Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Cayo Largo: melhores épocas com dicas mês a mês

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Cayo Largo

Eu já contei que Cayo Largo del Sur tem o mar mais lindo que já vi e se chegou a sua hora de planejar quando ir a Cayo Largo, pode confiar nestas dicas que não tem erro.

Cayo Largo – é assim que a chamamos – faz parte do arquipélago de Cuba e tem praias incríveis, que já figuraram nas listas de melhores do mundo.

→ Bate-volta de um dia em Cayo Largo

Como você pode imaginar, a atração principal é, de fato, o mar. Mas, não se preocupe. Existem diversos programas mais exóticos para quem não quer passar o dia deitado na areia, e sim se aventurar um pouco.

Independentemente do tipo de viagem que você curte, um dos vários pontos positivos de Cayo Largo é que  o céu é ensolarado praticamente o ano todo. 

Quando ir a Cayo Largo

O clima de Cuba é tropical e é isso que nos garante dias de sol pleno quase o ano inteiro.

Temperatura da água

Mais um ponto positivo desse paraíso é que a água das praias é quentinha. A temperatura fica sempre em torno dos 25 graus, chegando aos 29 no verão.

Temporada de furacões

temporada de furacões vai de junho a novembro, mas claro que isso não significa que vai ter furacão.

Na prática, essa temporada significa que começou o período de alerta contra furacões. Portanto, governos e população devem ficar atentos.

Historicamente, o período com maior chance de Cuba ser atingida por um furacão vai de agosto a outubro.

Quando ir a Cayo Largo

Estações do ano

Como Cuba tem clima tropical, na prática há apenas duas estações durante o ano. O verão é a estação mais quente e também mais chuvosa e o inverno, o período de temperaturas mais amenas e com menos chuvas.

Estação chuvosa

O verão vai de maio a outubro e, nessa época, o calor beira o insuportável.

Os termômetros marcam sempre mais de 30 graus, mas, por causa da umidade, a sensação térmica é de quase 40 graus.

Essa também é a temporada de chuvas, mas raramente você terá dias inteiramente nublados ou chuvosos.

Quando ir a Cayo Largo

Estação seca

O inverno, que vai de novembro a fevereiro, é a estação seca de Cuba. Portanto, é a  melhor época para visitar Cayo Largo,  já que chove menos.

Com temperaturas máximas mais agradáveis – variando de 26 a 29 graus – até costuma esfriar um pouco à noite por causa dos ventos, quando os termômetros marcam até 18 graus.

Então, já deu para perceber que frio não faz, certo?

Eu visitei Cuba em maio, no começo da baixa temporada. Nesse período, os dias são claros e longos, anoitecendo por volta das 20h e há pancadas de chuva praticamente todos os dias lá pelas 17h.

Um grande ponto positivo dessa estação é que os preços já estão mais baixos, as praias mais vazias e tudo fica mais tranquilo.

Eu aconselho evitar os meses de julho e agosto. Eles são meses quentes demais e muito úmidos, combinação perfeita para tempestades de verão.

Dicas mês a mês

Janeiro

Janeiro é um mês espetacular para visitar Cuba, mas esteja ciente de que é altíssima estação e, portanto, tudo estará mais caro. Se só puder viajar nesse período, se planeje para fazer as reservas com antecedência – dos voos aos hotéis.

A temperatura varia entre 20 e 25 graus e a chance de chover é mínima. Como dá para notar, não faz aquele calor infernal, mas o sol está sempre presente.

No dia 1º de janeiro os cubanos comemoram a vitória da Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro. Como é feriado nacional, a festa é grande, sempre com muitos eventos políticos.

Fevereiro

Fevereiro tem características muito semelhantes às de janeiro: temperatura agradável, entre 20 e 25 graus, pouca – ou quase nenhuma – chuva.

Ainda é um mês de preços altos, mas a tendência é que o volume de turistas diminua até o final do mês.

Março

Em Março, as temperaturas já começam a subir ligeiramente: os termômetros marcam entre 21 e 27 graus, com média de 24.

O volume de chuva também começa a aumentar, mas nada que atrapalhe sua viagem. Então, ainda é um bom mês para conhece Cuba.

Abril

Último mês da estação seca, abril é marcado pelo aumento na temperatura – a máxima pode chegar a 28 graus –, mas as chuvas não são significantes a ponto de atrapalhar os passeios.

É um bom mês para conseguir ofertas de última hora – tanto para voos quando para hospedagem: é hora de ativar os alertas no celular.

Maio

Primeiro mês da baixa estação, que coincide com o período quente e chuvoso em todo o arquipélago de Cuba.

As temperaturas variam entre 24 e 29 graus e as chuvas podem marcar presença com mais frequência: a média histórica registra 10 dias de chuva em maio, mas lembre-se que estamos falando de chuvas de verão.

