Se você é o tipo de viajante que gosta de sair do lugar comum e fugir dos clichês, dê uma olhada neste pequeno guia de destinos exóticos na América do Sul para você incrementar seus próximos roteiros.
Além de serem destinos super diferentes, outro ponto positivo é que dá para viajar gastando pouco já que todos os lugares da lista estão fora da zona do dólar e do euro: o poder do real ainda facilita muito a nossa vida na hora de fazer o câmbio.
Destinos exóticos na América do Sul
Outra questão muito importante é que para viajar pela América do Sul, brasileiros não precisamos de visto e nem mesmo de passaporte: dá para usar apenas a carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e que tenha sido emitida há menos de dez anos.
Depois de tudo isso, chegou a hora de ver alguns dos lugares mais exóticos do nosso continente.
1. Baños – Equador
Quem recusaria uma viagem a Galápagos, o arquipélago predileto de Darwin, e que desde sua visita é considerado um enorme laboratório vivo? Você poderá observar as diversas espécies únicas de aves e até virar “amigo” de uma centenária tartaruga-das-galápagos.
Mas o Equador tem outro desafio para você: encarar o balanço mais assustador do mundo. O grande Balanço do Fim do Mundo fica na cidadezinha de Baños e a grande atração é balançar sobre um abismo a mais de 2.600 metros acima do nível do mar sustentado apenas por uma velha árvore.
Bom, se isso lhe tranquiliza, ao menos lá de cima você vai ter uma boa vista das montanhas nevadas e dos vulcões ativos equatorianos.
2. Caños Cristales – Colômbia
Eu já disse que a encantadora Cartagena das Índias é uma das melhores opções para viajar pelo Caribe gastando pouco, mas o que talvez você não saiba é que a Colômbia também é lar do rio mais bonito do mundo.
O Caños Cristales tem águas nas cores do arco-íris por causa de um raro fenômeno natural que acontece entre julho e novembro. O rio fica na área preservada do Parque Natural Sierra de La Macarena.
3. Cuevas de Mármol – Chile
Santiago é parada obrigatória para quem visita o Chile, mas nem todas as pessoas esperam encontrar atrações tão fantásticas mais ao sul do país, como as Cuevas del Mármol, que ficam na cidade de Puerto Rio Tranquilo e é considerado um dos destinos exóticos na América do Sul.
A impressionante caverna de mármore, que forma um espetáculo de formas e cores, é vista em um inesquecível passeio de barco pela água azul-turquesa.
4. Huacachina – Peru
O combo Lima, Cusco e Machu Picchu é o roteiro básico no Peru, com o santuário histórico construído pelos incas como o cartão-postal e estrela nacional.
Entre os passeios ainda pouco conhecidos do grande público, o deserto Ica se destaca e atrai fãs de esportes radicais, que curtem as dunas praticando sandboard nos arredores de Huacachina, um verdadeiro oásis.
5. Copacabana – Bolívia
A Copacabana boliviana, que fica às margens do enorme Lago Titicaca, é uma cidade bem pequena, com um ambiente bem descolado, cheio de viajantes de todos os cantos do mundo.
Na Bolívia, que é um país ideal para quem busca destinos exóticos na América do Sul, você ainda pode curtir o maior deserto de sal do mundo, o Salar de Uyuni, onde eu fiz um passeio de três dias.
6. Perito Moreno – Argentina
Seja para comer alfajor, ouvir um tango ou passear pelas ruas cosmopolitas, quem pensa em Argentina pensa na sua grande capital Buenos Aires. Mas quem tem espírito aventureiro e prefere estar em contato com a natureza deve ir até o Perito Moreno.
Para visitar a geleira que tem mais de 60 metros de altura, o mais comum é partir de excursões de El Calafate, cidade que fica mais ao sul. Há muitos serviços de passeio de barco pelas suas águas e também é possível andar sobre o gelo.
7. Cabo Polonio – Uruguai
Cansado de tanta tecnologia, pressa e estresse? Pegue suas coisas e vá para Cabo Polonio, no Uruguai. A modesta vila de pescadores sobrevive sem eletricidade, internet e até mesmo água corrente.
Um refúgio bucólico em meio ao século 21, tudo o que você vai precisar fazer é relaxar com os pés na areia, olhar o céu estrelado e curtir a boemia noturna iluminada por fogueiras.
Veja mais dicas importantes
Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.
2 respostas
Aproveite, Renan.
Otimas dicas, obrigado! Tentarei visitar todos!