Pesquisar
Close this search box.

Praça da Revolução: cartão-postal de Havana e seu simbolismo

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana

Não há como vir a Cuba e não passar por aqui. Reforçando todos os clichês de Havana, a Praça da Revolução é um dos cartões-postais mais famosos da cidade e todo mundo quer aquela foto clássica com a imagem de Che Guevara.

Isso parece exagero, mas é que todo turista que chega ao país vem a esta praça para, pelo menos, registrar o momento. Mas, a Plaza de la Revolución tem, é claro, muito mais do que isso.

Praça da Revolução em Havana

Palco dos clássicos pronunciamentos de Fidel Castro, ela foi construída pelo ex-ditador Fulgencio Batista e tinha o nome era Plaza Cívica até que, em 1959, os revolucionário cubanos derrubaram o governo totalitário que massacrava o país.

Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana

A praça fazia parte do projeto de construir uma cidade mais moderna e foi projetada pelo urbanista francês Jean Claude Forestier, em uma pequena colina chamada Loma de los Catalanes.

Cortada por avenidas largas, a esplanada tem um estilo moderno, sem muitas construções. Isso faz com que o sol torre nossos miolos nos dias mais quentes.

Uma das maiores do mundo, com 72.000 metros quadrados, a Praça da Revolução é, sem dúvida, um lugar de grande importância histórica.

Alguns eventos já chegaram a reunir um milhão de pessoas na praça, o que equivale a dez por cento da população cubana. Um deles aconteceu quando o Papa João Paulo II esteve no país.

Atualmente, os arredores da praça são ocupados por prédios do governo e do Partido Comunista cubano.

Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana

Os heróis nacionais

A emblemática escultura de ferro com o rosto Che Guevara acompanhada da frase Hasta la Victoria Siempre – que significa rumo à vitória sempre, em português – é o ponto alto da praça.

O mural é inspirado na famosa foto de Che feita, em 1960, pelo fotógrafo Alberto Korda.

Dizem que, ainda hoje, permanece intacto o gabinete que Guevara ocupou dentro do prédio. Mas, ele não é aberto a visitação.

Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana
Foto: Alberto Korda

Praça da Revolução, o cartão-postal de Havana

Em 2009, um mural semelhante ao de Che, com a imagem de Camilo Cienfuego, foi adicionado à parede do Ministério das Comunicações.

No mural, a gente lê a frase vas bien, Fidel. Isso é o que ele teria dito ao comandante Castro, ao chegar a Havana, depois da derrota de Fulgencio Batista.

No centro da Praça da Revolução, fica o imponente Memorial José Martí com uma torre de 109 metros de altura. Você pode subir de elevador para ter uma espetacular vista da cidade.

Nessa parte também está uma enorme escultura de José Martí, importante pensador cubano e responsável pela construção dos ideais que ainda orientam a nação.

A visita à praça é gratuita. Para conhecer o interior do Memorial José Marti e subir no elevador é preciso pagar CUP 120.

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, foi 30%. As previsões para 2024 mostram tendência de alta dos preços.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem obrigatório

O seguro viagem para Cuba é obrigatório e, sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Há várias opções de seguro para a América Central, mas a que eu mais recomendo é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

O Affinity 15 LATAM +COVID-19 tem cobertura básica e preço bem mais em conta.

Já o MTA 60 Am. Latina +Telemedicina Albert Einstein é um dos mais vendidas, com boa cobertura e atendimento.

Antes de contratar um seguro viagem para Cuba, eu sugiro que você veja como funciona o seguro e porque ele é obrigatório.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *