Como funciona o ônibus em Cayo Guillermo

4

Atualizado em 27 de julho de 2018

Diferentemente de outras partes de Cuba, é muito fácil e barato circular de ônibus em Cayo Guillermo. Isso acontece porque uma linha turística – a Jardines del Rey Bus Tour – liga esta ilhota à sua vizinha, Cayo Coco. Assim, temos como curtir o melhor desses lugares.

Antes de avançar, talvez você precise ler: Saiba como chegar a Cayo Guillermo.

As paradas são feitas, basicamente, nos resorts onde você pode descer para curtir uma bela praia. Aqui, o acesso a elas sempre é liberado, conforme prevê a lei cubana. O primeiro ônibus sai às 8h e o último deixa Playa Pilar, na última parada, às 17h45.

Reserve já o seu hotel em Cayo Guillermo e garanta os melhores preços.

Como funciona o ônibus em Cayo Guillermo

Um dos ônibus que circulam por Cayo Guillermo.

A passagem com validade de um dia no Jardines del Rey Bus Tour custa CUC 5 e é vendida dentro do ônibus. Com ela, você pode descer e subir no veículo quantas vezes quiser. O pagamento deve ser feito exclusivamente em dinheiro, na moeda dos turistas, o peso convertível.

https://www.penaestrada.blog.br/guia-de-cuba-todas-as-informacoes/

Como nada é perfeito, o grande problema é que os horários são bastante espaçados. Não há muitos ônibus circulando, e isso faz a viagem demorar mais do que gostaríamos. Outro inconveniente que pode ocorrer – felizmente, não aconteceu comigo – é que, quando os veículos ficam lotados, eles simplesmente passam direto e você pode ter que ficar esperando horas pelo próximo.

Em todos os hotéis e nas paradas do centrinho de Cayo Coco e da Playa Pilar há placas indicando os horários do próximo ônibus.

Como funciona o ônibus em Cayo Guillermo

Dá para apreciar as áreas verdes e ver os flamingos do alto.

Ônibus em Cayo Guillermo

Você já deve ter entendido que a maioria das ilhas pequenas que circulam Cuba são destinadas ao turismo e, por aqui, tudo é bem diferente da ilha principal, onde ficam cidades como Havana e Varadero, por exemplo.

Nessas áreas não há vida além daquela produzida para os turistas, e se você quiser ver uma cidade real, terá que ir até um dos vilarejos perto de Cayo Guillermo. Para isso, você terá que tomar um táxi, já que o ônibus panorâmico não atravessa o pedraplén, a rodovia construída sobre o mar para ligar os cayos à ilha principal de Cuba.

Talvez esse não seja o seu estilo de destino, mas não há outro jeito para conhecer uma das melhores praias de todo o Caribe, como eu conto em: Playa Pilar: a praia mais linda de Cuba.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

4 Comentários

  1. Avatar

    Parabéns pelos seus posts de Cuba!!
    Estão me ajudando muito a entender essa viagem que ainda não é tão fácil de ser feita!!

    Queria uma ajudinha… Vou de avião para Cayo Coco, mas vou me hospedar em Cayo Guillermo.. No aeroporto eu consigo pegar ônibus para Cayo Guillermo??

    Obrigada!!

  2. Avatar

    Oii, boa noite
    sabes me dizer se existe acesso fácil de Trinidad Para Cayo Guillermo?
    Estou indo semana que vem e isso tem me preocupado
    Obg.

    • Altier Moulin

      Oi, Mariana.

      A principal empresa de ônibus do país é a Viazul. As passagens só são vendidas nos guichês da empresa e devem ser compradas com antecedência.
      Pelo que vi, os ônibus não chegam a Cayo Guillermo. Você teria que ir até Ciego de Ávila e, depois, procurar um transfer para a ilhota.
      Nas agências de viagem cubanas (todas controladas pelo governo) você pode conseguir o transfer.
      É um pouco complicado, mas viajar de ônibus em Cuba tem dessas coisas. Paciência!

      Um abraço.

Escreva um comentário