É possível programar sua próxima viagem internacional tendo só a carteira de identidade. Isso porque existem nove países na América Latina para onde você pode viajar sem passaporte, sendo necessário apresentar apenas a carteira de identidade.
Mas há um detalhe muito importante: o documente deve estar em boas condições, com foto recente e ter sido emitida há, no máximo, dez anos. Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Certidão de Nascimento – no caso de menores – não são aceitas.
Países para viajar sem passaporte
Esta facilidade nos deixa mais animados, mas é preciso se atentar para alguns detalhes.
Se o seu voo fizer conexão em algum país que exija passaporte, aí você precisa apresentar o documento, mesmo que o destino final não siga essa exigência. Usar a carteira de identidade é só para quem vai do Brasil direto para um dos países da lista abaixo.
1. Argentina
No topo da lista, a terra do tango é o destino mais procurado por brasileiros que querem viajar sem passaporte. Com praias, neve e arquitetura encantadora, a Argentina tem atração para todos os gostos e um preço acessível para a sua primeira viagem internacional. As cidades mais visitadas são Bariloche, Buenos Aires, Mendonza e Ushuaia, mas você pode começar a pensar em conhecer o Norte da Argentina, que é incrível.
Veja todos as dicas da Argentina.
2. Chile
Um dos países mais procurados por quem quer viajar na América do Sul sem gastar muito dinheiro, o Chile é o segundo da lista. Perfeito para quem quer curtir a natureza, caminhar pela cidade ou esquiar. Também não dá para perder a chance de conhecer as vinícolas chilenas. Os principais destinos do país são San Pedro de Atacama, Puerto Varas e Viña del Mar.
Veja todos as dicas do Chile.
3. Peru
País que conquista os viajantes com a rica paisagem, o Peru tem muita história e tradições culturais. Quem chega ao país não deixa de conhecer Lima, Machu Picchu e Cusco e, depois de se extasiar com essa natureza, a gastronomia peruana fecha a viagem com chave de ouro.
Veja todos as dicas do Peru.
4. Colômbia
A Colômbia cresceu na preferência dos turistas e hoje é um destino muito procurado. O país é moderno e tem uma cultura efervescente e colorida, com atividades para todos os gostos. Os principais lugares para conhecer são Bogotá, San Andrés e Cartagena das Índias.
Veja todos as dicas da Colômbia.
5. Uruguai
Se você é um viajante que não tem muito tempo, o Uruguai pode ser escolhido até mesmo para passar um feriado prolongado. A qualidade de vida e a gastronomia do país são as principais referências. A cidades mais visitadas são Montevidéu, Punta del Este e Colonia del Sacramento.
Veja todos as dicas do Uruguai.
6. Bolívia
Garantia de experiência única, a Bolívia não nos faz gastar muito, mas nos dá muito em troca: La Paz, Santa Cruz de la Sierra, e o Salar de Uyuni são as queridinhas do país. A vasta região dos Andes e os picos nevados encantam o viajante e fogem das opções tradicionais de destinos para onde você pode viajar sem passaporte.
Veja todos as dicas da Bolívia.
7. Paraguai
Destino que atrai brasileiros, principalmente para compras, o Paraguai tem mais do que os diversos shoppings e centros comerciais. A gastronomia e os cassinos também são referências para os turistas. A rua principal de Assunção encanta com o Palácio de Lopez e a Calle Palma.
Veja todos as dicas do Paraguai.
8. Equador
O Equador nos reserva uma viagem cheia de experiências. Rico em história e em natureza, esse país tem muito a oferecer. O centro histórico, a cidade colonial, igrejas, calçadas de pedra e diversos vulcões andinos garantam atrações para qualquer turista.
9. Venezuela
Um dos países mais bonitos da América Latina, a Venezuela não é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros, principalmente por conta da crise que vive o país. Mas não deixa de ter paisagens encantadoras, banhadas pelo mar caribenho. Esse é, sem dúvida, um destino para gente colocar na lista de destinos futuros.
É importante lembrar que alguns países da América do Sul exigem a apresentação do passaporte – como Guiana, Guiana Francesa, Suriname e as llhas Malvinas, consideradas território britânico – e alguns outros exigem o certificado de vacinação contra a febre amarela).
Veja mais dicas importantes
Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.
2 respostas
Isso mesmo, Monica. 🙂
Obrigado por nos lembrar.
Lembrando que a carteira de identidade tem que ser a do órgão oficial, pois tenho uma conhecida que estava com viagem marcada para o Chile e, na hora de despachar as malas, apresentou a identidade da Marinha, que não é aceita. Resumo: perdeu a viagem.