7 passos para planejar uma viagem perfeita

2

Atualizado em 28 de maio de 2021

Viajar é maravilhoso e a gente bem sabe disso. Mas, não dá para negar que, muitas vezes, antes do real momento de embarcar e se jogar no mundo, pequenos imprevistos acontecem. Ainda mais se, na hora de planejar uma viagem ideal, você faz tudo sozinho, sem contar com o apoio de uma agência – como a maioria de nós, certo?

Para evitar esse estresse, não tem segredo: a chave é organização. É tirar um tempinho cada dia para planejar e organizar diversos aspectos da sua viagem perfeita. E, vamos combinar, o processo é até gostoso, não é?

Ajuda bastante fazer uma lista, um passo a passo. Assim, diminui as chances de, por exemplo, você descobrir que comprou passagens para a Ásia bem na época das monções – a temporada de chuva.

Mesmo que pareça muito trabalho, acredite, quem recebe a recompensa é você. Pelo menos, para mim, conseguir visitar as atrações que eu queria e explorar o destino que sempre sonhei tranquilamente, não tem preço.

7 passos para planejar uma viagem perfeita

7 passos para planejar uma viagem perfeita

1. Escolha o destino

Muita gente sonha em viajar o mundo, mas ainda não sabe apontar para um lugar e dizer “é para lá que eu quero ir”. E, a escolha do destino é muito mais importante do que parece na hora de planejar uma viagem.

Isso porque, muitas vezes, certo lugar está em destaque e é só sobre lá que você vê os blogs de viagem falando. Mas, às vezes, esse lugar não tem o seu estilo porque, por exemplo, é mais para quem curte praia e você vai se irritar com o calor. Ou seja, é preciso pesquisar bastante e dar o primeiro passo escolhendo um destino que combina com você.

7 passos para planejar uma viagem perfeita

2. Saiba quais atrações você mais quer ver

O ideal é fazer uma listinha dos lugares que você não pode deixar de conhecer, de jeito nenhum. Depois de pesquisar tudo sobre o destino escolhido e enlouquecer com tantas atividades e passeios, você precisa saber quais são prioridade.

Assim, você já busca detalhes sobre os dias e horários de funcionamento. Além de descobrir como chegar e a melhor maneira de organizar cada passeio em cada dia de viagem.

3. Determine a data da viagem

Para conseguir visitar as atrações turísticas que você mais quer, é muito importante saber a melhor data para cada uma delas. Se você quer muito avistar baleias em Abrolhos, por exemplo, não adianta nada marcar a viagem fora da temporada – que vai de julho a novembro.

Alguns Parques Nacionais do Brasil têm época de chuvas fortes ou de queimadas, o que influencia nos passeios. Em vários destinos do Caribe, a temporada de furacões assusta e, por isso, vale se atentar antes de escolher a data. Tá vendo como é importante planejar uma viagem?

Outra dica é, com os dias marcados, de acordo com sua preferência e disponibilidade, é bom colocar um alerta no site de passagens que você procura. Assim fica sabendo quando os preços caírem.

4. Pesquise as melhores hospedagens

Assim como no destino, é preciso saber qual o seu perfil de hospedagem para planejar uma viagem perfeita. Não adianta nada ficar em hotéis super elegantes se o que você mais quer é conhecer gente nova e curtir um ambiente descontraído, como em hostels. Assim como, não vai ser tão legal se hospedar em um dormitório badalado do melhor hostel se você prioriza a privacidade.

Isso sem contar que, a localização da hospedagem faz toda a diferença. É preciso saber se é fácil usar o transporte público saindo dali e, se as atrações que você já listou como mais importantes estão perto. Se não estiverem, como chegar a elas? Vale pesquisar isso tudo, inclusive os melhores bairros para cada estilo de viajante.

Para saber mais, leia: Como economizar com hospedagem.

7 passos para planejar uma viagem perfeita

5. Defina onde comer

Eu sempre falo que mergulhar na culinária local é uma das minhas atividades preferidas enquanto estou viajando. Por isso, experimentar certos pratos e saber onde comer se encaixa quase como atrações turísticas que quero ver.

Às vezes, ficar procurando estabelecimentos sem saber aonde ir ou o que esperar pode ser uma furada. Claro que, caminhar sem rumo nos rende boas surpresas, mas é bom já saber de restaurantes e comidas que você não quer ir embora sem ter saboreado. Afinal, não dá para ir à Colômbia, por exemplo, e não experimentar as comidas típicas do país, certo?

6. Contrate um seguro viagem

Muitas vezes, o seguro viagem não é exigido pelo governo do destino escolhido. Ainda assim, eu sempre recomendo contratar um bom seguro viagem para ter pelo menos o básico assegurado.

Assim, caso aconteça alguma coisa – você pode torcer o pé ou ter uma infecção alimentar, por exemplo -, você tem a garantia de atendimento e já evita um estresse. E olha que não se trata apenas de acidentes, porque o extravio de bagagem e a interrupção da viagem também acontecem e, não há nada melhor do que ter uma boa seguradora de apoio.

7 passos para planejar uma viagem perfeita

7. Baixe alguns aplicativos

A gente já não desgruda do celular no dia a dia, então vale usar a tecnologia para evitar perder tempo na viagem, certo? Quando ainda estiver planejando uma viagem, antes mesmo de chegar ao destino, baixe alguns aplicativos importantes. É sempre válido ter o da companhia aérea e de mapas locais que funcionem off-line.

O Google Tradutor pode ser uma mão na roda se o idioma for uma barreira. Ah, e ter o mapa do metro, por exemplo, também ajuda demais. Além disso, colocar no app de previsão do tempo a cidade que você vai conhecer também é bom.

Já o Adobe Spark vai te ajudar nas edições de fotos e de vídeos deixando tudo com um ar bem profissional para você compartilhar com os amigos.

Se não tiver familiaridade com ferramentas mais complexas, uma boa dica é experimentar o editor de vídeos da Clipchamp. É super intuitivo e ideal para iniciantes.

Veja outros aplicativos que podem salvar sua viagem em: Apps para viajar gastando pouco.