Pesquisar
Close this search box.

7 dicas essenciais para planejar uma viagem perfeita

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Chuttersnap

Viajar é maravilhoso e a gente bem sabe disso, mas para que tudo saia como a gente imagina, é preciso dedicação para planejar uma viagem perfeita, sem estresse e imprevistos. Esse é o nosso desafio como viajantes independentes – e isso é muito bom.

Para planejar uma viagem perfeita o segredo é organização: é preciso tirar um tempinho todos os dias para planejar e organizar diversos aspectos da viagem.

É um processo de mergulhar na busca por informações que vão fazer muito sentido quando você pisar no destino que escolher.

7 passos para planejar uma viagem perfeita

Ajuda bastante fazer uma lista, um passo a passo. Isso diminui bastante as chances de cometer erros, como descobrir que comprou passagens para a Ásia bem na época das monções – a temporada de chuva.

Mesmo que pareça muito trabalho, acredite, que a recompensa é muito prazerosa – conseguir concluir uma viagem que a gente mesmo planejou é um ótimo incentivo para fazer isso mais vezes.

Mas existem alguns segredos que podem nos ajudar nessa tarefa e é sobre isso que eu vou explicar a partir de agora.

1. Escolha o destino

Muita gente sonha em viajar o mundo, mas ainda não sabe apontar para um lugar e dizer “é para lá que eu quero ir”. A escolha do destino é muito mais importante do que parece na hora de planejar uma viagem.

Isso porque, muitas vezes, um certo lugar está em destaque e é só sobre ele que você vê nas redes sociais. Mas, às vezes, esse lugar não tem o seu estilo porque, por exemplo, é mais para quem curte praia e você vai se irritar com o calor. É preciso pesquisar bastante e dar o primeiro passo escolhendo um destino que combina com você.

2. Escolha as atrações

O ideal é fazer uma listinha dos lugares que você não pode deixar de conhecer de jeito nenhum. Depois de pesquisar tudo sobre o destino escolhido – e enlouquecer com tantas atividades e passeios – você precisa saber quais são prioridade.

Assim, você já busca detalhes sobre os dias e horários de funcionamento, como chegar e a melhor maneira de organizar cada passeio em cada dia de viagem.

3. Determine a data

Para conseguir visitar as atrações turísticas que você mais quer, é muito importante saber a melhor data para cada uma delas. Se você quer muito avistar baleias em Abrolhos, por exemplo, não adianta nada marcar a viagem fora da temporada – que vai de julho a novembro.

Alguns Parques Nacionais brasileiros têm época de chuvas fortes ou de queimadas, o que influencia nos passeios. Em vários destinos do Caribe, a temporada de furacões assusta e, por isso, vale se atentar antes de escolher a data. Tá vendo como é importante planejar uma viagem?

Outra dica é, com os dias marcados, de acordo com sua preferência e disponibilidade, é bom colocar um alerta no site de passagens que você procura. Assim fica sabendo quando os preços caírem.

4. Pesquise os hotéis

É importante saber qual o perfil de hospedagem ideal para você para planejar uma viagem perfeita. Não adianta ficar em hotéis super elegantes se o que você mais quer é conhecer gente nova e curtir um ambiente descontraído. Assim como, não vai ser tão legal se hospedar em um dormitório badalado do melhor hostel se você prioriza privacidade.

Sem contar que a localização da hospedagem faz toda a diferença: é bom saber se é fácil usar o transporte público e se as atrações estão perto. Se não estiverem, como chegar a elas? Vale pesquisar isso tudo, inclusive os melhores bairros para cada estilo de viajante.

5. Defina onde comer

Eu sempre falo que mergulhar na culinária local é uma das minhas atividades preferidas enquanto estou viajando. Experimentar certos pratos e saber onde comer se encaixa quase como atrações turísticas que quero ver.

Às vezes, ficar procurando estabelecimentos sem saber aonde ir ou o que esperar pode ser uma furada. Claro que, caminhar sem rumo nos rende boas surpresas, mas é bom já saber de restaurantes e comidas que você não quer ir embora sem ter saboreado.

6. Contrate um seguro viagem

Muitas vezes, o seguro viagem não é exigido pelo governo do destino escolhido, mas, ainda assim, eu sempre recomendo contratar um bom seguro viagem para viajar tranquilo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Assim, caso aconteça alguma coisa – você pode torcer o pé ou ter uma infecção alimentar, por exemplo –, você tem a garantia de atendimento e já evita um estresse. E olha que não se trata apenas de acidentes, porque o extravio de bagagem e a interrupção da viagem também acontecem, e não há nada melhor do que ter uma boa seguradora de apoio.

7. Baixe alguns aplicativos

A gente já não desgruda do celular no dia a dia, então vale usar a tecnologia para evitar perder tempo na viagem, certo? Quando ainda estiver planejando uma viagem, antes mesmo de chegar ao destino, baixe alguns aplicativos importantes. É sempre válido ter o da companhia aérea e de mapas locais que funcionem off-line.

O Google Tradutor pode ser uma mão na roda se o idioma for uma barreira. Ter o mapa do metro, por exemplo, também ajuda demais. Além disso, colocar no app de previsão do tempo a cidade que você vai conhecer também é bom – eu já começo a acompanhar o clima semanas antes da viagem.

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Oi Altier!
    O momento dos preparativos da viagem é muito bom. É uma sensação muito gostosa Acho importante valorizar esse momento. Tu vai se imaginando no local de destino e, pelo menos pra mim, já dá um excelente clima da viagem.
    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seguros Promo