Eu estive em Cuba no mês de maio.

Junho

A partir de junho o calor aperta e os termômetros alcançam os 30 graus, mas a sensação térmica é muito maior por causa da umidade.

A chance de pegar dias com chuva é maior e é em junho, também, que começa a temporada de furacões, como eu expliquei anteriormente.

Julho

Julho divide com agosto o título de mês mais quente do ano: as temperaturas variam entre 24 e 31 graus. Caminhar pelas ruas de Havana ou até mesmo ficar muito tempo na praia pode ser desconfortável e até não indicado para quem viaja com crianças.

Apesar disso, historicamente, julho não é um mês com um grande volume de chuvas. Pelo menos isso ajuda, né?

Agosto

Como falei, agosto é um dos meses mais quentes do ano e, de verdade, seria bom evitá-lo. Além do calorão, o mês tem um volume considerável de chuva – ainda que sejam pancadas de verão.

E ainda é preciso lembrar que é temporada de furacão, que começa em junho e vai até novembro.

Setembro

Em setembro, o calor começa a ceder,  mas as temperaturas permanecem altas, variando entre 25 e 30 graus. É o mês com maior volume de chuvas do ano: chove, praticamente, dia sim e dia não.

Definitivamente, não é o melhor mês para visitar Cuba. Portanto, é melhor riscá-lo de sua lista de quando ir a Cayo Largo.

Outubro

As temperaturas variam entre 24 e 29 graus em outubro, mês que marca o fim do verão e da estação chuvosa. Portanto, ele tem características das duas estações.

No dia 10, os cubanos comemoram a Independência de Cuba e, novamente, há muitos eventos políticos.

Novembro

Novembro é o começo da alta temporada, com temperaturas variando entre 23 e 27 graus.

As chuvas diminuem drasticamente e os preços já começam a escalada rumo às alturas, já que até abril o país é muito procurado por turistas do mundo inteiro.

Dezembro

Dezembro é um excelente mês para visitar Cuba e, também, Cayo Largo. As temperaturas variam entre 21 e 25 graus e o clima se mantém estável, com pouca chance de chuva.

Aliás, este é o mês com menor volume de chuvas durante todo o ano. Justamente por isso, espere encontrar preços mais altos e praias mais cheias.

Quando ir a Cayo Largo

Melhor época para viajar

Conseguiu decidir quando ir a Cayo Largo? Antes de bater o martelo, veja quais são as minhas conclusões.

A melhor época para ir a Cayo Largo e aproveitar as praias vai de dezembro a abril.

Em maio, você ainda pode ir, já que a temporada de furacões ainda não começou, mas lembre-se que o calor já incomoda e que as chuvas de fim de tarde serão bastante frequentes.

De dezembro a meados de março, pode ser útil levar um casaco para as noites frias – não espere frio abaixo dos 18 graus.

Se quiser aproveitar o melhor de Cuba sem gastar muito,  escolha viajar da metade de março ao final de abril. 

NOTA
Como tem acontecido com vários países ao redor do mundo, Cuba tem registrado uma escalada nos preços de forma generalizada. Em 2022, a inflação registrada no país foi de 39% e, em 2023, os indicadores mostram a mesma tendência.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar em Cuba, mas é possível obter o visto no aeroporto.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade mínima de seis meses e outros documentos obrigatórios.

Dinheiro

Cuba unificou as duas moedas do país em janeiro de 2021, mas o ideal ainda é levar euros e trocar seu dinheiro em Cuba.

Vacinas

A vacina contra febre amarela é obrigatória e sem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) você não entra no país.

Informações sobre covid-19

Desde o dia 6 de abril de 2022, Cuba flexibilizou as medidas para o controle de entrada e saída de viajantes estrangeiros.

Com isso, não é necessário apresentar certificado de vacinação ou testes negativos para covid-19, independente se você estiver vacinado ou não.

Seguro viagem

 O seguro viagem para Cuba é obrigatório.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

É que mesmo tendo um serviço de saúde pública considerado referência, os hospitais e clínicas de Cuba só atendem gratuitamente quem mora no país – até os cubanos que vivem no exterior precisam de um seguro viagem.

Esta regra é antiga, foi implementada em maio de 2010, como mostra este comunicado.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

A Seguros Promo é a plataforma que eu sempre uso para comparar os preços do seguro viagem.

Só que, apesar dela oferecer várias opções de seguro para a América Central, a única seguradora aprovada pelo governo cubano é a Assist Card, e o plano mínimo indicado é o AC 35 AM. LATINA (Exceto EUA) COVID-19.

AC 35 MUNDO (Exceto EUA) é a versão do seguro viagem pra Cuba sem cobertura para covid-19 – ele é mais barato.

Veja mais dicas de Cuba

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Cuba.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *