândega na chegada ao país.

A moeda de Cuba é o peso cubano – identificado pela sigla CUP – ele pode ser utilizada por cubanos e turistas. Durante longos anos, Cuba conviveu com duas moedas oficias: o peso cubano (CUP), que era usado por quem vive no país, e o peso conversível (CUC), usado exclusivamente por turistas.

→ Dinheiro em Cuba

Desde janeiro de 2021, Cuba passou a considerar apenas o peso cubano – identificado pela sigla CUP – como moeda nacional, que pode ser utilizada por cubanos e turistas. Mas isso não era assim.

Como o real não é aceito em Cuba, a melhor opção é levar euros e trocar por CUP na chegada ao país. Você também pode levar dólares, mas, real, definitivamente, não.

Na data de atualização deste artigo, o euro estava valendo CUP 118 e o dólar, CUP 123 no mercado formal e CUP 165 mercado informal.

Uma boa forma de acompanhar a flutuação do câmbio é consultar o site Ciber Cuba.

→ Quanto custa viajar para Cuba

É muito importante destacar que a mudança das moedas resultou em uma alta relevante dos preços na ilha: em 2021 o Cuba registrou uma inflamação de 70%.

10. Declaração alfandegária

Na hora de fazer as malas, você precisa prestar atenção em algumas coisas: é permitida a entrada de objetos pessoais como equipamentos fotográficos, computadores, outros itens pessoas, como instrumentos musicais e de pesca, além de equipamentos para a prática de esportes.

Também são permitidos levar presentes até o valor de CUP 50. Todos os demais artigos podem ser taxados pela Alfândega.

Não é permitido entrar em Cuba: drogas e entorpecentes, explosivos, pornografia de qualquer tipo, veículos rápidos a motor, espécies de animais ou plantas em perigo de extinção e publicações consideradas possíveis ameaças para os interesses gerais do país.

Note que em alguns pontos dependem da interpretação do oficial da imigração – como “publicações consideradas possíveis ameaças para os interesses gerais do país” – e, por isso, é sempre bom viajar com os itens essenciais para uma viagem segura e que não possibilitem muitos questionamentos dos oficiais.

Você já deve saber, mas não custa lembrar que Cuba é um país que controla a imprensa e as informações que circulam no país.

É importante se assegurar de não estar com artigos que podem ser classificados como “itens de importação”, que estão sendo transportados com a intenção serem deixados definitivamente em Cuba. Caso contrário, você deverá preencher uma Declaração Aduaneira para viajantes na chegada ao país.

10. Viajar com animais

Para viajar com seu animalzinho de estimação, você vai precisar ter alguns documentos dele em mãos.

Viajar para Cuba com animais de estimação é seguro. Na Alfândega cubana, se tiver os documentos necessários, não terá nenhum problema para poder passar.

Primeiro, é necessário solicitar um certificado ao consulado de sua região apresentando o passaporte atualizado de animal com todas as vacinas em dia; o Certificado Zoosanitário Internacional e o certificado de saúde emitido por um veterinário; e uma cópia do passaporte da pessoa que viaja com o animal.

Se tiver os todos os documentos necessários, certamente você não terá nenhum problema para entrar em Cuba.

Consulados de Cuba no Brasil

Consulado da República de Cuba – Salvador
Rua Lord Crochane, 66 – Barra
(71) 2137-5647

Setor Consular da Embaixada – Brasília
SHIS – QI 05, Conj. 18, Casa 01
(61) 3248-4710 / 4215
consulcubabsb@uol.com.br

Consulado Geral da República de Cuba – São Paulo
Rua Cardoso de Almeida, 2115
(11) 3873-2800
oficonsular@uol.com.br
consuladocuba@uol.com.br

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, os indicadores mostram a mesma tendência.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem

 O seguro viagem para Cuba é obrigatório.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Só que, apesar dela oferecer várias opções de seguro para a América Central, a única seguradora aprovada pelo governo cubano é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

AC 35 MUNDO (Exceto EUA) é a versão do seguro viagem pra Cuba sem cobertura para covid-19 – ele é mais barato.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

14 respostas

  1. Oi, Helio.
    As informações do post estão atualizadas e estas são as regras atuais para entrada no país.
    Quanto à verificação ou não de cada passageiro, isso acontece no mundo inteiro, mesmo assim ainda considero o sistema de Cuba muito eficiente.
    Não há motivo de pânico algum na postagem, pois ela apenas orienta para que todos estejam adequados às regras de imigração do país.
    Um abraço.

  2. Viajamos em janeiro de 2024 para Havana e quando olhamos seu blog esta postagem estava com data de dezembro 2023. Nos gerou uma certa insegurança quanto ao seguro viagem que já tínhamos.
    Creio que cada um terá uma experiência. Na imigração só entregamos o papel alfandegário, passaporte, mala no raio x e eu fui revistado talvez por estar de calça comprida. Meu amigo de bermuda não foi.
    Observo que desde 2022 muitas coisas mudaram e que seu post se atualiza como 2024. Então, sugiro que mantenha essa sua postagem com data original para não criar pânico nos viajantes. Obrigado

  3. Bom dia, excelente seu trabalho . Muito obrigada. Tenho algumas dúvidas relacionadas ao visto de entrada em Cuba. Já providenciei todos os documentos (passagens, voucher de hotel etc), encaminhei tudo online para o consulado em SP e no ato recebi uma mensagem automática de que entrariam em contato comigo posteriormente, mas isso nunca aconteceu. Depois disso tentei contato até com a embaixada em brasilia, mas … nada.
    Vc teria o telefone correto do consulado em SP? Todos os números que consegui na Web não completam a ligação. Outra coisa, nós somos brasileiros, mas estaremos entrando em Cuba através dos Estados Unidos (Miami), me falaram que preciso de uma tarjeta rosa, isso confere? Muito obrigada

  4. Oi, José.
    Pode fazer os outros destinos depois de chegar ao país, mas é bom já ter um roteiro e as reservas de Havana.
    Um abraço.

  5. Ficarei 9 dias em Cuba, tenho uma reserva de 3 dias em Havana e ainda não defini outros pontos a serem visitados. Preciso fazer as demais reservas ou posso fazer quando estiver em Cuba.

  6. Olá. Mesmo tendo havido inflação, como no restante do planeta, os preços para alimentação e transportes, em Cuba, são muito baixos!!!

  7. Oi, Taciane.
    Que bom que estou ajudando. 🙂
    A melhor forma é levar o dinheiro em espécie – dólar ou euro.
    Você vai precisar informar o endereço da hospedagem quando chegar ao país, então tem que fazer a reserva antes.
    Boa viagem!
    Um abraço.

  8. Olá Altier, muito obrigada pelas dicas e recomendações! Estou utilizando tudo para minha viagem.

    Tenho duas consultas: Qual é a melhor forma de levar dinheiro para Cuba? tudo em espécie, ou há outra forma além dessa?
    No caso das hospedagens, para ficar em casa de família, tenho que reservar antes, ou posso chegar e procurar um local? Neste caso como seria na migração?

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *